7h – Café da manhã
O consumo de alimentos está em alta. O destaque são as vendas de leite e bebidas de soja, que cresceram 17% e 50% em 2007, respectivamente.
Como lucrar: Uma das empresas mais beneficiadas pelo maior consumo de leite é a Perdigão, dona da Eleva. Suas ações devem subir 20% até dezembro, dizem os analistas. Outra opção é investir em fundos de commodities, como os da Sparta.
8h – Encarar o trânsito
Nunca foram vendidos tantos veículos no Brasil, e o preço dos combustíveis pode voltar a subir se o petróleo continuar em alta.
Como lucrar: Vale a pena comprar ações do setor automotivo, como as da fabricante de autopeças Randon, que devem subir 35% até dezembro. Outra indicação é a Petrobras, que ganha com o consumo de combustíveis. O potencial de alta de suas ações é de 30%.
9h – Hora de trabalhar
A venda de notebooks, que aumentou 183% em 2007, deve crescer mais 100% neste ano, segundo a Abinee, associação do setor. O consumo de celulares também está em alta — cresceu 32% em 2007
Como lucrar: No setor de informática, a melhor opção são as ações da fabricante de computadores Positivo, que devem se valorizar quase 90% até dezembro. No segmento de telefonia celular, a recomendação são os papéis da Vivo, que têm previsão de alta de 25% até o fim do ano.
18h – Jornada de estudos
As matrículas no ensino superior aumentaram 10% em 2007 e espera-se mais crescimento neste ano.
Como lucrar: Os analistas indicam a compra das ações da Kroton, rede de ensino de Minas Gerais, e da SEB, dona das faculdades COC, de São Paulo. O potencial de alta é de 45% e 70%, respectivamente, para os próximos 12 meses. Outra boa alternativa é a Estácio de Sá, que recentemente recebeu um aporte do fundo de private equity GP. Seus papéis devem se valorizar 55% até junho de 2009.
22h – Hora de voltar para casa
Quem sonha em comprar um imóvel ou reformar o lugar onde mora tem visto os preços dispararem. O INCC, que mede a inflação do setor, subiu 7% em 12 meses. A venda de materiais cresceu 33% em abril.
Como lucrar: As melhores alternativas são as ações de fabricantes de material de construção, que subiram menos que as de incorporadoras. A principal indicação dos analistas é a Duratex, que tem potencial de alta de 70% até o fim do ano
23h – Assistir à tv, ouvir música, ler
Tudo isso demanda eletricidade. Em 2007, o consumo de energia cresceu 5%, a maior alta desde o fim do racionamento, em 2002.
Como lucrar: Uma alternativa é aplicar em fundos que investem em ações de companhias de energia elétrica — a maioria dos bancos oferece esses produtos. Outra opção é comprar diretamente papéis desse setor. Nesse caso, as indicações são Equatorial, Copel e Cemig, com perspectiva de valorização de 50%, 25% e 20%, respectivamente.
Nossa intenção não é aprovar ou desaprovar essas indicações, mas é inegável que essa forma de analisar parece bem interessante. Inclusive grande parte da população americana investe em ações e muitos utilizam critérios parecidos para montar suas carteiras, como por exemplo, os produtos que eles consomem.