Conheça alternativas para gastar menos com automóvel

Quem vive em cidades grandes sabe: enfrentar o trânsito em horários de pico é uma tarefa árdua e demasiadamente estressante. Muitas cidades estão caminhando para um colapso. Leva-se mais de uma hora para fazer trajetos curtos e não há perspectivas de melhorias no curto prazo. Além disso, encontrar vagas para estacionamento também não é tarefa fácil (nem barata).

Uma boa alternativa seriam os transportes públicos, mas eles não funcionam satisfatoriamente em boa parte das cidades. Quantidade insuficiente de ônibus, ausência de linhas de metrô e falta de estrutura para utilizar bicicletas são apenas alguns dos diversos problemas.

Conheci então duas alternativas que, se não resolvem esses problemas, são boas opções para: (1) melhorar a qualidade de vida de quem precisa de locomover, (2) gastar menos e (3) diminuir a emissão de poluentes. Essas alternativas são os carros compartilhados e os grupos de carona.

Carros compartilhados

A utilização deste meio de transporte permite aos usuários ter um carro à disposição quando precisar e realizar o pagamento por hora, sem arcar com as despesas fixas de um veículo.

Diferentemente do aluguel de veículos, no compartilhamento de carros, os valores de utilização dos veículos incluem combustível, seguro e manutenção, sendo uma alternativa economicamente viável ao aluguel e mesmo ao táxi para médias e curtas distâncias.

O objetivo é atender à população da cidade que precisa do carro para uma reunião, ir ao médico, entre outros, e não ao turista, como ocorre no aluguel. Muitas pessoas, sobretudo pessoas mais idosas, mantem um carro apenas para ir ao médico ou à missa, por exemplo, quando poderiam utilizar táxis ou mesmo um carro compartilhado.

Preços e planos

Dei uma olhada no site da Zazcar, a primeira empresa da América Latina de carsharing (compartilhamento de carros), e eles sugerem planos baseados na expectativa de utilização mensal: uma, duas a quatro ou mais de quatro vezes.

A depender da utilização, o cliente paga mais caro ou mais barato pela hora utilizada. Quanto mais usar, mais barata a hora. Para saber mais, recomendo uma rápida olhada nos planos oferecidos pela empresa.

Para ter acesso ao carro, os clientes associados recebem um cartão que destrava os veículos diretamente nos estacionamentos – em São Paulo, são nove pontos –, sendo necessária uma reserva por telefone ou internet antes. Além disso, antes de sair com o carro, por meio de um computador de bordo, o usuário deve responder a algumas perguntas sobre o estado do veículo e dizer quanto tempo pretende ficar com o carro. Em caso de atraso na devolução, é cobrada multa de R$ 12,50 a cada 15 minutos mais o valor da hora, conforme o plano.

Grupos de carona

Ainda no sentido de economizar e ajudar o meio ambiente, os grupos de carona também são opções nas grandes cidades. Uma alternativa é o portal Carona Brasil, criado para que pessoas compartilhem suas jornadas de carro e encontrem caronas.

Além disso, os idealizadores do projeto, Edgard Riyad Azzam e Fernando Doria De Bellis, apostam na criação de redes de carona dentro de organizações para diminuir em até 20% o número de carros que chegam e partem de um mesmo ponto diariamente.

O site também possui uma calculadora ecológica, que calcula a economia mensal de combustível de cada usuário, quanto de CO2 está deixando de emitir e o equivalente em árvores. Caso uma organização implante o sistema, o portal pode calcular o total economizado por todos os usuários do grupo.

Como se cadastrar

Quem quiser participar do Carona Brasil pode fazer o cadastro gratuitamente e adicionar os seus destinos on-line, pesquisar por caronas oferecidas e compartilhar viagens com outros membros abertamente ou por meio de uma rede criada pela empresa onde trabalha, faculdade ou condomínio.

O Carona Brasil informa que cada membro é responsável por sua segurança. Contudo, recomenda que os membros evitem fornecer o endereço antes de conhecer a companhia, marquem encontros em lugares públicos, mantenham amigos e familiares informados sobre com quem estão viajando, data, horário e local, e tomem a iniciativa de mostrar documento, tanto para quem dá, como para quem vai pegar a carona, e carteira de habilitação, no caso do motorista.

Qual a sua opinião?

Enquanto os carros compartilhados são opções ocasionais, as caronas compartilhadas podem ser utilizadas diariamente. Além de poluir bem menos o meio ambiente, é uma excelente alternativa para seu bolso. Nunca é demais lembrar quanto custa ter um carro.

E você, o que achou? Deixe sua opinião através de um comentário.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!