Quando comprar à vista não é a melhor opção

Quando comprar à vista não é a melhor opçãoQualquer educador financeiro ensina que devemos comprar, sempre que possível, à vista. Essa é a regra número um para evitar dívidas com carnês e cartões de crédito. Entretanto existem situações que comprar à vista não é a melhor opção.

O propósito desse artigo é mostrar quais são essas situações e como você pode obter vantagens em comprar a prazo, podendo até ganhar algum dinheiro e acumular milhas ao fazê-lo, se tiver disciplina para colocar em prática a estratégia.

Preço à vista vale para cartão de crédito, ou o contrário?

Todos sabem que vários estabelecimentos cobram preços diferenciados para o pagamento à vista (principalmente ser for em dinheiro). Ao fazerem isso, eles diferenciam o pagamento em dinheiro do pagamento com cartão de débito e com cartão de crédito. Ontem mesmo estive no shopping e tinha uma loja que deixava claro logo na vitrine: 10% de desconto para pagamento em dinheiro e 5% de desconto para pagamento com cartão de débito.

Por conta dessa prática, alguns órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e o Pro Teste, defendem que o preço à vista vale para o cartão de crédito e que preço diferente no cartão é abusivo. O que esses inocentes órgãos não percebem é que, ao defenderem esse posicionamento, não permitem que o consumidor faça uma compra à vista com cartão de crédito. Mas que a compra à vista fique com o valor de a prazo.

Os juros estão embutidos no preço à vista!

Quando vemos anúncios de eletrodomésticos e artigos de vestuário por 10 vezes sem juros, tenham certeza que os juros já estão embutidos no preço à vista. Se não for possível negociar o preço, obtendo um desconto no pagamento à vista, saibam que a melhor opção, pasmen, é comprar no maior números de vezes possível, pelo menos do ponto de vista financeiro.

Estratégia para ganhar dinheiro e acumular milhas

Quando você estiver nessa situação, onde possui o montante para pagar à vista, mas não há desconto, tenha uma ótima dica: abra uma poupança exclusivamente para essa estratégia e deposite o montante total logo no primeiro mês. À medida que vier a fatura do cartão, retire da poupança o valor correspondente à parcela. Utilize essa estratégia para todas as compras que você fizer nessa situação.

Fazendo isso, você tem duas grandes vantagens:

  1. Ao depositar na poupança o montante total e fazer retiradas apenas do valor das prestações, quando concluir o pagamento dessa dívida, ainda restará o rendimento da poupança. Apesar de não ser muito, você ainda ganha dinheiro por não ter comprado à vista;
  2. Além de ganhar algum dinheiro, você também acumula pontos no seu cartão de crédito. A maioria dos cartões atualmente permitem a troca de pontos por milhas das principais companhias aéreas.

Atenção: essa estratégia só dá certo com disciplina!

O pré-requisito primordial para o sucesso dessa estratégia é a disciplina. Sem disciplina, essas vantagens podem ser transformar em dívidas, trazendo problemas para sua saúde financeira. Só coloquem em execução se tiverem certeza que conseguirão cumprir os passos apresentados. Uma coisa eu garanto: se conseguirem cumprir, podem ter certeza que dará certo!

Gostou do artigo? Concorda com a estratégia? Deixe um comentário!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!