CONSEGUI POUPAR UM DINHEIRINHO… E AGORA?

Post baseado na pergunta do leitor Leonardo Castro enviada em 30 de Junho de 2009.

Uma dúvida bastante comum quando estamos começando a administrar as nossas finanças pessoais é: “Como dividir o meu dinheiro entre as minhas despesas e investimentos” ?

Primeiro passo: racionalize as suas despesas!

Racionalizar não significa apenas diminuir, mas sim controlar as suas despesas de uma forma racional. Isso implica em que você deve conhecê-las, saber quais são as despesas realmente necessárias, tentar diminuí-las quando for possível e, se conseguir fazer sobrar algum dinheiro, aprender a poupar! Esse processo é o que a gente chama de… economia!

Uma vez que conseguimos fazer nosso dinheiro sobrar… o que fazer com esta sobra? Todos nós temos sonhos para o futuro, mas com algumas pequenas dicas, podemos transformar estes sonhos em objetivos e em seguida atingir um por um destes objetivos. Por menos que pareça verdade, isso é possível!

Uma prática bem útil – sugerida por diversos livros – é dividir a poupança em diferentes “contas”. Daí então, podemos administrar o nosso dinheiro de forma a destinar uma parte para cada objetivo.Quando falo “Conta” não estou me referindo a diferentes contas bancárias, mas sim a uma divisão virtual, que pode ser controlada por uma planilha, por exemplo!

A minha sugestão é que a poupança seja distribuída da seguinte maneira:

Destine 20% para despesas imprevisíveis

O carro quebrou? Ficou doente e precisa comprar remédios? O seu time vai jogar a final do campeonato depois de 20 anos, e o ingresso é caro? Enfim, estes são apenas alguns exemplos de despesas imprevisíveis.

Estas despesas são chamadas de imprevisíveis justamente por que nunca podemos saber O QUE vai acontecer… no entando, sabemos que ELAS VÃO acontecer! Por isso, podemos nos planejar e acumular 20% da nossa poupança para gastar com essas coisas que não sabemos o que é, mas sabemos que existirão.

O valor deste montante deve ser equivalente a pelo menos 6 meses do seu salário. Neste caso, se você perdesse o emprego, teria capacidade de sobreviver 6 meses sem prejudicar as suas finanças, até conseguir achar seu ligar novamente no mercado de trabalho.

É importante que este dinheiro seja investido em alguma conta com bastante liquidez, acesso fácil, rápido e resgate instantâneo para evitar problemas em casos de emerêngia.

Destine 35% para os seus Objetivos de Longo Prazo

Objetivos de longo prazo são aqueles que normalmente, quando estamos sem dinheiro, financiamos em 12, 24, 36 ou até 60 meses… e passamos um longo tempo pagando por isto – com juros, multas e correções. Alguns exemplos de objetivos de longo prazo podem ser: carros, imóveis, viagens e estudos no exterior.

Procure anotar as datas e valores de cada objetivo num caderninho ou numa planilha eletrônica. É importante que este dinheiro seja depositado em investimentos seguros e previsíveis. Assim você pode acompanhar cada um de uma forma ordenada. Mas ao contrário da conta para despesas imprevisíveis, é importante que o acesso à este dinheiro não seja tão fácil, assim nós podemos nos educar a não contar com ele para gastar com qualquer coisa fora dos planos!

É importante também que os prazos destes objetivos não sejam longos demais… se não você pode acabar simplesmente desistindo deles! Uma das coisas mais fascinantes da administração financeira é viver os seus objetivos sendo alcançados! A cada conquista, o nosso fôlego é redobrado para correr atrás de novas coisas!

Destine 35% para a sua Liberdade Financeira

Liberdade financeira é a parcela do seu dinheiro que será destinada para gerar mais dinheiro para você e, no futuro, poderá servir como a sua aposentadoria ou simplesmente a sua liberdade do emprego.

Uma boa opção de investimento para esta conta é o mercado de ações. Este dinheiro pode ser aplicado com um pouco mais de risco, desde que os lucros possam ser visualizados a longuíssimo prazo. Uma sugestão: calcule 100% – (sua idade)% e invista em ações, o resto deposite em algum investimento seguro. Desta forma, quanto mais jovem, maior é a porcentagem do investimento de maior risco.

Destine 5% para a sua instrução financeira

É fundamental que possamos desenvolver constantemente a nossa habilidade de multiplicar dinheiro. Além de ler diariamente o blog QueroFicarRico (que é de gaça!) é importante buscarmos conhecimentos adicionais em livros e cursos. Existe uma gama de bons livros que podem nos ajudar a enxergar oportunidades que – até então – não éramos capaz! Tente os “livros que recomendamos” na lateral do blog.

Destine 5% para Doações (por que não?)

Por fim, Doações é uma conta necessária para vivermos com a consciência de que a nossa capacidade de administração financeira não só nos beneficia, como também pode ser convertida em valorosos atos de cidadania.

Uma observação!

Coisas como despesas fixas, dívidas, diversão e outras despesas do dia-a-dia não devem entrar neste cálculo. Esta sugestão abaixo é apenas para o que sobrar do seu dinheiro. Como citei antes, procure conhecer e racionalizar as suas despesas do dia-a-dia.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!