AÇÕES DA PETROBRÁS DISPARAM

As ações da Petrobras dispararam nesta segunda-feira (14) após o Diretor-Geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo) dizer que as reservas em bloco na bacia de Santos podem ser muito maiores que as do campo de Tupi.

Segundo Haroldo Lima, a agência reguladora recebeu informações não-oficiais sobre o bloco BM-S-9, em que a estatal brasileira detém participação de 45%. A área atualmente denominada “Pão de Açúcar” poderia conter até 33 bilhões de barris recuperáveis de óleo.

Para efeito de comparação, as reservas do campo de Tupi são estimadas pela Petrobras entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo. As empresas Repsol YPF e BG são parceiras na exploração do bloco, com participação respectiva de 25% e 30%.

A maior descoberta do mundo
Os papéis preferenciais (PETR4) da empresa encerraram o pregão com alta de 5,62%, enquanto as ações ordinárias (PETR3) tiveram valorização ainda mais expressiva, subindo 7,67% no dia.

Apesar da disparada destes papéis, que possuem grande peso na composição do Ibovespa, o principal índice de ações da bolsa brasileira não resistiu às pressões externas e fechou a segunda-feira em território negativo, caindo 0,69%.

Recentemente, os papéis da Petrobras já haviam experimentado expressivas variações, impulsionados por especulações sobre novas descobertas. Localizada na Bacia de Santos, a área descoberta, previamente chamada de “Pão-de-Açúcar”, pode ser a maior dos últimos 30 anos em todo o mundo.

Petrobras se pronuncia
Em comunicado divulgado no final da tarde, a estatal não confirmou, mas também não desmentiu a descoberta. A companhia se limitou a informar que a perfuração do poço 2 do bloco BM-S-9 ainda não atingiu a camada do pré-sal, de modo que a continuidade das atividades exploratórias é que determinará a abrangência da descoberta.

Segundo a petrolífera, dados mais conclusivos sobre a potencialidade das reservas somente serão conhecidos após a conclusão das demais fases do processo de avaliação e serão informados ao mercado oportunamente.

ADRs também disparam
As especulações em torno da notícia também foram sentidas no mercado norte-americano. Na bolsa de Nova York, o ADR (American Depositary Receipt) das ações ordinárias da Petrobras esteve entre os papéis mais negociados do dia.

O papel encerrou as negociações nos EUA com forte alta de 8,27%, enquanto o ADR das ações preferenciais da companhia, que também esteve entre os mais negociados na NYSE, dispararam 6,41% nesta segunda-feira.

Fonte: Infomoney

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!