A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRADepois dos excelentes comentários sobre a importância da educação financeira nos últimos artigos (cliquem AQUI, AQUI e AQUI), resolvi escrever um artigo sobre esse tema, para aprofundarmos ainda mais esse debate. É notória a relevância da educação financeira para o bem-estar de cada um. Saber lidar com o dinheiro, seja para gastar com inteligência, programar suas despesas ou investir adequadamente, é vital para não incorrermos em dívidas e garantirmos uma aposentadoria tranquila.

A grande vantagem é que a informação está disponível em todos os cantos e de forma gratuita. Existem milhares de artigos e blogs pela internet que distribuem gratuitamente informações sobre o assunto. Existem amigos, vizinhos e colegas de trabalho que conhecem algo sobre esse assunto e podem repassar essas dicas. E existem meios para quem conhece sobre o assunto repassar esse conhecimento para os outros.

O crescimento do país trouxe educação financeira?

Quando escrevi sobre poupadores e investidores, falei sobre a importância de se dedicar para deixar de ser um poupador e passar a ser um investidor. Entretanto ainda existem muitos pessoas que estão até abaixo da categoria poupador: são os gastadores ou pagadores de dívidas. Eles contam com todo o salário para gastar, não poupando nada. Ou pior: além de gastarem todo o salário, ainda acumulam dívidas através de empréstimos ou compras parceladas com juros.

Mesmo quando percebemos uma grande melhora nas condições financeiras da população (vide o crescimento do consumo e da classe C no Brasil), ainda assim nada muda em relação à educação financeira. Quanto mais o povo ganha, mais o povo gasta. E nada de investir, comprar à vista ou poupar para aposentadoria.

O Brasil só superou bem a crise porque o governo estimulou o consumo. Baixou impostos sobre produtos industrializados (IPI sobre automóveis, eletrodomésticos, móveis, produtos para construção) e praticamente ordenou a população a ir às compras. E a população foi.

O governo se preocupa com a educação financeira da população?

O problema é que não existe preocupação com a educação financeira das pessoas. Não há preocupação se essas pessoas compraram à vista ou a prazo. Se a oferta de crédito para a população causará problemas. Se o número de carros tomados pelas financeiras pela falta de pagamento das prestações cresce diariamente. Se o governo não se preocupa com isso, nós temos que nos preocupar.

É impressionante (e preocupante) a parcela da população que possui celulares de última geração, carros 0km na garagem, TVs de LCD, entre outros bens de consumo, mas, ao mesmo tempo, possuem também dívidas e nenhum dinheiro poupado. É lamentável essa inversão de valores.

Se o governo não faz a parte dele, faça a sua parte!

É por isso que, não apenas o Quero Ficar Rico, mas também diversos outros blogs se preocupam com esse assunto e se empenham diariamente em mudar esse quadro.É por isso que eu procuro repassar o máximo de informações para meus pais, irmãos, amigos e colegas de trabalho.

E é por esse mesmo motivo que você também deve ter a mesma preocupação. Todos nós sairemos ganhando. Pode acreditar. E não é necessário ter um blog, coluna no jornal ou numa revista para fazer isso. Sempre o fiz com as pessoas que citei muito antes de ter qualquer uma destas coisas.

Corra atrás de informações, questione, duvide, aprenda. Feito isso, repasse também para seus pares. Sempre haverá o que se aprender e o que se ensinar. Ninguém sabe tudo. Nem nunca saberá. Esteja sempre aberto ao aprendizado. Assuma seu papel de educador financeiro. Todos nós temos esse direito e, ao mesmo tempo, esse dever. Que tal começar agora?

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!