Preços e taxas dos títulos públicos

À primeira vista, as informações sobre preços e taxas dos títulos públicos parecem algo complicado. Preços que variam entre R$ 500,00 e R$ 4.500,00 e taxas que variam entre 0,00% e 12,97%. O que significa cada um desses elementos é a pergunta mais comum para quem pensa em se aventurar por esse investimento.

Certamente para quem já investe essas informações já devem ser triviais. Entretanto já recebi vários e-mails de leitores com dúvidas em relação ao significado destes termos e sugerindo que escrevesse um artigo dedicado a esclarecer esse tema.

O intuito deste artigo, portanto, é explicar de uma forma bem simples o que significa cada elemento da tabela de preços e taxas dos títulos públicos disponíveis para compra. Assim ficará muito mais fácil de acessar o site do Tesouro Direto e saber imediatamente quanto custa cada título e quanto cada um deles renderá anualmente até o vencimento.

Tabela de preços e taxas dos títulos públicos

O Tesouro Direto disponibiliza diariamente uma tabela com preços e taxas, durante o horário de funcionamento para compra e venda de títulos. Como as vendas são realizadas apenas às quartas-feiras, apenas nesse dia é apresentado taxas e preços de venda. Apresento abaixo um exemplo da tabela, extraída em 28/01/2011:

Título

Este atributo serve apenas para identificar o título público disponível para compra. Para saber mais sobre cada título, recomendo a leitura do artigo “Qual o título público mais conservador do mercado?“.

Vencimento

A data de vencimento é quando o dinheiro investido será devolvido (espécie de resgate), acrescido dos juros acordados no momento da compra. Caso você não venda o título público adquirido, o dinheiro só retornará para você na data do vencimento. O recomendado, na maioria das vezes, é comprar apenas os títulos que você poderá aguardar pelo vencimento, para não perder dinheiro no momento da venda.

Taxa (a.a.) de compra e venda

A taxa de compra representa quanto o título em questão renderá anualmente até o vencimento. Entretanto há uma disparidade muito grande entre as taxas dos títulos. Essa diferença é explicada pela indexação a indicadores.

Em outras palavras, a taxa dos títulos prefixados já representa o valor final (por isso, são mais altas). A taxa dos títulos indexados ao IPCA ainda será acrescentada à variação anual desse índice de inflação. A expectativa do IPCA para 2011 é de 5,53%. Já a taxa dos títulos indexados à Selic geralmente é 0,00%, pois a rentabilidade desses títulos corresponde à variação da Selic. A estimativa da Selic para 2011 é 12,25%.

Preço Unitário Dia

Esse preço indica quanto cada título custa em determinado dia. É importante frisar que não há relação entre o preço e a qualidade do título. Os títulos mais caros não são melhores ou piores que os títulos mais baratos. A formação de preço de cada título é bem diferente.

O que importa saber é que o valor mínimo para compra de qualquer título é a fração de 0,2 título, ou seja, 20% do valor de um título. Desta forma, para saber o valor mínimo que pode ser investido basta multiplicar o valor de 1 título por 0,2. Os títulos públicos são ofertados no Tesouro Direto em frações de 0,2 título, isto é, o investidor pode comprar 0,2 título; 0,4 título; 0,6 título; 0,8 título; 1,2 título e assim por diante. No entanto, não é possível comprar, por exemplo, 0,1 título ou 5,7 títulos.

Ainda restam dúvidas?

Se você leu este artigo e ainda não entendeu cada atributo, deixe um comentário com sua dúvida. Se tiver gostado do texto, aproveite também para assinar nossa newsletter e receber diariamente nossos artigos por e-mail, seguir o Quero Ficar Rico no Twitter ou até mesmo recomendar este artigo para seus amigos, através de uma das opções disponíveis logo abaixo.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!