10 dicas para economizar combustível

10 dicas para economizar combustívelPara sobrar mais dinheiro no final do mês, existem duas alternativas: ganhar mais ou gastar menos. Se for possível ganhar mais e gastar menos, é ainda melhor!

Já escrevi alguns artigos sobre como economizar dinheiro, além de dicas para organizar sua vida financeira. Entretanto existem formas de poupar em pequenas coisas que, no final do mês, podem gerar uma economia significativa.

O objetivo deste artigo é mostrar algumas dicas para economizar combustível. Muitas delas são bem óbvias. Outras nem tanto.

Como economizar combustível

Há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a minimizar o efeito da elevação de preço dos combustíveis, permitindo assim fazer a sua parte para colaborar com o meio ambiente. E também com seu bolso 🙂

Felizmente, a maioria dessas coisas são do senso bastante comum e pode ser integrado facilmente em sua “rotina de condução”, de modo que pode ser facilmente incorporado ao seu dia-a-dia.

Você também vai observar que muitas dicas também estão relacionadas com a segurança.

Vamos às dicas para reduzir o consumo de combustível:

1. Não dirija se não for necessário

Pense nisso, quantos pequenos trajetos você realiza durante a semana, onde você dirige menos de um ou dois quilômetros?

Se você vai ao supermercado para fazer a compra da semana ou do mês, é certamente compreensível que seja necessário ir de carro, mas se você está indo só para pegar até 5 itens e o supermercado fica perto da sua casa, porque não caminhar ou andar de bicicleta?

O mesmo pode ser dito para idas à casa de amigos, levar os filhos para a escola, ir à padaria, entre outros.

Moral da história: por mais óbvio que seja, se você não dirige, não consome combustível.

2. Evite ficar parado com o motor ligado

Muita gente pensa que vale mais a pena deixar o carro ligado do que desligar o motor, pois o carro consome muito durante a partida. Mas estão enganados.

A partida do motor equivale ao consumo do carro parado com o motor ligado por 10 segundos.

Por essa razão, se você vai ficar parado por mais que 10 segundos, é mais vantajoso desligar o motor até que seja necessário se mover. No entanto, é essencial observar as condições de segurança para tal.

Muitas vezes ficamos com o carro ligado enquanto esperamos alguém em frente à sua residência, quando estamos num grande congestionamento, esperando os filhos no estacionamento da escola, entre outros.

3. Mantenha a aceleração constante e moderada

Um “pé pesado” significa que o consumo do seu carro será muito ruim. Essencialmente, você está fazendo o trabalho do motor do carro muito mais difícil do que o necessário, e, para obter a energia necessária para chegar rapidamente até a velocidade almejada, ele vai precisar para queimar mais gasolina.

No entanto, você também não quer acelerar tão lentamente a ponto de deixar o motor morrer, pois isso também prejudica o consumo de combustível. Manter uma rotação agradável e constante é a melhor opção.

4. Dirija próximo ao limite de velocidade

Quando estiver na estrada, tente ficar no (ou perto do) limite de velocidade. Enquanto a velocidade ideal para o consumo de gasolina vai variar de acordo com marca e modelo, é de conhecimento geral que quanto mais rápido você estiver, especialmente em velocidades de estrada, pior será o consumo do veículo.

Dirigir acima do limite de velocidade da estrada vai reduzir piorar o consumo do seu carro entre sete e 23 por cento. A velocidade ideal de cruzeiro varia entre 80 e 100 km/h.

5. Evite acelerar ou frear desnecessariamente

Frear constantemente ou acelerar seu veículo para chegar mais rápido a um semáforo fechado só serve para desperdiçar combustível.

Ao acionar os freios, você está desperdiçando a energia (ou seja, queima de combustível) que levou para chegar até a velocidade e, em seguida, você vai precisar para queimar mais combustível para voltar a acelerar.

Ao acelerar até semáforos, mais uma vez, você está usando a energia que você sabe que de fato não precisa.

6. Mantenha seu carro o mais aerodinâmico possível

Quanto mais aerodinâmico seu carro estiver (ou seja, quanto menos resistência é colocada sobre ele), melhor será o consumo.

Isto significa que você deve dirigir com as janelas fechadas (mais sobre isso na próxima dica), o teto solar fechado e guardar todos os itens extemporâneos (bagageiro de teto, bandeiras de times, etc) no veículo.

7. Use o ar-condicionado durante as viagens

Todo mundo sabe que a utilização do ar-condicionado aumenta em até 20% o consumo de combustível. Entretanto, em determinadas situações, é melhor utilizar o ar-condicionado do que abrir as janelas.

Se você estiver dirigindo a menos de 60 km/h, vale mais a pena baixar os vidros, dado que a resistência do ar nessa velocidade não compensa o gasto com o ar-condicionado ligado.

No entanto, se você está viajando acima de 60 km/h e a velocidade será mantida nesse patamar, é mais vantajoso manter as janelas fechadas e ligar o AC. Isso ocorre porque a resistência do ar com a janela aberta seria tão grande que o esforço adicional gastaria mais combustível que ligar o ar-condicionado.

8. Calibre seus pneus

Antes de viajar, certifique-se de que os pneus do seu carro estão calibrados corretamente. Pense nisso desta maneira: você já tentou guiar uma bicicleta que estavam com os pneus murchos? Teve muito mais trabalho para alcançar determinada velocidade e manter, não é?

A mesma coisa vale para o seu carro. Pneus descalibrados, essencialmente, aumentarão o consumo do seu carro em 2 a 3%. Além disso, essa atitude aumenta a vida útil dos pneus.

9. Substitua regularmente o filtro de ar do veículo

Dirigir por aí com um filtro de ar sujo ou obstruído pode reduzir o desempenho do seu veículo em até 10 por cento, o que, a preços de hoje, é o equivalente a cerca de 28 centavos para cada litro de gasolina que você compra (considerando que o litro custe R$ 2,80).

Se você considerar que um novo filtro de ar custa menos de R$ 30, não há nem o que se discutir 🙂

10. Tire do carro tudo que não for necessário

Como regra geral, para cada 50kg extras que você carrega no seu carro, o consumo aumenta em até 2%. Por essa razão, qualquer coisa que estiver sendo transportada desnecessariamente deve ser retirada do veículo.

Muitas vezes voltamos de viagem e, por preguiça, deixamos de tirar todas as bagagens; ou temos que realizar a manutenção em algum produto, colocamos no carro para levá-lo para o conserto e adiamos essa tarefa por vários dias, entre muitos outros exemplos.

Conclusão

Como pôde ser visto, todas as dicas são simples de serem implementadas e incorporadas ao nosso dia-a-dia. Além disso, algumas delas também estão relacionadas com a nossa segurança e conforto, de modo que são até agradáveis de serem adotadas.

Por fim, a principal fonte para este artigo foi o site Daily Fuel Economy Trip (em inglês).

Até a próxima!

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!