Onde investir seu dinheiro

Onde investir seu dinheiroDiante de tantas crises e mudanças dos cenários econômicos, não é fácil decidir onde investir seu dinheiro. Além desses fatores, a grande quantidade de opções existentes no mercado também não ajuda muito essa tomada de decisão.

Uma coisa, entretanto, é indiscutível: sempre há ótimas opções de investimento enquanto outras passam por maus momentos. Quando a bolsa está em forte baixa, é comum verificar uma alta no ouro. Quando a Selic está em baixa – e consequentemente os juros pagos pelos títulos públicos -, há uma boa chance da bolsa estar em alta.

A parte difícil é definir quando um investimento já subiu tudo que tinha para subir ou quando alcançou o fundo do poço. O certo é que, na maioria das vezes, quando um ativo já subiu bastante, dificilmente terá fôlego para continuar subindo. E isso já discuti no artigo “Por que é difícil comprar barato e vender caro?“, que recomendo a leitura para quem ainda não o fez.

Onde investir seu dinheiro afinal?

Imagino que 10 em cada 10 pessoas que acompanham o Quero Ficar Rico ou já investiram em algum fundo de investimento conhecem essa frase: “Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura“. Infelizmente a impressão que fica é que quase ninguém acredita (ou quer acreditar) nessa afirmação. E esse é um dos maiores erros nos investimentos.

Jornais, revistas, sites e blogs adoram publicar matérias com os melhores investimentos em 2010, as ações com melhores desempenhos ou os melhores fundos de investimento. O que poucos levam em consideração é que se esses investimentos subiram forte durante esse período, dificilmente apresentarão o mesmo desempenho no período seguinte.

Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura

Um exemplo que sempre gosto de citar para ilustrar essa afirmação é o caso de fundo imobiliário ABC Plaza Shopping (ABCP11). Campeão de rentabilidade em 2009, coube a esse fundo o pior desempenho em 2010, dentre 25 fundos pesquisados, como pode ser visto no artigo “Melhores fundos imobiliários em 2010“.

Ou seja: quem levou em consideração o fundo com melhor desempenho em 2009, levou uma bela pancada no ano seguinte. E engana-se quem pensa que isso é uma exceção. Tanto é que se você pesquisar vários rankings de qualquer tipo de investimento, dificilmente o campeão de um ano aparece na lista dos “10 mais” do ano seguinte.

Conclusão

Esses rankings devem servir apenas a título de curiosidade e não para decidir onde investir. Se um fundo de investimento conquista o primeiro lugar em determinado ano, dificilmente terá o mesmo desempenho, a não ser que troque grande parte dos ativos e ainda tenha alguma sorte.

Entretanto caso o período analisado seja maior (entre 36 e 60 meses), o resultado pode ser bem diferente. Geralmente fundos de investimento que mantém um desempenho satisfatório e sem muitas oscilações durante um longo período, tem grande chance de ser bem administrado e, aí sim, uma boa opção de investimento.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!