GASTOS QUE TRAZEM MAIS SATISFAÇÃO

O dinheiro não pode comprar amor, mas pode comprar satisfação, se você gastá-lo com experiências, não com bens de consumo, revelou uma pesquisa realizada pela Cornell University, de Nova York.

Os consumidores acreditam que a satisfação com experiências – desde massagens até viagens de férias – começa alta e aumenta cada vez mais. Por outro lado, a satisfação com itens materiais começa alta, mas faz as pessoas menos felizes com o passar do tempo.

O estudo intitulado “The Relative Relativity of Material and Experiential Purchases” (para baixar o artigo em inglês, clique AQUI) foi publicado em revista da associação americana de psicologia, em janeiro deste ano.

Justificativa

Os autores do estudo, Thomas Gilovich e Travis J. Carter, revelaram que os consumidores comparam suas opções de compra com as de outras pessoas ou com outros bons negócios que perderam, por isso a queda de satisfação com o passar do tempo.

Já as experiências são subjetivas e difíceis de serem comparadas com as de outras pessoas, por isso a satisfação é maior em relação a elas. Os consumidores ainda disseram que é mais fácil decidir uma experiência do que uma compra de um bem material.

Fonte: UOL Economia

***

Achei interessantíssimo esse artigo pois estava discutindo justamente sobre isso com um amigo na semana passada. Meu principal argumento era que valia muito mais à pena investir em viagens (na minha modesta opinião, um dos dinheiros mais bem gastos que existem) do que na compra de um carro novo, por exemplo.

Até por experiência própria, acho muito mais recompensador investir em aprendizado e novas experiências do que na compra de bens de consumo. E é isso que o estudo mostra.

Muitas vezes compramos um carro e, em menos de um ano, já começamos a pensar em um novo veículo, em como o carro B é melhor que o meu carro A e assim vai. Isso também acontece quando compramos um celular novo e em poucos meses já estamos de olho em outro e não zelamos mais pelo que possuímos com a mesma atenção de antes.

Por mais difícil que possa ser compreender isso, procurem tomar mais decisões para adquirirem conhecimento e viverem novas experiências, pois a satisfação só tende a aumentar com o tempo e o sentimento do dinheiro ter sido bem investido também.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!