O que é um Fundo de Índice (ETF)?

O que é um fundo de índice (ETF)?Os fundos de investimento em índice com cotas negociadas em bolsa ou mercado de balcão organizado – conhecidos internacionalmente como Exchange Traded Funds (ETFs) – permitem que os aplicadores adotem novas estratégias de investimento.

Os ETFs são exemplo de uma história de rápido sucesso internacional. Desde que o primeiro fundo autorizado surgiu no Canadá, em 1990, esse produto foi se desenvolvendo consideravelmente, em especial, nos Estados Unidos, onde o primeiro fundo foi autorizado a operar pela SEC, em 1993.

Por volta do ano 2000, a idéia se internacionalizou definitivamente e surgiram ETFs em Hong Kong e na Alemanha.

Hoje, são uma realidade nos principais mercados bursáteis do mundo, como Japão, Espanha, Cingapura e mercados emergentes, como o México.

O que é ETF?

Exchange Traded Fund (ETF) é um fundo de investimento em índice, com cotas negociáveis em bolsa. O ETF busca obter desempenho semelhante à performance de um determinado índice de mercado e, para tanto, sua carteira replica a composição desse índice.

Isso significa que ao investir em um ETF você está investindo, ao mesmo tempo, em uma carteira de ações de diferentes companhias.

Principais vantagens

Ao adquirir um ETF, você “leva para casa” uma cesta com ações de diferentes companhias que, juntas, reproduzem um determinado índice, diminuindo, desta forma, a probabilidade e o risco de perda quando optamos por negociar uma ação em especial.

Além disso, o custo da operação torna-se menor caso decidíssemos montar a mesma carteira de ações por conta própria. Isto porque para investir nas ações que compõem o índice, seria preciso comprar, nas devidas proporções, os componentes daquele índice, com os custos de negociação de cada operação.

E tem mais: para manter a mesma posição do índice, o investidor ainda tem que gerir, de forma bastante dinâmica, as proporções dos componentes deste índice.

Outra vantagem é que o investidor pode comprar ou vender seu ETF no mercado secundário, da mesma forma que faz com suas ações, ou solicitar a emissão ou o resgate de ETFs, desde que tais operações sejam feitas com os papéis que compõem a carteira teórica daquele índice ao qual o ETF é vinculado e de acordo com o regulamento específico de cada produto.

Como investir

Comprar ou vender um ETF não é diferente de realizar as mesmas operações com uma ação. Antes de começar a investir, é necessário ser cliente de uma corretora. Dê uma olhada nas melhores corretoras de 2010 e faça sua escolha!

Principais ETFs listados na BM&FBOVESPA

Conheçam agora os principais índices listados na Bolsa, seguidos pelos códigos de negociação, índices que acompanham, data inicial de listagem e taxa de administração, além de links para mais informações sobre cada um deles:

iShares Ibovespa Fundo de Índice

iShares IBrX – Índice Brasil (IBrX-100) Fundo de Índice

iShares Índice BM&FBOVESPA de Consumo Fundo de Índice

iShares BM&FBOVESPA MidLarge Cap Fundo de Índice

iShares Índice BM&FBOVESPA Imobiliário Fundo de Índice

iShares BM&FBOVESPA Small Cap Fundo de Índice

  • Código de negociação: SMAL11
  • Índice: Índice Small Cap
  • Data de listagem: 19/11/2008
  • Taxa de administração: 0,69% a.a.

PIBB Fundo de Índice Brasil – 50 – Brasil Tracker

  • Código de negociação: PIBB11
  • Índice: IBrX-50
  • Data de listagem: 26/7/2004
  • Taxa de administração: 0,059% a.a.

Ficou interessado em investir em fundos de índice? Recomendo a leitura do artigo “Passo-a-passo para investir em Fundos de Índice“.

Fonte: Site da Bm&fBovespa

Imagem de shutterstock.com.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!