COMO ESCOLHER AÇÕES PARA COMPRAR

A revista Exame (0921, 26/06) dessa quinzena trouxe uma reportagem bem legal na seção Seu Dinheiro sobre como lucrar baseado na expansão do consumo interno da economia brasileira, analisando vários produtos que apresentam vendas acima da média. Vejam o resultado:

7h – Café da manhã
O consumo de alimentos está em alta. O destaque são as vendas de leite e bebidas de soja, que cresceram 17% e 50% em 2007, respectivamente.
Como lucrar: Uma das empresas mais beneficiadas pelo maior consumo de leite é a Perdigão, dona da Eleva. Suas ações devem subir 20% até dezembro, dizem os analistas. Outra opção é investir em fundos de commodities, como os da Sparta.

8h – Encarar o trânsito
Nunca foram vendidos tantos veículos no Brasil, e o preço dos combustíveis pode voltar a subir se o petróleo continuar em alta.
Como lucrar: Vale a pena comprar ações do setor automotivo, como as da fabricante de autopeças Randon, que devem subir 35% até dezembro. Outra indicação é a Petrobras, que ganha com o consumo de combustíveis. O potencial de alta de suas ações é de 30%.

9h – Hora de trabalhar
A venda de notebooks, que aumentou 183% em 2007, deve crescer mais 100% neste ano, segundo a Abinee, associação do setor. O consumo de celulares também está em alta — cresceu 32% em 2007
Como lucrar: No setor de informática, a melhor opção são as ações da fabricante de computadores Positivo, que devem se valorizar quase 90% até dezembro. No segmento de telefonia celular, a recomendação são os papéis da Vivo, que têm previsão de alta de 25% até o fim do ano.

18h – Jornada de estudos
As matrículas no ensino superior aumentaram 10% em 2007 e espera-se mais crescimento neste ano.
Como lucrar: Os analistas indicam a compra das ações da Kroton, rede de ensino de Minas Gerais, e da SEB, dona das faculdades COC, de São Paulo. O potencial de alta é de 45% e 70%, respectivamente, para os próximos 12 meses. Outra boa alternativa é a Estácio de Sá, que recentemente recebeu um aporte do fundo de private equity GP. Seus papéis devem se valorizar 55% até junho de 2009.

22h – Hora de voltar para casa
Quem sonha em comprar um imóvel ou reformar o lugar onde mora tem visto os preços dispararem. O INCC, que mede a inflação do setor, subiu 7% em 12 meses. A venda de materiais cresceu 33% em abril.
Como lucrar: As melhores alternativas são as ações de fabricantes de material de construção, que subiram menos que as de incorporadoras. A principal indicação dos analistas é a Duratex, que tem potencial de alta de 70% até o fim do ano

23h – Assistir à tv, ouvir música, ler
Tudo isso demanda eletricidade. Em 2007, o consumo de energia cresceu 5%, a maior alta desde o fim do racionamento, em 2002.
Como lucrar: Uma alternativa é aplicar em fundos que investem em ações de companhias de energia elétrica — a maioria dos bancos oferece esses produtos. Outra opção é comprar diretamente papéis desse setor. Nesse caso, as indicações são Equatorial, Copel e Cemig, com perspectiva de valorização de 50%, 25% e 20%, respectivamente.

Nossa intenção não é aprovar ou desaprovar essas indicações, mas é inegável que essa forma de analisar parece bem interessante. Inclusive grande parte da população americana investe em ações e muitos utilizam critérios parecidos para montar suas carteiras, como por exemplo, os produtos que eles consomem.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!