Livro: Os Axiomas de Zurique

Existem alguns especialistas em finanças que costumo acompanhar e seguir, na medida do possível, seus conselhos. Como já citei várias vezes em outros artigos, gosto particularmente de Gustavo Cerbasi (autor “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, entre outros best-sellers) e Mauro Halfeld (comentarista da CBN sobre finanças pessoais). Ambos falam com maestria e, ao mesmo tempo, simplicidade sobre finanças e investimentos.

Quando li uma entrevista como Cerbasi na revista InvestMais, dois assuntos em especial me chamaram a atenção. Um deles já abordei no artigo “Qual a melhor estratégia para investir?“, onde explico como balancear sua carteira de investimentos. O segundo assunto tratou dos livros sugeridos por Cerbasi, dentre eles o excelente “Os Axiomas de Zurique“, tema deste artigo.

Resenha do livro

O livro apresenta 12 axiomas maiores (principais) e 16 axiomas menores (secundários) que podem ser utilizados em qualquer tipo de investimento. Escrito por Max Gunther, esses axiomas foram baseados em dicas de vários banqueiros suíços. A grande sacada é a possibilidade de investir em várias modalidades existentes mantendo o controle dos riscos, através de uma estratégia sólida, e aumentando seus ganhos.

A primeira grande vantagem desse livro está exatamente nesse ponto: pode ser usado para qualquer tipo de investimento. O segundo ponto importante é a possibilidade de basear sua estratégia de investimento nesses axiomas. Como bem falou Cerbasi na entrevista, “é literatura básica para quem quer ter uma noção de como fazer posições no mercado financeiro com visão de longo prazo“.

Ainda segundo Gustavo Cerbasi, o livro ajudou a moldar seu estilo de pensar em relação a investimentos, formou um investidor que muitos chamariam de frio, embora ele não se ache frio – tem uma estratégia e segue essa estratégia desde 1998.

O grande proveito que podemos tirar do livro é exatamente esse. Basear-se nas dicas (frias, porém consistentes), montar sua estratégia de investimento e segui-la sempre que possível, sem se deixar levar pela emoção.

Onde posso comprá-lo por um ótimo preço?

O livro “Os Axiomas de Zurique” custa normalmente R$ 34,90, mas está por apenas R$ 19,90 no Submarino. Além disso, o livro está entre os 5 mais vendidos sobre finanças e mercados de capitais.

Já li o livro duas vezes e realmente recomendo a leitura. Sugiro que seja lido mais de uma vez, de tempos em tempos, para analisar se as dicas continuam adequadas e remodelar, se necessário, sua estratégia. Para quem tiver interesse em comprá-lo, clique AQUI.

Você já leu o livro? Então compartilhe conosco sua opinião através dos comentários!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!