GARANTA O FUTURO DOS SEUS FILHOS

Sempre ouço os comentários de Mauro Halfeld, no programa CBN Dinheiro, da rádio CBN. Ele trata de assuntos relacionados a investimentos com muita simplicidade, mesmo quando fala de ações, ouro ou imóveis. No comentário de hoje (27), ele falou sobre o melhor investimento para garantir o futuro dos filhos. Infelizmente não tenho filhos para compartilhar minha experiência com vocês, mas dá pra aprender bastante com a experiência dos outros. Por isso que achei tão interessante e resolvi compartilhar com vocês.

Para garantir o futuro da sua família (esposa e filhos), é fundamental alcançar a segurança financeira. Esse conceito é um pouco diferente de independência financeira, que já exploramos em outro artigo. Obviamente pessoas que são financeiramente independentes também são financeiramente seguras. Mas é possível ter uma segurança financeira antes mesmo de ser rico ou alcançar a sonhada independência financeira: isso se dá através da contratação de seguros, nas mais diversas modalidades.

Sendo assim, se você não é rico e tem filhos pequenos, é fundamental contratar um bom seguro de vida. Ele garantirá o futuro dos seus filhos em caso de alguma fatalidade com a principal fonte de renda da família, pelo menos até o término da faculdade.

Caso você seja um profissional liberal, outros cuidados devem ser tomados, por não estar coberto pelas vantagens propiciadas pelo vínculo empregatício, por conta das leis trabalhistas. Nesse caso, é necessário contratar seguros que garantam cobertura em caso de invalidez por acidente ou por doença.

Ainda segundo Halfeld, a terceira dica, porém não menos importante, é ensinar seu filho a pescar, ao invés de simplesmente dar os peixes a eles. Em outras palavras, ensinar não apenas a lidar com o dinheiro desde cedo (através de mesadas ou qualquer outra técnica), mas também acompanhar de perto os estudos dos seus filhos.

Isso faz total sentido, dado o nível que o marketing no ensino alcançou. Já faz algum tempo que a maioria das escolas prefere preparar seus filhos para o vestibular a preparar seus filhos para a vida. Cada vez mais cedo são focados os assuntos existentes nos vestibulares e estilos de prova, em detrimento do aprendizado e desenvolvimento da criatividade. Esse tema tem muito o que ser discutido, mas como não faz parte do escopo desse blog, não vou me alongar.

Não acredite apenas nas notas da escola, pois algumas delas infelizmente dão notas altas para a maioria dos alunos, fazendo com que os pais fiquem satisfeitos e garantam a matrícula no ano seguinte. O resultado disso só será percebido no futuro.

Portanto, além de garantir a segurança financeira, é imprescindível acompanhar de perto a escola e o estudo dos seus filhos. Nem que seja necessário reduzir a jornada de trabalho para dar mais atenção a esse tema, pelo menos até todos estarem na faculdade.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!