APOSENTADORIA PROPORCIONAL E INTEGRAL

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×

O leitor Marival, através do artigo “Como se aposentar pelo INSS“, nos enviou a seguinte dúvida: “Tenho 32 anos de contribuição e 51 anos de idade, gostaria de saber se posso me aposentar proporcionalmente e continuar trabalhando na mesma empresa e contribuindo para o INSS até completar 35 anos de contribuição e requerer a transformação da minha aposentadoria para integral.

Essa e muitas outras dúvidas foram enviadas tanto por e-mail quanto por comentários nos artigos relacionados à aposentadoria. Lemos todas as dúvidas, mas infelizmente não podemos responder todas elas. Então selecionamos algumas que devem ser mais gerais, para atender ao maior número de leitores. Como sempre, contamos com o auxílio de Veronildo Pessoa, pernambucano, servidor do INSS há 14 anos e colaborador do blog, para responder às dúvidas relacionadas a esse assunto.

Para o homem se aposentar proporcionalmente, ele tem que ter 53 anos de idade. Logo, você ainda não tem direito a essa aposentadoria. Assim, sugiro que você continue trabalhando e espere completar os 35 anos de contribuição, pois já será integral.

Quem se aposenta proporcionalmente, e depois continua trabalhando até completar os 35 anos de contribuição não dá direito a essa transformação de proporcional em integral. Isso não existe. Por isso, continue trabalhando até pelo menos ter direito a uma aposentadoria integral. E lembre, quanto mais novo se aposentar menor será sua RMI – Renda Mensal Inicial – devido ao fator previdenciário.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • maria madalena camilo de oliveira

    me aposenteia em maio de 2007 e meu beneficio é menos d metede do salario que eu ante.penso em pedir revisão.será que tenho algun direito?na época eu tinha 32 anos de magistério e 51 anos de idade.

  • Pingback: APOSENTADORIA PROPORCIONAL E INTEGRAL | Oraculum Blog

  • hailton

    Sou servidor federal; minha aposentadoria é proporcional, está correto o pagamento das gratificações instituídas pelo Governo, ao longo do tempo, ser pagas, também, proporcional???? Entendo que somente o salário básico deveria ser afetado, as gratificações deveriam ser pagas integralmente (100%).
    Caso eu esteja certo, qual o fundamento legal que ampara minha tese????

  • Alcineide

    Depois de ficar quase 5 anos de atestado m édico, e passar por 5 cirurgias de tunel do carpo tenossinovite e LER fui aposentada por invalidez proporcional. sou funcionária pública, gostaria de saber se está correto, a pericia do orgao que trabalhava reconhece a doença mas me aposenta por invalidez proporcional.Gostaria de saber se tenho como recorrer para transformar em aposentadora integral, estou com um processo najustiça, já passei por pericia pública,inclusive favorável a mim, só que até agora nada foi resolvido que providências devo tomar?

  • Bernardete

    Me aposentei no mes de abril/2009, mas o meu fator previdenciario é bastante elevado, sendo que somente recebo 54% do valor. Tenho chance em ganhar a diferença ou aumentar mais meu percentual de ganho, ingressando judicialmente?

  • Renato Rossini de Almeida

    Mas entendo que, mesmo com 35 anos de contribuição ao INSS, caso o empregado não tenha 60 anos de idade (exemplo: 57 anos) é aplicado o fator previdenciario.
    Para fazer juz a 100% da aposentadoria, é preciso ter no mínimo 35 anos de contribuição e 60 anos de idade.
    Já fiz todo o tipo de simulações, li a legislação do assunto, pesquisei, etc, e cheguei a essa conclusão. Estou correto ?
    Vejam meu caso: 36,6 anos de contribuição e 56,8 anos de idade. Não tenho direito a aposentadoria integral. Aí entra o fator previdenciario. Para isso acontecer, preciso completar 60 anos de idade. Se aposentasse hoje, o fator reduziria meu benefício em aproximadamente 25%.
    Caso o fator venha a ser extinto, aí sim poderei me aposentar integralmente, com a idade que estou e o tempo de contribuição.
    sds

  • http://queroficarrico.com/blog/ Rafael Seabra

    Renato, você está correto sim! Mas o fator previdenciário realmente existe e incide sobre sua aposentadoria, mesmo que integral. Ser integral não quer dizer que receberás o valor cheio.

    Difícil é o fator previdenciário ser extinto…

    Abraço!

    • patricia

      vc não é irmão da Carla?

  • ANA

    Gostaria de saber sobre aposentadoria de professor: minha situação é que trabalhei 17 em empresas(não como professora), agora trabalho como professora concursada em uma prefeitura. Desejo saber quanto tempo tenho que ter para me aposentar pois, sei que professor tem aposentadoria especial quanto tem 25 de magistério, no meu caso como funciona se quando tiver idade para aposentar(se entrar na especial)não terei 25 anos somente de magistério? Hoje tenho 43 anos e a 4 anos trabalho nna prefeitura e no estado trabalho a 8 anos(professora. Não pretendo utilizar o tempo do estado quanto aposentar, pois meu tempo em regime de CLT será maior.

  • marcelo

    sou funcionario publico e tenho 51 anos de idade e 32 anos de contribuiçao e gostaria de me aposentar proporcionalmente…
    sei que pela lei se eu fosse me aposentar integral a cada ano ultrapassado dos 35 exigido eu reduziria nos anos de minha idade….
    mas como eu so tenho 32 anos de contribuiçao e 51 anos de idade gostaria de saber se a cada ano que possou do minimo exigido na aposentadoria proporcional eu tenho direito de reduzir na minha idade muito obrigado desde ja…

  • http://alagoasnoticias.com.br Roosevelt Pereira Valões

    A minha carreira profissional iniciou-se no ano de 1976 só 3 meses em 77 mais 6 meses, em 1979 comecei no dia 15 de janeiro até 1 de agosto 1981.Retornei de dezembro 1981 até 2001 com dois empregos.
    Em 2002 sair e até hoje continua pagando com serviços prestados.
    Hoje estou com 31 anos e 6 meses.Tenho 50 anos.
    Trabalho com vídeo e áudio, mas nunca fiz exame de audiometria ainda posso fazer e anexa para aposentadoria especial já que o na época nosso trabalho era de 25 e 30 anos e trabalho era na área de emissora de Televisão.

    Obrigado pela atenção Roosevelt Valões.
    Só radialistas desde 1977

  • http://notenho alexandro silva santos

    Oi boa tarde,meu nome é alexandro silva santos gostaria de saber uma informação.Tenho um amigo que tem 55anos de idade, ele se aposentou com 35anos de contribuição e sua aposentadoria é menor do que o salario do seu trabalho.Ele continua trabalhando é ganha R$1600,00reais,mais sua aposentadoria é de R$900,00 será que está correto? Por favor mande uma resposta pro meu e-mail aguardo uma resposta para que eu possa falar com meu amigo.obs:agradeço a compreenção.

  • Lucia

    Eu tenho 49 anos, e fiz a simulação, hoje tenho 26 anos 6 mese e 25 dias, mas a minha pergunta é tenho 4 anos e 4 meses 28 dias de Rural, Posso aproveitar? tenho a inscrição do Incra e bloco de notas e sindicato em nome dop meus pais, na epoca é dos 12 anos ate asinar a carteira, hoje seria aposentadoria proporcional pela simulação faltam 8 mes e 8 dias, só que la no Inss ela falou que não posso aproveitar o tempo de Rural. e será com o fator previdenciario vou ganha muito pouco? e tambem me aposentar e ficar trabalhando (contribuido p/inss) depois posso adquerir a Integral quando completar o tempo suficiente) até mais obrigada.

  • http://yahoo.com.br LUIZ CARLOS A.P.DOS SANTOS

    GOSTARIA DE SABER SE A PROPAGANDA QUE ESTA EM USO ATUALMENTE PELO INSS AONDE UM SR. ENTRA NA AGENCIA DO INSS E DA AS CARTEIRAS DE TRABALHO E A ATENDENTE EM MAXIMO 5 MINUTOS RESPONDE AO SOLICITANTE QUE ELA JA ESTA APOSENTADO E VAI GANHAR TANTO POR MES, É VALIDO PARA TODAS AS PESSOAS QUE QUISEREM SE APOSENTAR LOGICO TENDO DIREITO OU POR IDADE OU POR TEMPO DE CONTRIBUICAO, INTEGRAL OU PROPORCIONAL.?

  • Roberto Mauro Pires Gomes

    Foi publicado a semana passada num jornal de São Paulo, que quem se aposentou proporcionalmente pelo INSS não poderia incidir o fator previdenciário, visto que esses segurados já possuem uma regra na qual é exigida idade mínima, e ja tem um desconto de 70% da aposentadoria integral.Como faço para recorrer nesta situação?

  • Antonio Vieira de almeida

    Em outubro deste ano de 2009, faço 54 anos e tenho 30 anos de contribuição, gostaria de saber se posso pedir minha aposentadoria proporcional?

  • Maria Cristina

    Bom dia,

    Minha dúvida é a mesma do Roberto Mauro Pires Gomes.Também precisei me aposentar proporcionalmente,meu benefício é muito baixo devido a todos os descontos e além disso incide o fator previdenciário.De acordo com a ref. publicação, esse fator não poderia incidir sobre as aposentadorias proporcionais pois já nos foi exigida idade mínima e já temos um desconto de 70% da aposentadoria integral, então já somos penalizados o bastante. Gostaria de orientações a respeito. Obrigada

  • http://naotenho Joao mauricio dos santos

    Me aposentei em 20/03/1997.Aposentadoria proporcional e continuei trabalhando até 03/01/2001 contrubuindo com INSS. Quero saber se tenho algum direito em revisão.Gostaria de orientaçoes a respeito. Obrigado.

  • Paulo Jose Gomes

    Tenho 56 anos e 34 anos e um mes de trabalho, contribuindo para INSS, nunca tive um afastamento. Durante todo este periodo fiz muitas horas extras, registradas e pagas pela empresa que trabalho(trabalho na mesma empresa até hoje). Se fosse dar entrada com este tempo mesmo asssim, seria propocional? não levaria em conta o não afastamento e nem as horas extras?

  • Antonio Vitor dos santos Amaral

    Em 2003 completei 53 anos de idade e fiquei desempregado. Solicitei contagem de tempo e tinha 32 anos e meio e me foi oferecido aposentar-me por tempo proporcional, o que aceitei e recebo normalmente.Acontece que voltei ao mercado de trabalho em 2005 e permaneço trabalhando até hoje. Meu tempo de contribuição atual é de 36 anos e meio e tenho 59 anos completados em bril de 2009. Pergunto: Tenho direito a revisão do meu tempo para receber pelo tempo integral e não mais pelo proporcional?

  • WALDEMIR FERREIRA DE SOUZA

    Boa Tarde, trabalhei em uma empresa por 12 anos e 4 meses,no periodo de 01/10/85 á 30/01/98, para minha surpresa, fiquei sabendo agora que a mesma não efetuou os depósitos de contribuição.
    Pela contagem geral contando com este periodo que não foi feito a contribuição daria 35 anos de contribuição e 55 anos de idade,com todo direito ja da aposentadoria.
    Pergunto! posso pagar este periodo que não foram feitas as contribuições ! e de que forma e valores aproximados. Um abraço, Waldemir

  • Jackson

    Oi a todos, alguém sabe dizer se eu parar de pagar minha contribuição para 2 salários, como autônomo, cerca de 160 por mês, que faço a 14 anos, existe algum meio de receber esse dinheiro pago e com juros???? Acredito que seria muito melhor aplicar esse dinheiro em algum fundo e pagar os anos restantes no mesmo.
    Obrigado.

  • Zeze

    Boa tarde, tenho 58 anos, e já contribui 24 anos para a previdência social, estou contribuindo sobre 20% do minimo.
    gostaria de saber se poderia aposentar pela propocional, e quanto seria o valor?
    Obrigada..

  • leda

    sou funcionaria publica estadual tenho 58 anos vinte de contribuiçao consigo aposentadoria proporcional.minha cateira foi registrada em setenta eum.no estado estou desd oitenta enove obrigada

  • benedito barbosa

    Tenho 56 anos e 34 anos e um mes de trabalho, contribuindo para INSS, nunca tive um afastamento. Durante todo este periodo fiz muitas horas extras, registradas e pagas pela empresa que trabalho(trabalho na mesma empresa até hoje). Se fosse dar entrada com este tempo mesmo asssim, seria propocional? não levaria em conta o não afastamento e nem as horas extras?

  • Rafael Batista de Oliveira

    Gostaria de fazer a seguinte consulta: Sou servidor público federal,(autarquia federal) tenho 60 anos de idade e 37 de trabalho,comprovado. Sendo que apenas 31 de contribuição. tenho direito a aposentadoria integral ou parcial?
    Agradeço pela informação.

  • Pedro Paulo de Souza Oliveira

    Tenho 56 anos de idade e 30 de contribuição. Gostaria de saber se já posso me aposentar proporcionalmente?

  • luiz carlos da costa

    TENHO 52 ANOS E SEIS MESES COM 35 ANOS E DOIS MESES DE CONTRIBUIÇAO PAGO SOBRE 5 SALARIOS MINIMOS SOU AUTONOMO ESTA DIFICIL DE PAGAR ESTE VALOR ATUALMENTE GOSTARIA DE SABER SE E MELHOR EU ME APOSENTAR AGORA OU ESPERAR OS 53 ANOS ESTA NOVA E PIOR QUE O FATOR PREVIDENCIARIO DESTE PEPE VARGAS TOMARA QUE NINGUEM DE APOIO A ESTA LEI FORA PEPE VARGAS VAMOS APROVAR A LEI DE PAULO PAIM ME PARECE MAIS FAVORAVEL AO POVO TRABALHADOR SOFRIDO DESTE PAIS

  • http://www.msn.com camila da silva coelho

    ola,boa tarde me chamo camila e tenho uma duvida,minha mae tem 59 anos e 22 anos de inss pagos,ela trabalhou como cozinheira e domestica.
    gostaria de saber se ela pode aposentar agora ou tem que esperar mas um tempo ou pagar mais alguma coisa?
    desde ja agradeço a atençao.

  • HELENA

    Tenho 48 anos e 24 de contribuição, já posso me aposentar proporcional?

  • Antonio de Jesus

    Tenho 56 anos e 25 anos de contribuição, hoje o meu salário é R$ 2.560,00, gostaria de saber se já posso me aposentar e qual seria a proporção.
    Gosto do meu trabalho mas, me sinto cada dia menos apto para o desempenho da minha função por causa de problemas de saúde,(Falha de memória, hipertenção e outros,) os quais, pelo que entendo, não seria argumento para invalidez. A minha função exige muita atenção e raciocínio rápido. Trabalho numa ONG, na área de gestão financeira e administração de pessoal com nível de instrução muito melhor do que o meu. Por mais que eu tenha aprendido ao longo de quase duas décadas nessa área, as vezes me sinto nulo diante de situações que exigem soluções urgentes, e isso me incomoda muito. Acho que já está passando da hora de ceder lugar para a garotada.Quero voltar pra roça.

  • http://notenho francisco pereira de oliveira

    Isso é um absurdo de discrepancia nesse Pais, cheio de Leis, que só beneficiam ladrão, como os políticos, que com pouco
    mandatos se aposenta, aonde está essa tal democracia, demagoga e injusta, onde as Leis só ajudam os que não trabalham, estrageiros,bandidos de cadeia que são mais caros para o Brasil que os trabalhadores………

  • tadeu josé p silva

    sou professor, tenho 59 anos e 28 anos de contribuição, posso me aposentar proporcionalmente?

  • rosimeire

    o meu pai esta aposentado por idade,mas continua trabalhando registrado,ele vai ter que fazer uma cirurdia,e a recuperação vai passar dos 15 dias que a firma pagará,e os demais dias que ele vai precisar, ainda tem direito pelo inss?

  • http://terra Sidnei

    Me aposentei em 1997 e trabalhei mais 5 anos na mesma empresa contribuindo para o INSS, tenho direita a revisão de salario por este tempo que contribui depois de aposentado.
    Obrigado

  • ismael miguel de oliveira

    tenho 60 anos e contribui por 20 anos , sou servidor publico municipal
    na prefeitura do municipio de são paulo….. tem como saber os meus direitos
    para que consiga a aposentadoria poporcional.

  • OZEIAS BRANDÃO MARTINS

    BOM DIA,
    NO ANO QUE VEM (2010) FAÇO 31 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E 53 ANOS DE IDADE. A MINHA PERGUNTA E: POSSO ME APOSENTAR PROPORCIONALMENTE? ATUALMENTE RECEBO UM SALARIO DE R$ 1.650,00 MENSAIS, QUAL SERIA A MINHA RENDA SE ME APOSENTAR PROPORCIONALMENTE.
    GOSTARIA DE RECEBER UMA ORIENTAÇÃO VIA E-MAIL.
    ATENCIOSAMENTE
    OZÉIAS BRANDÃO MARTINS

  • ivone

    tenho 26 anos e 10 meses de contribuição do inss e tenho 57 anos gostaria de saber se posso me aposentar proporcionalmente sou mulher

  • http://loumachado43@yahoo.com.br gersom

    tenho 37anos anos e 8 meses de contribuicao e 57 anos ja tenho direito de me aposentar proporcional ou integral

  • Edvan Corrêa Xavier

    Tenho 35 anos de contribuição e 55 anos de idade e meu regime trabalhista é pela CLT.Sálario bruto atual R$ 3.000,00 pago INSS de R$ 330,00. Posso aposentar agora integral? Esse Integral tem redutor previdenciario? Quanto seria meu salário se aposentassem hoje? aguardo resposta pelo meu E-mail. Obriagado.

    Edvan

  • sirlei rosa de souza jandiroba

    tenho 43 anos , tenho 28 anos de trabalho, posso requerer a aposentadoria parcial ?
    ou se esperar completar 30 anos de trabalho, e tiver apenas 45 de idade , posso me aposentar ? ou preciso esperar completar os 48 anos de idade.

  • Edileusa Oliveira

    Tenho 49 e 28 anos e 3 meses pagos, quando desempregada começei a pagar o carne c/autonoma sobre 2 salarios e parei de pagar por falta de dinheiro. Agora, pedi o calculo desse atrasado para complementar o tempo e aposentar, sendo que o valor veio sobre valores muito alto e não sobre o que vinha pagando em 2001, isso precede? existe a possibilidade de parcelamento, aposentar e o inss descontar da aposentadoria?

  • Nair M. Furtado

    olá, tenho 61 anos e apenas 9 anos de carteira assinada.
    quantos anos eu ainda preciso contribuir para poder me aposentar?
    ou com quantos anos poderei me aposentar?

  • ANA EFIGÊNIA DE FÁTIMA GOMES

    Meu caso é igual o da Bernadete.Me aposentei no mes de Setembro/2008 com 49 ano de idade e 30 anos e 3 meses de trabalho, mas o meu fator previdenciario é bastante elevado, mas continuo trabalhando. Tenho chance em ganhar a diferença ou aumentar mais meu percentual de ganho, ingressando judicialmente?

  • luiz carlos

    oi tenho 53 anos de idade…e 36 anos de contribuição….sera q aposento???
    por favor responda ´por e-mail…..grato

  • Maria Nilza Fernandes da Silva

    Bom dia,tenho 46 anos,meu primeiro registro foi 12/06/1980 até 03/09/1985,o segundo registro foi 14/08/1986, onde estou até hoje(07/10/2009), quero saber se tenho direito na aposentadoria proporcional? E se depois posso fazer revisão para a aposetadoria integral, meu none é Nilza.

  • Samuel de Freitas Coutinho

    Tenho 55 anos de idade e 35 anos, 02 mese e 23 de contribuições. Já faço juz ao salário integral, quero dizer salário total.
    aguardo resposta
    Obrigado
    Samuel

  • Luiz Antonio Marinho

    tenho 53 anos de idade e 34 anos de contribuição previdenciária sou funcionario público Esctadual, Emater/RN qmero me aposentar proporcionalmente tenho direito pelas regras da aposentadoria em vigor, qual as vantagens espero resposta urgente. obrigado. mande por E-mail. luizmarinho45@yahoo.com.br

  • http://assuntossaude Aparecida Feliciano

    tenho 50 ans e em 2010 estarei completando 25 anos de contribuição, posso pedir minha aposentadoria proporcional sua cadastrata no pis desde fev. de1974.só que parei 11 anos de contribuir, a 15anos contribuo se interrupção por favr me ajude. obrigada

  • http://natan-lopess@hotmail.com josé lopes

    Tenho 47 anos e 34 anos de contribuição, durante 13 anos recolhi sobre 1,5 do minino.
    Posso me aposentar proporcional?
    Visto que só receberei sobre um salário?
    O que seriamelhor fazer

  • DALMA APARECIDA FAZIO BALDUINO

    TENHO 49 ANOS E 28 ANOS DE CONTRIBUIÇAO, E JA POSSO SOLICITAR A APOSENTADORIA PROPORCIONAL. GOSTARIA DE SABER SE JA ESTA VALENDO AQUELA DECISAO JUDICIAL QUE COLOCOU FIM NO FATOR PREVIDENCIARIO E QUERIA SABER TAMBEM SE APOSENTO COM DESCONTO DE 30% . SE FOR ASSIM, ACHO MAIS VANTAJOSO APOSENTAR AGORA DO QUE ESPERAR O TEMPO DE 30 ANOS DE CONTRIBUIÇAO.
    SENDO ASSIM E MAIS VANTAJOSO A PROPORCIONAL QUE PERDE 30 % DO QUE A OUTRA VOCE TRABALHA MAIS E DESCONTA ATE 40%.

  • Leny Fernandes de Pinho

    Gostaria de saber se já foi aprovado o Projeto de Lei que permite ao aposentado que continua no mercado de trabalho, pedir revisão de salário. No meu caso aposentei com um salário inferior ao que eu tenho atualmente. Na verdade aposentei, continuo no mesmo trabalho, pela habilitação que tenho, e continuo com a contribuição. Posso pedir revisão da aposentadoria do INSS?

  • MARCO AURELIO DE OLIVEIRA

    DÚVIDA QUE GOSTARIA DE SABER 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO APOSENTA COM QUAL IDADE?
    PROPORCIONAL E TOTAL, COMO É FEITO O CAULO PARA SABER QUANTO VOU RECEBER ATUALMENTE NOS ULTOMOS 3 ANOS PAGO INSS EM CIMA DE UM SALARIO DE 4.000,00, COMO VOU ACHAR O QUE VOU RECEBER? E COM QUAL IDADE ATUALMENTE TENHO 49 ANOS E 27 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO
    AGUARDO
    MUITO OBRIGADO ABRAÇO

  • edvane alves

    tenho 45 anos e 30 anos 9 meses 25 dias, posso me aposentar ou tenho que esperar fazer 48 anos? meu salario é de 2.000 bruto, de quanto sera mina aposentadoria? mesmo depois de aposentada posso continuar a trabalhar na mesma empresa registrada?

  • MARIA DE LOURDES MALU SANTOS FERREIRA

    comecei a contribuir em 1978 e trabalhei 13 anos consecutivos depois fiquei inadiplente e voltei a contribuir em 2008 e 2009 completando assim 15 anos contribuidos,tenho 52 anos.gostaria de saber se ja posso me aposentar. Maria de Lourdes Malu Santos Ferreira nasc:20.05.1957

  • Raimundo p. silva

    pergunto tennho 18 anos de contribuiçâo pelo inss mais 10 anos trabailhdo na lavoura sem carteira assinada tenho 60 anos de idade ja posso requerer minha aposentadoria

  • MAURO NUNES DA SILVA

    sou aposentado por invalidez oom rendimentos
    proporcionais, tenho 35 anos, oito meseses e 24 dias de contribuição sendo 27 sete anos de servidor público pelo IBGE,e fui aposentado com 54 anos de idade. Não recebo as vantagens dos ATIVOS a GDIBE, e nem os aumentos de salário. isto é correto, quais os procedimentos que devo adotar.

    • mauro

      Eu sou o Mauro, e até agora ninguem soube me responder a minha pergunta, por acaso aí existe algum profissional capacitado para dirimir dúvidas sobrea a Lei 8112/90, ou só existe operadores de telemensagens.

    • claudia

      Sr. Mauro o senhor por acaso foi casado com uma senhora chamada Maria neide pereira da silva . pois estamos a procura dele que tem o mesmo nome que o seu. se for por favor entre em contato com claudiadias68@hotmail.com, pois seu filho leanro gostaria de te ver ..obrigado

  • Marcia Silveira

    Tenho 48 anos e 25 anos de contrinuição na iniciativa privada. Já posso requerer minha aposentadoria proporcional?

    Obrigada

  • ricardo cesar da silva

    ola boa tarde,trabalhei sete anos na area da saude, dizem que para cada cinco anos, ganhamos dois.é verdade?

  • cymen

    Tenho 14 anos de magistério, 28 de contribuição ao todo. Gostaria de saber quando devo solicitar minha aposentadoria.
    obrigada

  • JULIO CESAR GOMES

    BOA TARDE, ESTOU COM 55 ANOS DE IDADE, COM 32 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E ATUALMENTE ESTOU COM AUXILIO DOENÇA, SE PERMANECER GOSTARIA DE SABER SE SEREI APOSENTADO INTEGRAL E SER FOR, O SALÁRIO É O ULTIMO REGISTRADO?.

  • http://--------------- Antonio Mariano

    sou homem tenho 61 anos , contribui 18 anos como me aposento?

  • MAURO NUNES DA SILVA

    Sou funcionário publico aposentado por invalidez com vencimentos proporcionais aos 35 anos e oito meseses de contribuição e 54 anos de idade. Aposentadoria em maio de 2007.
    Não faço juz ao ultimo vencimento e os benfeficios recebidos pelos ativos.

  • ANTONIO CARLOS PIAI

    VOU COMPLETAR 55 ANOS DE IDADE EM 31/12/2009, JÁ TENHO 35 ANOS DE CONTRIBUIÇAO, FAZ DIFERENÇA EU PEDIR APOSENTADORIA JÁ COM 54 ANOS E 11 MESES DE IDEADE, OU DEVO ESPERAR DIA 31/12/2009.

  • http://notenho Terezinha Cunha

    Olá, boa tarde
    tenho 29 anos, 6 meses e 11 dias de contribuição ao INSS, atualmente meu recolhimentos são efetuados pelo teto da contribuição. Porém durante um período de junho de 1996 a novembro de 2006 meus recolhimentos, como autonomo , foram efetuados com apenas um salário mínimo. gostaria de saber se posso efetuar complementos para essas contribuições e se realmente compensa. Tenho 47 anos e portanto está proxima minha aposentadoria.
    Mais uma coisa, ouvi dizer que existe uma anistia para juros e multas, para esse caso, gostaria de saber se é verdade e se for qual fundamento legal.
    Um abraço.

  • tania

    Tenho 49 anos, 28 anos e 11 meses de contribuição….Acha que devo agarrar a chance de me aposentar proporcional antes que a lei mude? ou espero para ver o que vai dar?

  • Elizeth de Carvalho

    Tenho 49 anos e 22 anos de contribuição como professora de segundo grau/técnico em enfermagem. Estou afastada em gozo de Auxílio Doença no INSS há aproximadamente 04 (quatro) anos, pelo motivo abaixo.
    Há 02 (dois) anos fui aposentada por Invalidez no meu vínculo de servidora municipal público (por depressão CID-10 – F:33.2).
    1) Caso me dêem alta, não posso trabalhar em função da aposentadoria do vínculo público. Há algum recurso a ser adotado frente ao INSS? Toda perícia relato o fato em questão e não tenho resposta.
    2) Com ou a não aprovação da votação da Lei 8595, seria melhor já pedir a Aposentadoria Proporcional ao tempo de contribuição, já que estou com 49 anos?
    3) Por ser professora e ter direito de aposentadoria especial com 25 anos de contribuição e 48 anos de idade, existe a possibilidade de se pleitear aposentadoria proporcional a este tempo trabalhado como professora? Seria interessante para mim, já que tem-se a possibilidade de aprovação da Lei acima? Qual seria o percentual sobre os maiores salários?

  • http://www.casadasbandeiras.net LUIZ CARLOS PEREIRA

    sou homem tenho 54 anos, l0 anos de contribuição como microempresario quando vou me aposentar?

  • http://www.kimesportebola@bol.com.br joaquim domingues

    posso me aposentar proporcional.tenho 57 de idade e trinta de contrbuiçao.

  • Nelson Y.Kuaye

    Estou com 61 anos completos, até o mes de novembro completei 32 anos e 04 meses de contribuição, quando poderei requerer aposentadoria proporcional?

    Qual e o porcentagem desta aposentadoria?

  • http://omesmo LUIZ FERNANDO MELLO ENNES

    Terei em 08 de fevereiro de 2011, 19 anos e seis meses de efetivo exercício e 09 anos e quatro meses de setor privado, totalizando exatamente 30 anos de trabalho. atenção: correção: o correto é 20 anos e oito meses de setor público estadual na data de 08-11-2011. posso aposentar-me proporcional? quanto perderei em pecúnia? Aguardo resposta e obrigado.

  • http://mariaabigair@bol.com.br Maria Abgair Nunes Coimbra

    eu tenho 52 anos e trabalho a 22 anos pelo regime celetista , pergunto: quando completar 25 anos de serviço posso aposentar proporcional?
    aguardo sua resposta
    Maria Abgair Nunes Coimbra,
    de Itajubá Minas Gerais

  • http://orKut José Roberto Felisbino

    quero saber. tenho 37anos de contribuiçâo com o inss e,53anos de idade jà dei entrada na aposentadoria atrvés do advogado e, ainda não consegui aposentar. continuo trabalhando como AUXILIAR DE ENFERMAGEM .O que está acontecendo que eu não consigo me aposentar por tempo de contribuiçâo e por idade e, qual é a minha aposentadoria proporcional ou integral? ne envie resposta por imail.aguardo.

  • Eli Soares Cabral

    Olá,dr!…Sou professora estadual e municipal (20/20h/s).Trabalho 20 anos no serviço público.Tenho 57 anos. Nos últimos 2 anos estou sofrendo de pseuriase e os médicos me sugeriram ficar afastada da escola, com laudo médico. Sei que não tenho condições de estar em sala de aula, devido a dores que sinto, mas tbm sei da necessidade de professores nas escolas. Gostaria de saber se eu tenho condições de encaminhar aposentadoria, nas duas instituições, pois se me aposentar, o estado e município poderão contratar outra pessoa pra me substituir. Então…é possível eu me aposentar, com aposentadoria integral, mesmo não tendo tempo de contribuiçao?…Por favor, me passe essa informação!…Obrigada!…profe. Eli Cabral

  • Maria de Almeida

    Sou professora estadual no estado do Rio Grande do Sul, devido a uma cardiopatia grave vou me aposentar por invalidez. Gostaria que me explicasse como vai ficar meu vencimento, visto que a coordenadoria de educação me informou que vou receber apenas 80% do meu vencimento e a lei diz que tenho direito a aposentadoria especial com vencimento integral. Tenho 45 anos de idade e 25 anos de serviço no estado.Por favor me responda o mais breve possível. Obrigada!

  • Maria de Almeida

    Sou professora estadual no estado do Rio Grande do Sul, devido a uma cardiopatia grave vou me aposentar por invalidez. Gostaria que me explicasse como vai ficar meu vencimento, visto que a coordenadoria de educação me informou que vou receber apenas 80% do meu vencimento e a lei diz que tenho direito a aposentadoria especial com vencimento integral. Tenho 45 anos de idade e 25 anos de serviço no estado.Entendo que minha aposentadoria não esta sujeita a regra do Art.1º da lei 10.887/2004.Por favor me responda o mais breve possível. Obrigada!

  • Maria Inez

    Gostaria de saber se posso aposentar proporcional tenho 48 anos de idade e 24 anos de serviço trabalho na área da saúde e recebo insalubridade gostaria de saber como fazer o calculo da aposentadoria.

  • Wellington

    Trabalho a 28 anos, entretanto fiquei aprox.3 anos entre sem registro e desempregado após 1998, é possível pagar este anos que fiquei sem contribuir?

    Wellington

  • gisele

    dúvida – o empregado que se aposentou por tempo de contribuição mas continuou trabalhando na mesma empresa por mais 2 anos, recolhendo Inss normalmente, pode solicitar revisão da aposentadoria quando se desligar da empresa?

  • debora

    Estatutário ou CLT? Ai está a diferença entre se aposentar proporcional ou pelo salario integral. verifique se vc é estatutário ou CLT.
    FAZ toda DIFERENÇA.
    NO CASO DE CARDIOPATIA GRAVE RECONHECIDA PELO GOVERNO FEDERAL ,DANDO AO FUNCIONÁRIO PÚBLICO E OUTROS o benefício de não declarar IR, já justifica e admite entender o trabalhador/a como passível de aposentadoria. Caso vc seja funcionário público ESTATUTÁRIO, tem direito a integralidade de seu salário com menos tempo de anos que O INSS prevê para homens e mulheres. Apenas alguns portadores de doenças graves, esperam aumento em seus salários para recorrer a aposentadoria, muitas vzs colocam em risco a saúde por este motivo ! Mas vale a pena!

  • debora

    senhores e senhoras, estou trabalhando em um processo de aposentadoria por cardiopatia grave-( meu cliente já é reconhecido pelo gosverno federal como possuidora de doença grave ! e o isenta de declarar IMPOSTO DE RENDA. APARTIR DESTA DECLARAÇÃO FEDERAL, E SENDO MEU CLIENTE PORTADORA DE CARDIOPATIA GRAVE-PORTADOR DE MARCA PASSO.
    JÁ TEM A SUA DECLARAÇÃO FEDERAL?
    ( SITE: RECEITA F. http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2002/Orientacoes/ManualCompleto/DoencasGraves/default.htm

    -*Doenças Graves
    1-Condições para Isenção do Imposto de Renda Pessoa Física
    2-Procedimentos para Usufruir da Isenção
    3-Obrigatoriedade na entrega da Declaração IRPF . Sendo que pode ainda requerer a restituição de impostos que pagou antes de solicitar sua declaração desde que foi diagnosticado/a portador. BRADICARDIA ATRIO VENTRICULAR TOTAL -(BATV)! ESTE PROCEDIMENTO NECESSITA ADVG ESPECIALIZADO NA ÁREA. TENDO MÉD QUE TENHA SEU PRONTUÁRIO E HISTÓRICO ANTERIORES A DATA DA DECLARAÇÃO DO INSS SOBRE SUA CARDIOPATIA , DEVE REQUERER IMPOSTOS ANTERIORES A ESTA DECLARAÇÃO VIA JURISPRUDENCIAS. CASO TENHA DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL: debora.balsini@gmail.com, teremos prazer em orientar. NADA É DA NOITE PARA O DIA, MAS SEUS DIREITOS SÃO NESTA ORDEM , CONSTITUCIONAIS, BASTA UM BOM ADV E PACIÊNCIA. e para se aposentar mediante seu laudo, basta declaração de seu cardiologista e se tiver a declaração de isenção de IMPOSTO R. PELA PATOLOGIA, será mais fácil.

  • Maria da Conceicao Rocha Alves

    Tenho 52 anos de idade e 22 anos de trabalho, gostaria de saber se posso pedir minha aposentadoria proporcional.

  • Teresa

    Boa Tarde!

    Tenho 58 anos e 21 anos de contribuição ao estado como CLT. Gostaria de saber se tenho condições de me aposentar proporcional aos 21 anos trabalhados.

    Obrigada pela atenção

    Teresa

  • http://levindocafe@hotmail.com levindo

    tenho 50 anos de idade e 32 anos de contribuições consigo a aposentadoria?

  • Sandra

    Quero saber se quando a gente se aposenta e continua trabalhando e contribuindo com o INSS, se ao sair do trabalho, podemos receber de volta os meses de contribuição.
    Eu me aposentei em Agosto de 2008 mas não foi pela firma, e continuei trabalhando até Novembro de 2009. Contribui por um ano e 3 meses. Posso reaver os valores desse tempo, ser ressarcida?

  • Roque R Mendes

    Tenho 53 anos de idade e 31 anos de contribuição, sendo 10 anos como Professor do Ensino Médio[01.08.79-25.07.89] e 21 como funcionário federal[18.05.81 até hoje].Poderei me aposentar proporcionalmente hoje pelo INSS?
    Aguardo resposta urgente por e-mail.Muito Grato.

  • PAULO OLIVEIRA DUARTE JÚNIOR

    Sou funcionário público estadual,tenho 57anos de idade e 33 anos de contribuição. Em abril de 2009 fiz a contagem de tempo numa agência do INSS e lá me informaram que para me aposentar proporcionalmente, ainda precisaria trabalhar 9 meses e 23 dias. Já cumpri esse tempo. Como devo proceder agora? Gostaria de receber uma resposta através do meu e-mail.
    Grato.

  • araci barbosa de amorim

    posso me aposentar pela especial aos 60 anos,28anos e 8 meses de contribuiçao para inss.

    • Lucy

      Minha irmã era professora estatutária e pediu exoneração do cargo, por vários motivos. Hoje ela tem poucos anos de inss.
      que aproveitar o seu tempo para aposentar-se. estado e inss.
      Ela es com 59 anos. completará 60 anos em maio de 2011.
      como deve proceder? Obrigada.

  • Orias Pupo

    olá! por favor gostaria de saber duas coisas… primeiro, sou funcionario publico municipal (concursado)e foi despedido do trabalho por ser aposentado por tempo de contribuiçao, isto é legal ou só poderia ser dispensado aos 65 anos de idade? (tenho 62 anos)
    segundo, apos a aposentadoria trabelhei no mesmo setor por mis 1 ano e 9 meses (sem nem uma dispensa)contribuindo para o inss tenho direito a alguma revisao?

    Por favpr me mande a resposta por e-mail

    certo de suas atençao, ficarei muito grato.

  • Maria do Rosario Andrade

    Tenho 23anos de serviço,trabalho em lipensa naõ tenho selublidade naõ ganho nen salario minimo.Sou fucionaria publica como posso reividica os meus direito

  • Clarinda Leite de Carvalho Honorio

    Sou professora ,servidora estadual a três anos a completar em 2010. Tenho outrs tempos de serviços registrado em carteira, gostaria de saber o meu saldo para fins de aposentadoria

  • Marisa

    Boa noite ;
    é POSSIVEL VCS TIRAREM MINHA DUVIDA?
    TENHO 21 ANOS E 4 MESES DE RECOLHIMENTO + um periodo de 6 anos trabalhado em um laboratorio de análises(neste tempo de insalubridades qto eu ganho mais em anos), uns dizem que cada cinco anos trbalhado vc ganha um ano a mais, é verdade?).Com esse tempo de contribuição tenho direito a algum tipo de aposentadoria? Tenho 48 anos de idade( 18/07/1961).
    Fico no aguardo
    marisa

  • emanuel barreto

    Eu Emanuel barreto gostaria de saber si tinho dereito de aposetadoria com 25 anos de contrebuição a minha idade 54 anos …..

  • http://notenho Eduardo

    Sou professor, tenho 55 anos e tenho 12 anos de serviço em regime estatutário como professor. Tenho dois vínculos empregatício concomitantes e com o mesmo tempo de serviço, um Estadual e outro municipal ambos como professor. Como estou trabalhando em uma cidade distante de Aracaju/Se em um dos vínculos, que me obriga a viajar todas as noites 68 Km até minha escola, já pensei em deixar esse vínculo pedindo exoneração. Minha pergunta é: Para não perder esse tempo de contribuição eu poderei pedir aposentadoria proporcional ao tempo de serviço, já que tenho a idade para a opesentadoria? Se não qual o tempo de serviço mínimo para ter direito a oposesentadoria de forma proporcional?
    Antecipadamente agradeço. Se possível mande a resposta por e.mail.

  • sandra

    posso requerer aposentaria proporcional com 25 anos de contribuição e 43 anos de idade?
    como é feito o cálculo da aposentadoria proporcional? é uma média entre os ultimos salários ou existe um valor fixo?

  • zacarias

    mi aposentei proposionamente .trabalhei mas
    5 anos poso vazer uma revisao.

  • Mariise

    Boa Noite, gostaria de saber, comecei a trabalhar em 1977, tenho só 24 anos de contribuição ,parei de pagar pagar por um certo período, ano que vem faço 25 anos, trabalho no serviço publico e nosso sálario ficou no mínimo, gostaria de saber:
    – Para aposentadoria proporcional a pessoa ganhando o mínimo ele pode diminuir mais, pois tenho certeza que não existe pespectiva de ganhar mais, pois foram diminuindo o nosso sálario até chegar ao mínimo, tenho que esperar os 60 anos ou com que idade posso pedir aposentadoria pois tenho 55 anos ,serviço cansativo, não ganho insalubridade, mesmo trabalhando na saúde diretamente c/público correndo risco de doenças, gostaria de saber se posso pedir aposentadoria proporcional c/qual idade ou vou ter que esperar os 60 anos para ganhar o mínimo?

  • MARLUCE RESENDE FERREIRA

    Sou professora primária e trabalho pela prefeitura de minha cidade ,pelo regime de estatutária . No momento e stou com 50 anos e cinco meses, e dia 1º de março de 2010 completo 25 anos de tempo de serviço .Meu salário base é de 1.085,85 sendo que consta como sal. de cont. inss é de l.303,02 . Logo receberei os 25% de adicional por tempo de serviço . Queria saber quanto receberei quando aposentar. Será em cima deste valor que recebo agora ou terão de fazer algum cálculo dos últimos cinco anos. Me pediram comprovante(olerit) desde 1.994, pois antes deste período era celetista. Por favor me oriente pois não quero ser passada pra tráz com respeito ao que vou receber .

  • http://carmemtakehashi@yahoo.com.br Maria do Carmo P.Santos

    Boa tarde,
    Gostaria de saber,tenho 28anos, 4meses 13dias
    de contribuições, trnho 55 anos de idade,
    quanto tempo falta para me aposentar por tempo
    integal?

    Desde já,muito obrigada pela atenção

    No aguardo

  • http://carmemtakehashi@yahoo.com.br Maria do Carmo P.Santos

    Boa tarde,
    Gostaria de saber,tenho 28anos, 4meses 13dias
    de contribuições, trnho 55 anos de idade,
    quanto tempo falta para me aposentar por tempo
    integral?

    Desde já,muito obrigada pela atenção

    No aguardo

  • Ronei Martins

    Me aposentei por tempo de contribuição em 2005,continuo trabalando na mesma empresa ja faz mais 4 anos,minha pergunta tenho direito em um reajusta salarial ou não,ou posso fazer uma desaposentação,sendo que meu salario do aposento não da para sobreviver.

  • maria helena

    sou proessora do ensina fundamenta desde 1985 tenho 56anos ja posso adquirir a aposentadoria integral

  • Cleuza Nobre

    Em 2011 completo 60 anos de idade, 17 anos de magisterio e 9 anos na mesma função, terei direito a aposentadoria proporcional?

  • Thereza

    Tendo 58 anos de idade, 20 anos de magistério sempre como professor docente.
    Tenho direito a aposentadoria proporcional?

  • Darci Rodrigues

    Darci Rodrigues (sexo masculino) tenho 57 anos de idade e 33 de contribuição como funcionario publico estadual tenho direito a alguma aposentadoria

  • Rosangela

    Gostaria de saber se posso requerer a aposentadoria proporcional, pois sou professora da rede estadual, estou com 45 anos de idade e 25 anos de magistério, trabalhando exclusivamente em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental I. Por favor me mandem a resposta para que eu possa fazer a requisição da mesma.Agradeço
    Rosangela

  • CRISTINA COSTA LINS

    olá meu nome Cristina Costa tenho 52 anos 31 de contribuição, ano passado fui requerer minha aposentadoria só ia ficar com metade do salario devido aos calculos fator previdenciario, hoje se eu for pedir novamente será que já sai integral? por favor me responda .

  • http://valter.dabahia@!hotmail.com valter de jesus

    meu e valter de jesua eu gostaria de saber eu tenho 29 de contribuiçáo e 52 ano de idade e minha funçáo e de motorista entáo eu tenho agum direito de mim aposenta popiçional por favor mim ou mim responda por favor obrigado sé valer apena eu gostaria de mim aposenter

  • http://flora,vasconcellos@hotmail.com Flora Vasconcellos

    Ola, meu nome é Flora, completei no último dia 16.03.10, 27 anos de contribuição, porém já contribuo para o INSS desde março de 1980(sendo que, neste tres primeiros anos iniciais, não foram contribuições integrais, ou seja, contribui alguns meses apenas). Tenho 48 anos de idade. È possivel pedir minha aposentadoria proporcional? Quanto eu ficaria ganhando? aguardo resposta…

  • http://flora,vasconcellos@hotmail.com Flora Vasconcellos

    Para complementar minhas informações, em 1980 tenho 03 meses de contribuição, em 1981 tenho 4 meses e em 1982 tenho 4 meses de contribuição e a partir de 1983 descontos até a presente data, abraços

  • Valter Camargo

    Gostaria de saber o seguinte: se eu me aposentar e sacar meu FGTS, e continuar trabalhado, quando a empresa me demitir eu tenho direito ou não dos 40% de multa recisória sobre o saldo já sacado na aposentadoria?

  • Nelio

    Olá tenho uma dúvida, meu pai se aposentou com 53 anos em 03/1997 e continuou trabalhando até 08/2000… neste perido de 1997 a 2000 continuou contribuindo. Ele pode solicitar revisão da aposentadoria em função desses 3 anos a mais de contribuição ? Ou pode solicitar restituição deste valor junto ao inss de forma amigável ou judicial ? Isso é previsto na legislação ?

  • Fernando

    Sou advogado em Belo Horizonte/MG. No caso de trabalhadores que se aposentam e continuam a trabalhar, existe uma nova solucao (mesmo que controvertida em tribunais inferiores mas muito aceita no STJ) que e a Desaposentacao. Pois quem se aposenta e continua a trabalhar tambem continua averter contribuicos de forma obrigatoria a Previdencia Social. Nada mais justo que este novo periodo contributivo seja utilizado para que haja uma melhora no beneficio do segurado. email fernandoczq@hotmail.com.

  • joel de souza

    ola me chamo joel de souza trabalho desde 14 anos portanto tenho trinta seis anos de contribuiçao mas so 50 anos de idade gostaria de saber se ja posso,me aposentar

  • http://penhajesus@hotmail.com Penha Aparecida de Jesus

    Tenho anos de INSS, 15 de profesora do Estado, e 48 anois de idade. Gostaria de saber como que fica minha aposentadoria. Proporcional e integral.

  • CONSUELO ZAPATA CARDIM

    Sou funcionária pública federal,tenho 31 anos de contribuição e 53 anos de idade gostaria de saber qdo posso me aposentar integral? Ainda não tenho 55anos? E o tempo de redução de idade a cada tempo passado?
    Atenciosamente
    Um abraço!!!!

  • alexandre

    tenho 51 anos, sou portador de marcapasso desde 13 anos de idade. Gostaria de saber se o tempo para aposentadoria é o mesmo ou se tenho algum benefício diferente.

  • Walter Luiz Alves

    Trabalhei em empresa privada (Banco e colegio particular como professor), contribuindo 11 anos e 6 meses para o INSS. Depois fui professor da rede estadual de ensino de MG. Desde fevereiro de 1992 sou professor público municipal efetivo. Estou com 56 anos e 34 anos de contribuição no total. Uma ressalva: Desde 2005 passamos a ter um regime próprio de previdência ( Prefeitura municipal de Contagem – MG). Perguntas:
    1º – Pelo regime proprio de previdência do municipio, posso aposentar proporcionalmente?
    2º – Se eu trabalhar mais 1 ano, aposento integral pelo regime proprio de plrevidência?
    3º – Posso sair do regime proprio e voltar apargar o INSS e aposentar o ano que vem (integral)?
    4º – A aposlentadoria proporcional existe tambem em regime proprio ou não?

  • Loisete

    sou professora, no final de 2010 completo 60anos de idade e 20 anos de magistério posso me aposentar proporcional? Qual a porcentagen do meu benefício? Mande resposta para meu e-mail, prosessora estadual; do Rs.

  • Luiz

    Olá, boa tarde! Meu pai tem 58 anos (completados agora em Abril de 2010) e hoje foi ao INSS para verificar sua situação. Ele foi informado de que para adquirir a aposentadoria integral, precisa efetuar o pagamento (ele é autônomo) de mais seis meses, assim receberia por volta de R$744 (previsão). Para se aposentar ainda este mês, ele receberia o valor de R$ 547. Minha duvida é, diante da defasagem nos reajustes e demais fatores, vale a pena ele se aposentar agora ou esperar um pouco mais?

    Obrigado!

  • JOÃO MAURICIO RETEK

    tenho 63 anos de idade recolhi 28anos na previdência com carne de motorista autonomo,tenho mais 5 anos de militar da FAB,fiquei sem recolher o inss por 10 anos,agora comecei novamente a recolher a 4 meses,mas a soma total de recolhimento dá 28 anos,gostaria de saber se tenho direito a me aposentar proporcionalmente,quero dizer posso pedir minha aposentadoria proporcional ao que paguei? poderia alguem me ajudar através de email?

  • http://no FERNANDO FEIDEN

    Meu Pai se aposentou em 08/1992 proporcional ele nasceu em 1941 e tunha 32 anos de contribuição.
    Ele trabalhou no comércio durante todo tempo, com salário fixo e comissão que durante mais de 15 anos como gerente não entrava no calculo do salario que a empresa pagava. Como proceder para solicitar as empresas os valores pagos de comissão sobre vendas para recalculo do salário de aposentadoria.

  • Sônia Regina

    Tenho 51 anos,prestes a fazer 52 no dia 30 de abril,ouvi dizer que a mulher com 48 anos ou mais,tendo contribuído para previdência pelo menos 15 anos,tem direito a aposentadoria.
    É verdade?
    Obrigada.

  • Irany

    Tenho 55 anos, recolho inss há 24 anos no total,
    No site do inss fiz o calculo e não entendi nada

    1º 22/06/1970 15/01/1971
    2º 01/11/1971 12/05/1972
    3º 01/06/1972 30/01/1974
    4º 01/09/1975 02/01/1976
    5º 01/10/1976 01/03/1977
    6º 01/03/1978 23/09/1985
    7º 16/01/1997 16/04/2010

    1º 22/06/1970 15/01/1971 0 6 24
    2º 01/11/1971 12/05/1972 0 6 12
    3º 01/06/1972 30/01/1974 1 8 0
    4º 01/09/1975 02/01/1976 0 4 2
    5º 01/10/1976 01/03/1977 0 5 1
    6º 01/03/1978 23/09/1985 7 6 23
    7º 16/01/1997 16/04/2010 13 3 1
    Tempo de Contribuição até a Emenda Constitucional nº20/98 – (16/12/1998) 13 0 3
    Tempo de Contribuição até a Lei nº9876/99 – (29/11/1999) 13 11 15
    Tempo de Contribuição até a Data Fim do Último Período 24 4 3
    Tempo de Pedágio para Aposentadoria Proporcional 4 9 16
    Mínimo Aposentadoria Proporcional com Pedágio 29 9 16
    Tempo a Cumprir para Aposentadoria Proporcional 5 5 13
    Mínimo Aposentadoria Integral 5 7 27

    Por favor me explique, quanto tempo tenho para me aposentar pois meu marido encontra-se com Mal de Alzheimer e preciso cuidar dele. Atualmente minha filha cuida dele, mas isso não é justo porque ela é jovem, acabou de se formar na faculdade e tem um futuro brilhante pela frente, não posso deixar que ela fique em casa para cuidar do pai e se anule profissionalmente. Está na hora de cuidar do meu marido sózinha mas não posso ficar sem ter um “pé de meia” na minha velhice. Espero ansiosa uma resposta de vocês. Deus os abençoe por ajudar tantas pessoas que como eu tem dúvidas e não tem onde apelar.
    Grande abraço

  • Márcia

    Sou professora de ensino fundamental desde 1989. Em 2014 completarei 25 anos de sala de aula, mas estarei com 42 anos de idade. Gostaria de saber se é possível me aposentar mesmo assim, mesmo que seja com redução no salário.

  • amaro gonçalves

    tenho 56 anos 30 anos de contribuição,posso pedir apos. propocional em que epoca.

  • fernando souza cavalcanti

    boa noite,gostaria de saber o seguinte: tenho 53 anos 04 messes de idade,33 anos e 03 messes de contribuicao.posso pedir aposentadoria proporcional e qual seria o valor atual.com renumeracao de 2.800;00 mensais.

  • MARINA

    TENHO 46 ANOS DE IDADE E NESTE MÊS COMPLETO 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO, GOSTARIA DE SABER SE NESTA SITUAÇÃO CONSIGO ME APOSENTAR OU SERÁ PRECISO ESPERAR ATÉ OS 48 ANOS. OBRIGADA

  • Maria Célia

    Boa Tarde,
    Tenho 57 anos, estou em regime de readaptação(hà tres anos) com 21 anos e 8 meses, de serviço público municipal.Na próxima sexta feira foi fazer um perícia médica pra ver minhas condições, de voltar pra minha função de origem(professro níve I) ou me aposentar por invalidez.Sei que a aposentadoria não é integral.
    Gostaria de saber dos meus direitos como readaptada sem condições de retornar a sala de aula,(trabalho na biblioteca e ajudo na escola com aulas de reforço, cuido dos alunos durante o recreio e presto serviço à direção da escola) e se está na lei, que caso apresente este perfil(sem condições de retorno) tenho que aceitar a aposentadoria.
    Agradeceria muitíssimo se me enviasse a resposta por e-mail
    Um grande abraço

  • Edward Rayol de Souza Filho

    Trabalhei numa firma em Porto Alegre durante exatos 01 ano,é exatamente o tempo que falta para me aposentar integralmente.Acontece que não foi feito nem um registro de qualquer tipo de contribuição.Gostaria de saber se posso pagar agora depois de 35 anos essa diferença, para efeito de minha aposentadoria?Apesar de não ter mais nem um registro da firma q trabalhei.Tenho 61 anos e trinta e tres anosSou de contribuição e seis meis.Tenho medo de haver alguma mudança no processo de aposentadoria, já que o congresso caminha nesta direção.Sou CLT.E minha media de contribuição durante todo este periodo foi de tres a quatro salario minimos.Tire-me esta duvida por favor.Abraços. Ah moro em São lui- Ma des de 1979.

  • edilson

    tenho 44anos,24anos e7 meses de tempo de serviço,já posso me aposentar
    Fator previdenciário o que é realmente?

  • LUIZ ANTONIO MARINHO

    Gostaria de receber minha resposta sobre a pergunta feita por LUIZ ANTONIO MARINHO.

  • Rosangela

    Olá, tenho 55,4 anos contribuo com o inss há 27.9 meses. Há um pedágio de 2,10anos. Gostaria de saber se caso deseje me aposentar com 60 anos esse pedágio é desconsiderado? Pois para aposentadoria integral se for levado em consideração o tal pedágio, só irei me aposentar com 62,10 meses.

  • http://gracaonline@yahoo.com.br maria das graças dos santos

    oi boa noite tenho 48 anos e contribuo com o inss 25.1mes eu trabalho em um frgorifico de frios. os fotores de rico são medio mais recebo no lerite so 10 por cento de insalubre. gostaria de saber. a cada 10 anos quanto anos tenho a mais e se ja posso pedir a posentadoria proposional desde já obrigada por fovor se for possivel. mandar a reposta por email

  • http://gracaonline@yahoo.com.br maria das graças dos santos

    oi boa noite tenho 48 anos e contribuo com o inss 25.1 mes eu trabalho em um frigorifico de frios. os fotores de rico são medio mais recebo no lerite so 10 por cento de insalubre. gostaria de saber. a cada 10 anos quantos. anos tenho a mais e se ja posso pedir a posentadoria proposional desde já obrigada por favor se for possivel. mandar a reposta por email

  • paulo

    Sou estatutario, tenho 49 anos de idade já contibuo a 30 anos comprovados.quanto tempo falta para aposentar integral?

  • tiago

    minha esposa tem 45anos; trabalha mais de 30anos na empresa privada.ela ja recorreu a aposentadia ate agora nao teve resposta.ela ja teria direito ou nao?aguardo resposta.

  • moacir pereira da silva

    tenho 54 anos de idade e 29 anos de contribuição sempre trabalhei na área de segurança e eu tenho um problema serio na minha coluna eu tenho desvio na coluna,bico de papagaio,artrose,esqueriose,e reumatrose,ernia de disco,e varizes nas pernas, sera que eu ja posso pedir a minha aposentadoria eu gostaria de ter uma resposta por e-mail

  • http://deleted Zuleide Queiroz da Silva

    por favor aguardo resposta,sou funcionária publica do estado de mt a 30 anos e 8 meses de contribuição, em junho faço 51 anos de idade, entrei com laudo pericial após ter cumprido com os 2 anos de licença, sofro de ler/dort, paralisia irreversivel e incapacitante,estatuto do servidor estadual lei nº 4 parafro 1 art. 213/90, estou insegura com medo de ser enquadrada no EC 41/2003, caso isso ocorra posso recorrer com amndado de segurança p/revisão, vai diminuir muito o meu vencimento,pois, lutei muito p/chegar onde estou, fiz faculdade, especialização, passei frio, fome e agora no momento que mais preciso de recurso para cuidar das dores, fisioterapia, hidroterapia, psicologo, remédios ainda corro o risco de ficar pior, pois o salario mal da para o tratamento, o que fazer. me ajude por favor…zuleide

  • http://notenho Maria Aparecida Nunes de Oliveira da Silva

    Boa noite!
    Tenho 28 anos de contribuição e 51 anos de idade. É melhor pedir a aposentadoria proporcional ou aguardar a integral? Estou em dúvida.
    Afuardo resposta, e agradeço

  • ademir

    Meu nome é Ademir, tenho 54 anos, completo 55 em agosto, tenho 31 anos e
    7 meses de contribuição.
    Gostaria de saber se posso me aponsentar proporcionalmente, e qual índice
    percentual que vou perceber.
    Estou ansioso para me aposentar. Por favor me respondam. Obrigado.

  • http://kekecesar@hotmial.com marcos cesar magalhaes

    tenho 47 anos de idade e 28 conrribuiçao posso aposentar proporcional , pagando o tal pedagio aguardo a resposta ok um grande abraço.

  • João Ferreira

    Olá.
    Por Favor peço orientação.
    Tenho 52nos, tenho trabalhado 35 anos e 2 meses,tenho mais 3 anos para somar como insalubre (sb-40),perfazendo um total de 38 anos de contribuição.
    Posso dar entrada na minha aposentadoria integral?
    Se não quais serão as perdas!
    Agradecido
    João Ferreira
    e-mail: joaoferreira_filho@yahoo.com.br

  • http://naotenho vanzival tadeu dos santos

    boa noite tenho 54 anos de idade ,e tenho 24 anos de contribuiçao ,tenho problemas de saude pressao alta , tomo remedio controlado, fiz catetersmo e varias coisa ,penso em pedir aposentadoria proporcional tenho direito ,obrigado tadeu

  • Leonice Aparecida Sanjuan Petrini

    Tenho 56 anos, no final do ano completarei 16 anos de contribuição como professora do Estado. Trabalhei como telefonista de 1975 a 1981, logo totalizando 23 anos devido a insalubridade que acrescenta um ano a mais. Gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria proporcional, pois me sinto muito cansada, as vezes passando mal,devido ter que falar muito e o barulho constante da sala de aula, pois dou aula em dois períodos. Por favor me oriente. Obrigada.

  • http://josafa2002@hotmail.om miguel alves

    tenho 49 anos trabalho em carro forte a25 anos e 3 anos policia militar
    posso me aposentar

  • Conceição Cozin

    Falta 2 meses e dez dias para eu completar 30 anos contribuidos sexo feminino e tenho 46 anos. Quando completar os 30 anos de contribuição ainda vou ter 46 de idade a minha pergunta é se vou conseguir me aposentar integral ou vou pegar proporcional?????
    Muito Obrigado pela atenção e pela resposta.
    Um grande abraço.
    Conceição.

  • JOÃO VITÓRIO CANUSO

    TENHO 56 ANOS E 31 DE TRABALHI]O, POSSO ME APOSENTAR NA PROPORCIONAL

  • http://qualquerum Marilene

    Tenho aproximadamente 30 anos de serviço, trabalhamos em regime próprio sou professora estatutária com aproximadamente 21 anos de Magistério, completo 50 anos em fevereiro de 2011. Gostaria de saber se posso me aposentar integralmente quando completar 50 anos.
    E quando posso sair proporcionalmente.

  • joão florencio menezes

    olá eu mim aposentei com 32 anos e 10 meses de contribuição com um salario minimo eu posso continua pagando para te direito aposentaduria especial tenho 56 anos de idade por farvor mim oriente

  • http://sobreira19@hotmail.com Eulálio Sobreira

    Tenho 57 anos completo, trabalho desde de 1973 com carteira assinada, sendo que fiquei dois anos sem registro, voltei a trabalhar após os dois anos, agora deixei de trabalhar em 30 de abril de 2010. Minha Advogada disse que já completou 35 anos, pois tive cinco anos insalubre. Dei entrada na aposentadoria e o INSS disse que só encontro 30 anos nas minhas três carteiras de trabalho. Agora entramos pela Justica Federal, que tb está demorando para dar um veredito a mais de um ano. Gostaria de saber se realmente posso me aposentar.

    Obrigado !!!

  • Maria Aparecida Rocha Lôpo

    Me aposentei em 2004 com 30 anos de contribui
    ção e 49 anos de idade. O valor do meu benefí
    cio é proporcional, mas, continuei a contri
    buir até 2010. Terei chances de quando chegar
    aos 60 anos, passar a receber benefício inte-
    gral, se pedir revisão? – Existe alguma juris
    prudência pra isso?

  • Sandra Regina de Assis

    Sou funcionaria da Prefeitura do RJ, tenho 52 anos e 30 de contribuição,tenho direito a aposentadoria? Obrigada.

  • http://ig leda costa braga rosa

    quero saber eu me aposentei com 62 anos gostaria de saber se tenho direito da diferença de dois anos atras

  • Eliana Siqueira

    Boa noite,

    TENHO 52 ANOS E ESTOU CONTRIBUINDO DESDE 1979, TENHO UM SALARIO DE 2.758,00 E JA TENHO 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO MEU SLA´RIO PODE SER REDUZINDO OU RECEBO INTEGRAL MINHA APOSENTADORIA,

    Desde de já agradeço pela ajuda e atenção

  • Liza

    Olá, você pode enviar minha resposta por email?
    Sou mulher, 60 anos e vinte e oito anos de contribuição….. recebi nos últimos 3 meses um aumento no meu salário de mais de 100%…. estou pedindo minha aposentadoria, ifelizmente agora que estou ganhando melhor, mas por motivo de saude não posso esperar mais…. ganhava 900,00 mensais, e agora estou recebendo cerca de 2000,00. Sempre como funcionária pública e no mesmo órgão. Mais ou menos, o meu salário ficará muito reduzido? me ajude, por favor, respondendo. Muito obrigada.

  • EDIONES MARIA

    TENHO 49 ANOS,TENHO CONTRIBUIDO 14 ANOS ANTES
    DA NOVAS REGRAS DE 1998 POSSO PEDIR APOSENTADORIA PROPORCIONAL?GOSTARIA DE SABER

  • Marli Bortolotti Miranda

    me aposentei proporcional em março de 1997 com 25 anos de contribuiçâo e 70% de renda. gostaria de saber se existe algum tipo de revisao que me beneficiasse com aumento na minha renda.

  • http://geraldo_galindo@hotmail geraldo farias galindo

    aposentei em 18/03/ 1997/ e trabalhei mais 5 anos e qutro messes na mesma empresa pagando inss rigorosamente todos os messes durante 5 anos e quatro messes gostaria de saber se tenho direito a revisao da aposentadoria.

  • Angela Maria Henrique

    me aposentei em 1997 continuo trabalhando na mesma empresa até hoje, 2010, contribuindo, tenho a direito a revisão com chances de ganhar? hoje mesmo 09/08/2010, vi uma reportagem na televisão que muitos aposentados que continuaram a trabalhar no mínimo por mais 5 anos entraram com pedido de revisão e ganharam Agradeço muito se me derem uma resposta o mais breve possível, e qual o procedimento que devo seguir.
    atenciosamente

  • http://notenho Maria de Lourdes Tonus R. Vargas

    Estou aposentada desde setembro de 1999, e continuo trabalhando e pagando inss,(12 anos)
    retroativo a 17/12/1998
    tenho direito de revisão para recalcular minha aposentadoria e aumentar o valor??

  • Márcia

    Trabalhei em um Hipermercado e no Hospital somando os dois dá 02 anos de contribuição. Trabalhei 1988 a 1990 carteira assinada pela Prefeitura. 1992 a 2004 com regime estatutario na Prefeitura, ora na parte administrativa, ora como professora, sendo que era concursada como professora, isso no estado de Goiás. De 2006 a 2010 trabalho em Minas como professora.Tenho 41 anos, gostaria de saber sobre aposentadoria proporcional. Quando terei direito?

  • http://Rafinha Rafael

    Tenho 22 anos de idade e 4 de contribuiçao, e tenho serios problemas de varizes nas pernas, varizes ennormes será que eu já posso me aposentar?

  • http://hotmail delma

    Gostaria de saber se posso me aposentar proporcionalmente com 20 anos de contribuicao (como professora ) e 47 anos.Aguardo a resposta.Obrigada!!!!

  • http://www.karoline.com.br/ ana

    tenho 53 anos e trabalho na lavoura e quero saber o que devo fazer p/ se aposentar quando tiver 55 anos de idade?

  • Waldete de Souza Dias

    Oi, meu nome è Waldete de SOUZA Dias, professora da rede estadual ,regente de tu rmas ,Ensino fundamental e Médio ,nunca sai da regência gostaria de saber se com 22anos de contribuição no IPSEMG e completo 55anos no dia 11/12. Posso APOSENTAR PROPORCIONAL?
    Obrigado!

  • rosa

    Trabalhei 3 anos em uma firma(1975 a 1978), casei e agora trabalho 25 anos servidor municipal(1985 – 2010). Tenho 53 anos. Posso pedir aposentadoria proporcional

  • http://naotenho hugo martins

    tenho 56 anos e contribui com 32 anos e quatros meses para a previdencia, tenho direito a aposentadoria, meu salario na carteira é de 962,00 mais horas extras que tem a media de 350,00 reais por mes, tenho direito a aposentadoria proporcional.

  • Margarethi

    quero saber eu tenho 48 anos de idade e 22 anos de serviço e estou em ajustamento funcional a 7 anos como posso aposentar

  • Giselle Lima

    Olá! Gostaria de uma informação: Meu pai se aposentou por tempo de serviço após 25 anos de contribuição, e continuou trabalhando por mais 6 anos, ainda contribuindo. A poucos dias vimos em um telejornal de grande conhecimento, que aposentados que continuaram trabalhando após a sua aposentadoria, teriam como reaver essa contribuição, tendo esse tempo ultrapassado 5 anos. Gostaríamos de saber qual o precedimeno em relação a esta informação para que pudessemos dar entrada no pedido caso haja possibilidade. Desde já agradecemos a atenção.

  • aparecida de Lourdes Lago

    Ola´boa noite! trabalhei na roça até 1987 fiz o mobral e hoje sou professora ,trabalhei como professora CLT por 14 anos. fiz o pedido ao INSS de contagem do tempo de roça ,eles negaram ,entrei na Justiça F. ganhei e o INSS recorreu e a agora a Justiça F. desconsiderou todo o tempo de roça , nos temos todos os contratos.mas eles alegaram que as testenhumas não me viram no labor ( colhendo café ). A J.F. havia me dado apenas de 1966 à 1975 e os outros contrados nem foram mencionado. O que devo fazer? aparecida_lago@hotmail.com Cida Lago

  • Marcos V M Nascimento

    Minha esposa tem 51 anos, usa marcapasso desde NOV/06, desde então ficou com sua saúde comprometida, usa medicamentos contínuos, gostaria de saber se temos direito ao resgate de FGTS, o casal, caso afirmativo, o que temos que é necessário para dar entrada no processo. docuemtnação.

  • Tania de Carvalho

    Minha idade é 48 anos . Sou auxiliar de cozinha e minha data de admissão é 01/12/86. Tenho 206 meses de contribuição no INSS. Quando vou poder me aposentar? Que tipo de aposentadoria? Se eu quiser me aposentar com pelo menos dois salários como devo proceder? Por favor tire minhas dúvidas ! Fico muito agradecida.

  • Orlando

    Boa tarde, um trabalhador com idade entre 55 e 59 anos e contribuiu 35 anos como o INSS, terá aposentadoria integral mas aí entra o fator previdenciario que abate uma % em seus vencimentos, quando completar 60 anos de idade o fator previdenciario acaba ? Obrigado.

  • Abgair

    boa tarde,
    tenho 53 anos e trabalhei na roça de 1975 a1979 e1983 a1987 a partir desta data trabalho com registro em carteira e hoje tenho 23 anos de seviço com registro e mais o tempo na roça somam mais de 8 anos, posso pedir minha aposentadoria
    Abgair Minas Gerais

  • Tania Regina de Oliveira de Freitas

    Sou aposentada ( proporcional) tempo de serviço. Devido meu salário ser o minemo, consegui arrumar outro emprego e estou registrada novamente contribuindo inss , neste caso eu posso daqui uns anos eu poderei agrupar estas contribuições a minha aposentadoria? E quanto tempo terei que contribuir para poder fazer isso? Agradeço pela resposta.

  • Jorge dos Santos da Silva

    Bom dia, trabalhei 10 anos numa empresa que faliu a uns 20 anos atrás, eu era obrigado a fazer acordo de 6 em 6 meses. Devido a esses acordos o inss me disse que faltam 2 anos e 2 meses pra eu me aposentar. Hoje tenho 51 anos de idade. Se eu pagar a diferença desse acordo que não contribuiram eu posso aposentar?

  • Jorge dos Santos da Silva

    Gostaria de saber também como pegar o PPP dessa empresa, o meu trabalho era insalubre. E Já estou em outra empresa já a 25 anos.

  • Adriana

    Gostaria de uma ajuda,
    Sou funcionaria pública estadual(MA), ingressei no serviço público em 02/01/1980, tenho 30 (anos), 05(cinco) meses e 02(dois) dias de efetivo exercício e nasci em 1943 (67 anos)

    Em que regra de aposentadoria devo fundamentar meu pedido de Aposentadoria voluntaria: EC 20? 41? 47 ? ou ART 40 da CF? Sao tantas regras que nao sei em qual me encaixo.

    Qual a regra mas vantajosa para mim?

    Agradeço

  • CLÁUDIA LEÃO VASCONCELLOS CAMPOS

    SOU FUNCIONÁRIA PÚBLICA ESTADUAL-IPSEMG,RECEBO INSALUBRIDADE MENSALMENTE.INICIEI O MEU TRABALHO NO DIA 5 DE SET DE 1984,TENHO 53 ANOS DE IDADE,26 ANOS E 3MESES DE SERVIÇO.GOSTARIA DE SABER SE A INSALUBRIDADE REDUZ O MEU TEMPO DE APOSENTADORIA COMO NO INSS.AGUARDO RESPOSTA URGENTE ,POIS ESTOU QUERENDO REQUERER A MINHA APOSENTADORIA.

  • LEIDIANA

    OLÁ. MINHA MÃE TEM 55 ANOS ELA NUNCA TRABALHOU DE CARTEIRA ASSINADA, MAS CONTRIBUI COMO AUTONOMA DURANTE 3 ANOS E CINCO MESES DE JULHO DE 1993 A NOVEMBRO DE 1996. O QUE ELE DEVE FAZER PARA SE APOSENTAR?DEVE PAGAR OS MESES RESTANTE? QUANTO SERIA O VALOR A PAGAR? SE PUDEREM ME RESPONDER, DESDE JÁ AGRADEÇO MUITOOOOOOOOOOOOOO.

  • Paulo

    OLá tenho 53 anos de idade e 36 anos de contribuição, nessas condições recebo a aposentadoria integral

  • conceição

    Oi, eu gostaria de saber se uma dona de casa com 63 anos de idade tem direito a uma aposentadoria, sem ter contribuido para a previdencia por falta de recursos?

  • Lesley Magalhães Pereira

    Gostaria de saber se posso aposentar proporcionalmente com 50 anos de idade e 18 anos de contribuição? Sou funcionária pública municipal (professora). Obrigado

  • Teódolo Santos de Siqueira

    Olá.
    Boa noite..

    Amigo,gostaria de obter uma orientação. Sou servidor publico federal e tenho 37 anos e alguns meses de contribuição e completei este ano, no mes de março, 59 anos de idade.
    Gostaria de saber se já posso me aposentar com uma certa tranquilidade.

    Estou meio inseguro quanto a isso e aguardo sua valiosa orientação.

    Por favor envie resposta para meu e-mail.
    Agradeço muito pela ajuda. . .

  • luis claudio costa

    se o fator previdenciario realmente acabar, poderei me aposentar integralmente e com 35anos de contribuição independente da idade.

  • roberto feitosa

    gostaria de saber,ja aposentei integral,e sai da empresa,agora trabalho em outra empresa e descontam inss,posso adquirir ess dinheiro de volta ou não devia ser descontado.

  • junior

    Em 1989 completei 29 anos e 6 meses ( aproximadamente) de contribuiçao no teto da epoca, dai pra frente nao contrubui mais. agora tenho 66 anos e minha aposentadoria é de 1 salario minimo, existe alguma maneira de ser feito uma revisao do salario?
    Obrigado

  • Pingback: See you

  • Pingback: lick here