COMO SERÁ O AUMENTO DO IPI

Muito tem se falado sobre o aumento do IPI (na verdade, retomada dos patamares anteriores), com as concessionárias “bombardeando” os jornais, outdoors e TV com propagandas pedindo para os consumidores correrem até o estabelecimento mais próximo para comprar seu carro zero até o final do mês, sob pena de perder a redução do IPI.

E parece que o apelo tem funcionado bem. A GM (General Motors) informou que houve aumento na procura, de acordo com as expectativas da empresa. Além disso, a montadora também realizou feirões, no último fim de semana, em São Caetano do Sul, Gravataí, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Sorocaba, o que contribuiu para a alta na demanda.

Já a Fiat também afirma que, nos 15 primeiros dias de setembro, já foi possível verificar uma procura maior do que em agosto e até mesmo do que no nono mês do ano passado, considerando dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), de todo o mercado automotivo.

A Ford, por sua vez, informou que notou um aumento de aproximadamente 80% nas vendas no último fim de semana, frente à média de um fim de semana sem feirões. Já a Volkswagen ressalta que o nono mês do ano não deverá apresentar a mesma corrida às lojas registradas em junho, quando as vendas bateram recorde no País, mas também espera uma demanda maior, principalmente nos últimos 15 dias do mês.

Mas a pergunta que fica é: como se dará o aumento gradual do IPI até atingir os valores normais em janeiro de 2010?

Atualmente, os carros com até 1.000 cilindradas estão isentos da cobrança de IPI, porém, em outubro, a alíquota para esses modelos subirá para 1,5%, sendo que em novembro ela irá para 3%, em dezembro para 5%, voltando ao patamar de 7% em janeiro de 2010.

Já para os veículos bicombustíveis, com motor entre 1.000 e 2.000 cilindradas, a alíquota passará de 5,5% para 6,5% entre o nono e o décimo mês do ano, subindo para 7,5% em novembro, 9% em dezembro, retornando a 11% no próximo ano.

Por último, os carros movidos a gasolina, com a mesma potência, verão a incidência do imposto subir de 6,5% para 8% entre setembro e outubro. No mês seguinte ela passará para 9,5%, chegando a 11% em dezembro e 13% em janeiro.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!