A ERA DA INFORMAÇÃO

Cada um dos três séculos passados têm sido dominados por uma única tecnologia. O século XVIII foi a era dos grandes sistemas mecânicos acompanhado da Revolução Industrial. O século XIX foi a era da máquina a vapor. O século XX tem sido denominado como a Era da Informação. Neste cenário de avanços tecnológicos, deparamo-nos com uma carga de informações cada vez maior. Como podemos tirar proveito dessas tecnologias que colocam a nossa disposição um volume cada vez maior de informações?

Um exemplo recente do que a (falta de) informação pode causar foi o problema do Plano Bresser. Após a criação do Plano Bresser, em 12 de junho de 1987, as pessoas que tinham dinheiro em em conta poupança entre junho e julho desse ano perderam parte dos seus rendimentos devido a um erro de correção na mudança do indexador desse investimento. Resultado: quem tinha dinheiro investido em poupança naquela época teve o rendimento erroneamente calculado e teria direito a ser ressarcido por essas perdas.

Pra vocês terem uma idéia do impacto disso, se todas as pessoas que tinham dinheiro investido entrassem com ação par reaver essa diferença, o governo teria que desembolsar R$ 1,6 trilhão. Porém, estima-se que apenas 20% das pessoas que tinham direito a essa causa, realmente entraram com ação.

Detalhe: o prazo para entrar com ação encerrou ontem (31/05/2007) por prescrição. Mesmo com a Defensoria tentanto evitar a prescrição, é inegável a quantidade de oportunidade que perdemos – ou deixamos de ganhar – por falta de informação.

Em tempo: o Plano Verão e o Plano Collor prescrevem em 2009 e 2010, respectivamente.

Quer entender melhor esse problema? Clique aqui.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!