Entrevista com Aline Rabelo, Coordenadora do Investmania

InvestmaniaUma das maiores barreiras para a entrada de mais investidores no mercado de ações é a falta de conhecimento. Tanto que boa parte do medo e do risco advém dessa falta de conhecimento.

Com o intuito de estimular a entrada de novos investidores no mercado de ações, foi criado o Investmania, uma rede social totalmente dedicada aos investidores. E conversei com Aline Rabelo, a coodenadora dessa rede social.

Aline é formada em Administração de Empresas e possui mais de 7 anos de experiência profissional no mercado financeiro, trabalhando em grandes corretoras e ministrando palestras em eventos do setor, como o Circuito Expo Money. Atualmente, dedica-se exclusivamente à coordenação do Investmania.

Entrevista com Aline Rabelo

Entrevista com Aline Rabelo, coordenadora do Investmania

Diante do novo cenário de alta na taxa básica de juros (como uma tentativa de conter a inflação), como o investidor pode se beneficiar desse cenário na montagem de sua carteira de investimentos?

Aline Rabelo: Em um cenário de crescente taxa de juros, os investimentos em renda fixa, como por exemplo, títulos atrelados à variação da SELIC, ficam mais atraentes.

Na hora de investir, deve-se levar em consideração as taxas para ter o investimento (taxa de administração no caso de fundos, taxa de custódia, etc.) e também o imposto de renda a ser pago, na hora de resgatar os recursos. Estas variáveis podem diminuir a sua rentabilidade, portanto é importante ficar de olho.

Li recentemente que 90% dos fundos de renda fixa perderam para a inflação nos últimos 12 meses. Você acha que investir apenas em renda fixa, no cenário atual, é um risco a longo prazo?

A.R.: O primeiro semestre de 2013 foi marcado pela pressão inflacionária e a corrida dos investidores por investimentos mais rentáveis. Para se proteger de qualquer risco, o ideal é montar uma carteira de investimentos diversificada.

Isto significa dizer que o investidor pode alocar parte dos recursos na renda fixa e parte na renda variável. Na renda fixa, como dissemos anteriormente, o investidor pode buscar por títulos que estejam atrelados à taxa de juros básica do país, pois a medida que o Governo irá tomar para conter a inflação é o aumento da taxa de juros.

Na renda variável, temos o mercado de ações e ETF´s. Sabemos que, no longo prazo, os investimentos na renda variável são mais rentáveis que os investimentos na renda fixa e, neste caso, é preciso alocar recursos que você realmente não vá utilizar para honrar compromissos diários.

Em Bolsa, não se investe o dinheiro do leite.

Apesar da renda fixa não ter os mesmos resultados de anos anteriores, muitos investidores continuam sem coragem de investir em renda variável. Por que a população ainda vê o mercado de ações com o um “bicho-de-7-cabeças”?

A.R.: O nível de educação financeira em nosso país é baixo e ainda há muito que desmistificar quando falamos do mercado de ações. Ouvir sobre as perdas do Ibovespa nos maiores jornais da televisão é a única informação que, muitas vezes, chega para o brasileiro.

É papel dos participantes do mercado educar a população e criar a cultura de investimento da formação de poupança em ações. Como disse, para longo prazo, o investimento em ações tende a ser mais rentável que a renda fixa e, além disso, existem diversas boas oportunidades de investimentos na Bolsa de Valores.

Conhecemos ações que estão fora do índice Ibovespa (conhecidas como small caps) e que trazem excelentes retornos. É preciso garimpar estas ações e o Investmania ajuda nisso.

Na minha opinião, um dos maiores méritos do Investmania é justamente aproximar o investidor do mercado de ações. Você acha que a rede social tem obtido sucesso em captar novos investidores em ações?

A.R.: O Investmania é um lugar que foi criado para possibilitar que as pessoas, sejam elas experientes ou não, conversem sobre investimentos e esclareçam todas as suas dúvidas antes de tomar uma decisão de investir.

O sucesso do Investmania também está ligado à quantidade de informação relevante que colocamos na rede.

Além de você conversar com investidores, você pode conversar com profissionais de mercado como: analistas de investimentos, corretoras, bancos e até mesmo as empresas de capital aberto. Assim, você consegue ter informação clara, sem intermediações e que te ajuda muito na hora de investir.

Desta forma, certamente atraímos pessoas que ainda estão engatinhando no mercado de ações e temos toda a disposição para ajuda-las a investir melhor.

Atualmente temos acesso a um mundo de informações, mas está cada vez mais difícil filtrar informações de qualidade na internet. Existe essa preocupação em oferecer informação especializada através do Investmania?

A.R.: Sim, no Investmania temos profissionais qualificados para oferecer informação relevante e que faz diferença na hora de escolher entre comprar ou não uma ação e/ou tomar uma decisão de investimento.

Além disso, mensalmente temos chats exclusivos com participantes do mercado, para falar sobre assuntos diversos focados em investimentos.

Exemplo disso é a parceria que fizemos com o Banco Itaú, que esteve no Investmania para explicar sobre ETF´s.

Outro ponto importante é destacar que todo o conteúdo colocado na rede é totalmente moderado. Temos uma equipe que fica focada nisso, para garantir a confiabilidade da informação.

Aline, agradeço demais pela disponibilidade e participação. Qual a mensagem final que você poderia deixar para nossos leitores que pretendem entrar no mercado de ações?

A.R.: Agradeço a oportunidade de participar e falar sobre o Investmania aos leitores do Quero Ficar Rico. Acredito que a maior riqueza do homem é o seu conhecimento.

Nós, do Investmania, queremos apoiar você em todo o processo no conhecimento sobre o mercado de ações e ajuda-lo a fazer o melhor investimento. Convidamos a você se cadastrar gratuitamente no Investmania e participar.

Em breve, teremos muitas novidades. Parabéns pelo trabalho e até a próxima.

Imagem de freedigitalphotos.net.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!