FINANÇAS NA ESCOLA

Foi aprovada a criação de um grupo de trabalho que terá a finalidade de desenvolver e propor uma Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, iniciativa das entidades e dos órgãos integrantes do Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiros, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização – COREMEC.

Os objetivos da ENEF são:

  1. Promover e fomentar a cultura de Educação Financeira no país;
  2. Ampliar o nível de compreensão do cidadão para efetuar escolhas conscientes relativas à administração de seus recursos;
  3. Contribuir para a eficiência e solidez dos mercados financeiro, de capitais, de seguros, de previdência e de capitalização.

Uma das estratégias em estudo pela CVM para elaboração de proposta de educação financeira é a ação em escolas da rede pública de ensino. Segundo a assessoria de imprensa da CVM, a pauta já tem sido discutida com o MEC, por meio de um grupo de apoio pedagógico.

O objetivo é levar a educação financeira para crianças e adolescentes, dando a elas, desde cedo, a noção da importância de se preocuparem com o futuro, poupando aquilo que ganham.

A CVM garante que não haverá, por exemplo, a criação de novas disciplinas. O ensino deverá ser transversal, e, para isso, estão sendo estudadas estruturas de ensino para que os professores de todas matérias possam abordar tópicos de finanças em suas matérias, ainda que indiretamente.

A partir daí, segundo a CVM, a idéia é que seja desenvolvida uma linha de ensino que possa ser utilizada para diferentes faixas etárias, estendento o programa para todas as escolas.

Além das escolas, a ENEF objetiva a educação de adultos, através de noções básicas de: educação financeira, investimentos, previdência, seguros e créditos.

Ainda não se sabe como isso será aplicado na prática, visto que o prazo para desenvolvimento e proposta da estratégia é de 12 meses, a contar de sua instalação. A iniciativa será coordenada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Portanto ainda tem muito por vir.

Existem várias iniciativas como essa em outros países, como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Para quem tiver interesse em conhecer, listo abaixo os projetos de cada um desses países, juntamente com o link para acessá-los:

Para quem quiser conhecer a proposta do grupo de trabalho brasileiro, clique AQUI.

E, finalmente, para quem quiser mais informações acerca dessa iniciativa nacional, confiram o site Vida & Dinheiro, que explica detalhadamente o que é a ENEF, clicando AQUI.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!