EVITE ERROS AO ESCOLHER ONDE INVESTIR

Quando você organiza suas finanças e separa um dinheiro para investir num fundo, existem algumas regras que devem ser seguidas no momento da escolha do fundo, independente do cenário econômico que o país (ou mundo) estiver atravessando.

É importante tomar conhecimento dos principais erros cometidos pelos investores ao escolher fundos de investimento e saber também que essa escolha deve estar alinhada com suas metas e perfil de risco, além de que não existe um “melhor investimento”. O que existe são investimentos que se adequam às suas necessidades.

A seguir, mostrarei os principais erros cometidos na escolha de fundos de investimento e comentarei cada um deles. Acompanhem abaixo:

  • Analisar apenas a rentabilidade passada: lembrem-se que a rentabilidade passada não é garantia de ganhos no futuro. Entretanto, ela pode ser considerada para comparação com outros fundos semelhantes durante o mesmo período. Mas não deve ser o único fator para a escolha.
  • Desconsiderar o prazo de aplicação: existem fundos de investimentos tanto para o curto quanto para o longo prazo. Caso você pretenda utilizar o dinheiro em pouco tempo, não é recomendável investir num fundo de longo prazo, até porque a incidência de imposto de renda é diferente e pode comprometer seu investimento.
  • Investir sem metas: não existe o melhor tipo de fundo. A aplicação mais indicada será aquela que mais combina com os seus objetivos financeiros. Se a sua meta é formar uma reserva para uma situação de emergência é preciso privilegiar a liquidez e a baixa oscilação do fundo escolhido. Para quem deseja realizar uma aplicação de longo prazo tem a possibilidade de aplicar em fundos de maior risco, buscando no longo prazo uma maior rentabilidade.
  • Não ler o prospecto: esse é o principal documento do fundo de investimento. Nele você encontra o objetivo do fundo, a política de investimento, os fatores de riscos, as regras de tributação, as taxas de administração e a identificação do administrador.
  • Seguir indicações de amigos, revistas ou sites: o colega de trabalho teve um ótimo retorno com uma aplicação em um determinado fundo ou uma determinada revista ou site recomendou fortemente um determinado investimento. Antes de aplicar o seu dinheiro naquele fundo você deve se informar sobre os riscos que esse fundo oferece. A dica deve servir como uma oportunidade de observar o fundo e, assim, decidir se deseja realmente investir nele. Mas nunca como única opinião para uma escolha definitiva.
  • Desconhecer o seu perfil de risco: geralmente as chances de ganhos aumentam em proporção ao risco dos fundos. É necessário levar em consideração todos os riscos de um fundo cuja carteira é composta por ativos de alto risco, esses fundos podem gerar uma boa valorização na cota, mas também uma queda brusca, impactando diretamente no valor investido.  Nesse item, considere os seus objetivos e características pessoais. É importante levar em consideração que os fundos de investimento com maior risco são indicados para investimentos de longo prazo.
  • Esquecer de atualizar a carteira: você é o principal responsável pela gestão do seu dinheiro e deve estar atendo, pois seus objetivos e perfil de risco variam ao longo do tempo.  Dessa forma, é importante adequar seus investimentos com suas novas metas, escolhendo as melhores opções para aplicar seu dinheiro para as metas mais próximas (de curto prazo) e as mais distantes (de longo prazo).
  • Desconsiderar o fator tributário: na hora da escolha, é preciso também levar em conta o fator tributário. O governo incentiva as aplicações de longo prazo e, por isso, as alíquotas de IR variam conforme o tempo do investimento.  Além disto, a tributação nos fundos de investimentos depende da natureza do fundo.

Explicarei amanhã como o imposto de renda incide em cada tipo de investimento, ressaltando que o imposto varia dependendo do prazo investido e do tipo do fundo. Entretanto, independente do fundo escolhido, os investimentos de longo prazo frequentemente são as melhores opções por possuirem as menores alíquotas de imposto de renda.

Quando às dicas do artigo, procure segui-las sempre no momento de escolher fundos de investimento e caso tenham dúvidas sobre alguma(s) dica(s), deixem um comentário que tentarei esclarecer. Faça o mesmo também caso não concorde com alguma sugestão ou queira complementar a lista de erros. Muitas vezes os comentários são tão enriquecedores quanto o próprio artigo 🙂

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!