Melhores Fundos Imobiliários em 2010

O ano que passou foi um divisor de águas para os fundos imobiliários. De desconhecidos a um dos melhores investimentos em 2010, esses fundos apresentaram cresceram em todos os aspectos, desde número de negociações e liquidez até ótimas rentabilidades e dividendos distribuídos.

De acordo com o ótimo Relatório Anual dos Fundos Imobiliários, elaborado por Sérgio Belleza com a colaboração do parceiro Henrique Carvalho, os principais fatores que contribuiram para esse grande crescimento foram: crescimento no volume de emissões aprovadas pela CVM, entrada dos grandes bancos de investimento no setor, a rentabilidade expressiva e aumento da liquidez no mercado secundário.

O intuito deste artigo é apresentar os resultados dos principais fundos imobiliários no ano passado, em termos de rentabilidade e dividend yield. Se ainda não conhece os fundos imobiliários, recomendo a prévia leitura do artigo “FII: Fundo de Investimento Imobiliário“.

Rentabilidade

Com uma rentabilidade média de 26,87%, os Fundos Imobiliários apresentaram um excelente desempenho no ano, superando bem o Ibovespa, que rendeu apenas 1,04% no mesmo período. O destaque positivo foi o Square Faria Lima (FLMA11), com uma rentabilidade de 59,61%. O único desempenho negativo em 2010 foi o ABC Plaza Shopping, com rentabilidade de -7,71%. Coincidência ou não, este fundo foi o campeão no quesito em 2009, quando apresentou ganho superior a 70%.

Dividend Yield

O Dividend Yield, ou seja, a relação entre os rendimentos distribuídos por um fundo imobiliário ao longo do ano e sua cotação no início do ano, foi bastante favorável em comparação a uma aplicação atrelada ao CDI.

Apenas 20% dos fundos observados tiveram um Dividend Yield inferior ao CDI, que terminou o ano com uma rentabilidade bruta de 9,58% e 7,66% após o desconto de 20% de IR.

O fundo com maior Dividend Yield no ano foi o Hotel Maxinvest (HTMX11B), apresentando ganho de 10,41% devido aos rendimentos distribuídos em 2010.

Ficou interessado nesse investimento?

Para saber mais sobre o resultado dos fundos imobiliários no ano passado, recomendo a leitura do Balanço Anual dos Fundos Imobiliários. As informações presentes neste artigo foram retiradas desse balanço.

Além disso, para quem tiver interesse em saber mais sobre o investimento em fundos imobiliários, recomendo a leitura dos seguintes artigos:

Por fim, se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!