Por que é difícil comprar barato e vender caro?

Por que é difícil comprar barato e vender caro?Uma atitude que parece tão simples pode ser bastante complicada quando se trata de investimentos. Por mais propagada que seja a premissa “comprar barato e vender caro“, poucos conseguem, de fato, colocá-la em prática.

Quando li o ótimo texto “Brasileiro não sabe investir“, na Exame.com, lembrei do artigo “Porque não investir na Vale e na Petrobras“, que havia escrito no final do ano passado. Da mesma forma que não temos critérios coerentes para entrar na bolsa, também não temos para sair dela.

O intuito deste artigo é mostrar o comportamento atual dos pequenos investidores para comprar e vender ações e discutir qual seria a atitude correta a ser tomada em momentos de crise e grandes baixas, como o que vivemos atualmente.

Por que compramos caro e vendemos barato?

Infelizmente boa parte dos investidores não consegue enxergar momentos de crise como sinônimo de oportunidade. Vivemos uma época recheada de especuladores (acredite, eles são muito bons!), onde é possível comprar ações da Vale com P/L abaixo de 6,5 ou ações da Petrobras com P/L abaixo de 8 (para entender o que é P/L, leia o artigo “Principais índices para analisar a compra de ações“).

O grande problema é que a maioria desses investidores se assusta com as notícias ‘assustadoras‘ e se empolga com as notícias ‘empolgantes‘. Peço desculpas pela redundância, mas faz-se necessário para deixar claro um paradoxo que existe nesse caso. Nós devemos, na verdade, nos empolgar com as notícias assustadoras e nos assustar com as notícias empolgantes.

A lógica desse paradoxo é que quando o mercado está em alta, todas as mídias falam sobre a bolsa de valores, mostram recordes atrás de recordes, exaltam quanto o Ibovespa já subiu desde uma determinada data e, quando deveríamos entender que talvez esse seja o momento de vender e realizar os lucros, muitas vezes pensamos: “opa, já que o negócio está bom, chegou a hora de investir também!”. Ledo engano.

A mesma coisa acontece em momentos de crise, como o que vivemos atualmente. Justamente por estarem mostrando que a bolsa foi o pior investimento nos últimos 12 meses, as pessoas pensam: “vou vender o que tenho pra não perder mais” ou “nunca que eu vou entrar num investimento que perdeu tanto nos últimos meses”. E não conseguem enxergar, na verdade, as oportunidades que surgem diariamente.

Então devo ir às compras e aproveitar as oportunidades?

Não! Primeiro você precisa identificar o seu perfil de investimento e, sobretudo, se tem sangue frio para vender quando estiver num ótimo momento e comprar quando estiver num mau momento. Nos investimentos em ações, geralmente devemos mexer em time que está ganhando. Vender na alta é sinônimo de não ser ganancioso e comprar na baixa significa não ser medroso.

Se não fizer isso, de nada adianta ir à forra agora e, no primeiro susto, colocar tudo a perder. Investir em ações exige essa mudança de comportamento. Quem faz isso com bastante disciplina, geralmente se dá muito bem nesse mercado.

Conclusão

A ótima notícia é que quem utiliza a bolsa como um investimento de longo prazo tem muito a ganhar no futuro se aproveitar um momento como esse. Falo em longo prazo pois, mesmo que a bolsa esteja muito barata atualmente, nada impede que ela caia ainda mais. Investir com foco em curto prazo nessa turbulência é sinônimo de especulação.

Esse texto deveria servir muito mais como uma reflexão e oportunidade de amadurecer no mercado de renda variável. E não como uma ordem para ir às compras!

Se você vai comprar um produto qualquer, antes pesquisa bastante. Se vai investir numa franquia, passa meses estudando e trocando ideias com o franqueador. Se vai comprar um imóvel, analisa localização, financiamentos, conversa com o corretor. Então por que não fazer o mesmo para investir em ações?

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!