Investimento online: comodidade para o investidor

É impressionante as facilidades que a internet propicia atualmente para todos nós. Conseguimos hoje, através de uma rápida busca na web, pesquisar o preço de um produto que queremos comprar, ler notícias a qualquer momento e acessar conteúdos de qualidade (alguns bem duvidosos). Em outras palavras, estamos a um clique da informação.

Com os investimentos não é diferente. É possível aprender sobre várias modalidades de investimento. Poupança, Tesouro Direto, fundos de investimentos e mercado de ações são apenas alguns exemplos. Entretanto atualmente conseguimos ir mais além: não só é possível tirar dúvidas, comparar desempenho e aprender sobre cada uma das formas de investir, mas também investir online.

Quantos aqui já fizeram (ou ainda fazem) aplicações diretamente com o gerente do banco, no caixa eletrônico ou através de uma ligação para o corretor/analista de investimentos? Muitos! No entanto já é possível realizar todas essas operações através do computador, sem sair de casa.

Home Banking e Home Broker

A possibilidade de efetuar várias transações, que antes só eram feitas diretamente na agência bancária (transferências, consultas de saldo e extrato, investimentos), através do computador pessoal é conhecida como home banking. Seguindo as regras de segurança divulgadas por todos os bancos, trata-se de uma excelente forma de estar em dia com as finanças e, ao mesmo tempo, economizar muito tempo. É literalmente um exemplo de ganhar dinheiro e tempo.

Além disso, há também a opção de acessar sua conta na corretora de valores para realizar operações de compra e venda de títulos públicos e ações. Essas operações são feitas através do home broker. Muito mais do que apenas efetuar operações de compra e venda, a maioria dos home brokers proporcionam uma infinidade de informações, gráficos e técnicas para auxiliar o investidor enquanto estiver operando.

Dicas de segurança para utilização de internet banking

Certamente muitos conhecem casos de pessoas que foram roubadas virtualmente ou que tiveram algum problema de segurança no acesso aos sites bancários via internet. Isso é tão verdade quanto o que vou dizer agora: a grande maioria desses casos ocorreu simplesmente por falta de informações preventivas.

O site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) oferece uma lista de dicas para acessar o home banking com segurança. Apenas como exemplo, citarei as cinco mais importantes (na minha opinião):

  • Os bancos não enviam a seus clientes e-mails com links para acesso às suas páginas, e-mails pedindo atualização de cadastro ou qualquer outro tipo de informação, especialmente número de agência, de conta-corrente e senha e e-mails com arquivos executáveis anexados;
  • Mantenha antivírus atualizados instalados no computador que utilizar para ter acesso aos serviços bancários;
  • Troque a sua senha de acesso ao banco na Internet periodicamente;
  • Só utilize equipamento efetivamente confiável. Não realize operações em equipamentos públicos (lan houses, computadores compartilhados) ou que não tenham programas antivírus atualizados nem em equipamento que não conheça.
  • Quando for efetuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras, você pode certificar-se que está no site desejado, seja do banco ou outro qualquer, “clicando” sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece quando se entra na área de segurança do site.

Para muitas outras recomendações de segurança, sugiro que acessem o site da Febraban, clicando AQUI.

Você utiliza o internet banking? Conhece algum caso de alguém que teve problemas? Compartilhe conosco!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!