Entenda o cupom de juros dos títulos públicos

Entenda o cupom de juros dos títulos públicosNo ano de 2011, as vendas de títulos públicos totalizaram R$ 3.539,6 milhões, representando aumento de 58,3% em relação ao volume financeiro vendido em 2010, constituindo o melhor resultado desde 2003.

Mesmo com esse aumento significativo, existem ainda muitos investidores que não entendem algumas características dos títulos públicos oferecidos. A rentabilidade dos títulos públicos, por exemplo, é uma incógnita para muitos.

O objetivo deste artigo é desvendar outro “mistério” que atinge tantos investidores: entender os cupons de juros dos títulos públicos, que são pagos semestralmente pela NTN-B e NTN-F.

O que são cupons de juros?

Existem dois títulos (NTN-B e NTN-F) que pagam cupons de juros durante a vigência do título. Para quem ainda não sabe o que são os cupons, é preciso entender algo bem simples.

Quando investimos nosso dinheiro em qualquer modalidade de investimento, buscamos obter um rendimento (juros) sobre o montante que aplicamos (principal).

Por conta disso, no momento que resgatamos nosso dinheiro investido, recebemos o que investimentos + algum rendimento. Ou seja, recebemos o principal + juros.

Com os títulos públicos funciona da mesma forma. Se o título não paga cupons semestrais, recebemos, no vencimento do título (ou quando vendermos antes do prazo), o montante que investimos (principal) acrescido dos juros do período.

Caso o título pague cupons de juros semestralmente, a única diferença é que receberemos os juros acumulados a cada seis meses e, no vencimento do título, receberemos apenas o principal.

Por que investir em títulos que pagam cupons de juros?

Existem algumas vantagens em receber os juros ao longo do tempo, ao invés de receber tudo apenas no vencimento.

A primeira vantagem é a geração de fluxo de caixa. Ao receber parte do investimento ao longo do tempo, é possível ter acesso a um dinheiro extra sem a necessidade de vender parte dos títulos. Se esse dinheiro não precisar se usado no momento, basta reinvesti-lo.

Outra vantagem é a possibilidade de realocar parte do seu capital em investimentos mais interessantes no momento do pagamento dos cupons. Num cenário de queda acentuada da inflação, talvez o investimento em NTN-B não seja tão atrativo.

Assim, o investidor poderia aplicar os cupons pagos em outros títulos (ou até mesmo outros ativos), sem a necessidade de vender seus títulos.

Notas do Tesouro Nacional, série B – NTN-B

Considerações gerais:

  • As Notas do Tesouro Nacional, série B – NTN-B são títulos públicos
    com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros
    definidos no momento da compra.
  • O referido título possui pagamento semestral de cupom de juros de 6% a.a.
  • As datas de pagamento são definidas retrospectivamente a cada seis meses a partir da data de vencimento da NTN-B, caso esta data não seja dia útil, o pagamento ocorrerá no primeiro dia útil subseqüente. Ex: NTN-B 150820, pagamento de cupom nos dias 15/02 e 15/08 entre a data da liquidação e a data de vencimento.
  • O pagamento do último cupom de juros coincide com o resgate do principal da NTN-B.
  • A taxa da NTN-B observada no ambiente de compra do TesouroDireto reflete a taxa interna de retorno (TIR) do fluxo de pagamentos dos cupons de juros e do deságio ou ágio sobre o valor nominal atualizado do título.

Notas do Tesouro Nacional, série F – NTN-F

Considerações gerais:

  • As Notas do Tesouro Nacional, série F – NTN-F são títulos públicos com rentabilidade prefixada pela taxa interna de retorno (TIR) do fluxo de pagamentos dos cupons de juros e do deságio ou ágio sobre o valor nominal do título.
  • O referido título possui pagamento semestral de cupom de juros de 10% a.a.
  • As datas de pagamento são definidas retrospectivamente a cada seis meses a partir da data de vencimento da NTN-F, caso esta data não seja dia útil, o pagamento ocorrerá no primeiro dia útil subseqüente. Ex: NTN-F 010117, pagamento de cupom nos dias 01/01 e 01/07 entre a data da liquidação e a data de vencimento.
  • O pagamento do último cupom de juros coincide com o resgate do principal da NTN-F.

Conclusões

Essas considerações acima possuem informações muito valiosas, que poucos investidores têm conhecimento.

A primeira delas é que o cupom de juros de ambos os títulos é uma característica de cada título, já está definido desde a criação deles e nada tem a ver com a taxa de compra de cada título.

A NTN-B paga cupons de juros de 6% a.a. sobre o valor nominal atualizado, independente da taxa ou do preço de compra do título. O mesmo acontece com a NTN-F, que paga cupons de 10% a.a. sobre o valor nominal do título.

Essa característica pode levantar a seguinte dúvida: se eu comprar hoje (17/01/2012) a NTN-B 150515, que possui taxa de compra de 5,25% a.a., quanto será pago de cupons? 6% a.a.!

E em que influi a taxa de compra de 5,25%? No preço de compra. Para receber cupons acima da taxa de compra, você tem que compra o título com ágio (acima do valor nominal). Caso a taxa de compra estivesse acima de 6% a.a., você teria comprado o título com deságio (por um preço abaixo do valor nominal).

Por fim, outra informação importante é a possibilidade de receber cupons de juros trimestralmente, caso opte pela NTN-B. Apesar dos títulos pagarem cupons apenas a cada seis meses, existem NTN-B com vencimento em meses diferentes.

Caso o investidor compre, por exemplo, NTN-B 150517 e NTN-B 150820, ele receberá pagamentos de cupons nos meses de maio e novembro (por conta da primeira nota) e fevereiro e agosto (por conta da segunda).

Todas as informações deste artigo foram retiradas da metodologia de cálculo da NTN-B e NTN-F.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!