Melhores pagadoras de dividendos 2010

Não há dúvidas de que investimento em ações é uma modalidade que apresenta um alto risco. Existem, contudo, várias formas de minimizar esses riscos. Conhecer melhor o mercado de ações (através de cursos e livros) ou aplicar através de fundos de investimento em ações são ótimas práticas para diminuir as chances de grandes perdas nesse mercado.

Além destas, há também duas estratégias que muitos chamam de “renda fixa na bolsa“. A primeira delas é o aluguel de ações, que já explorada aqui no blog através do artigo “Aluguel de ações: renda fixa na bolsa“. A segunda, tema deste artigo, é o investimento em ações de empresas que pagam bons dividendos.

Como analisar as melhores empresas pagadoras de dividendos?

Mostrei e expliquei, no artigo “Principais índices para analisar a compra de ações“, os dois principais índices utilizados para escolher boas pagadoras de dividendos: índice de distribuição e dividend yield.

Com o primeiro é possível identificar qual o percentual do lucro que é distribuído para os acionistas e, através do segundo, descobre-se quanto os dividendos pagos representam percentualmente sobre o valor do papel.

Melhores pagadoras de dividendos em 2009

Em 2009, por exemplo, oito empresas apresentaram um dividend yield acima da SELIC. Para se ter uma ideia da expressividade desse resultado, a campeã apresentou um dividend yield acima de 24%. Os setores de energia elétrica e telecomunicações dominam a lista. Abaixo mostro as 8 melhores do ano passado (lembrando que a SELIC fechou 2009 em 8,75% ao ano):

  1. Eletropaulo PNB (Energia Elétrica): 24,51%
  2. Telemar PN (Telecomunicações): 16,17%
  3. Telemar ON (Telecomunicações): 13,46%
  4. Light ON (Energia Elétrica): 13,31%
  5. Souza Cruz ON (Consumo): 11,53%
  6. Transmissão Paulista PN (Energia Elétrica): 10,24%
  7. Banco do Brasil ON (Bancos): 9,72%
  8. CSN ON (Siderurgia): 9,55%

Pagadoras de dividendos mais consistentes

Na hora de escolher as empresas para compor sua carteira de dividendos, é necessário considerar mais que apenas o desempenho do ano anterior. Às vezes um pagamento de dividendos acumulados de anos anteriores ou um desempenho excepcional num ano específico podem passar a falsa impressão de boa pagadora.

Fiz uma avaliação, através de material fornecido pela corretora XP Investimentos, da média do dividend yield dos últimos 5 anos, aliado ao índice de distribuição (pay out), e as 10 melhores ações, seguidas do dividend yield médio, são:

  1. Eletropaulo PNB (Energia Elétrica) – 16,71%
  2. Coelce PNA (Energia Elétrica) – 15,49%
  3. Eternit ON (Minerais não metálicos) – 13,53%
  4. AES Tiete PN (Energia Elétrica) – 12,78%
  5. Telesp ON (Telecomunicações) – 12,09%
  6. Transmissão Paulista PN (Energia Elétrica) – 10,91%
  7. CSN ON (Siderurgia) – 10,87%
  8. Telemar PN (Telecomunicações) – 9,27%
  9. CPFL Energia ON (Energia Elétrica) – 8,41%
  10. Souza Cruz (Consumo) – 8,26%

O que achou da lista? Ficou faltando alguma empresa? Deixe um comentário!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!