Melhor Momento Para Comprar Imóvel Financiado

Melhor Momento Para Comprar Imóvel FinanciadoO preço dos imóveis, como é de conhecimento geral, subiu bastante nos últimos anos.

Alcançou patamares históricos, transformando milhares de brasileiros em milionários, apenas pela venda de algum imóvel que possuíam como patrimônio.

No entanto, nos últimos meses, vários indicadores têm nos mostrado que os preços estão subindo abaixo da inflação e, em casos específicos, até caindo.

Com base nestas informações e até num artigo publicado recentemente no Quero Ficar Rico, muita gente veio me perguntar:

“Este é um bom momento para comprar um imóvel financiado?”

Como certamente esta é uma dúvida de muitos leitores, decidi escrever este artigo para respondê-la.

Bom momento para comprar?

Bom momento para comprar?Antes de responder esta pergunta, é necessário entender minimamente porque o momento impactou o mercado imobiliário.

Para tentar controlar a inflação, o governo vem elevando a taxa básica de juros (taxa SELIC) nos últimos meses.

De março de 2013 até o final de outubro de 2014, a meta da taxa SELIC passou de 7,25% ao ano para 11,25% ao ano.

Por conta dessa elevação da taxa SELIC (aliada a outros fatores macroeconômicos), a taxa de juros dos financiamentos imobiliários também subiu.

Dessa forma, que quiser comprar um imóvel agora, terá que arcar com prestações maiores.

E até mesmo que comprou um imóvel na planta e precisa financiá-lo agora, na entrega das chaves, muitas vezes não tem renda suficiente para financiar o saldo devedor, justamente pelo aumento da taxa de juros.

Por essas razões, muitas pessoas não têm condições de financiar o imóvel, fazendo com que o estoque das construtoras fiquem cada vez maiores.

Com o estoque maior, elas param de lançar novos imóveis (para vender os que já possuem), além de oferecer vários benefícios e até mesmo descontos para venda desses imóveis.

A conclusão, portanto, é que quem tem dinheiro para comprar um imóvel à vista, pode encontrar ótimas oportunidades no momento atual.

Bom momento para comprar financiado?

Imóvel FinanciadoChegamos finalmente à pergunta do início do artigo:

“Este é um bom momento para comprar um imóvel financiado?” 

E a resposta é: não.

Mesmo que você consiga encontrar um bom preço final para comprar um imóvel, a alta taxa de juros do financiamento vai elevar bastante o saldo devedor ao longo do tempo.

“Então quando seria um bom momento para comprar um imóvel financiado?”

Do ponto de vista financeiro, provavelmente em momento algum.

Explico.

Quanto a taxa de juros está baixa, o preço dos imóveis geralmente sobe bastante. Já quando o preço estabiliza ou até cai um pouco, a taxa de juros geralmente está alta.

Termina que, no final das contas, quem compra financiado dificilmente consegue aproveitar o momento da economia, pois um fator compensa o outro.

Conclusão

Sei que muita gente vai argumentar que comprou um imóvel financiado em 2008 e agora ele “dobrou de preço”, transformando o financiamento num bom negócio.

Para estas pessoas, uso o mesmo argumento da rentabilidade dos investimentos: rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Em outras palavras, nada garante que o bom retorno que alguns obtiveram no passado vai se repetir num futuro próximo.

Afinal, o mercado está em outro momento e os preços já subiram bastante, dificultando novos ganhos naquelas proporções.

Sei também que outros vão dizer que é praticamente impossível conseguir poupar todo o dinheiro para comprar um imóvel à vista, justamente pelos altos preços atuais.

Realmente não é fácil acumular tanto dinheiro, mas nenhum objetivo financeiro é fácil de ser alcançado. Qualquer meta que você queira alcançar vai demandar um planejamento bem elaborado e disciplina para cumpri-lo.

Ao invés de pensar “esta meta é tão difícil que prefiro nem começar a colocá-la em prática“, pense desta forma: “quanto mais eu conseguir poupar, maior será o valor da minha entrada e menor será meu saldo devedor“.

Mesmo que você não consiga poupar todo o valor para comprar o imóvel à vista, ainda assim você terá caminhado bastante na direção de pagar a menor quantidade de juros possível.

Caso você queira mais informações sobre este assunto, recomendo a leitura do Livro Negro do Financiamento de Imóveis, escrito pelo Leandro Avila, um cara que admiro e – mais importante – que sabe bastante sobre esse assunto.

Agora tenho uma pergunta para você…

Você ficou com alguma dúvida? Tem uma opinião diferente e quer contribuir com essa discussão?

Então deixe seu comentário logo abaixo. Farei o possível para tentar responder todos os comentários, e garanto que todos serão lidos com bastante atenção.

Até a próxima!

Imagens de shutterstock.com.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!