Ferramentas gratuitas para análise fundamentalista

Falei sobre como montar e investir mensalmente na sua carteira de ações no artigo “5 premissas para montar sua própria carteira de ações“. Além disso, mostrei como consultar as carteiras de ações dos principais fundos de investimento no artigo “Composição da carteira dos fundos de investimento“, no intuito de coletar sugestões de empresas e avaliá-las para decidir quais delas entrarão para a sua carteira.

Com essas informações, seu trabalho já fica mais fácil (ou seria menos difícil?). Ainda assim, é necessário avaliar essas empresas, até para descobrir qual está mais barata (ou menos cara) no momento de efetuar o aporte mensal.

Pensando nisso, resolvi apresentar duas ferramentas gratuitas que utilizo com frequência para me ajudar a tomar essas decisões. Antes de apresentá-las, recomendo a leitura do artigo “Principais índices para analisar a compra de ações“, onde mostro os principais indicadores (mas não são os únicos!) utilizados para avaliar se uma empresa está barata ou cara.

ComDinheiro.com

Esse foi o primeiro site que conheci para analisar o desempenho das empresas. Gostei de cara e o utilizo desde que conheci, dada a riqueza das informações disponíveis. Através dele é possível visualizar facilmente indicadores de rentabilidade, endividamento e liquidez da empresa consultada. Além disso, os indicadores P/L, Preço/VPA e todas as informações sobre os proventos pagos também são apresentados.

Outro ponto muito importante são as informações históricas mantidas de cada empresa. É possível consultar qualquer balanço da empresa com poucos cliques, além do dividend yield e proventos pagos nos últimos 10 anos. Todas essas (e muitas outras) informações auxiliam bastante a tomada de decisão.

Endereço: http://www.comdinheiro.com.br

Fundamentus

Outra excelente ferramenta para avaliação de empresas listadas na Bovespa. Apesar de não ter tantas informações históricas da empresa (disponibiliza planilha em Excel para ser baixada), tem um visual muito mais agradável e ainda oferece diversas funcionalidades para comparação das empresas, dentre as quais destacam-se:

  • Pesquisa avançada de empresas que permite filtrar a partir de indicadores como PL, P/VP, PSR, Dividend Yield, entre outros;
  • Comparação de empresas por setores e subsetores de atuação;
  • Visualização rápida do gráfico ajustado das cotações das ações desde 1998;
  • Gráfico com o histórico das principais contas do Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultados das empresas.

Endereço: http://www.fundamentus.com.br

Recomendações importantes

Apesar dessas ferramentas serem simples e de fácil utilização, é necessário aprender como avaliar as empresas. Os indicadores apresentados só terão serventia se você souber interpretá-los.

Para tanto, já indiquei dois bons livros sobre o tema e volto a recomendá-los agora: “Avaliando Empresas, Investindo em Ações“, de Carlos Debastiani e Felipe Russo, e “Quanto Custa Ficar Rico?“, de Paulo Portinho. Essas leituras darão uma boa base para interpretar os indicadores, mas não parem nelas! Procurem sempre continuar estudando e aprimorando suas estratégias.

Depois da apresentação dessas ferramentas gratuitas, está na hora de começar a otimizar a forma como você avalia as empresas que adquire! Aproveite também para seguir-nos no Twitter e juntar-se a milhares de pessoas que já o fazem, e deixem comentários sobre esta este artigo e sobre outras ferramentas que utilize!

Nunca é demais lembrar que toda e qualquer decisão tomada após a leitura deste blog é de única e exclusiva responsabilidade do leitor.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!