É Possível Perder Dinheiro no Tesouro Direto?

É Possível Perder Dinheiro no Tesouro Direto?Você já perdeu dinheiro no Tesouro Direto? Ou já ouviu falar de alguém que perdeu dinheiro no Tesouro Direto?

Por conta disso, ficou com medo de investir? Ou até pensou que, por esse motivo, este investimento é inseguro ou muito arriscado?

Se isso tiver acontecido com você, pode ficar tranquilo.

Recomendo que você leia este artigo até o final que explicarei exatamente porque que isso ocorre e como não perder dinheiro com o Tesouro Direto.

Você não está lendo errado: este artigo é sobre como não perder dinheiro com o Tesouro Direto.

Você deve estar se perguntando:

Por que o Rafael está falando sobre isso? Ele recomenda tanto o Tesouro Direto… Sempre fala que é um investimento seguro e super rentável… Existe a possibilidade de perder dinheiro com o Tesouro Direto?”

Existe, sim.

Se você não souber como escolher seus títulos e, principalmente, o momento ideal para fazer o resgate deles, você pode, em alguns casos, ter uma rentabilidade abaixo do que você estava esperando e em casos bem excepcionais perder dinheiro com essa aplicação financeira.

Caso isso já tenha acontecido com você e por conta disso você esteja com medo de investir no Tesouro Direto…

… ou ainda não tem a coragem de investir porque ouviu falar que alguém perdeu dinheiro, fique comigo que explicarei porque você não precisa se preocupar com isso.

Como não perder dinheiro no Tesouro Direto

Quando você compra um título, principalmente os que tem um prazo de vencimento mais longo (como o Tesouro IPCA+, que pode vencer lá por 2035 ou 2050), o preço desse título até o vencimento fica bastante volátil.

Então, é muito comum receber emails e comentários desse tipo:

Rafael, comprei esse título e um mês depois o preço dele caiu e fiquei desesperado(a)!”

Em casos mais extremos, algumas pessoas relatam que chegaram até a vender o título após esta queda momentânea.

Dica #1: Permaneça com o título até o vencimento

A primeira coisa que você precisa entender é o seguinte: você só perde dinheiro se você, de fato, vender seu título.

Se você não vender, você só estará com um valor um pouco abaixo do que você tinha comprado.

E o mais importante: se você permanecer com o título até o vencimento – independentemente de ser o Tesouro Selic, Tesouro Prefixado ou Tesouro IPCA – você não vai perder dinheiro.

Você terá como rentabilidade exatamente a taxa que você contratou no momento da compra.

Se for, por exemplo, um Tesouro IPCA+ com taxa de compra igual a 6% ao ano mais inflação, você receberá exatamente isso na data de vencimento do título.

Se for, por exemplo, um Tesouro Prefixado com taxa de compra igual 12% ao ano, você receberá exatamente isso na data de vencimento do título.

Então, a primeira e mais óbvia dica é: permaneça com seu título até o vencimento.

Ao fazer isso, você não corre risco algum de perder dinheiro com esse investimento no Tesouro Direto.

Você não precisa necessariamente permanecer com ele até o vencimento, mas se você quiser ter a certeza de que não existe risco de perda de dinheiro, permaneça com seu título até o vencimento.

Dica #2: Opte pelo Tesouro Selic (se não puder manter o título até o vencimento)

A segunda questão em relação ao investimento em títulos públicos é a importância do Tesouro Selic.

O Tesouro Selic é aquele tipo de título que o preço só sobe.

Pode ter uma pequena volatilidade nos primeiros dias, mas depois dos primeiros 30 dias, pode ter certeza que ele estará num valor maior do que você tinha comprado.

E ele só vai subir.

Ele não necessariamente é o melhor investimento, mas é o título ideal quando você não tem certeza se poderá permanecer com seu dinheiro investido até o vencimento.

Esse título permite que você faça o resgate antecipado (antes do vencimento do título) sem qualquer risco de perda financeira.

Esse é um título para você investir e não correr risco de perder dinheiro com o Tesouro Direto.

Por essa razão, não há desculpas para você não investir nessa excelente aplicação financeira só porque ouviu falar que pode perder dinheiro.

Isso só ocorre se você não souber o que está fazendo.

Se você investir no Tesouro Selic ou em qualquer outro título e permanecer com esse título até a data de vencimento, o risco de você perder dinheiro com o investimento no Tesouro Direto é zero.

Conclusão

O risco, na verdade, vem da falta de conhecimento.

Quando você não sabe o que está fazendo, é possível cometer erros até em aplicações financeiras bastante seguras como o Tesouro Direto, que é altamente rentável e permite que você invista a partir de 30 reais.

Então, não fique com qualquer medo ou bloqueio de investir nessa excelente aplicação financeira só porque você ouviu falar que existe a possibilidade de você perder dinheiro.

A possibilidade realmente existe, mas, como eu expliquei, ela é facilmente gerenciável. Se você souber o que você está fazendo, você não vai correr o risco de perder dinheiro com o Tesouro Direto.

Para você se sentir mais seguro(a), eu recomendo que você adquira conhecimento.

Tenho uma aula gratuita sobre este assunto (que você pode reservar sua vaga neste link aqui), diversos artigos publicados aqui no Quero Ficar Rico e outros tantos vídeos publicados no YouTube.

Não faltam opções gratuitas e de qualidade para você adquirir conhecimento.

Neste artigo, eu dei duas dicas bem simples: opte pelo Tesouro Selic quando você precisar resgatar o dinheiro antes do vencimento do título ou mantenha os outros tipos de título até a data vencimento para não correr qualquer risco.

Essas são apenas duas dicas bem simples para que você não perca dinheiro.

Mas o Tesouro Direto é muito mais do que isso.

Ele é uma alternativa de investimento para você ganhar muito mais dinheiro em comparação com as demais aplicações financeiras de renda fixa.

Não fique preso na poupança ou nos péssimos investimentos oferecidos pelo seu banco apenas porque ouviu falar que alguém perdeu dinheiro com o Tesouro Direto.

Assuma as rédeas da sua vida financeira, adquira conhecimento e comece a investir numa das melhores aplicações financeiras do Brasil.

Antes de finalizar, recomendo também que você assista ao vídeo abaixo:

(O acesso à aula mencionada no vídeo está neste link aqui)

Gostou do vídeo? ?

Então clique neste link aqui para se inscrever gratuitamente em meu canal no YouTube.

E se tiver qualquer dúvida ou quiser compartilhar sua experiência sobre seu primeiro investimento, deixe um comentário logo abaixo.

Até a próxima!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!