Como Começar a Investir em 5 Simples Passos

Como Começar a Investir em 5 Simples PassosMuitas pessoas mandam emails e comentários querendo saber dicas mais avançadas sobre em qual aplicação financeira investir.

No final das contas, a grande maioria das pessoas nem começou, de fato, a investir.

Se você não sabe nem como começar a investir, eu recomendo que você leia este artigo até o final.

Vou mostrar quais são os primeiros passos que você precisa dar para de fato fazer seu primeiro investimento com qualidade.

Obviamente não estou falando da caderneta de poupança, porque ela é um péssimo investimento. A rentabilidade dela perde, muitas vezes, para a variação da inflação.

Então, quando você deixa o dinheiro parado lá, na verdade você está perdendo dinheiro em termos de juros reais. Então, não é desse investimento que estou falando.

Estou falando de investimentos de verdade. Um investimento que te dará rentabilidade aliada com segurança, baixo risco e, ainda assim, tendo um ótimo retorno financeiro para você.

A partir de agora, eu vou te passar os cinco passos que você deve seguir para começar a investir seu dinheiro com qualidade, com rentabilidade e que, de uma vez por todas, vai fazer com que você mude sua vida financeira.

Passo #1: Escolher sua corretora

Certamente, os melhores investimentos não estarão acessíveis através do seu próprio banco. Eles estarão acessíveis através de uma corretora.

Então, o primeiro passo é escolher uma grande corretora independente que não seja vinculada ao seu próprio banco.

Cada grande banco tem sua própria corretora. Mas não é dessa corretora que estou falando. Estou falando de uma grande corretora independente.

Para escolher essa corretora, eu recomendo que você faça uma boa pesquisa. Leve em consideração o porte da corretora… O tamanho dela em relação à quantidade de dinheiro investido através dela.

Só para te dar um exemplo, no site do Tesouro Direto você tem um ranking das maiores corretoras que existem no Brasil, seja em volume de títulos negociados, seja pelas funcionalidades que ela oferece ou até mesmo pelas taxas que essas corretoras cobram para você investir, por exemplo, em títulos públicos.

Através delas, você conseguirá investir não apenas em títulos públicos, mas também em títulos privados como LCI, LCA e CDB de bancos pequenos.

Então, o primeiro passo é escolher a corretora levando em consideração o porte dela e as funcionalidades que ela oferece para você.

Para saber mais sobre como escolher uma corretora, recomendo a leitura deste artigo aqui.

Passo #2: Efetuar seu cadastro

O segundo passo é, após a escolha da corretora, fazer o cadastro nessa corretora.

Logo de cara eu trago uma boa notícia.

A maioria das grandes corretoras independentes oferece a possibilidade de fazer um cadastro 100% online.

Muitas vezes, você não precisa nem enviar documentação. Em alguns casos bem específicos, ela pede para você mandar documentos digitalizados como a sua Carteira Nacional de Habilitação ou comprovante de residência.

Você pode escanear ou tirar uma boa foto e anexar esse arquivo ao seu cadastro. Mas tudo é feito online.

Isso facilita demais a sua vida. Muitas vezes, em poucas horas, você já fez o seu cadastro e já tem o seu número de conta para transferir o dinheiro e começar a fazer seus investimentos.

Então, o segundo passo é justamente efetuar esse cadastro 100% online. É muito cômodo e muito simples para você.

Passo #3: Transferir dinheiro para sua conta na corretora

Assim que você fizer um cadastro, você recebe os dados da sua conta na corretora. Tem o número de banco, número de agência e número de conta.

Então, você tem que fazer uma transferência do seu banco para a conta da corretora.

No entanto, eu tenho uma dica que tornará esse processo muito mais simples para você.

Independentemente de quanto dinheiro você tiver, transfira apenas 100 reais.

Isso mesmo. Apenas 100 reais.

O objetivo aqui não é fazer o melhor investimento, começar a investir rapidamente, multiplicar o dinheiro que você tem…

Não! Não tem nada a ver com isso.

Você deve começar a investir pouco dinheiro justamente para perder o medo.

Com apenas 100 reais, eu tenho certeza que você terá mais segurança para fazer essa aplicação sem estar preocupado em perder todo seu dinheiro (mesmo que certamente isso não venha a acontecer).

Ainda assim, é normal, nesse primeiro momento, você ter um receio ou preocupação, independentemente da sua idade.

Talvez você tenha vinte e poucos anos e pode estar investindo seus primeiros reais.

Talvez você tem muito dinheiro e, por conta da sua idade avançada, tem medo de perder seu dinheiro em aplicações financeiras que você não conhece.

Independentemente da sua idade, comece com apenas 100 reais.

Assim, eu tenho certeza que esse processo será muito mais simples.

Passo #4: Escolher uma aplicação financeira

O quarto passo é escolher em qual aplicação financeira investir assim que o dinheiro cair na sua conta.

Você poderia escolher qualquer uma delas oferecidas na sua corretora. Lá você vai encontrar CDB, LCI, LCA, debêntures e até Letras de Câmbio, além de vários fundos de investimento.

Porém, não recomendo que você faça isso no primeiro momento.

O problema é que a grande maioria deles não vai permitir que você comece a investir com apenas 100 reais.

Para a maioria das aplicações financeiras, isso é pouco dinheiro. Você estaria abaixo do valor mínimo delas.

Todavia, existe a possibilidade de você investir em títulos públicos.

Você pode começar com apenas 30 reais.

Como estamos falando do seu primeiro investimento e com apenas 100 reais, eu recomendo que você comece, sim, investindo em títulos públicos através do Tesouro Direto.

Eu vou até mais além.

Eu recomendo que você comece investindo no Tesouro Selic.

Este é o título mais conservador, onde não há risco de perder dinheiro no caso de um resgate antecipado. E, ainda assim, possibilita um ótimo retorno financeiro em longo prazo.

Então, comece por esse título porque ele tem uma dinâmica até muito parecida com a poupança. Você coloca o dinheiro e seu dinheiro começará a crescer dia após dia, logo depois da primeira aplicação.

Coloque lá e espere pelo menos 30 dias para acompanhar o crescimento do seu dinheiro. Você entenderá como funciona e passará a perder o medo.

Aí sim, mais para frente, você poderá investir em outros ativos, em outros tipos de título ou até mesmo em LCI, LCA e demais ativos de renda fixa. Mas comece pelo Tesouro Direto.

Passo #5: Aguardar a liquidação da compra

O quinto e último passo é simplesmente aguardar a liquidação da confirmação da sua compra.

Quando você fizer sua primeira compra, ela não será liquidada imediatamente. Ela pode levar até dois dias úteis para ser liquidada.

Após a compra do seu título, e ele vai ficar “aguardando liquidação”. Em até dois dias úteis você receberá um email do próprio Tesouro Direto informando que sua compra foi liquidada com sucesso.

Você saberá exatamente a quantidade de títulos e o valor que você comprou. Tudo estará explicado para você.

Então, esse quinto passo é simplesmente aguardar.

Faço questão de deixar isso claro porque muitas pessoas acham que a compra será liquidada imediatamente. Elas esperam uma ou duas horas e começam a ficar desesperadas achando que o dinheiro sumiu ou achando que a corretora “roubou” o dinheiro.

Não tem nada disso.

A questão é que o processo de liquidação pode demorar até dois dias úteis.

Dessa forma, o quinto passo é simplesmente ter paciência.

Conclusão

Esses foram os cinco passos para você começar a investir.

Esse artigo não é para você investir como um expert ou mudar completamente sua forma de investimento. É simplesmente para te tirar daquele marasmo, daquele bloqueio inicial no qual muitas pessoas estão situadas por causa do medo.

Quando você começa com pouco dinheiro para investir, fica muito mais fácil perder o medo. E começar dessa forma é o modo ideal.

Muitas pessoas, depois de eu ter sugerido isso e depois de elas colocarem em prática, reportaram que essa é a melhor forma. Elas já tinham tentado de tudo, estudaram bastante, pesquisaram sobre corretoras, abriram conta, mas na hora de transferir o dinheiro, ficaram com muito medo.

Ao seguir os cinco passos deste artigo, fica muito mais simples para você. Em pouquíssimo tempo você terá muito mais segurança para investir da forma correta.

Aí sim você poderá buscar outras informações sobre investimentos mais avançados ou tipos diferentes de investimentos para montar uma carteira que vai fazer com que você atinja seus objetivos financeiros de uma forma muito mais rápida, com ótima rentabilidade, com baixo risco.

Para mais informações, eu recomendo que você assista a uma aula gratuita e exclusiva sobre Tesouro Direto, neste link aqui.

Após clicar no link, escolha o melhor horário para você assistir a essa aula (aproximadamente 90 minutos de duração).

Por isso, é importante que você separe um tempo para assistir a essa aula com calma. Não entre e agende o horário mais próximo possível. Escolha um horário mais tarde, num horário em que você esteja em casa, por exemplo.

Antes de finalizar, recomendo também que você assista ao vídeo abaixo:

Gostou do vídeo? ?

Então clique neste link aqui para se inscrever gratuitamente em meu canal no YouTube.

E se tiver qualquer dúvida ou quiser compartilhar sua experiência sobre seu primeiro investimento, deixe um comentário logo abaixo.

Até a próxima!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!