Investimentos Socialmente Responsáveis

Aplicar na Bolsa, visando à formação de patrimônio ou reservas para utilização futura, envolve normalmente um horizonte de longo prazo. Selecionar empresas com práticas socialmente responsáveis e sustentabilidade no longo prazo, é o caminho natural para os investidores com essa política de gestão. A procura por empresas socialmente responsáveis não é recente. Os primeiros fundos de investimento com esse foco surgiram em meados da década de 1980.
Os investimentos SRI está crescendo rapidamente nos EUA. De acordo com o 2005 Report on Socially Responsible Investiment (SRI) Trends in the United States, de 1995 a 2005 o montante de investimento envolvido com SRI cresceu 260%. Ao final de 2005, dos US$ 24,4 trilhões aplicados na indústria de fundos, US$ 2,3 trilhões – quase 10% – estavam aplicados em fundos SRI.
No Brasil, essa tendência já teve início e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BOVESPA, em conjunto com associações e ONGs, decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial.
O ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro. As principais características do ISE são:

  • Ser composto por empresas que se destacam em responsabilidade social, com sustentabilidade no longo prazo.
  • Ser um referencial do desempenho das ações desse tipo de empresa.
  • Ser percebido como tal pelo mercado (credibilidade).
  • Estimular boa práticas por parte das demais empresas.

Mais detalhes sobre o índice, composição da carteira, rentabilidade e outras informações, cliquem aqui.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!