5 Problemas do Investimento Tradicional (E Como Evitá-los)

5 Problemas do Investimento Tradicional (E Como Evitá-los)Você provavelmente conhece a história de algum amigo ou parente que se aventurou no mercado financeiro, encantado pela possibilidade de rápidos e volumosos lucros, apenas para, meses depois, aparecer desanimado e com menos dinheiro do que tinha antes.

Infelizmente, essa é uma realidade comum no mercado financeiro aqui no Brasil. A maioria das pessoas que se denominam “investidores” é, na verdade, especulador, que encara o mercado financeiro mais como um grande jogo, do que como um método viável e sensato de obter remuneração para o seu capital.

Essa filosofia de rápido enriquecimento e de que a bolsa é um lugar para especulação é alimentada por diversos agentes do mercado, que possuem interesse direto em fazer o investidor acreditar que esse é o único caminho a seguir para ganhar dinheiro.

Day trade, foco no curto prazo, operações com alta frequência e alta rotatividade, alavancagem, entre outras, são vendidas como o caminho mais curto para você se tornar o próximo milionário.

No entanto, na maioria das vezes, esse caminho nos afasta da tão sonhada independência financeira.

Confira os 5 principais problemas do investimento tradicional no Brasil.

Problema 1: Conflito de interesse nas estratégias divulgadas

Você sabe como uma corretora ganha dinheiro. Em sua maioria com corretagem, correto? Agora me diga qual é o tipo de estratégia que ela divulga com mais intensidade.

Se você respondeu análise técnica, você acertou!

As corretoras possuem uma equipe de analistas técnicos que recomendam a todo momento a montagem de posições, divulgam a carteira do mês e participam diariamente de fóruns revelando as “dicas quentes” do dia.

No final das contas, para as corretoras, não importa se o cliente está ganhando ou perdendo. O objetivo final é gerar mais receitas com mais corretagens.

E para otimizar esse processo são oferecidos palestras e cursos sobre análise técnica, oportunidades de alavancagem, em que o cliente toma dinheiro emprestado da corretora para aumentar o volume de suas operações, chats diários com “gurus”, entre outras estratégias.

O problema é que a relação cliente-corretora não é de forma alguma ganha-ganha e, portanto, esse conflito de interesse impede a divulgação de técnicas consagradas como a alocação de ativos, já que não implicam em volumosos lucros para o caixa das corretoras.

Problema 2: Muito tempo exigido para monitorar o mercado

Responda essa pergunta: Por que você investe?

E antes que você talvez responda “ganhar dinheiro” ou “ficar rico”, posso garantir que essa não é a principal razão de você investir, afinal, dinheiro por si só não é nada.

Você investe para conquistar sua independência financeira.

Ou seja, você deseja chegar a um ponto em que, somente com seus investimentos, é capaz de manter seu padrão de vida e não depende mais do trabalho diário.

Mais dinheiro = mais liberdade.

Você se torna livre para escolher o que deseja. Passar mais tempo com sua família, ao invés de fazer horas extras no trabalho. Viajar pelo mundo afora sem se preocupar com a reunião do dia seguinte com o chefe. Cultivar hábitos saudáveis. Praticar seus hobbies preferidos.

Agora pense novamente em seus investimentos.

O que você deseja é uma estratégia em que você precise ficar 6 horas seguidas diariamente em frente ao computador para tentar tirar um “salário” do mercado, ou uma estratégia passiva, com foco no longo prazo, de fácil monitoramento e que constrói e preserva seu patrimônio?

Problema 3: Alto teor de stress

Você já reparou como as pessoas estão cada vez mais atarefadas e estressadas?

Se o trabalho já consome tempo e energia suficiente para deixar as pessoas nesta situação, imagine saber que, além de todos os problemas pessoais e profissionais, estas pessoas estão perdendo –20% no mercado financeiro.

Infelizmente, as estratégias tradicionais de investimentos não possuem um adequado gerenciamento de risco, o que tira o sono e a sanidade de todo investidor em momentos de crise.

Problema 4: Mais custos gerados sem necessidade

É contabilidade básica.

Lucro = receitas – custos

Logo, se você aumentar os custos e as receitas se mantiverem constantes, o que ocorre com o lucro?

Ele diminui.

As estratégias de investimentos tradicionais apresentam um custo elevado (sobretudo com taxas de administração e corretagem), fazendo com que o retorno do investidor tenha grande probabilidade de ficar abaixo do mercado.

Problema 5: Ausência de uma estratégia de investimentos detalhada

Você saberia me dizer o que ocorreria com sua carteira de investimentos se a bolsa caísse –60% em apenas 5 meses? Ou se a taxa Selic subisse para 20%? Ou caísse para 5%? E se a inflação chegasse a 10%?

Saber o que fazer em diversos cenários é essencial para o sucesso do investidor no longo prazo. Você precisa saber o que fazer nestes momentos de pânico ou euforia porque é neste momento que a maioria dos investidores perde muito dinheiro e os investidores profissionais ganham.

Se você não tem uma estratégia detalhada de investimentos e não saberia o que fazer nestes cenários, não se preocupe.

Solução: Alocação de Ativos

Através da estratégia de alocação de ativos, todos os problemas listados acima estarão devidamente solucionados e você perceberá que colocar em prática essa estratégia é muito simples e demanda apenas sua força de vontade.

Após conhecer os problemas das estratégias de investimentos tradicionais aqui no Brasil e saber que a alocação de ativos é a estratégia que buscará solucioná-los, é importante entender o que é e porque você deveria adotar esse tipo de estratégia para sua carteira de investimentos.

Para tanto, tenho duas recomendações de leitura:

Por fim, a principal fonte deste artigo foi o eBook Alocação de Ativos, sem dúvida alguma o melhor e mais completo material sobre essa estratégia em língua portuguesa.

Imagem de freedigitalphotos.net.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!