Como escolher um título público para investir

Como escolher um título público para investirUma das principais vantagens do Tesouro Direto é a possibilidade do investidor montar sua carteira de acordo com os seus objetivos, adequando prazos de vencimento e indexadores às suas necessidades. Dei alguns exemplos de como fazer isso no artigo “Alcance seus objetivos investindo em títulos públicos“.

No entanto alguns leitores entram em contato justamente para perguntar em qual título ele deve investir, sem ao menos saber qual o prazo ou qual o objetivo que ele pretende alcançar. Do ponto de vista exclusivamente financeiro, até já escrevi um artigo (Qual o melhor título público para investir?) que mostra como estimar a rentabilidade dos títulos públicos. Porém muitos não entendem quais as vantagens de cada título, para daí fazer a escolha.

Entre os títulos públicos ofertados, o investidor deve escolher aqueles cujas características sejam compatíveis com o seu perfil. Há títulos de curto, médio e longo prazo; e indexados a índices de inflação, taxa Selic ou prefixados.

O objetivo deste artigo é mostrar como escolher um título público para investir, explicando as características dos títulos, as vantagens e os riscos envolvidos.

Letras do Tesouro Nacional (LTN)

Por se tratar de título prefixado, o investidor tem a exata noção do retorno do título se carregá-lo até a data de vencimento. Geralmente é o preferido por essa razão. Mas essa prefixação traz alguns riscos.

Vantagens

  • O investidor sabe exatamente a rentabilidade a ser recebida até a data de vencimento;
  • O investidor sabe exatamente o valor bruto a ser recebido por unidade de título na data de vencimento (R$ 1.000,00);
  • Tem fluxo simples: uma aplicação e um resgate;
  • Maior disponibilidade de vencimentos para a negociação no Tesouro Direto;
  • Indicado para o investidor que acredita que a taxa prefixada será maior que a taxa de juros básica da economia.

Desvantagens

  • Rendimento nominal. O investidor está sujeito a perda de poder aquisitivo em caso de alta de inflação;
  • O investidor que não conseguir “carregar” o título até o vencimento pode ter rentabilidade menor do que a acordada.

Notas do Tesouro Nacional – Série F (NTN-F)

Assim como a LTN, o investidor sabe exatamente o retorno do título se permanecer com ele até a data de vencimento. Entretanto, no caso da NTN-F, o investidor recebe um fluxo de cupons semestrais de juros, o que aumenta liquidez e reinvestimentos.

Vantagens

A única diferença para as vantagens apresentadas na LTN é que a NTN-F é indicada para o investidor que deseja obter um fluxo de rendimentos periódicos (cupons semestrais) a uma taxa de juros pré-definida.

Desvantagens

São exatamente as mesmas da LTN.

Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B)

Permite ao investidor obter rentabilidade em termos reais, se protegendo da elevação do IPCA. Além disso, o investidor recebe um fluxo de cupons semestrais de juros, o que aumenta a liquidez possibilitando reinvestimentos.

Vantagens

  • Proporciona rentabilidade real;
  • Indicado para o investidor que deseja obter um fluxo de rendimentos periódicos (cupons semestrais);
  • Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada ao IPCA;
  • Indicado para o investidor que deseja fazer poupança de médio/longo prazos, inclusive para aposentadoria, compra de casa e outros.

Desvantagens

Preço do título flutua em função da expectativa de inflação dos agentes financeiros. O investidor que não conseguir “carregar” o título até o vencimento pode ter rentabilidade diferente (maior ou menor) da acordada.

NTN-B Principal

Permite ao investidor obter rentabilidade em termos reais, se protegendo da elevação do IPCA.

Vantagens

Além das vantagens já explicadas para a NTN-B (exceto os cupons semestrais), a NTN-B Principal tira a preocupação e o trabalho necessários ao re-investimento, reduz o custo de transação e é mais fácil de entender a formação do preço.

Desvantagens

A mesma da NTN-B.

Letras Financeiras do Tesouro (LFT)

Permite ao investidor obter uma rentabilidade próxima à taxa básica de juros de economia (taxa SELIC).

Vantagens

Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada à taxa de juros da economia (Selic) e possui um fluxo simples: uma aplicação e um resgate.

Desvantagens

Preço do título flutua em função da expectativa de taxa de juros dos agentes financeiros. Se a Selic cair após a compra do título, a rentabilidade ficará abaixo dos títulos prefixados.

Já sabe como escolher um título público para investir?

Acredito que após este artigo ficou mais fácil escolher o título mais adequado aos seus objetivos. Caso tenha dúvidas, recomendo que visite o site do Tesouro Direto e descubra seu perfil de investimento. Afinal todas as informações desse texto foram retiradas de lá. Se as dúvidas persistirem, deixe um comentário.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!