Ganhar Dinheiro é Mais Importante que Investir

Ganhar Dinheiro é Mais Importante que InvestirVocê deve se preocupar mais em ampliar suas fontes de renda do que em encontrar a aplicação financeira ideal para investir seu dinheiro.

Da mesma forma que poupar é mais importante que investir, ganhar dinheiro também é mais importante que investir.

E a razão para essa afirmação é muito simples: seu lucro é determinado pela diferença entre ou que você ganha e o que você gasta em determinado período. Em outras palavras, LUCRO = RECEITAS – DESPESAS.

Logo, se você consegue encontrar meios de aumentar sua receita (ganhar dinheiro) ou diminuir suas despesas (poupar dinheiro), seu saldo mensal só aumenta. E tem potencial para crescer muito mais que a rentabilidade dos seus investimentos.

Então investir não é importante?

Não foi isso que quis dizer. Aprender a investir é essencial, tanto que escrevi um livro digital apenas sobre esse tema.

A questão é que você precisa aprender a investir da forma correta. Quanto menos tempo passar analisando ativos ou procurando o “melhor investimento”, mas tempo vai sobrar para se dedicar a outros projetos.

Você deve gastar menos tempo buscando a aplicação ideal e mais tempo pensando em que como aumentar sua fonte de renda.

É preciso se preocupar em investir na capacidade de fazer dinheiro. E nada melhor para isso do que investir em educação.

Se você ainda não sabe a diferença entre fazer dinheiro e ganhar dinheiro, leia este artigo.

Mesmo que você não tenha um perfil empreendedor, ainda assim é possível fazer uma pós-graduação, aumentar sua produtividade ou mesmo aprender como conseguir um aumento salarial.

Invista pelo menos 10% da sua renda mensal

Mesmo sendo uma dica óbvia, muita gente se arrepende de não ter investido com regularidade desde cedo. E isso ocorre por alguns motivos.

Um deles, estudado pelas finanças comportamentais, vertente da psicologia econômica, é a dificuldade de se enxergar o longo prazo.

Na prática, isso se traduz em priorizar objetivos de curto prazo, como a compra de um carro, em detrimento de metas de longo prazo, como a aposentadoria.

Quando o investimento se torna um hábito, além de a tarefa se tornar menos árdua, evita-se que no futuro seja preciso fazer grandes sacrifícios diante de uma necessidade.

Não trabalhe demais nem poupe demais

O segredo é o equilíbrio.

Algumas pessoas reclamam que não viram os filhos crescerem porque trabalharam muito. Isso não tem volta, eles não vão crescer de novo.

Elas focam somente em ganhar dinheiro e escolhem a profissão somente porque o salário é alto.

Ganhar dinheiro é um meio na vida e erra quem coloca o dinheiro como fim.

Além do excesso de trabalho, os exageros na forma de administrar as finanças também são extremamente prejudiciais.

Há quem economize muito e morra cedo, e quem poupe pouco e viva muito. Um bom planejamento financeiro é aquele em que a pessoa gasta um pouco menos do que ganha.

Não se deve poupar demais nem gastar demais, é preciso ter certo equilíbrio.

Conclusão – Recapitulando…

Vimos que tanto ganhar (aumentar receita) quanto poupar (diminuir despesas) são mais importantes que investir.

No entanto, isso não significa que não devemos nos preocupar em investir nosso dinheiro. Mas devemos investir de forma inteligente, gastando o menor tempo possível nessa atividade, evitando assim estresse e custos com transações em excesso.

Para saber como investir de forma inteligente, recomendo a leitura do artigo ‘Investimento Passivo: Sua Carteira em Piloto Automático‘.

Por fim, como em tudo na vida, é preciso encontrar o equilíbrio para alcançar o sucesso financeiro.

Não trabalhe demais só para ganhar mais dinheiro, assim como você também não economizar demais. Essas atitudes podem fazer com que você se arrependa no futuro.

O mais importante é seguir o mais simples dos princípios: gaste menos do que ganha.

E recomendo também a leitura do artigo ‘8 dicas sobre dinheiro dos veteranos para os mais jovens‘, publicado no Exame.com, que serviu de inspiração para este texto.

Agora eu tenho uma pergunta para você…

Entre poupar, investir e ganhar, qual dessas competências você desempenha melhor? E em qual delas você tem mais dificuldade?

Compartilhe sua experiência e deixe sua opinião sobre este assunto.

Até a próxima!

Imagem de shutterstock.com.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!