Marketing Multinível: como identificar esquema em pirâmide

526 Flares Facebook 436 Twitter 71 Google+ 5 526 Flares ×

Marketing MultinívelCom o crescimento do mercado de vendas diretas e a busca por oportunidades de renda extra, tem aparecido cada vez mais empresas que se propõem a recrutar pessoas para vender produtos, mas, na verdade, funcionam como um esquema em pirâmide, através de marketing multinível.

Dados da Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD) mostram que esse mercado movimentou mais de R$ 26 bilhões em 2010, valor 17,2% maior que em 2009. Esses números comprovam o crescimento desse mercado, que obviamente é formado por empresas sérias, como Avon e Natura, mas também por empresas que já tiveram seus negócios comprovados como pirâmide, onde mais de 99% das pessoas perdem dinheiro.

O propósito deste artigo é explicar sucintamente o que é o marketing multinível e, em seguida, mostrar 5 passos para identificar se a empresa que você tem interesse em ingressar é, na verdade, um esquema em pirâmide, onde você estaria fadado a perder dinheiro.

O que é marketing multinível?

Marketing Multinível (MMN) é um modelo de negócio com uma cadeia infinita de recrutamento de participantes como principais clientes, organizado em uma hierarquia de níveis em um plano de compensação que recompense principalmente aqueles no topo da hierarquia.

O avanço é determinado pelo sucesso no recrutamento de novos participantes, que são encorajados a comprar os produtos e recrutar mais participantes, cada um dos quais são encorajados a recrutar ainda mais, e assim por diante.

Como diferenciar um esquema em pirâmide de uma empresa de venda direta legítima?

Na ânsia de ganhar dinheiro fácil ou obter uma renda extra, muitas pessoas entram na primeira oportunidade apresentada, sem ao menos avaliar ou buscar informações se a empresa escolhida se trata de um negócio legítimo ou de uma fraude onde você tem 99% de chance de perder dinheiro.

O excelente site (em inglês) MLM-TheTruth.com foi criado por Jon Taylor, após 15 anos de estudos sobre empresas de MMN, onde foram avaliadas mais de 350 empresas do setor.

Taylor, após tanto tempo estudando o tema, elaborou 5 questões bem simples que identificam com grande clareza se uma empresa de marketing multinível é legítima ou fraudulenta.

5 passos para identificar um esquema em pirâmide

Analisando o plano de recompensas das empresas de marketing multinível de recrutamento, é possível identificar esses cinco fatores:

  1. O recrutamento de participantes é ilimitado, numa cadeia interminável de recrutadores motivados a recrutar novos recrutadores;
  2. O avanço na hierarquia de múltiplos níveis de participantes (vendedor, distribuidor, associado…) é alcançado pelo recrutamento, ao invés de nomeação ou seleção;
  3. Aquisição periódica de produtos (produtos da empresa ou venda de ferramentas, seguros, treinamentos…) pelos participantes é pré-requisito para receber comissões e avançar no negócio (pagar para participar);
  4. A empresa paga comissões e/ou bônus para mais de quatro níveis de participantes;
  5. Para cada venda, o pagamento da empresa para os participantes acima na cadeia iguala ou excede o que a pessoa realmente vender o produto, criando um incentivo insuficiente para vender produtos diretamente e um incentivo excessivo para recrutar novos participantes.

Como pode ser visto, não é difícil identificar se uma empresa é legítima ou quer apenas “roubar” o seu dinheiro.

Algumas empresas já avaliadas

O também excelente site “Indústria da Decepção” já avaliou diversas empresas, entre elas as famosas Amway e Herbalife, além da Dinastia Soluções Financeiras, que tem sido alvo de intensas discussões no artigo “Fraude bilionária através de pirâmide financeira“, e os resultados apresentados não foram nada bons para as empresas. Recomendo fortemente a leitura desses artigos para quem tiver interesse em entrar nessas empresas.

O que achou do artigo?

Após a leitura desse texto, ainda ficou com alguma dúvida? Já conhecia o marketing multinível ou pensa em entrar em algum negócio nesse setor? Deixe um comentário e contribua com essa importante discussão.

Imagem de shutterstock.com.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • sergio

    Essa pesquisa, envolvendo a Dinastia, é falsa, pois nenhum dos 70 mil associados perderam dinheiro, fazendo como rege os manuais.

    Só deve ter sido inventado por alguém que se associou pensando em ganhar dinheiro fácil, sem que ter que trabalhar.
    Para esses a Dinastia não funciona, pois Dinastia é trabalho e persistência no começo, depois todos tem ótimos resultados.

    Lembre-se, todo o negócio próprio, primeiro se investe para depois ter os resultados.

    Mencione uma pessoa sequer que perdeu dinheiro, fazendo tudo certo como está nos manuais?
    Aguardamos resposta.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Sérgio, com todo respeito, mas qualquer empresa onde a principal fonte de renda advenha do recrutamento, e não das vendas em si, está fadada a poucos ganharem muito dinheiro e muitos ganharam pouco ou até perder.

      Não sei se você defende sua empresa por já estar muito bem e não querer perder os participantes que estão abaixo na hierarquia ou se é porque você não consegue visualizar isso.

      Entenda que a venda de produtos é uma inesgotável fonte de renda, a depender do quanto você se dedica. Mas o recrutamento não é.

      Abraço!

      • Alexandre de Luca

        rafael, vc participa de algum MMN?
        tenho um muito interessante para apresentar…
        se tiver aberto a propostas, por favor contate-me …
        Abraço

        Alexandre de Luca
        al_deluca@hotmail.com
        (41) 85072081

      • Bruno

        Boa noite!

        Rafael, li a matéria e marketing de rede, multinivel, como desejar chamar tem sim algumas empresas de pirâmide financeira, mas também tem empresas sérias, até mesmo sitado em seu próprio artigo. Porém eu te faço uma pergunta um pouco fora do assunto de MMN e foco na discussão entre você e nosso amigo Sérgio. Uma rede social igual o facebook, se as pessoas não recrutassem outras, certamente o facebook não valeria a fortuna que vale hoje, eu sei que o facebook não tem esses fins, mas pense se é marketing de rede, certamente o recrutamento é o principal ponto, e são pessoas ajudando pessoas a ganhar dinheiro, consequentemente vira uma rede de dinheiro. Entende a minha visão?

        Gostaria de parabeniza-lo por seus artigos, são ótimos e sempre com muito assunto para debates!

        Att,
        Bruno

      • http://lacerdainformatica.net/ Rafael Lacerda

        Rafael Seabra nem conhece a Dinastia e já vai dizendo que o principal foco é o recrutamento!? Uma resposta simples para isso. A empresa tem 18 anos e nem passou dos 70 mil associados. Será que ela tá focada no recrutamento???Pense nisso, você é inteligente. Olha exemplos da atualidade, empresas que focam no recrutamento em meses passaram dos 500 mil.

        Acho que já deu pra perceber a diferença…

      • http://lacerdainformatica.net/ Rafael Lacerda

        Rafael Seabra nem conhece a Dinastia e já vai dizendo que o principal foco é o recrutamento!? Uma resposta simples para isso. A empresa tem 18 anos e nem passou dos 70 mil associados. Será que ela tá focada no recrutamento???Pense nisso, você é inteligente. Olha exemplos da atualidade, empresas que focam no recrutamento em meses passaram dos 500 mil.

        Acho que já deu pra perceber a diferença…

    • Alexandre de Luca

      sergio, vc participa de algum MMN?
      tenho um muito interessante para apresentar…
      se tiver aberto a propostas, por favor contate-me …
      Abraço

      Alexandre de Luca
      al_deluca@hotmail.com
      (41) 85072081

  • Andre

    Essas empresas de marketing multinível como Herbalaife e Amway fazem nada mais do que enganar muitas pessoas que acreditam na ilusão de ganhar dinheiro fácil, sem trabalhar e nas horas vagas! Todavia estão sendo vítimas de verdadeiros estelionatários, que ficam bilhonários a custa de pessoas de boa fé e sem informação!

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      André,

      Concordo contigo e acredito que a grande maioria das empresas desse setor atuem dessa forma.

      Obrigado pela participação.

      Abraço!

      • Jtcsnegao

        Sr.Rafael Seabra,meu nome é Jefferson Tiago sou formado em Administração de Empresas e no final deste ano estarei encerrando o meu MBA em Marketing, eu tenho acompanhado quando tenho disponibilidade de tempo os teus artigos que falam de investimentos e que por sinal é muito bom. Porém em relação especificamente á este artigo,mesmo respeitando a sua opinião,eu não posso concordar com ela. Veja bem, eu trabalho desde 2009 com o Marketing de rede com a AMWAY DO BRASIL, e confesso que fiquei espantado ao ver que você avaliou o marketing de rede como um péssimo investimento.Eu quero deixar bem claro que conheço todos os sistemas piramidais que existem neste país e outros que estão começando, pois são ilegais,imorais que levam em pouquíssimo espaço de tempo para a cadeia,este sim é considerado um péssimo investimento. Rafael eu estudo a muito tempo sobre investimentos pois eu faço alguns investimentos e preciso estar sempre bem informado para manter o crescimento de meu patrimônio em dia. Existem sim boas empresas sérias neste seguimento. Porém Amway é a criadora e a maior empresa de Marketing de rede do mundo a mais de 53 anos com filiais em mais de 85 países e nunca saiu deles,pois só aqui no brasil ela esta a mais de 20 anos revolucionando este mercado que está em grande Crescimento, e todas as empresas que tentam copiá-la não conseguem se manter de pé,só aqui no brasil 25 empresas que tentaram permanecer aqui não conseguiram ficar ok? Rafael alguns nomes de (maiores investidores e Empreendedores) como: Donald Trump, Warrem Buffet, Bil Clinton, Eike Batista, Robert Kyossak, T Harv Eker, Max Gueringer entre outros……………………………………Se estes homens de sucesso milionários e Bilionários falam bem deste negócio,por que existem pessoas que não são bem informadas sobre o mesmo??? Eu me recuso a aceitar isto!!!!!!,pois quando se trabalha em uma empresa séria nós não temos do que temer, e eu posso afirmar que este negócio é para todos,mas nem todos são para este negócio,e eu jamais colocaria o meu nome e minha integridade como homem e nem arriscaria a felicidade de minha família em um negócio que não fosse Ètico,Legal, e Moral. Todos os meus rendimentos feitos com base em imposto de renda é verdadeiramente empresário sabe muito bem do que eu estou falando,e existe sim uma vasta diferença entre uma empresa com sistema de pirâmede e uma empresa séria de MMN. Eu só vou deixar um exemplo para para vocês :(Uma das características de sistema pirâmides é a falta de produtos e a moeda(Dólares) e neste sistema ilegal é totalmente limitado fazendo com que com os rendimentos sejam destinados para uma pessoa somente. E, em uma empresa Séria em MMN, independente se existem pessoas que acreditam ou não;Você só tem sucesso se você ajudar outra pessoa a ter tambèm,e neste negócio eu estou cansado de ver pessoas ganharem muito mais do que seus líderes e todos estão felizes com isto e eu sou a prova viva disto,de todos os investimentos que tenho o melhor MMN. E, é por este motivo que eu amo fazer este negócio pois eu não sou uma pessoa imediatista e todos os meus sonhos serão realizados com muito (trabalho) esforço e dedicação com base em meus planejamentos,vou sim continuar ajudando muitas pessoas através deste negócio.Rafael eu não fiz este comentário para lhe agredir e nem para ofender ninguém e não seria inteligente de minha parte, pois eu não tenho medo de perder meus parceiros de trabalho,sou um homem honesto e integro e faço questão de me relacionar com pessoas de sucesso que tenha uma Visão ampla de negócios independente se é de MMN ou não, que é um assunto que eu conheço muito bem.
        Rafael, eu Desejo á você e á todos os teus leitores um ótimo ano de muitas conquistas e realizações,tenha uma ótima semana e Que DEUS vos abençoe.

        • Isaias F

          Gostei muito desta explanação. Além do alto grau de educação. Eu também pertenço a uma empresa de MMN e por vezes até cheguei a me arrepender, mas não pela empresa que acredito ser uma das mais sérias e sim por que este tipo de negócio chega a ser exponencial e tende, a um determinado tempo, ficar dificil recrutar outros afiliados.

        • Vitor Souza

          Muito bom, Jtcsnegao.

          Rafael, qual seria a sua opinião sobre o comentário abaixo?

          “Alguns nomes de (maiores investidores e Empreendedores) como: Donald Trump, Warrem Buffet, Bil Clinton, Eike Batista, Robert Kyossak, T Harv Eker, Max Gueringer entre outros……………………………………Se estes homens de sucesso milionários e Bilionários falam bem deste negócio, por que existem pessoas que não são bem informadas sobre o mesmo?”

          No aguardo.

        • WZK

          Você e o Isaias ai embaixo só ganham ou ganharam dinheiro colocando idiotas abaixo de vocês, onde esta a integridade nisso? cade o caráter?
          Quantos produtos você vendeu nos últimos meses? Quanto isso lhe rendeu? Agora me diga quantos associados você afiliou e quanto você ganhou? Se você ganha mais dinheiro associando pessoas do que vendendo produtos, você não é uma pessoa integra, e essa não é uma empresa seria.

        • WZK

          Você e o Isaias ai embaixo só ganham ou ganharam dinheiro colocando idiotas abaixo de vocês, onde esta a integridade nisso? cade o caráter?
          Quantos produtos você vendeu nos últimos meses? Quanto isso lhe rendeu? Agora me diga quantos associados você afiliou e quanto você ganhou? Se você ganha mais dinheiro associando pessoas do que vendendo produtos, você não é uma pessoa integra, e essa não é uma empresa seria.

        • Marcos

          O MMN nada mais é do que um disfarce para o sistema em pirâmide…foi uma tentativa de “legalizar” a exploração da boa-fé das pessoas, através da sedução dos altos ganhos, em que os sonhos da pessoa são estimulados, pois a máfia da pirâmide financeira não mais conseguia sobreviver nos EUA; no fim das contas o resultado será sempre o mesmo: uns poucos enriquecem e a grande maioria dos distribuidores (que pensam que são distribuidores, mas na realidade são os verdadeiros CONSUMIDORES dos produtos) ficam à míngua. Quem está embaixo na rede é quem alimenta todo o esquema, pois os produtos são caríssimos e, por esta razão, NÃO têm qualquer competitividade no mercado tradicional (lojas). As pessoas comuns NÃO adquirem estes produtos; eles são consumidos pelos próprios participantes do “negócio”. É impressionante como as pessoas não se dão conta disso. Em suma, esse tal de marketing multinível ou em rede só gera dinheiro para os donos das empresas, acionistas e aos líderes das redes (aqueles homens e mulheres muito bem vestidos com roupas de grife, com nível superior, de ótima aparência, que dançam “YMCA” e “Macarena” nas reuniões de recrutamento), às custas dos pobres “distribuidores” e supervisores” (sedentos por prosperidade e qualidade de vida que pensam que ficarão ricos)…

        • Bruno

          Belo comentário Jefferson, eu estou começando agora a fazer estudos sobre o marketing de rede, mais com certeza atualmente é o melhor investimento. Porém como todo investimento devemos saber onde estamos metendo a cara e nosso dinheiro, até por isso estou estudando sobre este assunto. Como você falou, já li alguns livros de Donald Trump e Robert Kiyosaki e eles falam muito sobre este novo negócio do século XXI que visa a construir novos milionários e acredito que o Brasil é um ótimo lugar para este mercado.

          Flws,
          Desejo ótimos rendimentos

          Att,
          Bruno

    • Adailtonamway

      Andre meu caro amigo ñ estou defendendo nenhuma empresa aqui ,mas pensa comigo como o Rafael falou agora pouco vendas de produtos é uma enesgotavel fonte de renda então vc tem que ver qual é a empresa que trabalha com produtos de alta rotatividade ou ver aquelas que trabalham em cima de recrutamento como hoje em dia tem muitas por ai.então meu caro ]n podemos generalizar pois existem empresas otimas de se trablhar.outra em nenhum Multinivel se ganha dinheiro sem trabalho, sem suar a camisa entedeu fica com Deus meu caro.

      • Carlos

        Só faltou vc dizer mais um detalhe: Em qualquer empresa de MMN o foco principal É o recrutamento! Ponto. Um dos motivos pelo qual os produtos são infinitamente mais caros que os da concorrência, devido a enorme cadeia de bonus a pagar no decorrer de toda a rede. Além disso o consumo interno é altíssimo, quase nada é vendido ao cliente final. Isso já é provado! Contra fatos, meu amigo, não há argumentos.

        • Alex Floresnunes

          Bom dia, o que me dizem da Polishop no Multilevel, uma empresa Bilionária com mais de 100milhões de clientes, que passou a ter este novo canal de vendas. Uma empresa 100% Brasileira que vendeu em 2011 mais de 1 Bilhão de Reais. Será que esta empresa precisaria entrar em esquemas fraudulentos para sobreviver ao mercado? Pois bem amigos, deixo aqui a vocês este pequeno texto para reflexão. Estou sim no MMN, aliás comecei a bem pouco tempo porém, pesquisei muito antes. Descobri que o MMN existe desde a década de 50, que nos EUA o MMN corresponde a 93% das vendas diretas no País e que no Japão as vendas diretas 92% são feitas através do MMN. Não vou deixar telefone tão pouco e-mail para contato, pois a empresa que trabalho já faz um excelente trabalho de divulgação da marca e seus mais de 1.300 produtos exclusivos são muito bem aceitos no mercado.

          Abraço!

      • Alexandre de Luca

        vc participa de algum MMN?
        tenho um muito interessante para apresentar…
        se tiver aberto a propostas, por favor contate-me …
        Abraço

        Alexandre de Luca
        al_deluca@hotmail.com
        (41) 85072081

    • Gleidson Almeida

      Infelizmente André, você não conhece a Herbalife. Faça uso dos produtos e comprove. As vendas diretas tem o objetivo de oferecer a venda pessoa a pessoa, com o resultado pessoal do vendedor. Eu hoje vendo os produtos com o meu resultado, 16Kg a menos. As pessoas pegam fé, usam e também tem resultados, ficam felizes e indicam outras pessoas e assim por diante. Não há ganho de dinheiro sem trabalho duro. Porém não há riqueza e realização dos sonhos trabalhando como funcionário em horário comercial, de maneira convencional. Nem servidores públicos, com estabilidade, estão satisfeitos. O MMN é o caminho para quem quer crescer financeiramente, ter liberdade e estilo de vida. Mas até alcançar isso, há muito trabalho, que se inicia com o uso dos produtos e a sua paixão por eles. O vendedor que não é apaixonado vende mentiras. Eu sou apaixonado pelos produtos que ofereço.

    • Solange de Paula

      Boa noite André, trabalho com a Amway desde 1991, até a presente data não tenho o que reclamar. O que lí no contrato é que eu ganharia o que eu trabalhasse, recebo pelo Bradesco, e as pessoas que aprenderam este trabalho também estão felizes porque é um trabalho onde compramos, e ficamos satisfeitos com o resultado. Ganhamos com os consumos das pessoas que cadastramos, e ajudamos elas a cadastrar mais consumidores para ter os resultados que elas precisam, e assim ajudar todas com o mesmo objetivo. Somos consumidores felizes, porque somos unidos, honestos, verdadeiros e amamos e respeitamos uns aos outros. Entre nós não há concorrentes, o que mais tiver precisando é este que mais recebe apoio. somos uma rede de consumidores felizes.
      Não duvido de pessoas trapasseiras e desonestas que podem até ter feitos vítimas mas, pode ter certeza que a empresa é legal, moral e ética.
      Na minha rede não se ganha dinheiro se não trabalhar, porque vivemos honestamente do nosso trabalho, e te digo mais, aprendi muito com esta empresa. Hoje meus filhos são criados e formados porque, eles também aprenderam que devemos consumir produtos que nos dá retorno, além de merecermos uma melhor qualidade de vida.
      Espero que encontre pessoas boas que te respeite como eu encontrei.
      Desonestos, são empresas que você gasta a vida inteira, enchendo o carrinho de compras todos os meses. quando você chega na terceira idade, sem a mínima participação de lucros ou um pequeno reconhecimento, de tantas vezes ter indicado seus amigos para comprar desses empresários. E esse não é o nosso caso, pois é isso que fazemos, ganhamos por indicar clientes consumidores e cadastramos, para que a empresa nos pague através do número dos nossos contratos, todos com o mesmo direito. aquí não ganha quem está mais tempo na empresa, mas sim quem trabalha mais e quem mais montam suas redes de consumidores, tive o carinho de explicar para você para que, possa ser feliz como consumidor. Conheço a Herbalife e outra que falem de marketing, não tem nada haver com a Amway, é muito diferente, não da para comparar.
      Um grande abraço…

    • http://lacerdainformatica.net/ Rafael Lacerda

      Já leu a série “Pai Rico e Pai Pobre”? Tem um livro chamado “O NEGOCIO DO SECULO XXI” Como fala de algo sem conhecer?

  • Débora Vasconcellos

    Boa Tarde Rafael e leitores. primeiro parabéns pelo blog, Acompanho sempre. Sobre o post, uma ressalva: Avon e Natura são empresas de venda direta e há pouquíssimo tempo estão entrando com uma pitadinha de marketing multinível. Mas os ganhos ainda são muito reduzidos. A base é a venda direta. E um fator dterminande para saber se o trabalho oferecido se trata de pirâmide, é se não houver produto para ser vendido, como naqueles casos da “corrente da fortuna”, entre outros. Falo isso porque há 4 anos faço sou gerende da Forever Living, (sem querer fazer protaganda, mas já fazendo, é a empresa mais justa que conheço no sistema de MMN e hoje é a fonte de renda principal aqui em casa). Acredito que haja muito preconceito em relação à esse tipo de atividade, por fugir do “modelo tradicional”. Aconselho a todos que têm interesse em estudar esse assunto que procurem fontes realmente sérias, pois há muita bobagem sendo propagada pela internet, como no site “indústria da decepção”. Encare o seu trabalho com marketing multinível como ele realmente é: divulgar o nome da empresa e receber por isso através do volume de compras de sua rede. Sem desespero, sem pressão e principalmente desconfie de empresas que pedem alto investimento para que você obtenha sucesso. Em vez da minha empresa pagar artistas para fazer propaganda dos seus produtos, ela paga a seus associados, com um plano de marketing vitalício, hereditário e justo. Infelizmente existem muitas empresas que visam apenas o lucro. Pesquisem e arrisque se o investimento inicial for em produtos e que você, na pior das hipótoses, se não vender, pode consumir. Assim não terá jogado dinheiro fora. E sinceramente: abram as mentes e verão que se buscam uma renda extra, esse tipod e atividade é algo a ser considerado. Se continuarmos fazendo tudo igual ao que viemos fazendo, dificilmente teremos resultados diferente dos que temos. Um abraço a todos!

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Obrigado pelas informações e também pelos elogios ao Quero Ficar Rico.

      Quanto ao Forever Living, sinceramente não conheço e prefiro não opinar. Para alimentar a discussão e compartilhar uma opinião contrária, recomendo a leitura do artigo “Debate: Forever Living“.

      Abraço e valeu pela participação!

    • @jordanjovino

      Concordo com voce Débora existem muitas empresas serias nesse estilo . Mas muitas pessoas entram achando que vao ganhar bonus vendo filme em casa . Primeiro voce constroi sua casa pra depois morar nela.
      ^^

      • Adson

        É isso aí Debora e Jordan! Acontece que tem muitas pessoas desinformadas na internet, que passam as informações que leem aqui na net, como se fora uma verdade bíblica! Me admira uma site como o QUERO FICAR RICO, colocar umas besteiras dessas no ar! Trabalho com a POLISHOP, maior empresa multicanal do Mundo, e estou muio feliz! Acontece que muita gente entra no negócio e pensa que vai começar a ganhar somente por estar dentro!

        Bando de SONHADORES!

        • Miller jundiaí-sp

          sorte sua amigo porque aqui em jundiaí-sp e região está horrível trabalhar com a polishop pois chegam a atrasar mais de 2 meses uma entrega, vc tira o pedido, parcela pro cliente e o cliente chega a pagar 2 parcelas e nada do produto!! é muito constrangedor e eu não tenho coragem de trazer amigos pra rede pra passar pelo que estamos passando aqui pois seria falta de ética, todos que fazem parte da polishop aqui estão passando por isso não é um caso isolado!! se houvesse pontualidade na entrega eu estaria mui feliz com a polishop, aí seria só trabalhar e encher os bolsos!!

        • Maria Silva

          Eu entrei e só fiz gastar meu dinheiro. Estou muito arrependida e agora compreendo que o marketing é pirâmide e não multinível como me disseram. O fato de indicar é mais vantajoso do que vender os produtos no site.

        • vandofreitas

          olá quem pensa que pode concorrer com o marketing da tv da polishop e ainda ganhar dinheiro com ela ta bem enganado pois é totalmente desleal eles usarem de midia televisiva e ainda chamarem pessoas para o multinivel não acham??
          Abraços á todos.

        • http://www.facebook.com/jucelito.sikera Jucelito Sikera

          Adson , meus parabéns pelo comentário ! quero salientar que as pessoas , ficam batendo em tecla de pirâmide e todos negócios que existem tem este formato , quem ganha mais do que o governo , ou dono do negócio ? a diferença é que dentro do marketing de rede é que existem níveis e mesmo um abaixo do outro podem ganhar mais , que se dedica mais !! só que o formato pode ser colocado de qualquer forma ! mais pirâmide existe mesmo é no EGITO !

    • carlos

      4ever living é a maior enganação, produtos mais caros que os convencionais… como é que isso pode dar dinheiro?

      • gilberto rodrigues monteiro

        forever living e a maior enganação!!! vocé esquerceu, que ela tem sedes proprias,em 152 paises e tem mais de 12 milhões de franquiados. voce precisa conhecer mais as gigantes mark de rede;

      • Denis Araújo

        Preço é uma péssima moeda de negociação, se você conhece o mercado de vendas sabe disto. Forever Living tem produtos de qualidade, preço alto e que vendo muito. Ganho dinheiro porque vendo e porque filiei pessoas que vendem. Pronto, é simples, mas as pessoas complicam e sonham muito.

  • Sandra

    Outro ponto extremamente negativo é a perda de laços afetivos com amigos e familiares.
    Vi alguns amigos se afasterem de pessoas que, na ânsia de converterem adeptos, abordavam sobre esse negócio em qualquer evento.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      É verdade, Sandra. Às vezes as pessoas ficam tão cegas, querendo recrutar de qualquer maneira, que terminam passando por cima desses relacionamentos. É preciso ter muito cuidado antes de entrar numa dessas.

      Abraço!

      • http://www.facebook.com/people/Thiago-Rosa-Ainsf/100000358283677 Thiago Rosa Ainsf

        Eu, graças a Deus, estou no melhor negócio, e realmente valorizo as verdadeiras amizades, mas também não misturo meu negócio com baladas etc.

    • Naovouinformar

      Melhor resposta para não entrar neste esquema. Obrigado Sandra pela colocação. Vc me tirou dessa fria.

  • Leandro Barbosa

    Para evitar o envolvimento em piramides financeiras, que são criminosas, devem ser obrservados os seguintes pontos:

    piramide não tem produtos ou serviços;
    piramide não tem registro CNPJ;
    piramide não emite nota fiscal;
    piramide é um esquema ilegal;
    piramide promove dinheiro fácil;

    maketing multinivel é um sistema de distribuição;
    maketing multinivel tem empresas sérias com sedes próprias;
    maketing multinivel tem nota fiscal e desconta I.R. na fonte;
    maketing multinivel tem contrato de trabalho, como franquia;
    em maketing multinivel ninguém ganha sem trabalhar;
    maketing multinivel sério tem patrocínio responsável, e não recrutadores que entulham pessoas;
    o dinheiro, no maketing multinivel sério, vem de venda de produtos, propaganda pessoal e como porcentagem por ajudar outras pessoas a desenvolver seus próprios negócios em diversos níveis.

    Quem quiser iniciar um negócio em maketing multinivel, pode facilmente indentificar a diferença.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Leandro,

      Existem muitos esquemas em pirâmide, travestidos de empresas sérias, com CNPJ e tudo mais, dentro da legalidade. Estar dentro da legalidade não garante a seriadade do negócio. Não se iluda.

      Claro que se o negócio nem CNPJ tiver, é melhor cair fora desde o começo. Mas mesmo tendo, é importante analisar essas 5 características que citei no texto, para identificar uma pirâmide.

      Abraço!

      • http://www.dinheiroganhar.net Dani Edson

        Incrivel como as pessoas são ingênuas….. parece que QUEREM ser enganadas….. Quanta gente acha que só porque a empresa tem CNPJ já é confiável, Hahahahahahaha……

        • rodrigo martins

          Bom dia Dani Edson,Rafael Seabra e todos leitores…
          Recebi convite da Dinastia para me associar e recebi convite da Polishop.com.vc para ter minha própria loja virtual e ganhar por divulgar esse canal.O problema é que a Polishop é uma multinacional gigante no mercado mas faz com que você venda R$ 300,00 todo mês para permanecer ativo e além disso você paga R$ 59,90 por 10 meses.Caso ninguém compre você tem que comprar esses R$ 300,00 e os produtos da Polishop sao caros e pelo que ouvi falar com pouca qualidade.Quero muito entrar em uma atividade que possa alavancar meus ganhos mas estou com uma grande dúvida.Na Dinastia é oferecido um seguro no valor de R$ 180.000,00 e vc paga R$ 133,00 por mês,nos 3 primeiros meses paga R$ 133,00 + R$ 142,00 do material,ou seja 3 meses de 275,00 e o restante R$ 133,00 para ter um seguro e um cartão com desconto na farmácia…Entre esses dois não sei em qual participar.Conto com uma ajuda de vocês.Abraço

          • Marcos

            O MMN nada mais é do que um disfarce para o sistema em pirâmide…foi uma tentativa de “legalizar” a exploração da boa-fé das pessoas, através da sedução dos altos ganhos, em que os sonhos da pessoa são estimulados, pois a máfia da pirâmide financeira não mais conseguia sobreviver nos EUA; no fim das contas o resultado será sempre o mesmo: uns poucos enriquecem e a grande maioria dos distribuidores (que pensam que são distribuidores, mas na realidade são os verdadeiros CONSUMIDORES dos produtos) ficam à míngua. Quem está embaixo na rede é quem alimenta todo o esquema, pois os produtos são caríssimos e, por esta razão, NÃO têm qualquer competitividade no mercado tradicional (lojas). As pessoas comuns NÃO adquirem estes produtos; eles são consumidos pelos próprios participantes do “negócio”. É impressionante como as pessoas não se dão conta disso. Em suma, esse tal de marketing multinível ou em rede só gera dinheiro para os donos das empresas, acionistas e aos líderes das redes (aqueles homens e mulheres muito bem vestidos com roupas de grife, com nível superior, de ótima aparência, que dançam “YMCA” e “Macarena” nas reuniões de recrutamento), às custas dos pobres “distribuidores” e supervisores” (sedentos por prosperidade e qualidade de vida que pensam que ficarão ricos, mas simplesmente PAGAM para trabalhar)…

      • Eric Ferreira

        Realmente é mais fácil dizer que outros são ingênuos do que analisar uma oportunidade com a cabeça de um empreendedor. Quem não tem mente aberta, é funcionário, não empreendedor.

        Entendo todos os pontos e os respeito. Já fui preconceituoso ao ponto de rejeitar varios convites de reuniões, mas também já fui curioso ao ponto de entender a proposta.

        Existem milhares de argumentos, mas gostaria da opinião de vocês quanto a um só (depois vamos discutindo o resto):

        Todo lugar (textos, livros, comentarios de especialistas) demonstra que quem só se dão bem os caras do topo da pirâmide. Por que não ser este cara?

        ….vamos falando

      • Alexandrefluencia

        Veja que toda essa discussão é voltado para questões de paixões.
        A questão aqui é perder seu investimento entrando em um esquema de pirâmide correto?
        O risco é inerente a toda iniciativa e toda criação de projeto, seja ela na criação de empresas que seguem o modelo organizacional tradicional de mercado ou empresas de MMN.
        A questão aqui é ética. Pessoas que seguem a política de comercialização da empresa, se esforçam e colocam em prática aquilo que aprendem vão para frente, pessoas que estão fora desses quesitos fracassam horrivelmente. E esse panorama é para quem está no modelo tradicional ou no modelo MMN.
        Para mim o modelo MMN é o futuro. Já são centenas de anos em que o modelo tradicional está no mercado e a cada dia vemos que esse sistema é uma verdadeira roleta russa. A competição é brutal e os grupos empresarias lutam por cada cliente como se fosse o ultimo prato de comida.
        Agora como cada empresa construí sua estrutura de MMN é outro assunto.
        O sistema salarial é um sistema que ingessa a pró-atividade das pessoas e a iniciativa, não é a toa que tem muita gente que vive tentando “matar” a hora trabalho o tempo todo, dentre outros inúmeros malefícios…
        Bolsa de valores? Na minha opinião um verdadeiro Cassino.
        A questão aqui deve estar voltada a aplaudirmos sistemas comprovados que retornam liberdade financeira.
        Não sei quais são os números mas creio que a pessoa que não teve a “sorte na vida” do pai ou da mãe dar condições para que ele fizesse uma faculdade ou um curso técnico talvez, conseguem no MMN o que nunca conseguiriam no Modelo Tradicional, e isso se vê a rodo.

        Rafael, títulos acadêmicos não resolvem problemas de pessoas que precisam trabalhar, você sabe muito bem que nosso País por muitos anos só deteve duas classes sociais, somente após algumas décadas está havendo uma melhora na distribuição de rende para a população.

        O melhor sistema de distribuição de renda e que ensina a àqueles que nunca tiveram uma oportunidade de ultrapassarem pelo menos R$ 1.400,00 na carteira é o MMN.

      • Abel pedro

        Rafael o que voce poderia me dizer da nipponflex que tambem trabalha com o mesmo mÉtodo embora o assunto nao seja religiao , parece que isso tem uma forte ligaçao com a marçonaria, será?

        • Emanuel Silva

          Abel, vc recebeu alguma resposta do Sr. Rafael a respeito do que vc questionou? Eu e minha esposa estamos sendo convidados por um casal amigo nosso que vem se dando bem no negócio da Nipponflex e que segundo eles com muitos clientes satisfeitos. Todavia, sua pergunta foi muito interessante. Onde vc viu alguma relação da Nipponflex com a Maçonaria a fim de levantar esse questionamento? Aguardamos seus comentários por e-mail: emanuelbrazil5@gmail.com

        • TEMO

          Bom também recebi um convite e estou analisando a possibilidade e pesquisando sobre ela. Mas Abel, o que tem a ver com maçonaria? E afinal de contas, qual o problema se tiver? Voce pelo jeito tem o velho e caído conceito da maçonaria. Attention my friend!

        • GABRIEL

          MUITO PELO CONTRÁRIO!!! A NIPONFEX TEM FORTES LIGAÇAO COM CRISTÃOS EVANGÉLICOS, POIS 95% OS SÃO, PELO MENOS AQUI NO NORDESTE. A EMPRESA É SÉRIA COM UMA SUPER FÁBRICA EM MARINGÁ, E MAIS DE VINTE FILIAIS COM PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO POR TODO O BRASIL. PESQUISE E VERÁ!!!

        • Robert

          Querido, a Nipponflex não tem nenhuma ligação com quaisquer religião. É aberta a qualquer um, sem nenhuma discriminação. Sucesso!

          • MarcoeNeci Branco

            Bom, eu acabei de chegar de viajem, fui conhecer a fabrica em Maringa, e digo com a maior convicção do mundo, não tem nada de maçonaria, pelo contrario, tem ligações fortes com cristãos, e lá não estava apenas em uma fabrica e sim, se sentimos em casa, empresa 100%, se te convidaram para entrar e se vc puder, entra logo que vc não vai se arrepender, produtos 100% de fabricação própria, São tantas qualidades q vi na empresa q ela e seus produtos se falam por si só, bom qual empresa quem os próprios donos vem te receber de braços abertos, e ele mesmo liga pra vc te parabelizando por ser mais um parceiro? só tenho q falar que é 100%..100%, eles não te escondem nada, te mostram tudo, empresa muito transparente msm.

          • MarcoeNeci Branco

            Bom, eu acabei de chegar de viajem, fui conhecer a fabrica em Maringa, e digo com a maior convicção do mundo, não tem nada de maçonaria, pelo contrario, tem ligações fortes com cristãos, e lá não estava apenas em uma fabrica e sim, se sentimos em casa, empresa 100%, se te convidaram para entrar e se vc puder, entra logo que vc não vai se arrepender, produtos 100% de fabricação própria, São tantas qualidades q vi na empresa q ela e seus produtos se falam por si só, bom qual empresa quem os próprios donos vem te receber de braços abertos, e ele mesmo liga pra vc te parabelizando por ser mais um parceiro? só tenho q falar que é 100%..100%, eles não te escondem nada, te mostram tudo, empresa muito transparente msm.

    • Emiliana_182

      você é o único que estava no final punta del este rally?

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100003922352326 Isabel Silva

      Mesmo que o MMN atenda a esse requesitos “honestos”, o sistema é falho em sua estrutura. Ele pode ter um bom início, mas trava logo na primeira saturação de mercado e a única saída é “recrutar” mais distribuidores e explorá-los, caindo no sistema de pirâmide mais desonesta para não falir (isso se o upline ainda quiser sobreviver disso). A Pirâmide é o lobo em seu aspecto animalesco natural; já o MMN é o lobo na pele de cordeiro! Você pode estar nadando na boa maré, mas assim que o mercado saturar, você vai começar a perder dinheiro e das duas uma: ou você é honesto e desiste ou assume seu lado pilantra.

      • Saude

        Como vai saturar o mercado, se existe ainda 112 milhoes de pessoas que dormem mal, ou seja, que faz parte da classe média e ainda não adquiriu nosso aparelho, e vale salientar que a tendencia é a população mundial aumentar.Observe: O mercado automotivo consegue saturar o mercado? kkkk, é questão de lógica e raciocínio simples.

    • Samuel

      Acredito que a busca nos mais altos níveis científicos, como estudos de faculdades renomadas inclusive fora do país e pesquisas de institutos sérios na área empresarial poderá esclarecer melhor do que qualquer site, o que realmente funciona ou não, pena tanta gente ignorante se basear pelo primeiro blog cuja minha vó também edita um, para tomar sua certezas, existe sim muitas empresas que se aproveita de um modelo fraudulento para criar problemas, sou bacharel em adm de empresas, UNB, Pós graduado em Administração financeira e mercado de capitais pela Fundação Getulio Vargas, e estou fazendo mestrado em economia, ja estudei três artigos inclusive um da faculdade de Harvard nos Estado Unidos a respeito do assunto, e acredito na veracidade do sistema, acredito na herbalife, na Forever, na Dinastia, na Monavie, são sinceramente empresas a frente de seu tempo, e neste mercado sair a frente faz toda diferença

    • GABRIEL

      E ISSO AÍ AMIGO!!!

  • http://www.jbsilva2.com.br Mônica Japiassú

    Não entendi quais são as características que identificam Avon e Natura como empresas de MMN. Você pode me esclarecer, Rafael?

    Também gostaria de ter exemplos de empresas que trabalham com MMN e não com esquema de pirâmide.

    Obrigada!

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Mônica,

      Acredito que você não interpretou direito a minha frase, onde escrevi “Esses números comprovam o crescimento desse mercado, que obviamente é formado por empresas sérias, como Avon e Natura, mas também por empresas que já tiveram seus negócios comprovados como pirâmide, onde mais de 99% das pessoas perdem dinheiro.”

      Em outras palavras, não afirmo em nenhum momento que a Natura e a Avon são MMN.

      Quanto à pergunta, ainda estou pesquisando sobre iniciativas que eu poderia recomendar. Por isso, prefiro me abster dessa resposta.

      Abraço e valeu pela participação!

    • Fabio

      Multiclick Brasil fabiogambeta@yahoo.com.br

  • Alex

    MARKETING MULTINIVEL SEMPRE É PIRÁMIDE, de fato ter muitos níveis. umos abaixo de outros, no caso da Dinastía até o logo é uma Pirámide, Natura é Avon tem relação direta empresa-distribuidor, sem terceiros no meio,.. sem degraus… Pirámide pode sim emitir nota fiscal, CNPJ e o demais…sem problema,…

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Pois é. O fato de ser pirâmide não impede de ser uma empresa constituída e legalizada. Existem várias empresas que atuam nesses esquemas em pirâmide.

      Abraço e valeu pela participação!

      • sergio

        ola rafael,conhece a hailiving, o que vc tem a me dizer

      • INTERMEDIÁRIA

        Rafael, tenho acompanhado os mais diversos comentários e pontos de vista sobre o que é MMN, Markting de rede e Pirâmide e o que percebo é que existem muitas informações contraditórias e equivocadas sobre o assunto. Primeiro, é questionável o conceito de Pirâmide, que muitos têm.As referências que mais percebo apontam para aquelas ações de estelionatários, esquemas fraudulentos, terminantemente proibidos pela nossa legislação. A Pirâmide que aqui se referem é aquela coisa de ladrões,casos de polícia. Sem registro junto ao Ministério da Fazenda, sem recolhimento de impostos junto à Receita Federal e que, ao ser denunciado, alguém desaparece com o dinheiro e como não existia nem empresa e nem produtos, todos os demais envolvidos ficam no prejuizo, “a ver navios” e ainda tendo que se explicar à polícia por estarem participando de um negócio ilegal. Portanto, se é Pirâmide, não pode ser uma empresa constituída e legalizada. Tal vez ao contrário possa ocorrer: uma empresa, depois de contituída e legalizada passa a atuar escandalosamente em forma de pirâmide Quem sabe de algum esquema desses e não denuncia à polícia, de duas uma: ou não tem provas ou também não é pessoa de confiança, é cúmplice. Agora, falar sem pensar e acusar sem ter provas e como atirar sem apontar. Pode ferir alguém e ter que responder por isso. Estou me referindo a essa confusão entre Dinastas, Ex-dinastas e não-dinastas. Tenho razões e direitos para achar muita bobagem no fato de ficarem se atacando e contra-atacando por uma empresa,(as três categorias que me referi acima afirmam que é uma empresa)que paga associados que queiram angariar novos associados. Seria o esquema de pirâmide, salvo pelo fato de que, cada pessoa que se associa, ganha o direito a um pacote de benefícios financeiros terceirizados por empresas que fazem parceria com a empresa que motiva esse “estica e puxa”. Além de ter uma sede administrativa com endereço fixo em Curitiba, com toda a documentação necessária perante o Ministério da Fazenda e o recolhimento de impostos junto à Receita Federal, o negócio dos dinastas também se distancia da ilegalidade de uma pirâmide, pelo fato de que os associados não são obrigados a angariar novos associados, para que tenham o direito aos benefícios acima referidos.É por isso que a referida empresa, conseguiu legalizar a sua ação e também é por isso que a justiça brasileira não vê crime nos seus atos. Podemos afirmar que trata-se de um negócio limpo e transparente. Vamos deixar esse papo de pirâmide para negócios sujos de estelionatários.
        Quando você diz que: “o fato de ser pirâmide não impede de ser uma empresa constituída e legalizada”, eu te pergunto: como pode ser legalizada se Pirâmide é uma coisa jurídicamente ilegal?…
        Porém na tua afirmação de que: ” existem várias empresas que atuam nesses esquemas em pirâmide”. Até podemos usar o termo pirâmide, dando-lhe um outro conceito: o de que todas as empresas têm certa estrutura piramidal. Todos os empresários precisam de uma bem estruturada hierarquia administrativa que vá desde os funcionários mais próximos e de confiança, até a massa de trabalhadores responsáveis pela produção. Nem tem como fugir disto. Muita gente adoraria que aparecesse um grande empresário na cidade e abrisse uma nova empresa, para poder buscar uma oportunidade de emprego melhor. Uns precisam dos outros e nem todos têm o chamado “espírito empreendedor”. Nesse mesmo sentido, muitas pirâmides existem por que a maioria das pessoas são acomodadas e preferem ficar embaixo, fazendo a base. Uns entram numa empresa e querem progredir. Então procuram conhecer, se aperfeiçoar, se reciclam e “mostram serviço”. Outros cruzam os braços e se dão por satisfeitos pelo fato de estarem empregados. Essa é a diferença. Tem os que fazem as coisa acontecerem (empreendedores) e tem os que esperam que as coisa aconteçam (acomodados). Você remar o teu barco para um porto que você quer é muito diferente de você sentar e deixar que ele vá para qualquer lugar, à deriva. Tem gente que se acomoda a vida inteira num subemprego. Até com o seguro desemprego e com o Bolsa Família tem gente que se acomoda. Geralmente essa pessoas reclamam muito e culpam tudo e todos. Culpam o patrão, o governo, a família e por aí a fora. Esse é o meu ponto de vista. Essa empresa da polêmica entre dinastas, ex-dinastas e não dinastas – a Dinastia – é uma empresa como qualquer outra, que tem que ter uma estrutura piramidal, sem que isso caracterize esquema injusto de exploração, estelionato ou coisa parecida. Todos têm o direito de buscar crescimento através de uma empresa, mas ninguém é obrigado a fazê-lo e nem mesmo permanecer trabalhando nela. Precisamos de médicos, engenheiros, advogados, professores,empresários, pedreiros, etc, etc…
        Até!…
        Um abraço a todos!

        • jose

          Ola intermediaria,que bom que voce escreveu tudo isso eu tambem concordo plenamente com o que voce disse,a questao do barco te levar a algum lugar ou voce remar para chegar em algum lugar,so vem de pessoas que realmente tem vontade de crescer,chegar a algum lugar ser seu proprio Patrao,ganhar seu dinheiro honestamente,essas pessoas que tem garra vao longe e as outras que querem ter somente um emprego e dizer que esta empregada ficarao sempre acondicionadas a seus Patroes e Empresas que sempre nos acondicionam dizendo……(que nao podemos sair porque la fora o mercado de trabalho esta dificil e o que voce ganha e um otimo salario,e que temos que morrer la dentro,ja mais vou concordar com isso por isso estou saindo da minha sei que tenho condiçoes de gannhar muito mais buscando ser meu proprio Patrao,nao quero dizer que e facil pois se fosse estariamos todos ricos,mas tambem nao e impossivel).Estou entrando em uma empresa chamada Nipponflex,tenho amigos que ja estao atuando a mais de 1 ano e estao muito bem,pesquisei muito a respeitoe acredito ser uma empresa idonia e a melhor dentro do seu seguimento,eu sempre costumo dizer temos que ter sangue nas veias e nao ficar acondicionados aos que ja estao milhonarios se eles ficaram bem na vida porque nao ficaremos ou so eles e que podem,um forte abraço.

      • http://www.facebook.com/diovanimangia Diovani Mangia

        Eu trabalho com MMN e ganho dinheiro por vender e por cadastrar vendedores. Percebo que as pessoas que entram na minha rede e reclamam, são aquelas que não vendem e nem recrutam, ou seja, não produzem. Faltam algumas coisas no Brasil, principalmente no interior dos estados: falta mão de obra qualificada, falta entusiasmo, flexibilidade, persistência e principalmente ética por parte de alguns colaboradores e gestores.
        O que movem as negociações é a “vantagem” entre as partes, se o vendedor não apresentar a verdadeira vantagem ao consumidor, torna-se difícil a venda.

        Não considero a empresa de MMN que tenho minha rede como pirâmide, pois ela possue produtos de qualidade e meus clientes, consumidores destes, estão satisfeitos e as vendas estão alavancando. É uma empresa que trabalha com uma gestão integrada: Fornecedor(Empresa MMN), vendedores e lideres(colaborador), clientes e meio ambiente têm a satisfação em seus interesses.

        O que eu recomendo a quem tem interesse em ingressar numa organização de MMN, é a pesquisa se a empresa é séria, porque há muita tranqueira com cnpj e tudo mais dando golpe por aí.

        Abraço a todos

    • http://www.facebook.com/people/Thiago-Rosa-Ainsf/100000358283677 Thiago Rosa Ainsf

      Dinastia não é pirâmide pois quem começou agora pode ganhar mais do que quem está associado na linha ascendente dele, pois trabalhamos com lateralidade e profundidade da rede, e todo sistema que é pirâmide não dura muito, nós temos a frende Celso Freitas e Ester Jablonski. Alem de toda documentação necessária! Pesquise antes de dar Opiniões, fica feio falar de algo que vc não sabe!

    • Henriquegaucho10

      caro alex a dinastia é uma forma inteligente de organizar financeiramente a sua familia, não é dinheiro fácil, é troca da comodidade pela ação, quem trabalha pouco ganha pouco, quem trabalha mais ou menos ganha mais ou menos e quem trabalha muito ganha muito. quanto a piramide do logo, ela é invertida, exatamente para identificar que não se trata de uma piramide, é exatamente essas opiniões generalizadas que ainda impedem que algumas pessoas que precisam melhorar suas finanças conheçam a Dinastia. É um plano fantástico, que tem como conceito: pessoas ajudando pessoas a terem renda, mas o que se aprende no negócio é muito mais que isso, é educação financeira. è um negócio legal, com todos os registros nos orgãos competentes, desconta imposto de renda, e ajuda muita gente. O que mais diferencia a dinastia de piramides e que todo mundo ganha justamente pelo seu esforço, uma pessoa com pouco tempo de negócio mas que trabalhou muito é capaz de ganhar muito mais que uma que começou a 10 anos atrás por exemplo. e só existe duas meneiras de não ganhar dinheiro na Dinastia, uma é não entrar e a outra é disistir. conheça o negócio e verá que não existe nada mais eficinte, ético, moral e lagal.

      • Bla

        Pra mim esse Rafael Seabra é traumatizado, pois deve ter entrado em algum tipo de mmn achando que iria ficar rico do dia pra noite e como bom fracassado se iludiu kkkkk, sem mais.

    • Adailton

      Alex Meu amigo peço a vc que pesquise um pouco sobre o que é MULTINIVEL e o que é PIRAMIDE.é claro que existe empresas maquiada,mas a uma diferença enorme entre piramide e Marketing Multinivel

  • MÔNICA

    Já fui abordada diversas vezes por pessoas interessadas em passar a pirâmide. O objetivo delas não é vender os produtos e sim que você entre para a pirâmide. Furada. Nunca entrei.
    Rafael, gostaria que você comentasse sobre Investimento Passivo. Li uma matéria sobre esse assunto no O GLOBO de 8 de maio, entrevista Trevor Pavitt. Ele diz que o investidor passivo não escolhe entre uma ação e outra, compra tudo e fica no mercado independentemente dos altos e baixos.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Olha só, não li nem encontrei a entrevista na internet (se você postar um link, ajudará bastante), mas para não te deixar sem resposta, acredito que Pavitt esteja se referindo a investidores com foco no longo prazo, baseados na análise dos fundamentos das empresas, e não de gráficos.

      Imagino também que ele não tenha recomendado “compra tudo”, mas escolher bem algumas empresas, baseado numa rigorosa análise, e acompanhar essas empresas periodicamente, fazendo alguns ajustes caso se faça necessário.

      Abraço e valeu pela participação!

      • Rodrigo

        Ea Frpromotora o que vc me diz sobre ela?

        • http://tenharendapelanet.blogspot.com/ Fabio Lopes

          FR Promotora, pra mim, tem fortes indícios de ser uma pirâmide financeira. Tem todo um discurso lindo e florido de que tem sede própria, CNPJ e não sei o quê mais, porém não apresenta proposta sobre o tipo de serviço prestado ou produto oferecido.

    • http://www.facebook.com/people/Thiago-Rosa-Ainsf/100000358283677 Thiago Rosa Ainsf

      Mônica, quer uma dica? Leia o livro “Os Segredos da Mente Milionária” T. Harv Eker

  • http://odontologiaestetica.wordpress.com André

    Isso é o tipo de golpe excelente pra pegar pessoas que querem ganhar dinheiro sem trabalhar.

    Ganhar sem trabalhar, na minha cabeça, só se for herança.
    Já vi uma meia dúzia de trouxas quebrarem a cara com esse tipo de negócio.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Há uma ótima discussão sobre o assunto no artigo “Como ganhar dinheiro fácil“. Recomendo a leitura, tanto do texto quanto dos comentários.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Wanderson Sabino

    Acompanho o Quero Ficar Rico e parabenizo pelos artigos que são excelentes.
    Penso que para alguns pode até dar certo. Mas para outros pode ser uma decepção. O que vai contar é o seu planejamento e é claro o seu conhecimento das normas desse tipo de negócio e da empresa. Comecei com Herbalife e depois vi que era ma furada “no meu caso”, mas conheço pessoas que vivem disso e ganham um bom dinheiro. Todo e qualquer meio de renda vai depender de você.

    Abraços.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      O artigo mostra como identificar esquemas em pirâmide. Entretanto existem pessoas que ganham muito dinheiro, mesmo em esquemas assim. O problema é que não é sustentável e a análise mostra isso.

      Abraço e valeu pelo depoimento!

  • gustavo

    fantastico gostei muito e pra mim foi muito util.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Valeu, Gustavo.

      Abraço!

  • Bruno Farlo

    Dica:
    Não tentem explicar algo que vocês nunca tentaram fazer.

    Exemplo,
    como irão explicar como funciona uma cirurgia complexa se nem ao menos fizeram medicina?

    como irão explicar como funciona a arquitetura e engenharia de um prédio se nunca trabalharam com isso?

    Busquem as informações com os especialistas, pessoas com experiência no assunto, pessoas que ja se dedicaram no mínimo 2 anos com o negócio, aí sim, terão
    boas informações.

    Quando você está com dor de dente, você vai ao açogueiro ou vai ao dentista? É claro que vai ao dentista! Pois ele trabalha com a saúde bucal!! Procurem os especialistas!

    Na Dinastia e assim como nos outros marketings, a única forma de você ganhar dinheiro e de crescer no negócio é ajudando seus associados a ganharem dinheiro e também a crescerem, do contrário não há retorno ou crescimento.

    Ou seja, todos tem as mesmas chances de conseguirem boas rendas!
    Sua renda depende de seu desempenho e empenho,
    não de sorte. Depende do trabalho que você realizar.
    Ganhará mais, quem trabalhar mais! O primeiro que entrar não necessariamente quer dizer que ganhará mais.

    A prova disso é que o 1º associado da Dinastia não é
    a pessoa que está ganhando mais, muito menos a pessoa que está no maior nível.

  • Bruno Farlo

    Se quiserem realmente tirar suas dúvidas, recomendo MUITO esses 3 ótimos vídeos também:

    01 – Tim Sales: Quem está mentindo?
    http://www.youtube.com/watch?v=kj5Pb_HOevo

    02 – Tim Sales: Quem fica rico e quem não?
    http://www.youtube.com/watch?v=5lXDYgu1rdk

    03 – Tim Sales: Porque a maioria das pessoas falha?
    http://www.youtube.com/watch?v=eHgF3_oFvGM&feature=related

    abraços!

  • @jordanjovino

    Olá a todos , minha rotina da net Orkut , facebook e queroficarrico..kkkkkkkkk..
    Bom eu sou franquiado de uma empresa que trabalha com esse estilo (MMN) não tenho nada a reclamar dela , nos EUA boa parte da população trabalha com MMN e no Brasil vem crescendo de ano em ano , muitas empresas gastão milhoes em propagandas e com o MMN voce não gasta nada , a propaganda é boca a boca , como disse Roberto Justo a a melhor venda é boca a boca. Creio que muitas empresas no brasil vai adptar esse estilo americano de vendas.
    As pessoas entram nesse esquema achando que o dinheiro cai do ceu , nada disso voce tem que ralar meu amigo pra depois voce se acomodar .
    hehehehhehehhe
    Abraços

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Ficamos felizes em fazer parte da sua rotina!

      Quanto à sua empresa, não há mal nenhum em informar qual é. Se você acredita nela e recomenda para os outros, pode divulgar.

      Aproveite e explique como funciona, valores, dicas, entre outros.

      Abraço e valeu pela participação!

      • Arinetecristinasilva

        Oi queria saber o que vc acha da empresa nipponflex ela tambem tem o eaquema de recrutamento de pessoas ,so que pra vc se tornar um vendedor vc tem que comprar o produto….

  • http://ismaelborges-Herbalife(orkut) Ismael

    Hola Rafael Boa noite, porque ainda não postou meu comentário no seu blog já que é um blog sobre MMN…Gostaria muito que todos vissem onde falham…e espero sua resposta

    ismael borges – Herbalifer

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Não há moderação de comentário no Quero Ficar Rico. Há apenas uma ferramenta de anti-spam (Akismet).

      Provavelmente seu comentário tinha vários links, muitos trechos em negrito ou qualquer outra coisa que seja bloqueado por essa ferramenta.

      Revise o que postou e volte a tentar publicar. Como disse antes, aqui não tem (e provavelmente nunca terá) moderação, pois não tenha a intenção de reprimir opiniões.

      Abraço!

  • Juan Carlos

    Na verdade poucas pessoas entendem a essência do Marketing Multinível ou Marketing de Relacionamento ou ainda Marketing Invisível. A ESSÊNCIA é o seguinte: Você USAR um produto, GOSTAR do produto e RECOMENDAR o produto. Gente, pelo amor de DEUS! Fazemos MMN TODOS OS DIAS! Muitas empresas hoje em dia fazem MMN, como exemplos: Indique um amigo e ganhe um desconto. Isso por si só já é MMN! Muitas Vezes vamos no Cabeleireiro, GOSTAMOS do serviço e RECOMENDAMOS! PRONTO, acabamos de fazer MMN. PESSOAL, acho uma TREMENDA infelicidade você ser lesado pela HERBALIFE, FOREVER, etc.. e por a culpa no SISTEMA MARKETING MULTINIVEL e ainda adquirir um preconceito. O sistema marketing multinivel está aí, e sempre continuará aí, como já dei exemplos! Se você foi lesado, procure o Procon!

    Espero que tenham entendido a mensagem que eu quis passar.

    Abraço a todos.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      A grande questão é quanto ao recrutamento. Quando o ganho pela venda do produto é mínimo e a recompensa pelo recrutamento é infinitamente maior, é bom desconfiar.

      Abraço!

      • Juan Carlos

        E é Justamente aí onde está a diferença.
        Marketing Tradicional: Empresas investem maciçamente em propaganda pra assim assegurar que seus produtos vendam, algumas empresas investem até 50% do lucro líquido (exemplo: Coca-cola)
        Marketing Multinível: Empresas investem integralmente em desenvolvimento e qualidade dos produtos. As pessoas compram o produto, gostam do produto e recomendam o produto. Recomendamos produtos e serviços todos os dias! E poucas vezes ganhamos um mínimo desconto por isso. Daí a idéia de recompensar quem recomendar melhor, e ainda ensinar as pessoas a recomendar. Não há de OUTRO-MUNDO como as pessoas sugerem, falam e criticam nesse sistema. Se você gostar do produto e ainda assim não quiser recomendar, não há nada de mal nisso. Criticar as empresas tudo bem, criticar herbalife, forever.. beleza. Falar mal do produto, tudo bem também. Mas não acho legal que critiquem, joguem mil pedras nesse sistema porque todos nós fazemos todos os dias, e vamos continuar fazendo. Bons vendedores nunca farão sucesso em Multinivel, mas Bons Professores terão sempre mais tendência a ter sucesso. Pois não se trata de vender, se trata de recomendar, e TALVEZ se assim for de acordo comum ensinar a recomendar, e ensinar a ensinar a recomendar.
        Espero que tenha conseguido passar a essência desse sistema. Quanto às empresas, não posso me responsabilizar por nenhuma delas.

      • Marcos

        Juan Carlos disse

        Na verdade poucas pessoas entendem a essência do Marketing Multinível ou Marketing de Relacionamento ou ainda Marketing Invisível. A ESSÊNCIA é o seguinte: Você USAR um produto, GOSTAR do produto e RECOMENDAR o produto. Gente, pelo amor de DEUS! Fazemos MMN TODOS OS DIAS! Muitas empresas hoje em dia fazem MMN, como exemplos: Indique um amigo e ganhe um desconto. Isso por si só já é MMN! Muitas Vezes vamos no Cabeleireiro, GOSTAMOS do serviço e RECOMENDAMOS! PRONTO, acabamos de fazer MMN. PESSOAL, acho uma TREMENDA infelicidade você ser lesado pela HERBALIFE, FOREVER, etc.. e por a culpa no SISTEMA MARKETING MULTINIVEL e ainda adquirir um preconceito. O sistema marketing multinivel está aí, e sempre continuará aí, como já dei exemplos! Se você foi lesado, procure o Procon!

        Espero que tenham entendido a mensagem que eu quis passar.

        Rafael Seabra disse:
        A grande questão é quanto ao RECRUTAMENTO. Quando o ganho pela VENDA do PRODUTO é MÍNIMO a RECOMPENSA pelo RECRUTAMENTO é INFINITAMENTE MAIOR, é bom desconfiar.
        Rafael Seabra, parabens pelo blog! ( 1 ) Rafael qual sua experiencia com MMN? (2) com relaçao ao seu comentario
        dos GANHOS pelo RECRUTAMENTO voce se refere a empresas como por ex: AMWAY,HERBALIFE,FOREVER LIVING? (3) caso sim : voce conhece o PLANO DE REMUNERAÇAO detalhadamente de alguma dessas empresas? se puder dar uma resposta o mais ESPECIFICO possivel eu lhe agradeço? estou aguardando!!!

      • Jonathas Machado

        Rafael só colocando uma obs; tu fala muito da HERBALIFE e não sabe muitas coisas sobre a empresa, só para te deixar informado ela oferece um desconto de até 50% de desconto para seu distribuidor,na venda do produto.

  • Henrique

    Rafael Seabra,o ”excelente” site ”industria da decepção”,deveria se informar muito mais a respeito das empresas de marketing de rede sobre as quais o site se propoem a falar.Dinastia soluçoes finanseiras é uma empresa idonea,séria,já legalmente analisada e aprovada por todos os orgãos copetentes cabiveis.
    Já havia visto o artigo do site ”industria da decepção” que fala sobre a Dinastia soluçoes finanseiras,antes mesmo de conhecer esse site.(quero ficar rico) e digo que o site apresenta argumentos infundáveis e ridículos.Não conheço o site,nem li os outros arquivos,não vou dizer que o site é isso ou aquilo,só que esse artigo especificamente falando,esta incorreto.É ridículo como as pessoas ensistem em dizer que a Dinastia é uma pirâmide finanseira.Isso prova a ignorância das pessoas,em pleno séc xxi,cegas e alienadas,crescem e morrem sob a cultura do medo.Medo de serem felizes,enganadas e de encararem a vida e a verdae.
    Dizem que contra fatos não há argumentos.É mais pura verdade.Os fatos estão aí,para tds verem.Quem quiser que procure um Dinasta e peça-lhe que lhe mostre o plano.Se vc for uma pessoa bem esclarecida e inteligente,verá que a empresa é séria e idonea,que não existe falcatrua nenhuma.Se bem que até mesmos pesoas bem esclarecidas e inteligentes ficam burras e cegas as vezes.Já vi pessoas sem estudo e sem condiçoes financeiras assistir,se associar e se dar muito bem na vida através da Dinastia.E JÁ vi pessoas inteligentes é ricas caírem no primeiro obstaculo ao se associar a Dinastia.
    Aos auto-declarados de como a vida e o mundo funcionam:
    Nem tudo que brilha é reliquia ou jóia,pode ser uma pistolo .40.E nem todo marketing de rede é pirâmide,pode ser a oportunidade de sua vida!
    Eu sei que é ruim de acreditar que uma empresa que não oferece nenhum produto(é somente o ”recrutamento”) e paga tão bem seja tão séria e legalizada,mas…sei lá.
    Se vc acha que nãoé,que é pirâmide…
    Diga isso ao ministério da fazenda,pra receita federal,pro Celso Freitas e Estér Jablonsk e pra SULAMÉRICA seguros.Escute o que eles tem a falar.
    uahuahuahuahauha

  • Bruno Farlo

    Quem se interessar por estes produtos, por favor, não deixe de conhecer a proposta da Dinastia Soluções Financeiras:

    - Previdência privada exclusiva através da Sul América

    - Seguro de vida no valor de R$ 172.000: por morte ou invalidez total ou parcial por acidente

    - Assistência Viagem

    - Programa de Assistência Farmacêutica (E-Pharma)

    Se além dos produtos citados, você gostar do sistema de carreira através do marketing de rede, convido a ser nosso associado.

    abraços!

  • Andre

    Uma pessoa que escreve a palavra “financeiras” com a letra s com certeza é alvo fácil para essas empresas de estelionatários como a Dinastia e a Herbalife… Uma pena que exista tanta gente assim no Brasil…

  • Daniel

    Atualmente desenvolvo um negócio de marketing multinivel, prefiro não revelar o nome, também sou diretor de tecnologia da empresa.

    É lamentavel que o marketing multinivel seja tão mal visto aos olhos de tantas pessoas. Graças ao marketing multinivel eu consegui mudar de vida e ajudei muitas pessoas a mudarem de vida ou aumentarem suas rendas mensais.

    Observei o que foi alegado aqui e percebo que a empresa a qual trabalho não se enquadra como uma “Piramide”.

    Sobre a AVON e NATURA, a AVON é a empresa que mais fatura no mundo e atua com MMN sim, apenas no Brasil o modelo de distribuição é um pouco diferente.

    Parabéns ao Blog, mas sua opnião pessoal RAFAEL SEABRA deveria ser declaradamente contra, que na verdade o é, ou o mais imparcial possível.

    Att, Daniel.

  • gerson de campos

    perdoe-me mas seu posicionamento e´claramente contra o MMN disfarçado de critico instituiu 5 pontos chaves da verdade e ponto .Marketing multi nivel e´uma realidade no mundo todo ,e voce tem grandes empresas no mundo todo que atuam por este mecanismo.então colocar as pessoas como simples vitimas é simplesmente ficar do lado mais facil garantindo assim o própro sucesso ;E´que a maioria das pessoas fracassa seja em MMN seja em piramide ou em qualquer negocio tradicional ,por falta de disciplina gestão, vontade, dinheiro,mais de 50% das pessoas que entram acabam não tendo sucesso e perdendo alguma coisa e isto em qualquer ramo de negocio basta ver as estatisticas Bater no MMN e´muito facil e e´tudo o que quem não conseguiu quer ouvir bem mais facil que analizar os próprios erros como falta de análize antes de aderir a uma empresa ,Falta de treinamentos, Falta de planejamento e execução enfim ,EXISTEM ARAPUCAS SIM . EXISTEM EMPRESAS SERIAS SIM E cada um e´livre para analizar sem preguiça e sem pressa AGORA ficar rico sem trabalhar ,sem se preparar e sem investir ? ISTO NÃO EXISTE!!!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Não sou contra o MMN. Sou contra empresas que seguem esses 5 passos e se vendem como MMN. Isso não é MMN.

      Se uma empresa valoriza mais o recrutamento do que a venda de produtos, é um grande sinal que se trata de uma pirâmide.

      Acredito que minha opinião foi muito clara, mas agradeço pela oportunidade de poder esclarecer ainda mais.

      Abraço!

      • Rafael Redes

        Eu fui “convidado” por um colega que se alinhou ao Sistema Polishop.com.vc e estou com muitas duvidas!!.

        Pelo visto eles valorizam mais o recrutamento!, quando fui a palestra ao convite desse meu amigo, foi visivel que alguns ganham muito e outros não!

  • Renda_Residual_Passiva

    Ta bom….
    Com esse artigo da pra ter uma noção de piramides…
    Agora me diz as que não são…
    Se conseguir, me convence…

  • Renda_Residual_Passiva

    Liste algumas empresas que não são piramidais, por gentileza…
    talvez me convença…

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      O intuito deste artigo não é apontar umas empresas como pirâmide ou promover outras empresas como idôneas.

      Mostramos apenas 5 passos que devem ser colocados em ação para avaliar se uma empresa que você está interessado em se associar funciona (ou não) num esquema em pirâmide.

      Nos comentários é possível encontrar várias empresas citadas, onde uns defendem e outros criticam. Faça uma análise dessas empresas baseada nos passos que apresentamos e tire suas próprias conclusões.

      Abraço e valeu pela participação!

      • Renda_Residual_Passiva

        Entendo…
        Mas você listou algumas empresas de MMN que são sérias, éticas, morais e legais – só quem é sócio sabe – o que prejudicou o crédito do seu artigo e gerou toda essa polemica aqui neste post….

        Você deveria tirar suas duvidas com quem já participa por mais de 4 meses – pelo menos a que me associei já da um bom resultado nesse período.

        Uma sugestão: não cite nome de empresas sem ter certeza que se enquadram no assunto do seu post; você se baseou em blogs sem dados e fatos, que possuem apenas “suposições” e que só convence quem não é associado, o que auto sustenta nosso trabalho.

        Não sei quanto tempo leva para ter o grau de estudo que você possui – que é excelente – imagino que não seja pouco tempo, mas com o mesmo tempo, me torno uma pessoa bem posicionada financeiramente e faço essas graduações onde eu achar melhor sem uso de credito algum(não estou dizendo que você usou, mas isso é uma realidade no Brasil).
        Minha ideia é ter graduações como você.

        Forte abraço e muito sucesso para você.

  • Ismael

    Olá pessoal… Acredito que sim que todas as empresas de MMN que dentro da ABVD ESTÃO dispondo de oportunidade para as pessoas. Pirâmide pra mim só existe em duas forma uma na matemática e outra no Egito. No meu conceito crio Organização, Equipe e formo lideres. A maioria das Pessoas são péssimas na Adminstração e principalmente na Disciplina, Conduta e na sua ATITUDE. Onde infelizmente temos pessoas boas e pessoas mas que veem a oportunidade do mesmo jeito e pensam somente nelas esquecendo de ajudar o próximo. Assim também temos pessoas que entram no negócio e não fazem as coisas do jeito certo assim é mais fácil colocar a culpa na Empresa como do tipo que terminou um relacionemento com alguém e é sempre culpa a outra pessoa diz que ela éra assim e não fazia tal coisa e ele é o Perfeito

    FATOS REAIS:
    TEMPO DE MERCADO =>MAIS DE 30 ANOS
    ONDE: => MAIS DE 74 PAISES
    REGISTROS: ANVISA, ABVD, MINISTÉRIO DA FAZENDO E MAIS DE 70 MINISTEIRO DA ACRICULTURA.
    DESTAQUE: 2 PREMIO NOBEL exitem cerca acredito eu que uns 40 no mundo onde dois estão na companhia
    Ditribuidores=> mais de 2,5 milhões de distribuidores sendo que cerca de 1 milhão já estão mais de 8 a 12 anos na companhia
    Family Foundation => Casa Herbalife ajuda crianças desabrigas EM VARIOS lugares e em Todo o BRASIL quando isto é Tarefas para o GOVERNO.
    Patrocina e ajuda=> Esportista mais de 150 modalidades quando era para o governo a opoiar..
    Vendas no brasil => este ano de 2011 esta previsto para RUMO a 1 BILHÃO
    Herbalife no Brasil: Abre uma linha de produção nacional (Linha Soft Grenn – linha externa) gerando EMPREGOS
    Herbalife: Lider no Segmento de nutrição Humana
    Hebalife: 3º Empresa em VENDAS DIRETA

    Das pessos que postaram seus comentários quantos levantaram 5:00 da manha e entregam pelo menos 1000 folhetos e entregaram PESSOALMENTE durante todo dia todo mes e andaram a pé kilometros.. quantos anúcios colocaram quantos apresetações fizeram quantas avaliações fizeram, quantas lojas visitaram quantos escritorios visitaram, quatas reuniões fizeram para ajustar o que estava dando de errado ou que poderia ser mudado ou melhorado ou novas idéias. Quantos livros leram, Quantos seminários foram. Ainda assitem o Faustão ou o Gugu. A maioria, mesmo depois de entra na companhia VC FALA pra pessoa tenho um lugar pra no irmos ELE DIZ: é longe, VC FALA tenho um livro pra vc ler ELE DIZ: é grande VC FALA tenho uma apresentação pra nos fazermos ELE DIZ vai demorar… muitas tudo desculpas…

    Quando comecei na companhia vi pessoalmente o depoimento de uma mulher na CADEIRA DE RODAS tetraplérgica isso mesmo TETRAPLÉRGICA que está no nivel de expanssão Global que chamamos de GET TEM ou seja um passo de virar membra da equipe de milionários e quando vi aquela mulher falando EU VI o quanto eu EU era falho na vida profissional e cheios de DESCULPAS com o peito estufado com DIPLOMAS e não ganhava a metade do que ela ganha

    UM EXEMPLO DE QUEM COMEÇA NA COMPANHIA COMEÇA COM 25%DE DESCONTO EX: DE UM PRODUTO NA CASA DE 100 REAIS ELE PEGA A 75 E REPASSA PARA SEU CLIENTE A 100 ELE PODE SE QUISER PEGAR QUANTOS PRODUTOS QUISER ATÉ COMEÇAR COM UM MESMO ISSO MESMO UM. SE VC FIZER UM PEDIDO O PRODUTO CHEGA NA SUA PORTA ISSO MESMO A COMPANHIA ENTREGA NA SUA CASA E É SO TIRAR O CORPO DO SOFA E COMEÇAR A TRABALHAR SERA QUE ISSO SEMPRE ACONTECE…

    ME EXPLICA PRA MIM COMO QUE UMA PESSOA QUE PEGA UM PRODUTO POR 75 E REPASSA A 100 SE QUEBRA

    PORQUE TUDO ISSO NÃO APARECE NO SEU BLOG???????????

    EU MESMO QUE NÃO FOSSE DE UM MMN NUNCA PASSARIA ADIANTE FRACASSO…

    As pessoa muitas da vezes tem mal patrocinadores ou adoram opiniões mas ele não tem opinião própria e quando algo da errado E SEMPRE MAIS FÁCIL CULPAR A COMPANHIA
    a pegunta éee

    VC COM TODO ESSE CONHECIMENTO SE DESAFIARIA A DESENVOLVER O MARKETING OU PELO MENOS CONHECER PESSOALMETE, NÃO COMPRAR A HISTORIA DOS OUTROS QUE NÃO DERAM CERTOS E PASSAR AFRENTE OU QUE O CARA ACHA… VC TINHA QUE PELO MENOS IR EM UM SEMINÁRIO PARA VER SE O QUE ESCREVEM PELO MENOS E VERDADE

    FALAR É UMA COISA FAZER E OUTRA

    EU ME DESAFIEI E AINDA ESTOU AQUI SUCESSO

  • Ismael

    Hola pessoal tudo bem por ai espero que sim então estou recebendo aguns e-mail de vocês então estou tentando responder de forma coletiva mas irei me direcionar ao Rafael Seabra ok

    Então Rafael agradeço pela oportunidade também de poder esclarecer sobre o outro lado da questão sobre MMN, admiro sua pessoa no entanto acho você uma pessoa inteligente e como se coloca diante das palavras, no qual seu intuito e ajudar pessoas a não comete certos erro e não se iludir. Vou tentar ser o mais claro possível e dar exemplos entre MITO: e FATO: OK
    Por exemplo, Já ouviu falar da Herbalife? Qual é a imagem que você tem, hoje, da empresa? E o marketing multinível?
    Bem…
    MITO: Qualquer pessoa irá comprar e consumir os produtos Herbalife.
    FATO: Qualquer pessoa interessada e com necessidades para melhorar a qualidade de vida e bem-estar está apta a consumir os produtos Herbalife. Independente de seu nível social.

    MITO: Ex-Distribuidores (que raramente se identificam) questionam a rentabilidade deste tipo de negócio, alegando que eram incentivados a manter grandes estoques de produtos, mesmo quando não conseguiam vendê-los; pessoas que tiveram suas finanças corroídas por causa do negócio, profissionais bem-sucedidos que perderam tudo etc.
    FATO: Manter estoques não é uma obrigação contratual. Você irá adquirir os produtos conforme as suas necessidades e perfis de consumo de seus clientes em potencial.
    A intenção deste evento é buscar novos Distribuidores e que estes consigam uma renda extra, tangível, que poderá alcançar milhares de reais ─ isto é possível? Sim, e é por isso que há vários milionários pela Herbalife. Tudo isso dependerá de seu esforço, pois se trata de um negócio independente de um trabalho árduo com qualquer outro.
    Buscamos pessoas que estejam conscientes de que na Herbalife é necessário Trabalhar como em qualquer outra atividade (pois a renda depende das vendas). Você ganha o que realmente merece fruto de seu trabalho, e não o que os outros determinam que você mereça (salário). Basta acreditar em seu potencial empreendedor e ter noção de suas capacidades. Seus lucros serão proporcionais a isso (e também podem ser ilimitados).
    MITO: Vendedor da Herbalife é sinônimo de pessoa chata, o “herbachato”.
    FATO: A única restrição para se tornar um Distribuidor Independente Herbalife é ter no mínimo 17 anos de idade através de Emancipação para poder desenvolver. Cada Distribuidor cria sua própria maneira de trabalhar. Se você não gosta dos vendedores que já encontrou por aí, comprove a eficácia dos produtos e desenvolva a sua noção dos resultados. Torne-se um Distribuidor e melhore você mesmo a imagem que tem da empresa, pois os produtos devem ser vendidos para as pessoas que valorizam a busca por uma vida mais saudável.
    MITO: Pessoas dizem que irão ficar ricas da noite para o dia é só recrutar. FATO: Nunca vendi o projeto, ou seja, a oportunidade Herbalife dessa forma criar pirâmide e não me foco nesse assunto HAAAA tal pirâmide. Sempre ensino a pessoa falar equipe, Organização, Rede de pessoas…Se tratando um pouco de Religião podemos dizer que Jesus Cristo Recrutou Doze pessoas na época e passou a missão para que passasse adiante o que ele ensinou mas Vai saber o que deu depois de passar ha muitas pessoas Deus um monte de Religiões e Divergências…
    MITO: Só os pioneiros do negócio ganham bastante dinheiro.
    FATO: Por ser um sistema constituído por pessoas, levará um tempo (de meses a alguns anos) para os rendimentos alcançarem grandes proporções. A VELOCIDADE É VOCÊ QUEM DETERMINA. Uma pessoa que inicie hoje na Herbalife poderá chegar mais rápido no Plano de Carreira do que um Distribuidor que já está cadastrado há anos. Só depende de escolher, estudar e por em prática um método de trabalho com a intensidade que você deseja, acumulando royalties vitalício-hereditários e assim desfrutar um estilo de vida que sempre sonhou.
    Reflexão: Vai chegar certo dia que seus Pais ou Família que o criaram e dirão que vocês serão Pessoa importante. Mas dai você cresceu e ai chegou a hora de você conquistar o mundo. Mas vai chegar um ponto desse percurso que as pessoas iram fazer você mudar, as pessoas vão querer por e mandar em você falar que você não é bom o suficiente. E quando ficar difícil você automaticamente vai querer achar algo pra culpar como uma sombra… Vou dizer algo que vocês já sabem o Mundo não é um grande Arco-Íris, é um lugar sujo, é um lugar cruel não quer saber o quanto você é durão vai querer colocar você pra baixo vai querer colocar você de joelhos e vai ficar de joelhos pra sempre se você deixar. Você Eu ninguém vai bater tão Duro como a Vida, mas não se trata de bater duro se trata o quanto você agüenta apanhar e seguir em Frente o quanto você é capaz agüentar e continuar tentando. É assim que se consegue vencer. Agora quando se Vocês sabem os seus valores então vão atrás dos seus ideais, mas te que ter disposição pra apanhar e nada de apontar DEDOS e DIZEREM que não consegue por causo “Dele” ou “Dela” OU que fui enganado não ou de quem seja… Só os FRACOS E COVARDEM fazem isso e ACREDITO que vocês são mais de que isso… Mas se vocês não acreditar em si mesmo nunca terão uma vida.

    NUNCA ESPERE O MELHOR EMPREGO PARA COMEÇAR A TRABALHAR, NUNCA ESPERE OS ELOGIOS PARA ACREDITAR EM SI MESMO. QUE DIPLOMAS NA PAREDE NÃO ME FAZEM O MAS SABIO E RESPEITÁVEL, MAS O TRABALHO ÁDUO EDIFÍCA O HOMEM…

    A todos deste blog muito sucesso
    Grato Rafael Seabra
    Ismael Borges – Herbalife

    • Marcos Aurélio

      Olá Rafael Seabra,

      Te aconselho a ser temperado, nós seres humanos temos muita facilidade de observar apenas as falhas dos outros, conheço empresa que trabalha MMN e as regras são transparentes e éticas, e ninguém é obrigado participar, se você vai a igreja ninguém te obriga a dar dízimos e ofertas, até a Bíblia Sagrada mostra Deus motivando o povo de Israel a marchar em frete, com a promessa de receber uma terra prometida, você estudou porque algo te motivou a isso, veja o lado bom do MMN também, Como: desenvolvimento de networking termo usado na administração de empresas, marketing de relacionamentos, que é muito eficaz, isso não é do seu tempo, é mais antigo, acredito que não conheça bem o assunto, então leia atentamente:

      Legislação Referente ao Marketing Multinível

      De acordo com Lei nº 556 “O Marketing de Rede é um sistema de distribuição, ou forma de Marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.

      Empresas de distribuição multinível são aquelas que comercializam produto por intermédio de comerciantes ou distribuidores que, por sua vez, patrocinam outros, recebendo pagamentos baseados sobre as vendas realizadas pelos patrocinados.

      As leis brasileiras não proíbem tal sistema de distribuição, sujeitando-se quem dele se utiliza às normas legais a que estão sujeitas as empresas em geral.

      Os pagamentos correspondentes às vendas feitas pelos patrocinados estão sujeitos ao recolhimento do imposto de renda na fonte, bem como, no caso de pessoa física, à contribuição para o Instituto Nacional de Seguridade Social.

      Sobre o Marketing Multinível

      O Marketing de rede nasceu na década de 40, criado por Carl Rhenborg um americano que estabeleceu modificações no sistema tradicional de vendas (Single-Level ou Uninível).

      Atualmente possui mais de 35 milhões de pessoas envolvidas ao redor do mundo, crescendo a uma taxa de 11% ao ano.

      Esse é um negócio lícito, devidamente registrado em todos os órgãos competentes do governo brasileiro, com desconto de imposto de renda na fonte e é regido por princípios éticos, morais e legais em todo o mundo.

      Essa forma de trabalho está revolucionando o planeta e atualmente responde por 25% do PIB dos EUA e 16% do PIB do Japão sendo que nos EUA, é a forma de trabalho que mais forma milionários e no Japão, onde já não existem mais as classes sociais C, D e E, esse negócio também é feito pelas classes A e B japonesa.

      CitiBank, a Coca-Cola, a Colgate Palmolive, Gillete, Amex, American Express, Avon, IBM, Ford e centenas de outras empregam esse sistema pelo menos em alguns setores pela percepção de que é uma excelente forma de alavancar as vendas de produtos e serviços.

      Agora o Brasil também vai se tornar uma potência no MMN, e pasme já temos multinacionais brasileiras fortes em MMN, um abraço ao Rafael e a todos.

      Marcos Aurélio
      Administrador de Empresas

  • http://h7solucoes.g3w.com.br Clovis

    Parabenizo o autor pelo blog, mais aqui fica uma pequena irrratação. Não sou defensor do MMN (embora faça parte), mais sou defensor de buscar a fundo qualquer informação, antes de postá-la.
    A Avon foi a responséavel (em outras palavras criadora) pela existencia do MMN, entre o final do século XIX e XX. A ação inicial desta empresa no Brasil não foi de MMN e sim de vendas diretas, mais aos poucos estão desenvolvendo o MMN.

  • http://www.harmonianatureza.com.br Claudio Gomes

    Meu ponto de vista quem é contra o mmn vai ser como uma grande bandeija acessar o site da indústria da decepção pois a pessoa quer achar o que ela deseja e não pesquisar em outras fontes de informações. Hoje a nível Brasil existem muitos sites de excelência com informações sérias sobre mmn. O mmn tem mais de 50 anos mercado mundial até mesmo a avon sedou ao mmn no japão.

    Quando existe um debate tem que saber ler, absorver e aceitar os dois lados e não somente baixar o ferro nos que são a favor e postar tudo dos que são contra e sorrir pois o site da industria da decepção ganha espaço no google e pagehank com essas visitas dos que são a favor e dos que são contra.

    Sempre terá grandes Nomes e Empresas importantes defendendo ou sendo contra algum modelo de negócio, vendas ou produtos. Quem vai decidir? É você…. Hoje ja tem uma grande divulgação e acesso no google o site da Indústria da Decepção estes são contra qualquer modelo de Marketing Multinível.

    Eu mesmo ja postei várias coisas respondendo ao suposto debate e nunca tive as respostas públicadas e so fica as respostas dos que são contra. Ai é mole queimar um nome ou uma empresa.

    Ja existe na mídia televisão e revistas reportagens boas falando sobre mmn, Avon mmn Japão, Nipponflex uma grande empresa e de conceito com vendas de colchões com mmn, Polishop ja trabalha com mmn, Bodygenics dona também do http://www.corpoperfeito.com.br mmn, Belcorp Distribuidora uma grande empresa de cosméticos com mmn, Max Gehringer fala do mmn, Paul Zane Pilzer um grande homen do mundo dos negócios apoia o mmn, Bob Proctor fala sobre o mmn, Jim Rohn fala sobre o capital de giro no mmn, Warren Buffett comprou uma empresa de mmn, Ana Maria Braga apoia uma empresa de mmn, Donald Trump fala sobre a fonte de receita no mmn, O livro Os Segredos da mente milionária fala sobre o mmn poderia citar várias outras porém é tudo questão de visão e para quem vai querer pedir opinião.

  • http://www.facebook.com/people/Leandro-Gomes-Barcellos/100000906664288 Leandro Gomes Barcellos

    Hoje msm fui a uma “entrevista” o cara me apresento isso tudo. Só que ja tava ligado nisso ai, e ele se ferrou de verde e amarelo. Queria saber como faço pra denunciar uma empresa dessas.

  • Adry_amorzinho

    O QUE ACHA DAS EMPRESAS:RECARGA VIP E FRPROMOTORA?SÃO MMN BONS?NA SUA OPNIÃO?

  • Adaltopn20

    DENUNCIA DE ESQUEMA PIRAMIDE

    http://www.eskon.com.br/destaque.php

  • Felicianomatos

    Rafael, com o teu conhecimento voçê deveria ser mais esclarecedor nas suas posições. Sinceramente, pirâmide como gosta de chamar as empresas de marketing multinivel, voçê esquece de falar que o sistema atual de empresas tradicionais também é uma pirâmide,ok. Se voçê for trabalhar em uma determinada empresa, quem ganha mais dinheiro?… E voçê também esquece de falar que numa empresa verdadeira de marketing de rede é possivel uma pessoa que começa hoje ganhar mais dinheiro do que uma pessoas que já faz tempo que esta na empresa e mais ainda que pode ter patrocinado esta!

  • http://www.facebook.com/sergiodinasta Sérgio Andrade Andrade

    Numa empresa onde não utiliza-se o MMN, temos uma verdadeira forma de pirâmide, onde muitos trabalham pesado, ganham pouco perante a receita anual da mesma. No MMN isso ocorre certamente, mas os duplicadores são valorizados e bonificados pelo esforço realizado.
    Hoje temos varios consumidores de produtos que utilizam marcas famosas, gostam, indicam e não ganham nada pela indicação realizada. O MMN é uma organização deste mercado boca a boca.
    E garanto que várias pessoas que comentaram negativamente sobre o MMN, amanhã num futuro breve, estarão filiados a alguma empresa do tipo.

    MMN é tendência mundial. E quando se fala em tendência, não fique na frente.

    Sou associado da Dinastia desde 2007 e estamos muito satisfeitos com os benefícios adquiridos, principalmente minha previdência privada da Sulamerica. Antes não tinha o mínimo conhecimento destas ferramentas para investir dinheiro.
    Temos muitos críticos e poucos que auxiliam a camada mais pobre e sem informações da sociedade brasileira.

    SOMOS DUPLICADORES DAS NECESSIDADES BÁSICAS FINANCEIRAS QUE UMA FAMÍLIA PRECISA.

    Segurança Financeira Imediata;
    Renda Extra Mensal, reconhecida pelo Gov. Federal;
    e Plano de Investimento, para garantir minha Independência Financeira a longo prazo.

    Tenho, duplico com meus amigos e sou bem remunerado por isso.

    Interessados, entrar em contato pelo e-mail sergioar35@hotmail.com.

    Abraço e boa sorte em sua renda tradicional.

    Até…

    Sérgio Dinasta

    • Pulo Network

      Sou apaixonado por MMN e estudo muito pelo assunto .

  • mark

    Muito Interessante esse Artigo… 1 e muitas empresas tem o Legitimo esquema Piramide… e muitos cegamente obsecado por dinheiro facil entrao… empresa com pouco mais de 20 anos… como eles dizem o Tal “ Aparelho “ ( Um colchao normal Vibrador que parece com colchao de motel e falam que tem milhares de beneficios é 171 Forte !) a Nipponflex … oh empresa milagrosa… Alguem te chama para uma Reunião pessoas com visao logo de inicio sabe que é uma Piramide… eles nao Vendem seus produtos… eles Obrigao vc a comprar para entrar na “ Equipe“ e ganhar no minimo 5 mil 15 mil 30mil dependendo quantas pessoas vc indica a entrar no esquema (rs comprar um Colchao de 7 mil reais) e sua equipe indica joga o 171 em qualquer um falando que vai ganhar muito Dinheiro e ficar Rico em pouco tempo… Agora me Diz se eles falam com 10 pessoas vc indica eles compram… vc vai ganha 7 mil reais no Sucesso todo mes e pelo menos 5 a 7 é oo minimo mais pobre la ganha diz eles…. por as Pessoas Estudão fazem FACULDADE ??…. Vamoos toooooooooodos fechar as faculdades…. trabalha em Marketing e Vender “ Aparelhos Ortopedicos “ rssrs e ganha facil 20mil por mes ?… nao é uma Maravilha…. essa empresa é exatamente oque artigo fala muito impressionante !

    1.O recrutamento de participantes é ilimitado, numa cadeia interminável de recrutadores motivados a recrutar novos recrutadores;

    Mesmo eles vao convidar para a reuniao para apresentar o Colchao que vai deixa vc milhonario… só se vc tiver Dinheiro ou tiver Condiçao para financiar… é ilimitado as pessoas que podem entrar… so pessoas que tem dinheiro e que conhecem muitas outras pessoas que tem dinheiro… essas sao as pessoas que eles Querem la dentro !

    2.O avanço na hierarquia de múltiplos níveis de participantes (vendedor, distribuidor, associado…) é alcançado pelo recrutamento, ao invés de nomeação ou seleção;

    Impressionate rsrs… exatamente… vc compra um aparelho começa como represetante normal depois de 10 vendas a empresa vai te reconhece… e passa como distribuidor… e assim por diante… vc indico mais pessoas a entrar vendeu para essa pessoas.. vc sobe de cargo la e vc vai ganha muito mais Dinheiro… entao traga mais pessoas com dinheiro.

    3..Aquisição periódica de produtos (produtos da empresa ou venda de ferramentas, seguros, treinamentos…) pelos participantes é pré-requisito para receber comissões e avançar no negócio (pagar para participar);

    Exatamente vc tem que fazer cursos para melhorar seu papo nas vendas… tem q fazer cursos para aprender como eles querem que vc fale para vc convence mais e mais pessoas e fazelas entra no esquema…. detalhe os cursos tem CUSTOS…

    4.A empresa paga comissões e/ou bônus para mais de quatro níveis de participantes

    Exatamente… os represetantes… que mais de destacao em todos.. ganham Carros populares… premios… e vc que de todos vendeu mais colchao todas pessoas q vc fez entrar no esquema indicarem mais que todos mais pessoas… vc Ganha um Super carro de Luxo no valor de 100mil reais…. rs

    5.Para cada venda, o pagamento da empresa para os participantes acima na cadeia iguala ou excede o que a pessoa realmente vender o produto, criando um incentivo insuficiente para vender produtos diretamente e um incentivo excessivo para recrutar novos participantes

    a 5 nem preciso fala… tudo oque ja sabem… Abrem o Olho.. ninguem da dinheiro a toa para vc ! velho e BOM Ditado… quando a Esmola é grande o Santo desconfia ?…

    • Normandocandido

      ja comprei , ja recrutei , ja paguei o meu aparelho de 9 mil e ja to ganhando 10 mil por mes, e vc ai falando bosta.

  • Marcelo01

    Estudiosos e a Justiça brasileira não veem crime na Dinastia

    Evidências e provas mostram-se insuficientes para caracterizar má conduta e impedir funcionamento de rede
    Denyse Godoy, iG São Paulo | 05/05/2011 05:40
    A+ A- Compartilhar: Existe uma lei no Brasil que proíbe a formação das pirâmides na sua forma tradicional: é a 1.521, de 1951, que tipifica o chamado crime contra a economia popular e menciona claramente esquemas como correntes. Outra norma sob a qual se costuma enquadrar arranjos semelhantes é o artigo 171 do Código Penal, estelionato: “obtenção de vantagem ilícita em prejuízo alheio induzindo alguém a erro mediante ardil”.

    Leia também:
    Por que nos deixamos enganar?
    JP Morgan teria ignorado avisos sobre Madoff
    Na prisão, Madoff diz que os bancos ‘sabiam’
    Polícia prende o ‘Madoff Mineiro’
    A operação da empresa Dinastia e do seu presidente, Dilso J. Santos, porém, não representa nenhuma infração a tais regras, na avaliação de especialistas na legislação do país e da própria Justiça.

    “Tais casos geram perplexidade porque esquemas desse tipo são estruturados na forma de uma aparente legalidade, com uma argumentação floreada que serve de jogo de fumaça para esconder como as coisas realmente são. Aí o judiciário não consegue acompanhar, entender”, diz Robson Galvão, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico.

    A lei 1.521 é considerada antiga e muito generalista, até porque o termo pirâmide abarca diversos significados. O Código Penal exige, a fim de caracterizar uma violação, que a atividade supostamente ilegal reúna exatamente todos os elementos descritos na norma em questão.

    “Não se pode condenar ninguém dizendo que sua atuação apenas se assemelha a uma prática proibida”, afirma Bruno Salama, professor da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV).

    Ainda há outros dispositivos que vedam indiretamente mecanismos de uma forma ou outra relacionados a pirâmides, como o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, que fala da propaganda enganosa.

    Mas a 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, após dois anos de investigação, aceitou as explicações de que a Dinastia é uma empresa de marketing de rede como tantas outras e achou por bem, no fim de 2009, arquivar o inquérito civil aberto contra a organização, pois “não ficaram comprovadas irregularidades”, afirma a promotora responsável, Ana Rita Schinestsck, “embora as atividades da empresa despertem suspeitas”.

    Pela mesma razão, não foram acolhidas ações individuais abertas por ex-associados na Justiça do Rio Grande do Sul – Estado onde a organização mais cresceu até agora –, e o promotor Rafael Russomanno Gonçalves, de Feliz (RS), solicitou em agosto de 2010 a absolvição sumária de Santos no processo criminal do qual era réu.

    Cliente ou vendedor?

    As investigações realizadas no Rio Grande do Sul somente levaram em conta a relação da Dinastia com seus integrantes enquanto clientes de seus serviços, de acordo com os promotores de Justiça.

    A apólice de seguro de vida vendida pela empresa foi criada pela SulAmérica e devidamente registrada na Superintendência de Seguros Privados (Susep). A respeito de todos os benefícios proporcionados aos participantes, não consta nenhum tipo de reclamação nos órgãos de fiscalização, segundo levantamento do Ministério Público. A Susep não respondeu a pedidos de esclarecimento feitos pelo iG, e a SulAmérica, por meio da sua assessoria de imprensa, declarou “desconhecer a forma como a Dinastia atua com seus associados, não tendo informações sobre as vendas da empresa ou sobre a definição da estratégia de distribuição”.

    A venda de seguros de vida, no Brasil, é prerrogativa de corretores devidamente autorizados pelo governo. “Mas o associado não está vendendo o seguro. A apólice é coletiva, não individual. O participante apenas indica o serviço a outros interessados em tornar-se parte do grupo”, diz Santos, acrescentando ter pesquisado muito até chegar a uma forma de operar que coubesse nas regras vigentes.

    O cadastro de interessados em tomar parte na rede é realizado formalmente, com os números dos documentos pessoais do integrante, que assina um contrato e tem imposto de renda retido na fonte. O sistema de remuneração também foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
    “Nosso escritório fica desde 1996 no mesmo endereço. Se houvesse alguma ilegalidade, a empresa duraria tanto tempo? Cumpro estritamente todas as obrigações com os associados”, afirma Santos. “Assim, quando surge alguma reclamação, prefiro gastar com advogados a simplesmente devolver os valores de mensalidade pagos. Afinal, o reclamante gozou das vantagens oferecidas.”

    Um crime contra a economia popular diz respeito às relações de consumo. “Nesse caso, quem adquiriu determinado bem ou serviço teria de ser lesado no direito de usufruir o que comprou”, afirma Marco Aurélio Florêncio Filho, professor da Universidade Mackenzie.

    Livre arbítrio

    Mesmo considerando o vínculo como revendedores que os filiados têm com a Dinastia, seria difícil apontar ilegalidades, continuam os juristas.

    “Pode-se no máximo dizer que a empresa está exagerando as possibilidades de renda e escondendo os riscos da empreitada”, diz Salama. Na sua opinião, o poder público deve coibir abusos, porém não é saudável para a economia e para a sociedade adotar uma postura paternalista demais. Afinal, quem adere a tais arranjos o faz por vontade própria.

    “Também deve-se ressaltar que é legítimo um empresário fazer propaganda enfática de seu produto, como quando uma fabricante promete brancura imaculada a quem usar seu creme dental. Todo negócio tem um pouco de fantasia”, afirma o professor.

    O advogado Fábio Tofic Simantob, da banca paulista Tofic e Fingermann, concorda. “Um mau negócio é diferente de estelionato. Propostas maliciosas só colam porque encontram ouvidos propensos a acreditar, geralmente de pessoas que se acreditam ainda mais espertas do que aquele que lhes fala”, afirma Simantob. “É preciso desconfiar das promessas de milagres, que sempre se aproveitarão das brechas legais para se espalhar.”

  • Geraldo

    Olá rafael, como vai ?
    Percebo que seu site é bem inteligente, mas está cometendo um deslize… usar fontes como o site industria da decepção que faz analises parciais das empresas, sem bases e pesquisas atualizadas.
    Com relação à Dinastia, o Ministério publico de Porto alegre e Feliz-RS investigou e analisou o funcionamento da empresa em 2 aspectos: Se é uma Piramide Financeira e se faz propaganda abusiva ou enganosa.
    Na conclusão do processo, o Conselho Superior do Ministerio Publico concluiu que o sistema da Dinastia não é Piramide, e que todos os beneficios e promessas feitas pela empresa são legitimos e reais.

    Se quiser posso encaminhar para seu email essa documentação.

    O envolvimento de grandes e centenarias empresas com a Dinastia só confirmam a seriedade de sua proposta e atividades.

    O Crescimento e permanencia no mercado por mais de 16 anos vai confirmando anualmente a estabilidade e veracidade de seu funcionamento.

    Outro aspecto interessante é a quantidade de associados que permanecem afiliados há 4, 6, 7, 9, 12, 14 e 15 anos…. Sendo profissionais ativos nesse negócio… Isso é uma carreira…

    Sugiro à vocês que avaliem melhor a Dinastia, principalmente se desarmando de opiniões pré-estabelecidas, abrindo a mente para um entendimento mais amplo da questão.

    Como aprendi com meu pai desde pequeno: Cuide para não confundir “bife a milanesa” com “bife ali na mesa”.

    Sucesso À vocês e parabéns pelo site.

    Geraldo Ferreira Jr.
    Tubarão – SC

  • http://www.facebook.com/people/Thiago-Rosa-Ainsf/100000358283677 Thiago Rosa Ainsf

    Conheçam a Dinastia, depois comentem por favor, não dê opinião de algo que vc não conhece! Pergunte pra quem sabe! Tenho certeza que a Sul América S.A não está errada!

  • Harlan

    Olá, li alguns artigos no blog, em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho, é sempre bom ter alguém para esclarecer dúvidas, ainda mais quando se envolve situações em que as pessoas podem ser prejudicadas. Bom vamos lá ao meu comentário. Resolvi me associar na Dinastia, confesso que fiquei com medo de entrar em um golpe, porém, cada vez mais percebo que é realmente um trabalho correto e que quem trabalha e se esforça, consegue sim ótimos resultados. As três primeiras parcelas se paga 260 reais e depois disso passa a ser 126 reais. Aí eu pensei comigo, poxa, e se for um golpe? Paguei a primeira pra ver, e comecei a trabalhar na mesma semana, recrutando 4 pessoas,que geraram um ganho pra mim de 252 reais, ou seja, se perder vou perder 8 reais (convenhamos, tem gente em certos lugares que com isso nao toma nem uma “cervejinha”). Porém se o negócio der certo e eu me esforçar vou lucrar e ainda vou receber os benefícios do seguro da SulAmerica, desconto em farmácia de até 60%, entre outros. Ou seja, arrisquei pra ver, e até o momento só vejo vantagens dentro da empresa. Sem falar que a sede da empresa continua no mesmo lugar desde a sua fundação a mais de 16 anos em Curitiba, já vi que foi envolvida em diversas denúncias, porém até então não vi nenhuma que foi comprovada, e, que segundo Ministerio Público, é uma empresa legal. Aliás, vejo muita gente de todas as classes sociais associados na Dinastia, desde vendedores de rua (pasteleiro), carteiro, advogado, bancário, padre, gerente de vendas, etc. Ou seja, sinal que tem gente que têm conhecimento financeiro que percebeu que é uma maneira legal de ter uma renda extra e fez o invetimento, e até hoje, para todos os “Dinastas” que pergunto se estão satisfeitos, a resposta é unânime “sim”. Já ouvi falar de casos de pessoas que saíram, não conheci nenhuma ainda, mas com certeza se alguém saiu, é pelo fato de não ter se esforçado para ganhar o dinheiro, como em todo o trabalho, não adianta ficar parado esperando o dinheiro vir até você, tem que correr atrás e aproveitar as oportunidades, porém a empresa paga de verdade pelo o que se trabalha, diferente dos trabalhos convencionais, que o funcionário trabalha o dia inteiro arduamente, para que seu chefe enriqueça, e, quem sabe no dia seguinte ainda demita o funcionário. Sem falar que você trabalha no horário que mais lhe convém. Convido a todos que não conhecem, que façam uma visita a uma reunião, até mesmo você Rafael Saebra, para ver o trabalho e também comentar sobre ele a sua visão a respeito dele. Agradeço a oportunidade, e mais uma vez, Parabéns e sucesso!
    Harlan Strasburges (Passo Fundo-RS)

  • http://www.facebook.com/rakobayachi Ricardo Akira Kobayachi

    Olá aqui quem fala é o Ricardo Akira, hoje sou profissional no MMN, e hoje tenho uma renda que vem do MMN, irei fazer uma pergunta a todos que falam mal e ou tem curiosidade referente a recrutamentos, equipe, e vendas de Franquia digital, muitos falam “quem ganha dinheiro é o mentor”, “o cara que criou” “você só fica com as
    migalhas”, mas o MMN é uma pirâmide (nada ver com a pirâmide feia rs ) que ver por que.

    Empresa convencional “você” trabalha Existe 1 dono 1 ou 2 gerentes 3 a 4 supervisores 7 a 8 pessoas na limpezas “30 “pião” e 60 Estagiários quando algum desses irá ganhar mais que o dono, o máximo será um aumento, e o estagiário ser efetivado e alguns dos casos os 4 supervisores puxando o “saco” do gerente entregando os pião, faxineiros e os Estagiários

    Empresa de MMN / Franquia / Recrutamento Existe 1 dono, 90 pessoas que ele colocou 180 que foram colocadas pelas 90 e assim por diante o cara que está lá no quinto nível ganha só a migalha mas hoje conheço pessoas de 9º nível que está com 33.410,00 por mês

    Eu ganho pouco menos rsrs, mas ganho mais do que se fosse trabalhar em uma empresa registrado, recebendo ordens do patrão.
    Tem gente que não fica muito tempo, é lógico não se dedicou como deveria, não acreditou como deveria, mas no final da história, tenta queimar toda migalha que juntamos com grande dedicação.

    *obs. Pirâmide que citei a cima muitos pensa, mas cuidado amigos com essas empresas que prometem pacotes de viagens para poder se afiliar, pacotes de seguro de vida, mala direta
    procure uma empresa que te ofereça um plano de negócio, exemplo supondo que hoje essa empresa, seja proibida e esgotou o limite de vendas de franquias, ela tem algum produto ou serviços que você possa continuar a ter uma renda com ela se sim eu aconselho, caso não desconfie,

    “Se continuarmos fazendo tudo igual ao que viemos fazendo, dificilmente teremos resultados diferente dos que temos. Um abraço a todos!”

    Bom é isso espero ter explicado o que eu queria explicar só me procura pelo nome no Facebook Ricardo Akira Kobayachi

  • Fabiano Costa

    Prezado Rafael e Leitores,

    Desejo fazer uma consideração ilustrada:

    Caso 1:
    - João, chefe de família com 2 filhos em idade escolar, é funcionário de um Banco, e ofereceu à sua Tia uma conta no Banco em janeiro de 2011, agregado a conta houve um empréstimo com desconto em folha pela aposentadoria. A Tia que é diabética, utilizou o dinheiro pra comprar alguns produtos alopáticos receitados pela sua nutricionista, e com o restante quitou o cartão de crédito. A despesa ficou em 36 parcelas, e isto compromete mensalmente 25% da seu benefício previdenciário. Na época João recebeu 50% da primeira parcela do desconto em folha pago por sua Tia. Neste mês de novembro, dado ao corte anual de pessoal, João foi demitido.

    Caso 2:
    - João, chefe de família com 2 filhos em idade escolar, e desempregado acabou de ingressar na Amway ( Empresa com 20 anos no Brasil….Bem mais nova que o setor bancário), e ofereceu à sua Tia um produto chamado Invisifiber que tem a composição superior e objetivo idêntico ao Benefiber que sua Tia faz uso diário; ela conversou com a sua nutricionista que autorizou a substituição. João recebeu 20% da compra realizada por sua Tia, e assim continuará a receber a cada nova compra realizada pela sua Tia, que é sua cliente. Ela recebeu o produto em casa pagando R$ 43,50 pela caixa contendo 30 sachês de 4,5g (www.amway.com.br) versus R$ 56,09 (www.onofre.com.br) ou R$ 53,50 (www.ultrafarma.com.br) pela caixa contendo 28 sachês de 3,5g. A Tia da João passou a economizar cerca de 22% a cada compra, uma vez que ela pagava bem mais caro pelo produto.

    Perguntas para ambos os casos: – Será que João aproveitou-se da sua Tia? Será que João jamais deveria ter abordado sua Tia, pois afinal de contas ele se aproveitou da sua relação pessoal em prol da necessidade de sustentar a sua família? Será que a Tia foi ingênua? Ela ganhou alguma coisa com isto?

    Rafael, utilizando o seu dito:

    -”A grande questão é quanto ao recrutamento. Quando o ganho pela venda do produto é mínimo e a recompensa pelo recrutamento é infinitamente maior, é bom desconfiar.”

    O nosso amigo João não recrutou ninguém, acabou de levar R$ 8,70 (20% de comissão) para o sustento do lar, e o Patrocinador que recrutou João além de toda a sua Linha Ascendente, irão dividir R$ 6,03 ( cerca de 30% do VN – Volume de Negócios do referido produto Invisifiber é 21,11). O que, na prática, corrobora para sua afirmação, pois como pode ser visto o ganho de venda do distribuidor unitariamente é 44% maior do que o valor que será distribuído com sua linha ascendente dado ao Volume de Negócios.

    Essa história do João é real, os sites com os preços dos produtos estão aí na internet é só verificar e calcular. Não sei porque deste rancor como Marketing de Rede…. Da forma como postam no Blog, afirmam que aqueles que compunham a rede das empresas de multinível são divididos entre Estelionatários e Vitimas de “boa fé e sem informação”

    Para os Posts:

    “Isso é o tipo de golpe excelente pra pegar pessoas que querem ganhar dinheiro sem trabalhar.”.

    - “Essas empresas de marketing multinível como Herbalife e Amway fazem nada mais do que enganar muitas pessoas que acreditam na ilusão de ganhar dinheiro fácil, sem trabalhar e nas horas vagas! Todavia estão sendo vítimas de verdadeiros estelionatários, que ficam bilhonários a custa de pessoas de boa fé e sem informação!”… André,
    Concordo contigo e acredito que a grande maioria das empresas desse setor atuem dessa forma.”

    Creio que com know how acadêmico daqueles que postam e opinam neste blog, que de fato é um dos mais respeitáveis no assunto financeiro, as informações poderiam enriquecer o assunto ao invés simplesmente esbarrar superficialmente na matemática do sistema, de forma emotiva e tendenciosa.

    Obrigado pela Oportunidade!
    Fabiano Costa

  • Bruno Carvalho

    Gostei muito do artigo e aproveitando, gostaria de perguntar a respeito da Zeek Rewards.
    Oque você teria para me falar sobre, é ou não é fraudulenta?
    Está aí o link para você analisar.
    http://brunocarvas.zeekrewards.com

  • Antonio

    Boa tarde Rafael!

    Por favor, você conhece alguma coisa sobre a empresa MonaVie? Um amigo meu entrou tem um mês e ele diz que está tendo resultados, porém trata-se também de recrutamento, você ganha pontos adicionando pessoas…

    Flw

    Grato

  • Andremmapf

    em primeiro lugar eu tive um reunião sobre a dinastia e o que eu realmente entendi´, é que não é uma simples empresa de venda, na verdade são beneficios, como, seguro de vida, desconto em farmácias, plano funerário, etc… mas com a chance de ganhar dinheiro, além de investir em segurança e conforto para a família, tem gente que faz muito alarde, para pouca coisa, se alguém quer ganhar um pouco de dinheiro deixe que ganhe, ou é errado investir em um plano de vida? porque voces não pegam um pouco no pé de outras financeiras também.

  • Eidi

    Associada AMWAY desde outubro de 1994, me cadastrei pois os produtos tem excelente qualidade e assim comprar a preço de atacado. Anos mais tarde, precisei voltar a trabalhar
    iniciei o processo de revenda. Nunca tive meta em valores e pontos,captação de menbros, periodicidade de compras, de participação em treinamentos. Permaneci na revenda por 3 anos e hoje com uma renda satisfatória e CRESCENTE, ajudo outras pessoas a terem a mesma oportunidade que eu tive de obter ganhos com uma empresa ética, legal e moral.

  • Noel Santos

    Olá, Rafael, faz tempo que não entrava em seu blog. Gosto muito dele!
    Eu queria ter visto alguém falar da FR Promotora aqui. Talvez um post sobre ela… Eu faço parte da empresa como Divulgador Ativo e vejo que é uma empresa séria, com um sistema de MMN sério. Não é fácil, é claro; considero que nenhum trabalho real seja fácil. O que você(s) acha(m)? É pirâmide também? Eu acredito que não, mas… Não sei você ou o pessoal aqui já ouviu falar dela, então aproveito e deixo meu link pra quem quiser pesquisar por si. http://www.frpromotora.com/noelsantos617652
    MSN: tridente.27@hotmail.com

  • Noel Santos

    Olá, Rafael, faz tempo que não entrava em seu blog. Gosto muito dele!
    Eu queria ter visto alguém falar da FR Promotora aqui. Talvez um post sobre ela… Eu faço parte da empresa como Divulgador Ativo e vejo que é uma empresa séria, com um sistema de MMN sério. Não é fácil, é claro; considero que nenhum trabalho real seja fácil. O que você(s) acha(m)? É pirâmide também? Eu acredito que não, mas… Não sei você ou o pessoal aqui já ouviu falar dela, então aproveito e deixo meu link pra quem quiser pesquisar por si. http://www.frpromotora.com/noelsantos617652
    MSN: tridente.27@hotmail.com

  • Rikales Ainsf

    esse Rafael, com todo o respeito é de longe o kara mais negativo que já conheci, imagine se ninguém mais acessar este seu blog, ele vai viver de que? Porque pelo que vejo, nada é sério,legal ou moral pra ele. está atrelado no passado no trabalho tradicional e braçal e fechado para qualquer nova tendencia de mercado. Entenda uma coisa amigo as pessoas se reproduzem numa velocidade muito superior ao numero de vagas de trabalho que surgem no mercado, então amigo deixa o povo fazer o seu MMN em paz, pois acho que é melhor do que andar na rua fumando pedra e matando por 5 reais.

  • Digo

    O que vcs me dizem da Nippon flex?? acho que os produtos são muito caros e no final poucos é que saem ganhando muito e muitos ganham pouco!!! a promessa da empresa é de vc ganhar 20 mil por mês em menos de um ano se fizer as coisas de maneira certa, mas a maioria das pessoas que eu conheço já estão a um bom tempo e nada de ganhar 20 ou 30 mil por mês, talvez alguns estejam tirando na faixa de uns 3 mil e um mês mil em outro, 2 mil em mais um, para mim já estaria bom como renda extra mas o que eu acho que é errado é a questão da promessa de ficar “rico”em pouco tempo oferecendo um marketing absurdamente promissor, sinceramente, não acredito nesse tipo de história… Se alguem estiver “rico ” me avise pra eu entrar no ramo tbm
    rsrsrsrsr

  • Flaviafdh

    alguem conhece a empresa haivilinhg?

  • Gustavo Sfg

    Rafael, você e muito menos o site industria da decepção nao sabem o que falam! A dinastia é uma empresa idônea e séria, e se voce segue o que lhe foi passado a risca sem re-inventar a roda, com um pouco de persistencia com toda certeza do mundo voce vai sim obter resultados, grandes ou nao depende de voce, com certeza bem acima do seu investimento inicial! O site industria da decepção foi processado e teve que retirar o artigo com informações falsas da dinastia! e se pra ganhar dinheiro ou nao, eu tambem nao hesitarei em processar aos que disserem informaçoes falsarias da empresa a qual dedico meu tempo!

  • Diegoarlan

    Bom dia,
    Estou com uma duvida a respeito do esquema em piramide, estou fazendo um site como se fosse uma forma de compra coletiva, segue o link do funcionamento do site:

    http://www.toeconomizando.com/cms.php?id_cms=1

    Teria como dar uma lida e me informar se neste caso vai ser considerado esquema em piramide?

  • Diegoarlan

    Bom dia,
    Estou com uma duvida a respeito do esquema em piramide, estou fazendo um site como se fosse uma forma de compra coletiva, segue o link do funcionamento do site:

    http://www.toeconomizando.com/cms.php?id_cms=1

    Teria como dar uma lida e me informar se neste caso vai ser considerado esquema em piramide?

  • Alexandre

    Caro Rafael, vc conhece a empresa My Travel and Cash? Se a sua resposta for positiva, na sua opinião, o esquema é MMN ou pirâmide?
    Um abraço.

  • bruno roesel

    Gostaria de comentar sobre os comentários.
    Trabalho com a MonaVie e digo que o recrutamento nao é uma forma de arrecadacao desta empresa e sim uma forma de achar novos consumidores e com isso a empresa vende seus produto. Nao precisamos trabalhar com vendas, somos consumidores e assim a empresa obtem lucros e nos recompensa por isso.
    Falar de empresas da qual nunca participaram é uma forma chata e irresponsável de menosprezar o suor das pessoas que nela estão. MMN é coisa séria e já foi provado isso ao longo de mais de 100 anos de existência. Claro que já existiram fraudes e empresas maldosas, mas generalizar tais empresas é injusto.
    Caso haja interesse ou queira informações: brunoroesel@hotmail.com

    • Arinetecristinasilva

      Vc sabe me dizer se a empresa nipponflex e uma piramede?Pois o seu recrutamento para novos vendedores,a pessoa prescisa comprar um produto pra fazer parte da empresa e começar a vender seu produto para obter lucro…..

  • Fernando

    Olá! Eu trabalho com MMN pela internet e ganho um bom dinheiro. Aconselho a todos que querem ter uma renda a mais, faça MMN. É o negócio do futuro.
    Meu blog: http://maisrendamaisliberdade.blogspot.com/

  • Fernando

    Olá! Eu trabalho com MMN pela internet e ganho um bom dinheiro. Aconselho a todos que querem ter uma renda a mais, faça MMN. É o negócio do futuro.
    Meu blog: http://maisrendamaisliberdade.blogspot.com/

  • http://rendamensalfr.blogspot.com/ Noel Santos

    Rafael Seabra, respeito muito seu blog, você e o trabalho que faz.

    Eu visitava seu blog fortuitamente numa época em que me interessava o mundo dos investimentos pela Internet. Estudei um pouco esse mundo, mas vi que teria que estudar bastante mais pra conhecer os sistemas de investimentos existentes e saber qual seria o melhor em termos de alto rendimento e baixo risco. Com o tempo foi esfriando meu interesse, pois vi que os “altos rendimentos” eram ao mesmo tempo “altos riscos”.

    Nas últimas semanas, por indicação de uma pessoa honesta, conheci um sistema que me lembrou a época em que eu “olhava” o mundo dos investimentos. Um site de sistema de Marketing Multinível, que divulga um site americano de leilões de centavos, possui um sistema semelhante ao sistema da caderneta de poupança, com a diferença que os ganhos são realmente muito mais altos. Claro, você poderia falar dos riscos e tal, eu não iria discordar de você, provavelmente. No entanto, muitos dos riscos são extinguidos pelos depoimentos de pessoas que já fazem parte há um bom tempo do sistema. O outro risco é o que qualquer empresa que se preze corre: o de “quebrar”. Não acredito que isso possa vir a acontecer, pois o sistema é sólido e a empresa conta com suporte de qualidade, por isso faço parte do sistema. E estou tendo meus ganhos diários, muito maiores do que o da poupança, p. ex.

    Levo menos de 5 minutos pra “trabalhar” no sistema. Está tudo pronto para nosso trabalho. Todas as ferramentas já estão à nossa disposição no próprio site. Não preciso chamar ninguém pra que eu possa ganhar no sistema. No entanto, tenho a oportunidade de aumentar meus ganhos e acelerá-los, pois ganho uma porcentagem sobre os ganhos dos meus indicados (ganhos esses – sozinho ou com indicados – que são certos! Sem maiores condições, a não ser o de divulgar o site de leilões diariamente, gastando pra isso menos de 5 minutos.).

    CONTATO:
    Email: nnoelsantos@gmail.com
    MSN: tridente.27@hotmail.com

  • Josimar.

    Rafael, fiquei sabendo a pouco tempo que a Polishop esta montando um esque ma MMN, a pessoa tem que pagar R$ 600,00 em 10 parcelas de R$ 60,00, para a compra de um site, nisso tambem tem este esquema de recrutamento, cada pessoa que vc recrutar vc ganha R$ 110, 00 alem de 5% na venda de qualquer produto, e participação de lucro em cima de tudo o que foi vendido 8% que seria dividido entre todos, tambem que recolheriam o imposto INSS e IR, o que me diz

  • JOSÉ PIRES

    Então pelo que vc escreveu aqui,99,999999…..% das empresas de MMN são pirâmides? é
    isso?

    Quer dizer que não se deve desenvolver, em nehuma hipótese esse tipo de atividade?
    Só vai ficar rico quem adquirir o seu “manual”?

    Agora, pergutinha que não quer calar: já que vc prega tanto contra o MMN, como é que vc aceita colocar em seu site publicidade da HERBALIFE,hein?

    • Carlos Amorim

      Gente que trabalha com MMN, além de ser fanático, não sabe LER. O post diz que, segundo Taylor, aproximadamente 99% dos participantes perdem dinheiro. Taylor é americano, estudou 250 empresas de mmn e comprovou esse fato. Quanto à publicidade da Herbalife, deixo para o dono do site responder. Também acho contraditório.

  • Tatiana

    Rafael, gostaria de ter mais informações sobre a Mister Colibri, obrigada. Parabéns pelo seu trabalho.

  • Bruno

    Rafael

    A Mister Colibri pelo que sei, é uma empresa que está a pouco tempo no Brasil. O dono desta empresa (Elia de Prisco) traz a idéia que assistir a propagandas e ganhar para assistir é um bom negocio, pois a medida que voce indica outras pessoas a fazerem o mesmo, voce ganha em cima das pessoas indicadas.

    Esta idéia proposta pela empresa, caracteriza piramide financeira ou seria MMN?

  • Carlos

    Será que a POLISHOP com a marca forte que tem vai ser sujeitar equema de piramde quem quiser conhecer o projeto que é bem justo para todos.

    NÃO EXISTE EM NENHUM NEGOCIO GANHAR DINHEIRO SEM TRABALHAR.

    POLISHOP oferece oportunidade de negócio http://www.sistemawinner.com.br/vipbrasil realmente uma empresa que tem força na marca entrando no mercado de MMN é para ganhar muito dinheiro

    Skype: licocarlos21
    MSN: licocarlos@hotmail.com

  • convidada

    https://www.mytravelandcash.com/
    My travel e cash:

    Rafael Seabra qual a sua opinião sobre essa empressa?

    Será golpe da piramide?

    • INTERMEDIÁRIA

      Rafael, tenho acompanhado os mais diversos comentários e pontos de vista sobre o que é MMN, Markting de rede e Pirâmide e o que percebo é que existem muitas informações contraditórias e equivocadas sobre o assunto. Primeiro, é questionável o conceito de Pirâmide, que muitos têm.As referências que mais percebo apontam para aquelas ações de estelionatários, esquemas fraudulentos, terminantemente proibidos pela nossa legislação. A Pirâmide que aqui se referem é aquela coisa de ladrões,casos de polícia. Sem registro junto ao Ministério da Fazenda, sem recolhimento de impostos junto à Receita Federal e que, ao ser denunciado, alguém desaparece com o dinheiro e como não existia nem empresa e nem produtos, todos os demais envolvidos ficam no prejuizo, “a ver navios” e ainda tendo que se explicar à polícia por estarem participando de um negócio ilegal. Portanto, se é Pirâmide, não pode ser uma empresa constituída e legalizada. Tal vez ao contrário possa ocorrer: uma empresa, depois de contituída e legalizada passa a atuar escandalosamente em forma de pirâmide Quem sabe de algum esquema desses e não denuncia à polícia, de duas uma: ou não tem provas ou também não é pessoa de confiança, é cúmplice. Agora, falar sem pensar e acusar sem ter provas e como atirar sem apontar. Pode ferir alguém e ter que responder por isso. Estou me referindo a essa confusão entre Dinastas, Ex-dinastas e não-dinastas. Tenho razões e direitos para achar muita bobagem no fato de ficarem se atacando e contra-atacando por uma empresa,(as três categorias que me referi acima afirmam que é uma empresa)que paga associados que queiram angariar novos associados. Seria o esquema de pirâmide, salvo pelo fato de que, cada pessoa que se associa, ganha o direito a um pacote de benefícios financeiros terceirizados por empresas que fazem parceria com a empresa que motiva esse “estica e puxa”. Além de ter uma sede administrativa com endereço fixo em Curitiba, com toda a documentação necessária perante o Ministério da Fazenda e o recolhimento de impostos junto à Receita Federal, o negócio dos dinastas também se distancia da ilegalidade de uma pirâmide, pelo fato de que os associados não são obrigados a angariar novos associados, para que tenham o direito aos benefícios acima referidos.É por isso que a referida empresa, conseguiu legalizar a sua ação e também é por isso que a justiça brasileira não vê crime nos seus atos. Podemos afirmar que trata-se de um negócio limpo e transparente. Vamos deixar esse papo de pirâmide para negócios sujos de estelionatários.
      Quando você diz que: “o fato de ser pirâmide não impede de ser uma empresa constituída e legalizada”, eu te pergunto: como pode ser legalizada se Pirâmide é uma coisa jurídicamente ilegal?…
      Porém na tua afirmação de que: ” existem várias empresas que atuam nesses esquemas em pirâmide”. Até podemos usar o termo pirâmide, dando-lhe um outro conceito: o de que todas as empresas têm certa estrutura piramidal. Todos os empresários precisam de uma bem estruturada hierarquia administrativa que vá desde os funcionários mais próximos e de confiança, até a massa de trabalhadores responsáveis pela produção. Nem tem como fugir disto. Muita gente adoraria que aparecesse um grande empresário na cidade e abrisse uma nova empresa, para poder buscar uma oportunidade de emprego melhor. Uns precisam dos outros e nem todos têm o chamado “espírito empreendedor”. Nesse mesmo sentido, muitas pirâmides existem por que a maioria das pessoas são acomodadas e preferem ficar embaixo, fazendo a base. Uns entram numa empresa e querem progredir. Então procuram conhecer, se aperfeiçoar, se reciclam e “mostram serviço”. Outros cruzam os braços e se dão por satisfeitos pelo fato de estarem empregados. Essa é a diferença. Tem os que fazem as coisa acontecerem (empreendedores) e tem os que esperam que as coisa aconteçam (acomodados). Você remar o teu barco para um porto que você quer é muito diferente de você sentar e deixar que ele vá para qualquer lugar, à deriva. Tem gente que se acomoda a vida inteira num subemprego. Até com o seguro desemprego e com o Bolsa Família tem gente que se acomoda. Geralmente essa pessoas reclamam muito e culpam tudo e todos. Culpam o patrão, o governo, a família e por aí a fora. Esse é o meu ponto de vista. Essa empresa da polêmica entre dinastas, ex-dinastas e não dinastas – a Dinastia – é uma empresa como qualquer outra, que tem que ter uma estrutura piramidal, sem que isso caracterize esquema injusto de exploração, estelionato ou coisa parecida. Todos têm o direito de buscar crescimento através de uma empresa, mas ninguém é obrigado a fazê-lo e nem mesmo permanecer trabalhando nela. Precisamos de médicos, engenheiros, advogados, professores,empresários, pedreiros, etc, etc… Mas em todas as profissões, tem profissionais que são um sucesso enquanto outros com a mesma oportunidade, são um fracasso. Entre as razões, estão: MOTIVAÇÃO, DEDICAÇÃO E ESFORÇO, SERIEDADE, RESPONSABILIDADE, COMPROMISSO PROFISSIONAL E VONTADE…
      Heráclito, um filósofo grego dizia: “as vezes é tão difícil tomar conhecimento do evidente quanto acreditar nele”.
      Pirâmide é coisa de estelionatário, ladrão,vigarista…
      Markting de rede e MMN é coisa de pessoas que querem melhorar a sua qualidade de vida, melhorar a qualidade de vida da sua família, dos seus amigos, dos amigos dos seus parentes e dos parentes dos seus amigos.
      No 1° caso, é a má intenção que reina e no 2° é exatamente o contrário.
      Peço desculpas a todos por ter me esparramado nos meus comentários. Agradeço pelo espaço, pois através dele pude expor um pouco da minha opinião e até desabafar, pois tem horas que me sinto angustiado com a confusão que as pessoas fazem diante de coisas tão simples de se entender.
      “Você se constitui de um total da soma de todas as suas escolhas. E com a necessária dose de motivação e esforço será aquilo que quiser ser”. WAYNE W. DYER
      “As pessoas bem sucedidas na vida, são aquelas que saem em busca das circunstâncias que precisam e, se não as encontram criam-nas” EMERSON
      “Vai e faça-se conforme a vossa fé” JESUS CRISTO.
      Um abraço a todos!

  • Luciana

    Estou querendo entrar em uma empresa que vi no jornal,ela se chama STC-sistema de trabalho em casa.Gostaria de saber se ela e uma piramide.

  • Luis Clubecursos

    O site da Industria da Decepção não tem nada de excelente! Pra começar que ele não fala mal somente da Amway e da Herbalife que são empresas realmente sérias e Excelentes, com décadas de existência!
    O site Industria da Decepção é formalizado por uma pessoa com visão superficial de MMN com um senso comum de economia.
    Ele mal sabe as causas e efeitos que o MMN tem na economia e fica falando mal de todo MMN.

    Sendo que nos EUA o próprio presidente Bill Clinton apoio em TV publicamente o MMN e agradeçeu aos marqueteiros por movimentarem a economia dos EUA.

    SÓ UMA CURIOSIDADE JA QUE O EDITOR DESSE BLOG TEM TANTA CERTEZA E FAZ JUS DO QUE FALA.

    POR QUE NÃO APARECE O PERFIL DO EDITOR DESSE BLOG QUE CHAMAM DE SITE?

  • Marcos neves

    Prezado Rafael,

    Vc tem opinião formada sobre a lGN internacional?

    att.

  • § – Sérgio Soares

    sim gostei muito do Artigo ; Não quero defende-lo ou muito menos Acusa-lo , o Rafael Seabra, foi muito profissional em dexar as dicas ou seja as questões a serem analisadas para que você decida. ! . Parabens meu Caro . Todas as informações são validas, afim de passar conhecimentos e analises sobre o tema .gosto muito de Honra , Lealdade , Verdade por isso Informações sempre são bem Vindas . Parabens , RAFAEL .

    § – Sérgio Soares , Economista USP

  • Priscilasena

    Vieram me convidar para ser franqueada da empresa Hailiving, essa empresa é seria? Preciso saber logo ,pois estou para assinar o contrato e quero fazer algo serio!

  • http://cassiodacris.blogspot.com/ Cassio da Cris

    Uma outra empresa que trabalha com MMN estilo pirâmide é a Nipponflex. http://www.nipponflex.com.br/
    Recebi um vendedor em minha casa por estes dias e percebi uma outra característica desse tipo de empresa. Todas elas não investem em meio de divulgação em massa como rádio, televisão, revistas, e jornais de grande circulação.

    • GABRIE

      VOCÊ PERDEU UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE SE CUIDAR COM AS TERAPIAS JAPONESAS ALEMÃS, ALÉM DE MUDAR A SUA VIDA FINANCEIRA APÓS SE TORNAR USUÁRIO E TRABALHAR DURO. COMO CEMENTOU O AMIGO ABAIXO DE SEU INFELIZ COMETÁRIO SEM CONHECIMENTO DE CAUSA; Para evitar o envolvimento em piramides financeiras, que são criminosas, devem ser obrservados os seguintes pontos:

      piramide não tem produtos ou serviços; a NIPPONFLEX TEM
      piramide não tem registro CNPJ; NIPPONFLEX TEM
      piramide não emite nota fiscal; NIPPONFLEX TEM
      piramide é um esquema ilegal; NIPPONFLEX NÃO
      piramide promove dinheiro fácil; NIPPONFLEX NÃO; ELA PROMOVE SAUDE DO CORPO E FINANCEIRA

      maketing multinivel é um sistema de distribuição; A NIPPONFLEX É
      maketing multinivel tem empresas sérias com sedes próprias; A NIPPONFLEX É
      maketing multinivel tem nota fiscal e desconta I.R. na fonte; A NIPPONFLEX É
      maketing multinivel tem contrato de trabalho, como franquia; A NIPPONFLEX É
      em maketing multinivel ninguém ganha sem trabalhar; NA NIPPONFLEX É ASSIM
      maketing multinivel sério tem patrocínio responsável, e não recrutadores que entulham pessoas;
      o dinheiro, no maketing multinivel sério, vem de venda de produtos, propaganda pessoal e como porcentagem por ajudar outras pessoas a desenvolver seus próprios negócios em diversos níveis.

      Quem quiser iniciar um negócio em maketing multinivel, pode facilmente indentificar a diferença.

      A NIPPONFLEX NÃO É COMO A MISTER COLIBRI, QUE SE GANHA DINHEIRO FEITO VAGABUNDO, ASSISTINDO VÍDEOS EM CASA. ISSO NÃO EXISTE!!!

      EU SOU A PROVA VIVA DE QUE A NIPPONFLEX É SÉRIA, COM FÁBRICA NO PARANÁ, A OITO MESES TRABALHO COM ELA, E JÁ TENHO MUDADO MINHA VIDA…SONHOS DESENGAVETADOS, SAUDE E BEM ESTAR RESTAURADOS, ALÉM DE A SATISFAÇÃO DE LEVAR AOS LARES, SAUDE E POSSIBILIDADE DE OBTER EM 5 ANOS, O QUE SE LEVARIA 50 ANOS PARA CONSEGUIR…

      SE QUISER ANOTA MEU E-MAIL E TE MOSTRO COMO PODE SER ALGUÉM VENCEDOR NO LUGAR DE FALAR DO QUE NÃO SABE, E CONTINUAR NA MESMISSE. VEM SER UM DISTRIBUIDOR NIPPONFLEX, MAS AQUI O TRABALHO É DURO!!!

  • Professor Marcos Soares

    Bom dia,Rafael. Gostaria de convidá-lo para palestrar sobre Educação Financeira em nossa Instituição. Temos turmas de Técnico em Contabilidade e Logística nos períodos diurnos e noturnos. Estamos em Barueri e Carapicuiba.Oferecemos Certificado de Participação.Caso queira me contatar: marcosrochasoares@ig.com.br

    Forte abraço e sucesso!

    Profº Marcos

  • Fabio

    gostaria de saber sobre essa tal nipponflex vendedora de colchões se é piramide e se o produto é realmente de qualidade

  • http://www.facebook.com/airton.rs Airton Farias

    Boa tarde, segue link com orientações referente a esquemas de pirâmides alertadas pelo departamento de justiça do Estado da Carolina do Norte, que pode vir a contribuir para ótimo fórum => http://www.ncdoj.gov/Consumer/Investment-Work-and-Money-Making-Schemes/Pyramid-Schemes.aspx

  • http://www.facebook.com/junior.jordao.98 Junior Jordao

    Muito bacana gostei, quero deixar meu convite tambem
    Estou como divulgador de uma empresa e a procura de pessoas com mentes e atitudes empreendedoras, que queiram trabalhar em casa, para fazerem parte da minha equipe de divulgação! Não precisa vender ou comprar, apenas divulgar os serviços que a empresa oferece e essa maravilhosa oportunidade de renda extra! Vc gostaria de saber mais sobre esse trabalho, So me chamar para duvidas e informaçoes, grato ou visite sem compromisso https://sites.google.com/a/ig.com.br/fr-promotora/ ou add juniorrendaextra@hotmail.com grato

  • Ritmokente

    Boa noite Rafael,
    gostaria de sua vasta experiência em empresas de MMN, tem uma tal de FOREVER LIVING PRODUCTS QUE USA O MESMO ESQUEMA AQUI NO BRASIL! ela é ou não PIRÂMIDE?

  • DUPLO-ORION

    Ola Rafael Seabra tudo bem? gostaria de dizer que eu estou fazendo parte da Dinastia a um bom tempo e alego a vc que não há quaisquer relevância a afirmação que vc faz sobre o Marketing de Rede de nossa empresa, nos não vendemos nada nenhum produto, só levamos algo que toda a população do Brasil precisa, nos levamos a possibilidade de fazer com que qualquer pessoa que tenha sonhos os realize, nunca vi ninguém ser enganado aqui nesta empresa, se não levar a proposta para outra ela fica com os benefícios, um seguro de vida através da SulAmérica seguros com mais de 117 anos de história uma das maiores seguradoras da america latina, e conta tambem com um cartão de desconto farmácia com mais de 2000 medicamentos de 15% a 60% atravez da E-Pharma uma garantia de obter medicamento de qualidade, eu conheço muita gente que faz parte da empresa apenas pelos benefícios porque é barato, e conheço muita gente que esta não só pelos benefícios como também para gerar uma renda a mais, a diferença entre Dinastia e qualquer outra empresa de MMM é que nos não levamos luxo e sim coisas necessárias para a vida das pessoas e a oportunidade de ajudar muita gente,eu entrei pelo dinheiro mas a coisas muito maiores que isso e melhores como ver estampado na cara da pessoa que vc convidou a alegria que ela tem em fazer parte desta grande empresa, em ver muitas pessoas te agradecendo por ter levado essa grande oportunidade de mudança financeira e pessoal para vida delas. O Crescimento pessoal é fantástico, que nunca obtive em anos de vida e de estudo ou em algum trabalho tradicional, aprendi muito mesmo gostaria de te dizer que o MMM tem o apoio e incentivo de varias personalidades como Donald Trump, Roberto Shinyashiki, T. Harv Eker, Bob Proctor, Bill Clinton, Warren Buffet… enumeros homens de sucesso de talento como também Robert kiyosaki autor de vários livros tambem em conjunto de Donald Trump falando sobre MMM e também de um que estou terminando agora chamado O NEGOCIO DO SECULO XXI recomendo, na pagina 72 diz que o MMM é um grande negocio mas a maioria das pessoas ainda não se deu conta disso, e essa é a realidade… na Dinastia nunca foi passado nenhuma formula milagrosa mas porem é um fantástico veiculo para quem quer ter uma vida sem chefe, um negocio próprio de baixo investimento… no começo eu trabalhava e desenvolvia o a proposta mas em menos de um ano meus ganhos superaram o que eu ganhava no meu tradicional e então decidi ser 100% dinasta, e trabalhar em equipe ajudando as outras pessoas acordando sem despertador e obtendo ganhos exponenciais é muito bom e recomendooo, eu e muitas pessoas que estão nesse navio rumo ao sucesso chamado Dinastia Soluções Financeiras sentem a mesma alegria, pode ter certeza.
    Boraaaaaaaaaaaa!!

    Agradeço desde já a todas, e ao direito de resposta.

    JHR.

  • nelson

    Rafael por atuar na área acredito que ja tenha lido segurança financeira dos mesmo autores de pai rico pai pobre , que tem um capitulo inteiro incentivando que invista em MMN dando como uma ótima opção para começar um negócio próprio com pouco capital , e tenha ouvido donald trup falando que se hoje ele perder toda sua fortuna ele imediatamente começaria com MMN .Sou uma pessoa que já conquistei varias coisa na vida mas falta muito , vim da roça e hoje sou empresário procuro muito uma oportunidade onde posso ter tempo para meus filhos e ganhe dinheiro sem fazer ninguém de trouxa porque não gostaria que assim me fizessem, sou bastante família e quero dar muito orgulho para meus filhos, por ser bastante família um medico de minha cidade com currículo de ajudar pessoas me recomendou dinastia sendo que ele não é associado vc pode me ajudar.

  • solange

    Gostaria de receber, todos os comentários sobre Polishop.com .voce Pelo q parece é o mesmo sistema de pirâmide, tão comentado aqui mesmo nesta página. Gostaria de obter uma avaliação sobre este negócio.Desde já agradeço.
    Meu nome é Solange, sou do Rio Grande do Sul.

  • Krelouramariah

    Só tenho a dizer uma coisa, a revenda desses produtos são feitas por picaretas. Minha Mãe e outras pessoas, como podem ver no site RECLAME AQUI, foram vítimas de ESTELIONATO, por parte dos vendedores, e agora a NIPPONFLEX, quer tirar o seu da reta, dizendo não ter contato com o consumidor. E o que é pior não emite Nota Fiscal.
    Demonstração da grande picaretagem. Além disso esses colchões magnetizados, eles provocam a perda de minerais do organismo das pessoas que usam. Para quem faz um uso prolongado, trazem grandes problemas.

    • Bacana

      Oi boa noite,me diz uma coisa de onde voce e, digo cidade porque trabalho com a nipponflex e ate onde eu sei e tudo legalizado com emissao de notas fiscais e tudo mais sem nenhuma falcatrua e os produtos sao excelentes sem nenhum problema a saude pois temos um medico que assina por nos,comprei um para a mimha esposa que tinha problema serio de enxaqueca e melhorou 98%,sem contar os outros beneficios estamos muitos satisfeitos com o prouduto,se alguem te vendeu sem a nota fiscal precisamos saber quem porque nao trabalhamos dessa forma,gostei tanto que ate entrei no negocioe estou muito satisfeito com a area de ganho tambem,por isso gostaria de saber de onde voce e para que essas pessoas nao façam mais isso fico no aguardo…….

  • Keila

    boa noite!!!porque que vc não deu certo na herbalife com esse perfil??

  • Gleidson Almeida

    Caros Rafael e leitores. Parabéns pelo blog, pois muitas são as dúvidas sobre o MMN.

    Anos atrás, entrei na Amway e não gostei do sistema. Achei enganador porque oferecia produtos muito caros e o nível dos meus amigos não aceitariam (financeiramente falando) esses valores. O negócio era ficar pentelhando as pessoas a entrarem para criar linhas. Em 2010, minha esposa disse-me que compraria Herbalife (ela estava muito acima do peso) e eu, devido a experiência com a Amway, fui totalmente contra. Enfim, ela foi enfrente, conseguiu seu objetivo de emagrecer e daí fui buscar mais informações sobre a empresa e os produtos.
    A Herbalife trabalha oferecendo produtos de nutrição. Há 4 formas de ganhos e para trabalhar nela, não há a necessidade de convidar ninguém a se cadastrar abaixo. Apenas com as vendas dos produtos, a pessoa pode fazer sua renda extra.
    Infelizmente, há pessoas que entraram e perderam dinheiro porque quiseram enriquecer rapidamente, o que não acontece. Queremos a riqueza, mas com muito trabalho. O recrutamento é consequência do uso dos produtos. Eu hoje trabalho com a Herbalife porque, após usar, emagreci 16Kg e isso é impactante e assim como aconteceu comigo, temos muitas outras pessoas trabalhando também, com seus resultados e no seu ciclo de amizades.
    Seu blog é muito inteligente e feliz em abrir esse espaço, mas o fato das pessoas se sentirem enganadas e perderem dinheiro é porque querem a riqueza imediata sem trabalhar. Por isso, sugiro que, se alguém se interessar em trabalhar numa empresa de MMN, conheça a empresa, faça uso dos produtos e participe dos treinamentos; assim você terá sucesso. E digo isso não porque já estou ganhando dinheiro (minha renda extra hoje é de 1200 e 1500 reais), mas porque vejo que a seriedade e a veracidade do resultado dos produtos. O testemunho pessoal é fundamental, pois a dinâmica do MMN é a venda direta, pessoa a pessoa.

    Gleidson Almeida

  • Samuel Moura

    Rafael, qual a sua opinião a respeito da empresa: my trevor and cash?

  • ARQUIVO-X

    AQUIVO – X.
    BOA NOITE???
    Alguém já ouviu falar da ECOOPERTEC????
    Caras, de boa! nem quero OUVIR falar em MMN… Isso tudo é uma furada!
    Muitos dos que conheci lá dentro estão na MERDA hoje em dia.
    Lembro-me ate de um casso curioso, um motorista de coletivo, vivia sonhando em largar a empresa e virar um diretor ou uma pessoa do alto executivo com isso enfim, largar a empresa de coletivos. QUASE TEVE UM INFARTE!!! a empresa sumiu e cancelou os compromissos de uma semana para outra e eu digo por experiencia propria: ISSO E MAIS QUE FORMAÇÃO DE QUADRILHA!!!!!

    CORRAM, CORRAM PRA BEM LONGE DESSA PORCARIAS E BALÉLINHAS, QUER GANHAR DINHEIRO? VAI TRABALHAR….

    QUEM QUISER CONHECER O CAMINHO DA FARÇA, VEJAM O VIDEO:
    http://www.youtube.com/results?search_query=ecoopertec&oq=ecoper&gs_l=youtube.1.0.0i10.608.6090.0.13034.11.9.2.0.0.0.562.2576.1j1j2j0j3j1.9.0…0.0…1ac.IJvR5AR4buE

  • Di Duarte 90

    Até onde eu saiba, no momento que uma pessoa da linha descendente ganha mais que um de linha ascendente desconstitui o sistema piramidal. Nunca disseram que pirâmide é necessáriamente recrutar pessoas, pirâmide é em forma de legítima de pirâmide, como se desenha em um papel, sempre quem está mais acima, ganha mais.

    No caso dos MMN, se for desenhar em um papel exatamente como está os associados de uma empresa por exemplo, verá que não segue esse desenho de pirâmide. Resumindo, seus argumentos não se encaixam em forma de uma pirâmide, e sim uma rede. E o que faz um descendente ganhar mais que um ascendente é o fato de ter sistemas de bonificações.

    Independente de tua formação, precisa buscar a humildade e estudar mais o que é o Marketing de Multinível, antes de sair falando bobagem para bancar o “expert”. E outra pergunta: Tu é rico ou quebrado?

    Por exemplo na Dinastia, é um seguro de vida e seguro só se vende uma vez por pessoa, é óbvio que se baseia no treinamento e recrutamento de novos associados, não precisa ser um “expert” para entender isso. Amway, Herbalife e etc… existem várias formas de venda e remuneração por se tratar de um produto, pois é possível só vender, só recrutar ou ambos se quer um retorno melhor.

    Mas no caso da Dinastia, já que não existem outras formas por se tratar de um seguro, é só uma questão de visão, como você vai estruturar a sua rede? Existem bonus duplicador, treinador, GLT, bonus Delta Red e o DRA para quando estrutura sua rede de tal maneira (e é possível fazer todos eles).

    E NENHUMA empresa de MMN alega que é dinheiro fácil e rápido, e sim dinheiro construido com o tempo, como qualquer outro negócio.

    Você que deseja abrir uma empresa, será o dono, você contratará um presidente, e vai recrutando pessoas também e ganha mais quem está mais no topo, isso não é um esquema de pirâmide? Então meu amigo, recrutamento não significa necessáriamente uma pirâmide. Pirâmide sempre uma pirâmide legítima em formato. Para abrir sua empresa você também precisa de recrutamento, mas o que foge do sistema piramidal é o fato que qualquer um pode chegar a cargo de presidente, porém é afunilado, presidente é só 1, ao contrário do MMN que qualquer um pode ser qualificado, desde que atinja as metas estabelecidas.

    A diferença entre você abrir uma franquia e iniciar um MMN, ambos você não é dono da marca, mas é um franqueador, porém um existe um investimento muito maior e ponto de venda e o outro não, só precisa de menos de 300 reais e não tem ponto de venda.

    Sua análise sobre MMN é péssima, na boa…

  • Samuel Moura

    Alguém já ouviu falar em My travel and cash?

  • Di Duarte 90

    Esse Rafael deletou meu cometário, porque viu que deixei ele se contradizer… e aí Rafael, que credibilidade você tem para falar de negócios? heuehuheuehhue

  • maicon

    A empresa monavie, com suas reuniões e apresentações parece ser uma empresa séria, e disposta a implantar igualdade de ganhos e hierarquia no seu negocio.
    Eles não deixam nenhuma falha ao apresentar sua proposta de negocio.
    A pergunta é se realmete podemos entrar sem medo na monavie?
    Com a certeza de que se trabalharmos consiguiremos o que almejamos e não passaremos falsas promesas dadas pela monavie para amigos e familiares que alocaremos no projeto?
    obrigado!

  • Noel Santos

    Olá!

    Existem muitas empresas sérias no mercado envolvidas com trabalhos sérios de MMN. O MMN é alvo de pré-conceito hoje em dia, tendo em vista os inúmeros golpes e armadilhas que se espalham pela Internet há muito tempo. Mas existem histórias de sucessos no mundo do MMN. Alguns fracassos não podem servir como verdade absoluta para os objetivos de um interessado em entender o Marketing Multinível.

    Já tenho um tempo na Internet vendo muitas coisas e aprendi a só me envolver com o que for realmente seguro e que mostre todas as informações, não esconda nada, não faça nada furtivamente.

    Faço parte de uma empresa americana que tem um ótimo sistema de MMN e já faz parte do meu principal projeto de vida, e hoje em dia essa empresa e seu MMN está exponencial e veriginosamente entrando no conhecimento de todos. Se você ainda não entrou nela, um dia você irá! Diversos líderes estão entrando nessa empresa, os mesmos que antes falavam mal. O ceticismo um dia acaba!

    tridente.27@hotmail.com

    Abraço!

  • Lucian Mernard

    Para abrir uma empresa você também precisa recrutar funcionários e dependendo do desempenho do funcionário, ele pode subir de posto… não é diferente do MMN, a diferença e vantagens é que o MMN pode iniciar um negócio própio com menos de R$ 300,00, sem pontos de venda e com pequenos incovenientes administrativos .

    O recrutamento de pessoas não necessáriamente caracteriza-se um esquema de pirâmide.

    A essência da pirâmide é o que está na lei 1521/51 e no art. 171 do Código Penal (sou advogado, especialista em Direito Financeiro). Existe um órgão regulador com o MMN que é a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), onde a Dinastia, Herbalife e Amway estão regularizadas. Tenho documentos do Ministério Público de investigações se essas empresas atuavam como esquema de pirâmide e foram todas absolvidas, pois não continha as características com a lei 1521/51 e o art. 171 do CP.

    O sistema pirâmidal sempre quem está no topo irá ganhar mais e normalmente é só um recolhimento do dinheiro, não tendo empresas envolvidas, nem produtos ou serviços e distribuição de bens.

    Na verdade, tudo na vida é em forma de pirâmide, desde política, empresa, religião, o direito, a filosofia e etc… Por eu trabalhar com o Marketing de Multinível em horas parciais a 4 anos, até hoje não consigo enchergar essa forma de pirâmide “mascarada”, tanto que tenho 2 pessoas em minha rede que, pelo seu empenho e desempenho ganham mais do que eu. Um deles é da minha 5ª linha descendente e o outro é da minha 2ª.

    Na verdade, pessoas que dizem que o MMN é pirâmide, fraude e etc…pode ter certeza que são pessoas que não seguiram o sistema (que normalmente é em formato de frânquia) e por isso consequentemente desistiram por não obter resultados.

    Mas o MMN é como qualquer outro negócio, pessoas sempre desistem, desistem de tudo: Da faculdade, da escola, do negócio, do esporte. A vida é assim, há quem persiste mais do que outros.

    * P.S: Seu livro “Como investir dinheiro” é de excelente trabalho, fundamental para educação financeira.

    Abraços Rafael.

  • Lucian Mernard

    Para abrir uma empresa você também precisa recrutar funcionários e dependendo do desempenho do funcionário, ele pode subir de posto… não é diferente do MMN, a diferença e vantagens é que o MMN pode iniciar um negócio própio com menos de R$ 300,00, sem pontos de venda e com pequenos incovenientes administrativos .

    O recrutamento de pessoas não necessáriamente caracteriza-se um esquema de pirâmide.

    A essência da pirâmide é o que está na lei 1521/51 e no art. 171 do Código Penal (sou advogado, especialista em Direito Financeiro). Existe um órgão regulador com o MMN que é a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), onde a Dinastia, Herbalife e Amway estão regularizadas. Tenho documentos do Ministério Público de investigações se essas empresas atuavam como esquema de pirâmide e foram todas absolvidas, pois não continha as características com a lei 1521/51 e o art. 171 do CP.

    O sistema pirâmidal sempre quem está no topo irá ganhar mais e normalmente é só um recolhimento do dinheiro, não tendo empresas envolvidas, nem produtos ou serviços e distribuição de bens.

    Na verdade, tudo na vida é em forma de pirâmide, desde política, empresa, religião, o direito, a filosofia e etc… Por eu trabalhar com o Marketing de Multinível em horas parciais a 4 anos, até hoje não consigo enchergar essa forma de pirâmide “mascarada”, tanto que tenho 2 pessoas em minha rede que, pelo seu empenho e desempenho ganham mais do que eu. Um deles é da minha 5ª linha descendente e o outro é da minha 2ª.

    Na verdade, pessoas que dizem que o MMN é pirâmide, fraude e etc…pode ter certeza que são pessoas que não seguiram o sistema (que normalmente é em formato de frânquia) e por isso consequentemente desistiram por não obter resultados.

    Mas o MMN é como qualquer outro negócio, pessoas sempre desistem, desistem de tudo: Da faculdade, da escola, do negócio, do esporte. A vida é assim, há quem persiste mais do que outros.

    * P.S: Seu livro “Como investir dinheiro” é de excelente trabalho, fundamental para educação financeira.

    Abraços Rafael.

  • Lucian Mernard

    Para abrir uma empresa você também precisa recrutar funcionários e dependendo do desempenho do funcionário, ele pode subir de posto… não é diferente do MMN, a diferença e vantagens é que o MMN pode iniciar um negócio própio com menos de R$ 300,00, sem pontos de venda e com pequenos incovenientes administrativos .

    O recrutamento de pessoas não necessáriamente caracteriza-se um esquema de pirâmide.

    A essência da pirâmide é o que está na lei 1521/51 e no art. 171 do Código Penal (sou advogado, especialista em Direito Financeiro). Existe um órgão regulador com o MMN que é a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), onde a Dinastia, Herbalife e Amway estão regularizadas. Tenho documentos do Ministério Público de investigações se essas empresas atuavam como esquema de pirâmide e foram todas absolvidas, pois não continha as características com a lei 1521/51 e o art. 171 do CP.

    O sistema pirâmidal sempre quem está no topo irá ganhar mais e normalmente é só um recolhimento do dinheiro, não tendo empresas envolvidas, nem produtos ou serviços e distribuição de bens.

    Na verdade, tudo na vida é em forma de pirâmide, desde política, empresa, religião, o direito, a filosofia e etc… Por eu trabalhar com o Marketing de Multinível em horas parciais a 4 anos, até hoje não consigo enchergar essa forma de pirâmide “mascarada”, tanto que tenho 2 pessoas em minha rede que, pelo seu empenho e desempenho ganham mais do que eu. Um deles é da minha 5ª linha descendente e o outro é da minha 2ª.

    Na verdade, pessoas que dizem que o MMN é pirâmide, fraude e etc…pode ter certeza que são pessoas que não seguiram o sistema (que normalmente é em formato de frânquia) e por isso consequentemente desistiram por não obter resultados.

    Mas o MMN é como qualquer outro negócio, pessoas sempre desistem, desistem de tudo: Da faculdade, da escola, do negócio, do esporte. A vida é assim, há quem persiste mais do que outros.

    * P.S: Seu livro “Como investir dinheiro” é de excelente trabalho, fundamental para educação financeira.

    Abraços Rafael.

  • Lucian Mernard

    Para abrir uma empresa você também precisa recrutar funcionários e dependendo do desempenho do funcionário, ele pode subir de posto… não é diferente do MMN, a diferença e vantagens é que o MMN pode iniciar um negócio própio com menos de R$ 300,00, sem pontos de venda e com pequenos incovenientes administrativos .

    O recrutamento de pessoas não necessáriamente caracteriza-se um esquema de pirâmide.

    A essência da pirâmide é o que está na lei 1521/51 e no art. 171 do Código Penal (sou advogado, especialista em Direito Financeiro). Existe um órgão regulador com o MMN que é a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), onde a Dinastia, Herbalife e Amway estão regularizadas. Tenho documentos do Ministério Público de investigações se essas empresas atuavam como esquema de pirâmide e foram todas absolvidas, pois não continha as características com a lei 1521/51 e o art. 171 do CP.

    O sistema pirâmidal sempre quem está no topo irá ganhar mais e normalmente é só um recolhimento do dinheiro, não tendo empresas envolvidas, nem produtos ou serviços e distribuição de bens.

    Na verdade, tudo na vida é em forma de pirâmide, desde política, empresa, religião, o direito, a filosofia e etc… Por eu trabalhar com o Marketing de Multinível em horas parciais a 4 anos, até hoje não consigo enchergar essa forma de pirâmide “mascarada”, tanto que tenho 2 pessoas em minha rede que, pelo seu empenho e desempenho ganham mais do que eu. Um deles é da minha 5ª linha descendente e o outro é da minha 2ª.

    Na verdade, pessoas que dizem que o MMN é pirâmide, fraude e etc…pode ter certeza que são pessoas que não seguiram o sistema (que normalmente é em formato de frânquia) e por isso consequentemente desistiram por não obter resultados.

    Mas o MMN é como qualquer outro negócio, pessoas sempre desistem, desistem de tudo: Da faculdade, da escola, do negócio, do esporte. A vida é assim, há quem persiste mais do que outros.

    * P.S: Seu livro “Como investir dinheiro” é de excelente trabalho, fundamental para educação financeira.

    Abraços Rafael.

  • Ecota2000

    Muito oportuno este artigo. Fiquei desempregado em maio/2012 e estava pensando seriamente em entrar em um negocio desta natureza. Mais fiquei felissíssimo em encontrar este aritigo que foi esclarecedor. Aproveitando o ensejo quero saber sobre a rede POLISHOP é uma piramide financeira ou é uma empresa séria?

    Abraços,
    Elias Carvalho
    ecota2000@ibest.com.br

    • Lucian Mernard

      Meu amigo, confie em mim, essas empresas que estão na listagem deste tópico não estão submetido a esquemas de pirâmide.

      Leia meu comentário abaixo. (Se quiser, me passe seu e-mail que posso te enviar documentos da jurisprudência do Ministério Público de RS, absolvendo essas empresas que o autor do artigo cita, onde não é um esquema de pirâmide)

      Com certeza, o Ministério Público tem muito mais credibilidade do que o Rafael para indentificar um esquema de pirâmide.

      Sou advogado especialista em Direito Financeiro, sei do que estou falando.

      Todas as empresas de Marketing de Multinível devem ser analisadas e registradas junto a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas) que é um orgão que regula o Marketing de Multinível.

    • Lucian Mernard

      Meu amigo, confie em mim, essas empresas que estão na listagem deste tópico não estão submetido a esquemas de pirâmide.

      Leia meu comentário abaixo. (Se quiser, me passe seu e-mail que posso te enviar documentos da jurisprudência do Ministério Público de RS, absolvendo essas empresas que o autor do artigo cita, onde não é um esquema de pirâmide)

      Com certeza, o Ministério Público tem muito mais credibilidade do que o Rafael para indentificar um esquema de pirâmide.

      Sou advogado especialista em Direito Financeiro, sei do que estou falando.

      Todas as empresas de Marketing de Multinível devem ser analisadas e registradas junto a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas) que é um orgão que regula o Marketing de Multinível.

  • Osnan_nasccimento

    Sergio

    O que vc acha da My Trevor and Cash…qual seu analise..

  • Jose Carlos

    o que fala do esquema do colçhão magnetico, por que o esquema é estilo piramide de recrutamento, é serio?? pergunto porque tenho interesse em entra e to na duvida!!

    no aguardo

  • Luciano

    Rafael, parece que todas as empresas de MMN é negativa pra vc, se nao, quais são as legais? na própria abevd tem empresas legais de mmn ao lado da Avon e Natura!
    Engraçado, eu tbm acho as empresas tradicionais Piramides, as Igrejas Num formato de Priramide, etc..

  • Ismael

    Olá pessoal… Acredito que sim que todas as empresas de MMN que dentro da ABVD ESTÃO dispondo de oportunidade para as pessoas. Pirâmide pra mim só existe em duas forma uma na matemática e outra no Egito. No meu conceito crio Organização, Equipe e formo lideres. A maioria das Pessoas é péssimas na Administração e principalmente na Disciplina, Conduta e na sua ATITUDE. Onde infelizmente temos pessoas boas e pessoa, má que vêem a oportunidade do mesmo jeito e pensam somente nelas esquecendo de ajudar o próximo. Assim também temos pessoas que entram no negócio e não fazem as coisas do jeito certo assim é mais fácil colocar a culpa na Empresa como do tipo que terminou um relacionamento com alguém e é sempre culpa a outra pessoa diz que ela era assim e não fazia tal coisa e ele é o Perfeito
    FATOS REAIS:
    TEMPO DE MERCADO =>MAIS DE 30 ANOS
    ONDE: => MAIS DE 78 PAISES
    REGISTROS: ANVISA, ABVD, MINISTÉRIO DA FAZENDO E MAIS DE 70 MINISTEIRO DA ACRICULTURA.
    DESTAQUE: 2 PREMIO NOBEL existem cerca acredito eu que uns 40 no mundo onde dois estão na companhia
    Distribuidores=> mais de 2,5 milhões de distribuidores sendo que cerca de 1 milhão já estão mais de 8 a 12 anos na companhia
    Family Foundation => Casa Herbalife ajuda crianças desabrigas EM VARIOS lugares e em Todo o BRASIL quando isto é Tarefas para o GOVERNO, TAREFA PARA O GOVERNO…
    Patrocina e ajuda=> Esportista mais de 150 modalidades quando era para o GOVERNO a Apoiar..
    Vendas no Brasil => este ano de 2012 esta previsto para RUMO a 1 BILHÃO
    Herbalife no Brasil: Abre uma linha de Produção Nacional (Linha Soft Grenn – linha externa) gerando EMPREGOS
    Herbalife: Lider no Segmento de nutrição Humana
    Hebalife: 3º Empresa em VENDAS DIRETA
    Das pessoas que postaram seus comentários quantos levantaram 5:00 da manhã e entregam pelo menos 1000 folhetos e entregaram PESSOALMENTE durante todo dia todo mês e andaram a pé… Quantos anúncios colocaram, quantas apresentações fizeram quantas avaliações fizeram, quantas lojas visitaram quantos escritórios foram, quantas reuniões fizeram para ajustar o que estava dando de errado ou que poderia ser mudado ou melhorado ou novas idéias. Quantos livros leram, Quantos seminários foram. Ainda assistem o Faustão ou o Gugu. A maioria, mesmo depois de entra na companhia VC FALA pra pessoa tenho um lugar pra no irmos ELE DIZ: é longe, VC FALA tenho um livro pra vc ler ELE DIZ: é grande VC FALA tenho uma apresentação pra nos fazermos ELE DIZ vai demorar… muitas tudo desculpas…
    Quando comecei na companhia vi pessoalmente o depoimento de uma mulher na CADEIRA DE RODAS tetraplégica isso mesmo TETRAPLÉGICA que está no nível de Expansão Global que chamamos de GET TEM ou seja um passo de virar membro da equipe de milionários e quando vi aquela mulher falando EU VI o quanto eu EU era falho na vida profissional e cheios de DESCULPAS com o peito estufado com DIPLOMAS e não ganhava a metade do que ela ganha
    UM EXEMPLO DE QUEM COMEÇA NA COMPANHIA COMEÇA COM 25%DE DESCONTO EX: DE UM PRODUTO NA CASA DE 100 REAIS ELE PEGA A 75 E REPASSA PARA SEU CLIENTE A 100 ELE PODE SE QUISER PEGAR QUANTOS PRODUTOS QUISER ATÉ COMEÇAR COM UM MESMO ISSO MESMO UM. SE VC FIZER UM PEDIDO O PRODUTO CHEGA NA SUA PORTA ISSO MESMO A COMPANHIA ENTREGA NA SUA CASA E É SO TIRAR O CORPO DO SOFA E COMEÇAR A TRABALHAR SERA QUE ISSO SEMPRE ACONTECE…
    ME EXPLICA PRA MIM COMO QUE UMA PESSOA QUE PEGA UM PRODUTO POR 75 E REPASSA A 100 SE QUEBRA
    PORQUE TUDO ISSO NÃO APARECE NO SEU BLOG???????????
    EU MESMO QUE NÃO FOSSE DE UM MMN NUNCA PASSARIA ADIANTE FRACASSO…
    As pessoa muitas da vezes tem mal patrocinadores ou adoram opiniões mas ele não tem opinião própria e quando algo da errado E SEMPRE MAIS FÁCIL CULPAR A COMPANHIA
    a pergunta éee
    VC COM TODO ESSE CONHECIMENTO SE DESAFIARIA A DESENVOLVER O MARKETING OU PELO MENOS CONHECER PESSOALMETE, NÃO COMPRAR A HISTORIA DOS OUTROS QUE NÃO DERAM CERTOS E PASSAR AFRENTE OU QUE O CARA ACHA… VC TINHA QUE PELO MENOS IR EM UM SEMINÁRIO PARA VER SE O QUE ESCREVEM PELO MENOS E VERDADE
    FALAR É UMA COISA FAZER E OUTRA
    EU ME DESAFIEI E AINDA ESTOU AQUI SUCESSO

    Então Pessoal agradeço pela oportunidade também de poder esclarecer sobre o outro lado da questão sobre MMN ou tentar ser o mais claro possível e dar exemplos entre MITO: e FATO: OK
    Por exemplo, Já ouviu falar da Herbalife? Qual é a imagem que você tem, hoje, da empresa? E o Marketing Multi Nível?
    Bem…

    MITO: Qualquer pessoa irá comprar e consumir os produtos Herbalife.
    FATO: Qualquer pessoa interessada e com necessidades para melhorar a qualidade de vida e bem-estar está apta a consumir os produtos Herbalife. Independente de seu nível social.

    MITO: Ex-Distribuidores (que raramente se identificam) questionam a rentabilidade deste tipo de negócio, alegando que eram incentivados a manter grandes estoques de produtos, mesmo quando não conseguiam vendê-los; pessoas que tiveram suas finanças corroídas por causa do negócio, profissionais bem-sucedidos que perderam tudo etc.
    FATO: Manter estoques não é uma obrigação contratual. Você irá adquirir os produtos conforme as suas necessidades e perfis de consumo de seus clientes em potencial.
    A intenção deste evento é buscar novos Distribuidores e que estes consigam uma renda extra, tangível, que poderá alcançar milhares de reais ─ isto é possível? Sim, e é por isso que há vários milionários pela Herbalife. Tudo isso dependerá de seu esforço, pois se trata de um negócio independente de um trabalho árduo com qualquer outro.
    Buscamos pessoas que estejam conscientes de que na Herbalife é necessário Trabalhar como em qualquer outra atividade (pois a renda depende das vendas). Você ganha o que realmente merece fruto de seu trabalho, e não o que os outros determinam que você mereça (salário). Basta acreditar em seu potencial empreendedor e ter noção de suas capacidades. Seus lucros serão proporcionais a isso (e também podem ser ilimitados).
    MITO: Vendedor da Herbalife é sinônimo de pessoa chata, o “herbachato”.
    FATO: A única restrição para se tornar um Distribuidor Independente Herbalife é ter no mínimo 17 anos de idade através de Emancipação para poder desenvolver. Cada Distribuidor cria sua própria maneira de trabalhar. Se você não gosta dos vendedores que já encontrou por aí, comprove a eficácia dos produtos e desenvolva a sua noção dos resultados. Torne-se um Distribuidor e melhore você mesmo a imagem que tem da empresa, pois os produtos devem ser vendidos para as pessoas que valorizam a busca por uma vida mais saudável.
    MITO: Pessoas dizem que irão ficar ricas da noite para o dia é só recrutar. FATO: Nunca vendi o projeto, ou seja, a oportunidade Herbalife dessa forma criar pirâmide e não me foco nesse assunto HAAAA tal pirâmide. Sempre ensino a pessoa falar equipe, Organização, Rede de pessoas…Se tratando um pouco de Religião podemos dizer que Jesus Cristo Recrutou Doze pessoas na época e passou a missão para que passasse adiante o que ele ensinou mas Vai saber o que deu depois de passar ha muitas pessoas Deus um monte de Religiões e Divergências…
    MITO: Só os pioneiros do negócio ganham bastante dinheiro.
    FATO: Por ser um sistema constituído por pessoas, levará um tempo (de meses a alguns anos) para os rendimentos alcançarem grandes proporções. A VELOCIDADE É VOCÊ QUEM DETERMINA. Uma pessoa que inicie hoje na Herbalife poderá chegar mais rápido no Plano de Carreira do que um Distribuidor que já está cadastrado há anos. Só depende de escolher, estudar e por em prática um método de trabalho com a intensidade que você deseja, acumulando royalties vitalício-hereditários e assim desfrutar um estilo de vida que sempre sonhou.
    Reflexão: Vai chegar certo dia que seus Pais ou Família que o criaram e dirão que vocês serão Pessoa importante. Mas dai você cresceu e ai chegou a hora de você conquistar o mundo. Mas vai chegar um ponto desse percurso que as pessoas iram fazer você mudar, as pessoas vão querer por e mandar em você falar que você não é bom o suficiente. E quando ficar difícil você automaticamente vai querer achar algo pra culpar como uma sombra… Vou dizer algo que vocês já sabem o Mundo não é um grande Arco-Íris, é um lugar sujo, é um lugar cruel não quer saber o quanto você é durão vai querer colocar você pra baixo vai querer colocar você de joelhos e vai ficar de joelhos pra sempre se você deixar. Você Eu ninguém vai bater tão Duro como a Vida, mas não se trata de bater duro se trata o quanto você agüenta apanhar e seguir em Frente o quanto você é capaz agüentar e continuar tentando. É assim que se consegue vencer. Agora quando se Vocês sabem os seus valores então vão atrás dos seus ideais, mas te que ter disposição pra apanhar e nada de apontar DEDOS e DIZEREM que não consegue por causo “Dele” ou “Dela” OU que fui enganado não ou de quem seja… Só os FRACOS E COVARDEM fazem isso e ACREDITO que vocês são mais de que isso… Mas se vocês não acreditar em si mesmo nunca terão uma vida.
    NUNCA ESPERE O MELHOR EMPREGO PARA COMEÇAR A TRABALHAR, NUNCA ESPERE OS ELOGIOS PARA ACREDITAR EM SI MESMO. QUE DIPLOMAS NA PAREDE NÃO ME FAZEM O MAS SABIO E RESPEITÁVEL, MAS O TRABALHO ÁDUO EDIFÍCA O HOMEM…
    A todos deste blog muito sucesso
    Grato Rafael Seabra
    Ismael Gilihardy Borges – Herbalife

  • Genelhu

    Rafael, particularmente não gostei do artigo. Mas vou tentar traçar uma crítica construtiva. Estude mais um pouco sobre o mercado multinivel. Na seção, 5 passos para identificar um esquema em pirâmide, vc cita que empresas que fomentam o recrutamento são esquemas piramidais. Não importa se o grupo fomenta o recrutamento ou fomenta vendas. A hierarquia sempre é conseguida por quem se esforça mais e aprende mais. Isto vale para qualquer empresa que trabalha com multinível. Nem sempre quem ganha mais é quem está em cima. Sempre eh quem trabalha mais. Grupos diferentes, trabalham de formas diferentes, e é exatamente esta a força do Mercado Multinível. Para fechar… nunca ganhei muito dinheiro com MMN, estou na minha terceira empresa, meu grupo atual tem 5 pessoas, mas tenho hombridade suficiente para admitir que não fiz o trabalho como deveria ter sido feito nas outras experiências e por isso não obtive sucesso. Porém, em todas as experiências, aprendi o suficiente para perceber o que falei. Não importa se vc trabalha direcionado a vendas ou a recrutamento.

    Pesquise em fontes de ambos os lados. Você só está olhando um lado da situação. Alias, melhor ainda… pesquise nas próprias empresas. Acho que são fontes importantes de pesquisa.

    Abraços

  • Nenvasconcelos

    no face o pessoal ,coloca as vezes a realidade destes programas de ganhar dinheiro fácil (mesmo que alguns destes MMN digam que tem que dar duro”balela”).o pessoal diz bem assim ,quer ganhar dinheiro? resposta: saia da frente do pc atrás de facilidades,acorde cedo e vá trabalhar,VAGABUNDO!
    Com certeza digo-lhes se que ser bem sucedido honestamente só existe duas formas forma,a mais fácil é, deixe de preguiça e trabalhe muito e economize,outra forma é ,ESTUDE para ser doutor (não é fazer Direito ou Medicina e sim fazer Doutorado em alguma área).
    OBS: o nossos políticos estão cada vez mais com vontade que nossa população seja realmente iguinorante ,para que eles possam manipular mais facilmente suas vontades.

  • Andreasd

    vc e louco no minimo um fracassado porriso nao serve de base

  • Carlos_antonio15

    Rafael, o que podes dizer acerca da TELEXFREE?!!!
    Desde já agradeço, meu caro.

  • Cezar

    boa noite Rafael, tenho a oprtunidade de ingressar no MY TRAVEL AND CASH, algum comentario em relaçao e este imnvestimento? Nao tenho R$ pra colocar fora se alguem puder me informar agradeço desde ja.

  • Josenildo

    Rafael, com todo respeito, você precisa estudar um pouco mais sobre MMN. Felizmente o conhecimento científico não se baseia em opiniões sem bases concretas e uma pessoa com nível superior tem que ser rigoroso no conceito e ser responsável nas informações que dá, pra poder ter respeito e credibilidade. No MMN existe regras e legislação que diferencia ele do esquema de pirâmide financeira, e isso jamais deve ser confundido.O ideal seria você fazer parte de algumas delas, não pra ganhar dinheiro e sim pra ganhar conhecimento e poder aconselhar melhor, com mais base e experiencia.Fale com alguns lideres, eu tenho certeza que eles vão deixar você assistir a algumas reuniões e tirar suas dúvidas, não precisa nem se afiliar.

  • Fabiano

    Todos empregos são tambem pirâmides, pois existem os Presidentes os Diretores os Gerentes os encarredos e os funcionários operacionais, todos estão sob um nível herárquico, podemos caracterizar que empregos convencionais são pirâmides pois os chefes enriquecem e muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Guilherme

    Simples comapração. Os produtos oferecidos funcionam e criam confiança. São caros em relação ao convencional, pois estes são de tecnologia e estudos de anos. Pega a Herbalife, por exemplo, que tem um corpo de medicos nutriciuonistas excelentes e ate um Ganhador do Nobel trabalhando na UCLA. Voce agora sabe que estudo de anos para melhoria dos produtos tem um impacto no preço final, mas tambem cumprem o que que promete para muitas pessoas. Se não funcionassem ou não dessem resultados, acha mesmo que ainda existiria estas empresas em varios paises??? Não, definitivamente, não é esquema de pirâmides. Pirâmides só envolve dinheiro não envolvendo produtos ou serviços nem mesmo sistema de treinamento onde se conheçam os palestrantes ou aperfeiçoamento pessoal.

  • Cristiane

    É eu também caí nessa de ganhar dinheiro em casa com a pirâmide da FR PROMOTORA, fiz muitas pesquisas, mas não tinha achado o artigo acima: 5 passos para identificar um esquema em pirâmide, é tudo que acontece na FR PROMOTORA, além de perder meu dinheiro fiz um monte de propaganda, perdi meu tempo!!!

  • Diogenes

    Rafael,me responda com objetividade POLISHOP é pirâmede? Os produtos podem ser comprados nas lojas da rede e nas lojas virtuais de seus empreendedores. Obrigado.

  • Carlos Eduardo Leone

    Acho muito produtivo esse tipo de debate, em torno de um assunto tão polêmico. Uma vez escutei de um empresário uma frase que até hoje vale como lição para mim:
    ‘QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA NÃO SE ESTABELECE’, Seja em qualquer nível da sociedade. Alguem postou a coisa certa a se fazer. Quando quiser saber sobre dinheiro, pergunte para quem trabalha com dinheiro.Quando quiser saber sobre sorvete pergunte para quem fabrica sorvete…etc . Recomento a leitura do livro ( Pai Rico Pai Pobre ) de Robert Kiosaki. Quero que me perdoe Rafael, mas muito me admira voce como educador financeiro, não comentar que nos Estados Unidos a nação mais capitalista e rica do mundo tem como foco o Marketing Multinivel desde o século passado com a chegada da querida AVON e mais um monte de empresas. Não se pode comparar Sistema Piramidal que é a base do multinivel, com essa porcaria de Piramide. Voce sabe e conhece muito bem não é Rafael? Hoje em dia eu posso lhe dizer que: Informação é tudo. Uma pessoa bem informada não cai na lábia de ninguem. Adoro Educação Financeira e acho que todo brasileiro deveria saber um pouco. É isso aí.

  • Carlos Eduardo Leone

    Só mais uma coisa. A ABVD mantém um site na internet, que dá maiores explicações sobre as empresas que trabalham com Venda Direta e Marketing Multinível. Convem se informar melhor internalta.

  • Anonimo

    Fica um alerta para os moradores da zona Sul de São Paulo e do ABC.
    Caso entrem nessa de herbalife, cuidado com larapios das laia de Fabio França, que não só enganam com o discurso milagroso da Herbalife como roubam seu dinheiro a carater de emprestimo.

  • Rogerio_dabaixada

    rafael por favor oq vc pode me dizerr da g3w é confiavel ou nao
    me fizeram o convite e estou confuso me ajude,por favor

  • Gilvan

    Bom dia… Voce conhexce o Polishop.com.vc????

  • Guttemberg Coutinho

    Primeiramente, o site “industria da decepção” é ridículo. Suas informações não tem base no que realmente ocorre nos planos de Marketing das empresas.

    Quanto a esses 5 passos para identificar se uma empresa legal é uma pirâmide disfarçada, gostaria de saber em que se baseiam estas informações. Algum estudo científico. Alguma pesquisa corroborada por um grande autor?

    Fala-se muito em “recrutamento” mais valorizado que a venda direta. ÓBVIO. Se é Marketing de Rede, muito mais valor tem a expansão da rede do que a venda direta. A empresa me bonificará pelo mercado consumidor que eu criar para ela.

    Você começa fazendo o negócio já sabendo disso. E nada impede de você se associar e praticar apenas a venda direta e ganhar com o lucro dos produtos. Só que para ganhar os bônus no o Marketing de Rede, você tem que demonstrar que está fazendo o negócio trazendo mais pessoas para consumirem e venderem os produtos.

    Além da empresa, deve-se analisar o mercado em que ela atua e se seus produtos possuem giro. Se você usaria os produtos e se os recomendaria. Se houver esta identificação, já é um grande passo para o sucesso.

    Trabalho com a Forever Living. Empresa com 34 anos de atuação, sede própria em mais de 150 países, tendo o Brasil como no número 1 em vendas. Antes de ser um distribuidor/empreendedor, eu sou um consumidor. Ainda que eu parasse de fazer o negócio, não pararia de usar. É aí onde está o sucesso de uma boa empresa de Marketing de Rede. A pessoa que me recrutou fez de mim um consumidor. E assim eu faço também. Mesmo que pessoa não queira fazer o negócio, ela pode consumir e tudo o que ela consumir, será refletido em bônus para mim.

    Parabéns pelo blog como iniciativa de discussão, apesar de pecar gravemente em citar outros blogs que não têm qualquer credibilidade como fontes seguras de informação

  • Sergio

    Olá, parabens pelo blog.Tudo no mundo está mudando e porque não mudaria o emprego??O governo vive falando de flexibilizar a carteira de trabalho, criar mais empregos temporarios, isso é sinal que do jeito que está não pode ficar mais.Eu prefiro trabalhar numa emprego justo, que me pague o que realizei, e não num emprego onde eu trabalho, mas são os diretores, gerentes e puxa-sacos que ganham bem, o MMN, tem a distribuição de renda mais justa, não trabalhou?tá fora,não atrapalha quem trabalha.Este pra mim é o emprego do futuro.

  • Aline Lopes 10

    Rafael eu gostaria que vc me mandasse uma planilha se possível para que eu calcule dividas exemplo: compras que me fazem eu queria colocar numa planilha os nomes o que me devem e o parcelamento dessas compras) SE POSSÍVEL

    OBRIGADA!!!

  • Marcoslima360

    Boa tarde…

    Talvez não seja isto que estou pensando, como anda pesquisando e vendo que muitas empresa estão crescendo e outras diminuindo, talvez por falta de administração e etc…
    Mais queria apenas questionar as funções maçônicas desde que as, piramides é o fluxo da religião. Com imagens, palavras e gestos subliminares, queria saber se essas mesmo tem ave com os esquemas de “Marketing Multinível”.
    marcoslima360@live.com

  • Ex-associadodinastia

    fiz parte da Dinastia segui ao pe da letra !!!!! so perdi tempo e dinheiro…..participei duas vzs a primeira fiquei mais ou menos um ano e associei apenas duas pessoas alguns messes depois voltei para o negocio a pedido de um amigo !!!! pois bem confiei nele e la fui eu de novo tentei mais uns 4 messes ai kai forra ……meu amigo ficou mais uns dias e descobriu coisas absurdas…..e pelo q fiquei sabendo ocorreu um efeito domino e a casa ta caindo pros dinastas “ainda tem muita gente associada;que da a cara a tapa mas nao sabe do q se trata eles nao tem culpa do sistema da Dinastia mas assim q se derem por conta vao pular forra”…… mas isso nao significa que o sistema mmn nao funciona….basta vc saber onde esta colocando o seu dinheiro;c vai lhe trazer beneficios ou algo similar ,e por melhor que seja o plano oferecido vc vai ter que se puxar (trabalhar) a unica coisa q cai do ceu é faz bem é a chuva na medida certa.

  • Jucy_zago

    o que acha da empresa DINASTIA soluções financeiras????

  • Oliver

    concordo com o Rafael , São estes esteleionatários estão bilionários enquanto se iludem na promessa de serem empreendedores nestas empresas , sendo que em vista não passam de vendedores manipulados por essas empresas , sistema de piramide , para o meu ponto de vista é fraude .

  • Victorsam Mv

    Melhor investimento no mercado MMN cotate-me

    email: victorsam.mv@gmail.com

  • ley

    me nome é Leila

    estou pensando em entrar na franquia da POLISHOP o vc acha.

  • ley

    O que vc acha da franquia de turismo online é boa

  • Claudinhabarretos

    Rafael, boa tarde recebi um convite para trabalhar com a ninppoflex colchões e senti que existe sim a piramede apesar deles insistirem que nao, mas como meus pais já caíram nessa da herbalife tenho minhas dúvidas em relação essas vendas, poderia me dizer se já ouviu algo sobre a empresa e o produto, seria mais uma dessas perdas de tempo??? Pois a cada colchão vendido como indicação nao sou eu q vendo e sim o meu indicador ganho 10% sobreo produto e mesmo q a pessoa nao pague a vista ou nao pague o produto nao teria prejuízos recebo o $$ e nao gasto com gasolina, nem carro a pessoa q vai vender p mim apenas indico… E dpois de 10 indicações se eu quiser ser representante miiha comissao aumenta e sempre assim nao deixo de receber o prejuizo é tdo responsabilidade da empresa, achei muito milagre p pouco santo até agora nao entrei e fiquei procurando os prejuizos, pq só apresentaram beneficios… Sabe me falr algo???

  • CARLOS

    OLA!! GOSTARIA DE PARABENIZA-LO PELO SEU ARTIGO A CIMA POIS O MESMO É MUITO ESCLARECEDOR,MAIS FUI CONTATADO POR UMAS PESSOAS CONHECIDAS E FIQUEI APREENCIVO,MAS ESTOU CAUTELOSO,GOSTARIA DE SABER SE VOCE TEM ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE A NIPPONFLEX.
    MUITO OBRIGADO.
    PS MEU E-MAIL=NIS200@CORREIOS.NET.BR

  • Mike

    Sera que nosso amigo Rafael tem mais Know- how que Bill Clinton, Donald Trump, Max Gehringer, Anthony Robbins, Paul Zane Pilzer, Bob Proctor, Les Brown, Jim Rohn, Warren Buffett, Ednaldo Bispo e Robert Kiyosaki. Não vamos acreditar em qualquer bloguesinho não gente!

  • henrique

    tanto bla bla bla…..as pesssoas sao tao ignorantes.è piramide,è isso,è aquilo….GENTE BURRA pesquise antes de formar uma opiniao e falar besteira…piramide e piramide.multinivel e multinivel..existem empresas serias.e empresas fraudulentas…uma pessoa comum num gosta de trabalhar num emprego convencional….quem dira no multinivel è por isso que nao obtem sucesso.tudo que se faz na vida pra ter sucesso.tem que ter pesquisa.tem quer ter planejamento.tem que ter trabalho….dinheiro do ceu tente a sorte nos 6 numeros e abraços.e o resto sao pessoas comuns trabalhando como funcionarios.ganhando a msm coisa aguentando patrao.sem ter o minimo de tempo a sua familia…bem vindos a nova era,de pessoas inteligentes e de PESSOAS INGNORANTES

  • Daniella Barcellos

    Sugiro uma análise da empresa TELEXFREE, que se apresenta como sendo de marketing multinível e somente estimula o recrutamento de novos investidores, deixando a comercialização do produto em segundo plano.

  • JOSE GERALDO

    GOSTARIA DE SABER SE A PPOLISHOP É OU NÃO UM ESQUEMA DE PIRAMIDE, PORQUE ELA ENCAIXA NESSES REQUISITOS. AGUARDO RESPOSTA

  • Sostenes

    SE ESTE SISTEMA NAO DESSE CERTO MUITAS PESSOAS QUE TRABALHÃO JÁ TINHAM DESISTIDO POIS NAO SÃO TAPADAS PARA SABER QUE ESTÃO PERDENDO DINHEIRO, E AS EMPRESA JA TINHA FALIDO .

  • Andersonkonzenrs

    Rafael, gostei da pesquisa.
    Agora a polishop tbm fem um mmn, qual a sua avaliaçao deste?
    Abraço.
    Anderson

  • Anemoraes82

    Ola Rafael conhece a Nipponflex,tbem usa markenting,é legal?

  • Frpromotoraelifas

    Ganhe muito dinhero extra sem investimento ou com investimento de R$ 25,00 confira entre já no meu site de distribuidor ou entre em contato comigo http://www.frpromotora.com/44725549 frpromotoraelifas@gmail.com

  • Genivaljunior

    oi rafael, gostei muito do site, queria sua sugestão a respeito da polishop, pois estou pensando em trabalhar em casa pela internet, muitas coisas me convenceram, mas eu ainda to muito desconfiado. qualquer coisa me mande um e-mail ou pode responder aqui. genivaljunior2009@hotmail.com valeu, até a próxima

  • Tiago

    Cara acho que esse tipo de gente que fica dando desculpa Pra tudo, como nao vou entrar nesse negocio por que parece uma pirâmide, e nunca foi a fundo verificar se a empresa é realmente seria e pagas os impostos corretamente para o pais Efim, esse tipo de pessoa que da desculpa Pra tudo mesmo, como “Nossa vc compou esse carro mais o seguro é caro? Ele consome muito combustível?”. Esse tipo de pessoa só serve pá ser pião e pau mandado mesmo, nao vai servir nunca Pra ser investidor, líder tampouco patrão. Se vc e uma pessoa que deseja mudar algo, tente algo novo e deixe de ser um merda que da desculpa Pra tudo na vida, mais nao faz nada. Fica só com a bunda no sofá assistindo novela e futebol.

  • Thalles

    Gostaria de informações da polishop que esta a pouco tempo neste mercado e aparentemente esta bem estruturada seria legal ter a sua analise e ver os pros e os contras.

    desde já um muito obrigado.

  • tonyprado

    Este é o LADO LAMENTÁVEL DA INCLUSÃO DIGITAL. Hoje em dia qualquer um que tenha um computadorzinho em casa pode expressar sua OPINIÃO sem se preocupar com as consequências. 1º vou te dar uma aula rapidinha pra saber diferenciar MMN de piramide. Marketing o próprio nome diz que é fazer um produto sair da industria e chegar a mão do cliente final e no MMN esse produto chega através de vários níveis de distribuidores. Piramide é crime e não tem um produto real. Imagine se EU tivesse lido essa sua matéria em 2005. Na ocasião eu ja estava há 15 anos na PM de SP e me assustava com minha expectativa de vida e da aposentadoria. Foi ai que conheci a Herbalife. trabalhei ARDUAMENTE e até q em 2008 eu ja ganhava 3x mais do que na PM e decidi me dedicar em tempo integral e hj tenho um estilo de vida do meu sonho. Na Herbalife não se ganha um centavo com pessoas que entram para o negocio e sim uma % do que elas ganham. Logo o que eu ganho é uma fração do que minha organização ganha fazendo clientes. E se algum desinformado falar que perdeu dinheiro com Herbalife e por tinha que perder mesmo por que essa pessoa e tão vagabunda que não se dá ao trabalho de ler o material que vem na hora do cadastro ou não leu que se ELA QUISER DESISTIR NO NEGOCIO BASTA DEVOLVER OS PRODUTOS PARA EMPRESA QUE ELA DEVOLVE TODO O DINHEIRO descontando os impostos recolhidos (pois esse o governo nao devolve) e pronto. Como ter prejuizo? Talvez isso vc não soubesse, não é mesmo? Voce está falando de uma empresa que tem 33 anos de mercado com faturamento de 6.4 bi em 2012( sendo que 73% desse valor ficam com os distribuidores) e que teve valorização recorde na bolsa de valores de NY e que mudou minha vida e a vida de milhares de pessoas inclusive parentes meus. De uma empresa que é dirigida por nada mais nada menos que CEO Michael Johnson que abandonou uma carreira na Disney de 17 anos pra dirigir a Herbalife. (Será se ele tivesse lido a sua materia ele teria considerado em aceitar o convite e continuaria na Disney?) Ele foi considerado CEO do ano por dois anos consecutivo nos EUA ja na Herbalife. Vc está falando de uma empresa que comercializa produtos premiados por renomadas instituições, inclusive no Brasil que ganhou em 2012 4 prêmios (produtos de altíssima qualidade) que inclusive o Marcio Atalla do Medida Certa da Globo vai divulgar a partir de março agora( mas acho que o Marcio Atalla vai ler o seu blog e não vai aceitar mais) Produto esse que é desenvolvidos por médicos, nutrólogos e cientistas renomados, inclusive um deles GANHADOR DO PREMIO NOBEL DE MEDICINA, Louis Joseph Ignarro. (mas acho que ele vai devolver o premio nobel dele pq ele vai ler seu artigo) VOCÊ É COMPLETAMENTE DESINFORMADO E TE CONVIDO PRA CONHECER OS PRODUTOS HERBALIFE, OU ATÉ MESMO, SE EU TIVER UM TEMPINHO PRA VC, A SEDE DA HERBALIFE QUE FICA NA LAPA EM SP.

    LAMENTAVEL E TENDENCIOSO….ISSO SIM É UM PERIGO PARA AS PESSOAS

  • tonyprado

    apagou meu comentario? so vale o que acha? francamente…serio mesmo que este blogzinho tem maior audiencia do brasil? democracia pra vc o que é?

  • http://www.facebook.com/diego.h.gomes.5 Diego Henrique Gomes

    Rafael, concordo plenamente com tudo que disse. Tenho muitos amigos que perderam (e perdem ainda) dinheiro com isso (NONI e MONAVIE). é uma lavagem cerebral gigantesca nesses lugares, as pessoas ficam céticas. Acredito que você procurou sarna pra se coçar….. se prepara…

  • I9negocio

    Seabra, ate algum tempo atras eu te conhecia como especialista Educação Financeira, mas saindo desta area me parece que voce nao entende muito de nada mais, muito menos de MMN. Ja vi voce escreer sobre programas de ganhar dinheiro pela Internet que sao verdadeiras furadas… e agora? É a seguda vez que vejo vc publicar artigo sem sentido real, ou seja, sem conhecimento do que escreve. Voce tem todo diretio ou ate o dever de escrever sobre “alertas” mas estude muito sobre o que escreve…
    Bola fora total sobre MMN.
    Trabalhe numa destas Empresas que vc citou e depois, com conheciemnto de causa, escreva o que é correto!

  • Carlos Carvalho

    Sobre Herbalife, quando você cita a empresa, pesquisando vi o seguinte vídeo de uma pessoa que NÃO trabalha com a empresa citada.

    Apenas para mostrar os fatos de cada um .. http://www.youtube.com/watch?v=Hdo_7HmLXOU

  • Cidojp

    Bom dia a todos,

    Vamos avaliar um seguinte, do que a grande massa americana vive hoje? “Marketing Multinivel” De onde saem os maiores milionarios? Marketing Multinivel !! Caro Rafael, se vc olhar para alguns anos atraz, vai observar que não existia O MMN acoplado as grandes empresas que vemos hoje, essa visão esta mudando, e os grandes empresarios vendo esse crescimento, estão mudando com ela.

    Não estou aqui para defender as empresas de MMN, mas, para equilibrar os fortes ” rumores piramidais” de umas e outras!
    Assim como há empresas desonestas fora do MMN, há tbm dentro, nesse quesito não há o que fazer, é uma questão de avaliação, fiscalização, para saber se vale a pena ou não, assim como nas ações, nas ações não há uma garantia de retorno, mas vc não aplica?

    Sempre trabalhei com o MMN, e, tive varias perdas!!!! Mas, grandes ganhos tbm!!! Inclusive, faço apilicações na bolsa com partes de ganhos adquiridos no MMN!!!!

    Pense bem, algumas dessas empresas citadas acima são onestas, pagam devidamente, colhem seus impostos, e ainda fazem a dedução do imposto de renda para seus associados, Que tipo de empresa com sistema piramidal pagaria esses impostos e ofereceria a oportunidade para um novo associado alcançar e mesmo ultrapaçar o mentor que a colocou no negócio??? Isso descaracteriza totalmente o sistema piramidal!!!!

    Enfim….Acho que o MMN é um grande investimento sim!!! Basta apenas associar se a empresa certa!!!

    Grande abraço a todos.

  • Linocabore2011

    sr. Rafael,e sr. André, Não adianta me dizer que eu atuo em MMN e por isso estou querendo defender o ramo , porque a minha intensão aqui é elucidar alguns fatos e refrescar a vossa memória sr. André . Sem delongas,quero lhes dizer que não existe empresa de MMN onde a principal fonte de renda advenha do recrutamento. se fosse assim quem trabalha no IBGE estaria milionário ao entrar no MMN , A PRINCIPAL FONTE DE RENDA DESSE NEGÓCIO É A VENDA DIRETA . então o texto onde o André disse que: Herbalaife e Amway fazem nada mais do que enganar muitas pessoas, é uma uma Erezía ! porque a principal fonte de ganho nesse negócio é a venda direta ou seja o ATIVO , é preciso vender para estar ativo !

  • Dorivaldojr

    O que vejo é que o amigo tem opiniões próprias para um negócio de sucesso mundial do qual, me parece, ter pouco conhecimento. Amway, Herbalife, Forever, Polishop, Nipponflex, Inspiração, Telexfree… São apenas algumas das gigantes mundiais que trabalham o marketing multinível e oferecem um negócio próprio como qualquer outro, com riscos e ampla possibilidade de sucesso. Todas se sustentam com a comercialização dos seus produtos ou serviços, ou pelos 2, como no caso da Telexfree. O Problema, ao meu ver, é que pessoas como o Rafael e outros tantos no Brasil, não se dão o trabalho de conhecer o trabalho envolvido nestas empresas e se limitam a criticar e classificar as atividades como pirâmide. Mas quanta balela. Me diga uma pessoa que, tendo TRABALHADO em qualquer destas empresas, não tenha tido sucesso? Como que 99% perdem dinheiro se não conheço um que tenha tido prejuízo, quando envolvido com uma empresa séria? Trabalho Rafael, este é o segredo.

  • Gisele

    A Mary Kay também faz isso… suas representantes estão mais interessadas em adquirir novas vendedoras do que vender os produtos… Mto bom seu blog!! Parabéns..

  • Kassyo-silva

    Grande oportunidade de Renda Extra! Você não precisa comprar nada, apenas divulgar os serviços da empresa.Não é dinheiro fácil! Mas sim uma oportunidade de garantir uma renda extra proporcional ao seu nível de dedicação.Nesse sistema você terá ganhos semanais e mensais, além de diversos outros benefícios.A empresa fornece total suporte e direito ao material de apoio e divulgação. Venha fazer parte de uma empresa séria, que possui sede física e cnpj e já atua há mais de 13 anos no setor de serviços. Saiba mais através do site http://www.frpromotora.com/kassyo734519 ou entre em contato comigo>>> kassyo-silva@hotmail.com ou http://www.facebook.com/kassyo.silva.9231/

  • michael richards

    gostaria de saber se o esquema que a polishop faz é piramide tambem ! eles fazem um esquema muito parecido com esse de marketing multi nivel

  • Rogeriosilva_rfs

    RAfael COnhece a TELEXFree? Tem algo a falar sobre? Eu estou no ramo alguns amigos já recuperaram o dinheiro investido e realmente é alto e o retorno é rapido ! Qualquer coisa me manda e-mail
    rogeriosilva_rfs@yahoo.com.br :) agradeço-te a atençãO

  • Nonato alinhador

    Meu amigo, vejo que após anos de estudo nada foi aproveitado. Eu vou resumir pra você uma coisa bem simples, toda empresa precisa vender seus produtos e todas as empresas precisam de propaganda. as empresas “Tradicionais” são as mesmas que escravizam as pessoas e pagam o minimo por todo o esforço da grande massa trabalhadora. Estas mesmas pagam para a MÍDIA.
    Já as empresas de multinível pagam de forma justa e leal aos então divulgadores que são os próprios usuários do produto ou serviço oferecidos pela empresa.

  • http://www.facebook.com/raimundononato.ainsf Raimundo Nonato Ainsf

    ……………………………………………………………………………………………………………

  • http://www.facebook.com/raimundononato.ainsf Raimundo Nonato Ainsf

    Meu amigo, vejo que após anos de estudo nada foi aproveitado. Eu vou resumir pra você uma coisa bem simples, toda empresa precisa vender seus produtos e todas as empresas precisam de propaganda. as empresas “Tradicionais” são as mesmas que escravizam as pessoas e pagam o minimo por todo o esforço da grande massa trabalhadora. Estas mesmas pagam para a MÍDIA.
    Já as empresas de multinível pagam de forma justa e leal aos então divulgadores que são os próprios usuários do produto ou serviço oferecidos pela empresa.

  • http://www.facebook.com/raimundononato.ainsf Raimundo Nonato Ainsf

    Meu amigo, vejo que após anos de estudo nada foi aproveitado. Eu vou resumir pra você uma coisa bem simples, toda empresa precisa vender seus produtos e todas as empresas precisam de propaganda. as empresas “Tradicionais” são as mesmas que escravizam as pessoas e pagam o minimo por todo o esforço da grande massa trabalhadora. Estas mesmas pagam para a MÍDIA.
    Já as empresas de multinível pagam de forma justa e leal aos então divulgadores que são os próprios usuários do produto ou serviço oferecidos pela empresa.

  • http://www.facebook.com/raimundononato.ainsf Raimundo Nonato Ainsf

    Meu amigo, vejo que após anos de estudo nada foi aproveitado. Eu vou resumir pra você uma coisa bem simples, toda empresa precisa vender seus produtos e todas as empresas precisam de propaganda. as empresas “Tradicionais” são as mesmas que escravizam as pessoas e pagam o minimo por todo o esforço da grande massa trabalhadora. Estas mesmas pagam para a MÍDIA.
    Já as empresas de multinível pagam de forma justa e leal aos então divulgadores que são os próprios usuários do produto ou serviço oferecidos pela empresa.

  • Rogerio

    explicado dessa forma nenhum louco que nao pensa vai saber intender,,mais sei que estes negocios so dao prejuizo aos cadastrados,eu tenho observado estas chamadas empresas que na verdade deveria ser chamada de facxao criminos,a varios anos,ja entrei em 3 delas antes de saber pensar,mais vi o golpe e nao gastei alem doq ue eu podia perder,,traduzindo,quemd eseja entrar nisso de de empresas de trabalho pela internete e melhor abrir o olho pois talves ate ganhe alguns sentavos mais logo vao estar pagando mais e recebendo menos,e pensando estarem lucrando,,e so pensar e faser contas,,abraços

  • William

    Boa tarde Rafael….

    O que acha do MMN da Polishop? já viu?

    pode me dizer, na sua visão, por ter mais experiência, se isso se enquadraria em pirâmide?

    desde já agradeço!

  • antonio

    a amwai do brasil pode ser uma empresa séria, mas conheço varios associados, que ilude pessoas simples e desesperada por um trabalho, e tiram da boca dos filhos para se filiar no negócio eles agem em cidades humildes que não tem renda a não ser da lavoura, e geralmente são pastores de igreja que levam ilusoes para esta gente simples e ingenua, se a empresa amwai do brasil quer ter conotação de empresa séria deveriam pesquisar mais os seus associados.

  • Luis

    Caros,
    Abaixo, provavelmente a melhor oportunidade do mercado para ser um Empreendedor e ganhar sem sair de casa. Eu recomendo. Dúvidas, acione-me pelos meios citados:

    Polishop com você, o melhor negócio do mercado, feito para você!

    Olá,

    A Polishop já é a maior empresa multi-canal do mundo com mais de 10 anos de mercado, presença nos países do Mercosul, EUA, África e Europa e acaba de entrar no mercado de marketing multinivel, seu novo canal de distribuição.

    Temos agora a oportunidade de sermos pioneiros neste mega negócio, Um Empreendedor Independente Polishop.

    Saiba todos os detalhes acessando: http://sistemawinner.com.br/lrsilva
    Conheça nossa Proposta de Negócio e todos os detalhes do projeto através de nossas Conferências. Elas são realizadas todos os dias às 15 e 21 horas.

    Não perca esta oportunidade pois estou certo de que você vai adorar !

    Sucesso,
    LR
    (11) 98262-1170 (Tim)
    polishoplr@gmail.com

    Aproveite e visita nossa loja acessando o site abaixo. São mais de 1.200 produtos.
    http://www.polishop.vc/store/lrsilva

  • Moisés Alexandre Lustosa da Si

    Rafael, tudo bem? Circula pela internet um negócio chamado “Ajuda Mútua”, que consiste em você depositar R$ 12,00 divididos em R$ 2,00 para 6 contas bancárias…li como funciona e parece ser legítimo. Já ouviu falar desse? Não parece ser nem MMN nem Pirâmide. O que você acha?

  • Cristiane

    OI boa noite Rafael eu faço parte da Empresa Forever Livig gostaria de saber se você conhece esta empresa e se ela é de confiança.Cristiane Santos

  • luiz paulo

    a polishop.com.vc tambem faz parte de piramide?mesmo cadastrada na abevd? ou é um projeto serio?

  • rinoceronte capixaba

    ola campeao sou novo nessa area entao oque vc acha do marketing da telexfree muitos dizem q e bom e vc m d sua opiniao.

  • Amigo da Mata

    Eu sou muito burro (burro já é forte. Muito burro quasss mata… Rsrs) ignorante, estúpido. Todos ficando ricos vendendo seguro e desconto em farmácia, outros compram e vendem produtos caríssimos e produtos de pouca qualidade como se fossem a última jujuba do bairro. Aqui na comunidade rural com 100 habitantes, eu fico imaginando isso funcionar… Mas sou ignorante e vou continuar minha estúpida vida plantando árvores, colhendo ovos, observando a natureza, na minha pobreza como dizem os ricos.

  • maiko

    rafael o q vc acha da nipponflex

  • maiko

    rafael o q vc acha da nipponflex

  • Francieli

    Rafael,
    Parabéns pelos excelentes artigos que escreve.
    Vi nos comentários que várias pessoas pediram nomes de MMN sérios.
    Pode nos citar alguns ? Temos interesse..

    Abraços

  • Zo SILVA

    Telexfree é uma fraude ou não?

  • Luiz Gustavo

    Rafael era exatamente este o artigo que estava procurando… Mais uma vez o seu blog se destaca entre os demais do mesmo segmento. Parabens pelo blog e pelo excelente artigo… Na realidade penso que essas empresas angariam clientes ludibriando com a falsa idéia de dinheiro extra e sem muito esforço, quando na realidade aem trabalho sério e dedicação o lucro é praticamente impossível. .. Grande abraço e parabéns novamente.

  • Lindembderg

    Faço parte da Multiclick Brasil e estou 100% satisfeito!!!!
    Só me arrependo de não ter entrado quando ouvi falar pela primeira vez! Fiquei com medo de perder meu dinheiro! Mais ta tudo certo! Abs…

  • Tiago

    qual a diferença entre uma empresa de MMN e as igrejas evangélicas ” não sérias ” ? ????
    quase nenhuma, usando de artifícios psicológicos, principalmente motivação e uma oratória impecável, conseguem muitos ” seguidores e participantes “.
    essa é a melhor ferramenta a ser usada para conquistar gente que na maioria das vezes são despreparadas, pobres, sem informação e ignorantes, mas que querem simplesmente ficar ricas ou melhorar de vida. eu fico surpreso em ver como estas pessoas defendem tanto o MMN e a sua ” igreja “. onde está o discernimento ?

  • ivan

    Gostei do artigo, pois tinha dúvidas de entrar ou não numa dessas empresas, e realmente isso é uma máquina de arrecadar e frustrar quem deposita suas perspectivas no projeto. Infelizmente um amigo pagou R$ 600,00 para poder participar, sendo que era o plano mais simples!!!!!

  • Daniel

    Cuidado com processo em Rafael Seabra a Herbalife dentre outras empresas serias são empresas Bilionárias com anos de mercado. Vejo como um BLOG perde credibilidade por postar merda!

  • Daniel

    Cara tu é tao bom que Robert Kiyosaki deve ter voce como mentor né verdade e ele escreveu varios livros especificos sobre a industria do MMN. e Voce quantos milhoes de livros já vendeu é best seller vc ??? Quem segue vc ?

  • wanda

    achei ótimo este artigo , pois me livrou eu ter entrado numa destas roubadas, obrigado ,pelo alerta.

  • marcos

    gostaria muito que vc avalie o sistema da UP essencia está em grande crescimento na minha cidade e estou pensando em entrar por favor me de sua opinião que é muito importante pra mim..
    muito obrigado!!!
    Marcos Ferreira.

  • marcos

    gostaria muito que vc avalie o sistema da UP essencia está em grande crescimento na minha cidade e estou pensando em entrar por favor me de sua opinião que é muito importante pra mim..
    muito obrigado!!!
    Marcos Ferreira.

  • sara

    Gostaria de saber se a empresa nipponflex é séria…eles trabalham com Marketing Multinível.

  • andre klowasky

    conheça o site http://www.brilhantefolheados.com.br voce nao precisa investir nada para ganhar dinheiro na internet