Composição da carteira dos fundos de investimento

Recebi vários comentários e e-mails falando sobre a dica que dei no artigo “5 premissas para montar sua própria carteira de ações“, onde expliquei como é possível consultar a composição das carteiras de diversos fundos de investimento, independente da categoria.

Por conta disso, resolvi escrever este artigo para explicar melhor como essa consulta pode ser feita e quais as restrições que existem em relação às informações fornecidas.

Uma das mais importantes está estampada no cabeçalho de qualquer consulta ao site e aproveito para já divulgá-la: “As informações tem por base os documentos enviados à CVM pelas Instituições Administradoras dos Fundos de Investimento e são de exclusiva responsabilidade destas. Sua divulgação pela CVM não implica na garantia da veracidade das informações prestadas ou do julgamento sobre a qualidade do fundo”.

Como fazer a consulta?

O primeiro passo é acessar o site da CVM. Feito isso, vá até o final da página, na seção “Acesso Rápido”, e clique em “Fundos de Investimento“. A seguir, aparecerão três campos para serem preenchidos.

No primeiro, deve ser digitado parte do nome do fundo, corretora ou CNPJ. Depois você deve escolher o tipo do fundo (se não souber, deixe a opção “Todos”). Por fim, digite os números que aparecem no quadro ao lado.

Vejam o exemplo abaixo:

Dependendo do texto digitado na descrição do fundo, o resultado pode trazer mais de um fundo de investimento. Basta então procurar visualmente o fundo desejado e acessá-lo ou retornar à tela anterior e fazer uma nova consulta. O resultado é apresentado como a figura abaixo:

Composição da Carteira

Escolhido o fundo pretendido, a tela seguinte (como pode ser visto na figura a seguir) traz diversas informações sobre o fundo de investimento, além de uma lista de documentos associados. É necessário então clicar em Composição da Carteira para que os ativos que compõem o fundo de investimento sejam apresentados.

Agora é possível visualizar todos os ativos que compõem o fundo. Uma informação importante é que alguns fundos podem solicitar que a identificação de alguns ativos seja omitida. Essa omissão vale por 3 meses. Para esses fundos, você terá que se contentar com essa defasagem.

Além dos ativos (que podem ser datalhados quando clicados), também é possível visualizar as negociações (compras e vendas) ocorridas no mês em questão, além da posição consolidada no término do mês selecionado. Um exemplo pode ser visto na figura abaixo:

Considerações finais

Como já havia comentado, essa é apenas uma das várias alternativas de escolher os ativos onde pretende investir. Também é uma opção para se livrar das altas taxas de administração cobradas pelos fundos.

Entretanto é importante ficar claro que, ao optar por não investir através do fundo, a administração e gestão dos ativos agora ficará sob sua responsabilidade. E é necessário um bom conhecimento para administrá-los e tempo para efetuar as operações de pesquisa, compra e venda desses ativos.

Espero que façam bom uso dessa ferramenta. E deixem comentários com dúvidas ou contando suas experiências.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!