Por Que Quem Começa a Investir Falha em 90% da Vezes?

Por Que Quem Começa a Investir Falha em 90% da Vezes?O maior desafio para quem pretende começar a poupar ou investir é justamente… começar.

A maioria das pessoas pensa “eu vou começar amanhã”, mas não começa. É o mesmo que acontece ao tentar fazer dieta ou parar de fumar. Maus hábitos são uma pedra no caminho.

O objetivo deste artigo é apresentar um método que aumenta bastante a chance de obter sucesso em cumprir metas, seja para começar a investir, fazer uma dieta ou até mesmo parar de fumar, por exemplo.

Trabalhe em grupo

A melhor forma para mudar um comportamento passado e criar novos hábitos é trabalhar em grupo.   Ter alguém com quem você possa se comprometer é muito valioso e pode trazer ótimos resultados.

Estudos mostram que as pessoas que tentam mudar seu comportamento por conta própria falham em 90% das vezes. (Fonte: Livro Seja Próspero com Qualquer Rendimento)

Quando comecei a me interessar por investimentos, me juntei a alguns colegas de trabalho e começamos a estudar sobre opções de investimentos e também programas para administrar as finanças pessoais.

Além de compartilharmos nossos conhecimentos, também “competíamos” para saber quem poupava mais ou obtinha os melhores resultados. Todos sentiam-se obrigados e poupar e investir todos os meses, sob pena de “perder” para o outro.

Pensando dessa mesma forma, certamente fica muito mais fácil fazer uma dieta se as demais pessoas que moram com você também estiverem comprometidas a comprar comidas mais saudáveis ou se convencer um amigo a fazer exercícios (caminhada ou corrida, por exemplo) regularmente.

Pague primeiro a você mesmo

Montar uma reserva financeira é muito fácil. Assim que receber seu salário, poupe imediatamente 10% do montante e se vire para sobreviver com os demais 90%.

Pode parecer difícil no início, mas com disciplina é possível reduzir as despesas de forma a entender que esses 90% é mais do que suficiente para cobrir seus gastos.

Com o tempo, é possível aumentar o percentual a ser poupado, aproximando-o cada vez mais dos seus objetivos.

Aprenda ANTES de começar

Leia e aprenda como investir antes de começar a investir.

A grande vantagem ao investir em conhecimento é que não há possibilidade de perda. O conhecimento fica para sempre, quando colocado em prática.

Perfil do investidor e tipo de investimento

Outra dica importante é identificar qual o seu perfil do investidor e também com qual tipo de investimento você se identifica mais.

Ao identificar seu perfil de investimento, você saberá quanto risco suportará em seus investimentos. Isso vai definir qual o percentual dos seus investimentos estará alocado em renda fixa (mais seguro) e quanto estará em renda variável (mais arriscado).

Além do perfil, é necessário também identificar o tipo de investimento é mais adequado a sua personalidade.

Existem pessoas que adoram investir em ações, analisando e estudando os melhores ativos. Outras preferem investir em títulos públicos e fundos de índice, sem se preocupar em analisá-los, apenas seguindo a estratégia de alocação de ativos.

Há ainda quem prefere investir em imóveis ou mesmo num negócio próprio.

Enfim, o método de investimento tem que se adequar à personalidade do investidor.

Conclusão

Para a grande maioria das pessoas, começar a poupar e investir exige uma mudança de comportamento. E todos nós sabemos que mudar nunca é fácil. Mas é possível.

Os primeiros meses sempre serão difíceis, dado que nossa mente vai reagir a essa mudança, pois ainda não estamos acostumados a esse novo comportamento (poupar, fazer exercícios, seguir uma dieta, entre outros).

É necessário ter bastante disciplina e, como falei no começo do texto, procurar alguém para se comprometer junto com você. Fica muito mais fácil quando temos alguém ao nosso lado para compartilhar as conquistas e também cobrar (e ser cobrado) quando saímos da linha.

Até a próxima!

OBS: Se você gostou deste artigo e ainda não se cadastrou para receber novos artigos por e-mail, faça isso agora. Basta informar seu e-mail no formulário abaixo e clicar em ASSINAR 🙂

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!