O que são microfranquias?

O que são microfranquias?As microfranquias são consideradas a “bola da vez” na economia. Isto se deve ao grande crescimento que esta modalidade de franquias tem apresentado nos últimos anos, motivado especialmente pelo aumento da nova classe C brasileira.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) estima que já exista no país cerca de 2.500 franqueados de um total de mais de 50 marcas de microfranquias. Elas já representam 5% do segmento de franchising no Brasil, mas crescem a uma velocidade de 25% ao ano.

Mas o que são microfranquias? Quais as vantagens que este modelo apresenta para os empreendedores? Quais os cuidados que os interessados em atuar neste segmento devem tomar?

O que são microfranquias?

Microfranquia é nome dado às franquias cujo investimento a ser realizado pelo empreendedor não ultrapasse os R$ 50.000,00. Assim, trata-se de uma classificação dada pelo mercado e não pela lei, ou seja, elas estão sujeitas, assim como as demais franquias, às regras e condições estabelecidas pela lei n.º. 8.955/94 (Lei das Franquias Empresariais).

Como nas demais modalidades de franquia, a microfranquia é um sistema de parceria onde o franqueador, proprietário de um negócio, disponibiliza para interessados (os futuros franqueados) o uso da sua marca comercial bem como a transferência do know-how, ou seja, da tecnologia do seu negócio, com ou sem o fornecimento de produtos e serviços.

Vale lembrar que, para permitir o uso de uma marca, tal marca deverá ter sido devidamente registrada junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Vantagens

De acordo com os especialistas, as maiores vantagens apresentadas pelas microfranquias são o baixo investimento necessário para se iniciar o negócio bem como o rápido retorno desse investimento, sendo que o maior número de microfranquias encontra-se no setor de serviços, tais como ensino, serviços de beleza, reparos de roupas e sapatos, entre outros.

A maioria delas não exige um ponto comercial e pode ser operada de casa, no esquema home-based. Isso faz com que os custos operacionais (aluguel, transporte, refeição etc.) e de contratação de funcionários, por exemplo, sejam reduzidos.

É por esse motivo que o modelo tem tido um crescimento tão expressivo no Brasil – temos uma classe C atingindo praticamente 50% da população do país e ansiosa para ter o seu próprio negócio sem que haja a necessidade de um enorme investimento.

Cuidados necessários

Como em qualquer outro tipo de franquia, é preciso verificar qual a visibilidade da marca dessa franquia no mercado, pois quanto mais sucesso essa marca fizer junto aos seus consumidores, maior será a garantia de retorno do investimento realizado pelo franqueado.

Outro cuidado importante é verificar se toda a documentação da franquia, especialmente a sua circular de oferta está em acordo com o que estabelece a menciona lei n.º 8.955/94, e se o perfil do empreendedor é compatível com a atividade.

No caso de microfranquias montadas em quiosques, é preciso muita cautela com o contrato de locação do espaço onde eles se localizem, pois a mudança desse local pode até mesmo inviabilizar o negócio.

Sugestão: pesquise muito. Conheça seu franqueador, converse com franqueados e tenha sempre em mente que ser dono do seu próprio negócio pode exigir muito mais trabalho que ser um funcionário de uma empresa, especialmente no início.

Casos de sucesso

Separei duas matérias muito interessantes, que tratam de casos reais de sucesso com empreendedores que largaram seus trabalhos e abriram uma microfranquia:

A vez das microfranquias (IstoÉ Dinheiro)

Em alta, microfranquias permitem à classe C abrir o próprio negócio (G1)

Se está interessado e quer saber mais sobre franquias baratas, recomendo a leitura do artigo ‘10 franquias mais baratas do Brasil‘.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • Edgardsantos

    Pessoal, muito cuidado com franquias, não é bem assim o retorno rápido, falo isso por experiência própria. Mas franquias é um grande negócio.

    • Valeu pela participação, Edgar.

      Os riscos são bem menores do que a abertura de um negócio independente, mas ainda assim não há garantia de sucesso nem de retorno rápido.

      Abraço!

    • Valeu pela participação, Edgar.

      Os riscos são bem menores do que a abertura de um negócio independente, mas ainda assim não há garantia de sucesso nem de retorno rápido.

      Abraço!

  • Olá Rafael, acho que o mais atrai as pessoas nas microfranquias são as possibilidades de iniciar seu próprio negócio a partir de casa!

    Este era um sonho que eu tinha e mesmo não o tendo realizado e mudado meus objetivos confesso que a possibilidade de trabalhar a partir de casa é bem atraente!

    Um abraço e sucesso!

    • É verdade, Lázaro. Trata-se de um negócio que ainda depende da nossa força de trabalho, onde é possível ter mais liberdade e uma renda maior, na maioria dos casos.

      Abraço!

  • Vanessa.

    Boa noite Rafael , meu maior sonho é de ter um negócio próprio e gostaria de saber como escolher uma franquia ? de no máximo 50 mil? fico no aguardo grata.

  • Acaba de nascer a plataforma Mais5.com, que te permite ganhar dinheiro na Internet, com um único investimento: o teu talento. Podes comercializar o que pretenderes, cumprindo um único requisito: os preços já estão definidos. São cinco, dez, quinze, vinte, vinte e cinco, cinquenta e cem euros.

    Alguns valores pouco significantes, mas que podem ser multiplicados por 10, por cem, ou por mil, dependentemente do número de compradores dos teus produtos. Trata-se de um método simples e divertido de ganhar dinheiro, partilhando o que sabemos fazer bem, numa montra para os quatro cantos do mundo.

    Bastará fazer um registo (ou login através do Facebook), colocar o produto na montra mais5.com, esperar por compradores e fechar negócios. Este é o mercado dos pequenos serviços que permite gerar grandes lucros.

    Como vender o meu produto, como divulgá-lo, como exibir uma aptidão, como encontrar um palco para o meu talento? Eis a resposta: http://www.Mais5.com.

  • Micro franquias estão a ter grande procura e a dar a oportunidade a pequenos empreendedores de criarem o seu próprio posto de trabalho. Temos tido um crescente número de acessos no portal http://www.topfranquiasbaratas.com de pessoas à procura de modelos de negócio parecidos.

  • Ana

    Acredito que atualmente as franquias, são uma excelente oportunidade de negócio, além de toda estrutura que os franqueadores oferecem. para um investimento seguro.

    As dificuldades de abrir um negócio sem conhecimento de mercado, pode levar o empreendedor ao fracasso, já tinha lido alguns artigos no franquiasbaratas.org em http://franquiasbaratas.org/franquias-baratas-oferecem-oportunidades-de-negocios/

  • edson

    Ola boa noite Rafael,gostaria que me desse informações dos procedimentos para eu ser um micro franqueador,que orgãos tenho que procurar,é um negocio inovador