MELHORES CORRETORAS 2009

Assim como em 2008, a InfoMoney promoveu a 2ª Pesquisa de Corretoras InfoMoney, premiando as corretoras que mais se destacaram na avaliação de seus clientes em pesquisa realizada no primeiro trimestre de 2009. Também como na pesquisa de 2008, A avaliação das instituições, realizada junto a clientes de todas as sociedades corretoras presentes na Bovespa, foi dividida em seis categorias distintas: desempenho geral, home broker, atendimento, conteúdo e ferramentas, operacional e custo benefício.

Confiram abaixo o ranking por categorias:

Ranking Corretoras de Valores 2009
1º lugar 2º lugar 3º lugar
Desempenho Geral Alpes Spinelli Banif
Operacional Alpes Ágora Geração Futuro
Atendimento Geração Futuro Umuarama Spinelli
Conteúdos e Ferramentas Ágora Geração Futuro
Alpes
Home Broker Spinelli Alpes Banif
Custo Benefício Tov Título Banif

Desempenho Geral

Questões particulares são sempre importantes, mas adiantam pouco se o agregado não é bom. Daí a necessidade da avaliação do Desempenho Geral, na qual a Alpes (propritária da Win) subiu ao lugar mais alto do pódio pela segunda vez em sequência. Para a corretora, o foco em pequenos investidores explica a liderança no ranking. “Nossos profissionais são especialistas no trato com pessoa física. O pessoal é antenado, é dinâmico, com um perfil assim em todas as áreas, seja web design, controladoria ou tecnologia da informação”, conta Roberto Lee.

Operacional

Também em forte ascensão frente ao ano passado, a Alpes foi a campeã da categoria Operacional, privilegiando caminhos que tornem as operações óbvias ao usuário, sem tantas etapas. Essa linguagem direta é posta em prática principalmente através do home broker WinTrade. “Todo mundo quer qualidade e tranquilidade para operar”, afirma Roberto Lee.

Atendimento

Conquistando o primeiro lugar de forma consecutiva no quesito Atendimento, após o sucesso em 2008, a Geração Futuro atribui o sucesso à união de formas tradicionais de atendimento (e-mail, telefone) a visitas programadas aos escritórios, onde há salas para conversar com os profissionais. Porém, se o investidor não aparecer, o sócio-diretor Wagner Salaverry garante que os próprios consultores vão atrás. “Percebemos que isso é um diferencial que conseguimos manter em relação aos nossos concorrentes”.

Conteúdo e Ferramentas

Importante no processo de tomada de decisão do investidor, o critério Conteúdo & Ferramentas também teve a mesma vencedora da edição passada, a Ágora. O diretor-presidente da corretora ressalta a preocupação com a área de tecnologia, tentando oferecer uma ampla gama de produtos e informações que facilitem a decisão. “Procuramos disponibilizar novos instrumentos que obedeçam à conjuntura e à estratégia mercadológica da empresa, sempre buscando antecipar tendências”, comenta Aníbal César dos Santos.

Home Broker

Quando o assunto foi operar diretamente via internet, a Spinelli, campeã na categoria Home Broker, levou a melhor. Para Rodrigo Puga, diretor responsável pelo home broker da corretora, a conquista da primeira posição deve-se à reformulação do sistema virtual, que recebeu ferramentas de análise técnica e uma sala de chat direto com os analistas. “Nós jogamos fora o que tínhamos e começamos tudo novo, com foco maior no investidor de curto prazo”, explicou.

Custo-Benefício

Nenhum serviço prestado é bom se o preço for inadequado. Sem presença de destaque no ranking do ano passado, a Tov conquistou o primeiro lugar na relação custo-benefício na edição atual. Em entrevista comentando a premiação, a equipe ressalta a boa reentrada no mercado, depois de larga estruturação no ano passado. Nesse sentido, ganha ênfase a preocupação em oferecer produtos que sejam baratos e, ao mesmo tempo, despertem o interesse do usuário. “Nós queremos cobrar não só a menor tarifa do mercado, mas disponibilizar também boas ferramentas”, explica Carlos Fraga, um dos diretores da Tov.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!