Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.
A frase eternizada por Benjamin Franklin pode ser interpretada por várias formas, mas a essência dela é uma só: aprofundar seus conhecimentos só traz resultados positivos para a vida de qualquer um, independentemente da área a ser estudada.
Pensando dessa forma, o melhor investimento a longo prazo é, sem dúvida, investir na sua educação financeira.
O objetivo deste artigo é mostrar o cenário atual dos nossos aposentados e entender a importância de aprender a investir e conquistar a independência financeira no futuro.
Situação atual dos nossos aposentados
Para entender a situação atual dos aposentados no Brasil, vamos dar uma olhada no gráfico a seguir:
Como pode ser visto no gráfico acima, 46% dos aposentados dependem de parentes, 28% dependem de caridade, 25% são obrigados a trabalhar e apenas 1% são financeiramente independentes.
Em outras palavras, todo o patrimônio financeiro e contribuições para a previdência acumulados ao longo de toda a vida não foram suficientes para uma aposentadoria tranquila para 99% dos aposentados.
É importante ressaltar que o objetivo de alcançar a independência financeira não é parar de trabalhar. Mas trabalhar apenas no que gostamos, e não por obrigação ou necessidade.
Melhor investimento a longo prazo
Por conta desse cenário que acabo de apresentar, temos que nos preocupar em montar um plano para a aposentadoria, seja através da previdência privada ou investindo por conta própria.
As vantagens da previdência privada são a praticidade, a comodidade e a disciplina “forçada”. As desvantagens são as altíssimas taxas cobradas (administração e carregamento), além da carga tributária se precisar resgatar no curto prazo.
Ao investir por conta própria, o investidor economiza bastante nas taxas cobradas, o que certamente fará bastante diferença no longo prazo. Aliado a isso, há também a facilidade de administrar uma carteira utilizando a estratégia de alocação de ativos.
No entanto, o investidor precisa, nesse caso, ter bastante disciplina tanto para investir mensalmente quanto para não realizar resgates antes do tempo, o que certamente colocaria todo o plano a perder.
Conclusão
Como falei no começo do texto, o propósito deste artigo era mostrar a situação atual dos nossos aposentados e o que você pode fazer agora para mudar seu futuro.
Ao longo dos artigos que já escrevi, recomendei bastante material de qualidade, tanto gratuito quanto pago.
Muitas vezes, o barato sai caro, de modo que é importante saber identificar o que realmente é gratuito e de qualidade.
Livros impressos são excepcionais, tanto que procuro ler pelo menos um livro por mês para me manter atualizado e adquirir mais conhecimento.
Entretanto estamos numa fase de produtos digitais, onde podemos acessar tudo pelo computador, clicar em links, assistir a vídeos e – principalmente – interagir com o autor do material, tanto para tirar dúvidas e trocar ideias quanto para receber sugestões de leituras complementares.
Pensando nisso, criei o eBook Como Investir Dinheiro justamente para ensinar tudo que sei sobre investimentos, mostrar as estratégias que realmente utilizo e oferecer a possibilidade de entrar em contato comigo, através de um e-mail exclusivo.
Ressalto entretanto que este eBook é apenas uma das inúmeras formas de se adquirir educação financeira.
O mais importante: comece agora a investir em sua educação financeira. E seja mais um a alcançar a independência financeira quando se aposentar.
Agora eu tenho uma pergunta para você…
O que você tem feito para melhorar sua educação financeira? Está a caminho da sua independência financeira?
Se você tiver qualquer dúvida ou informação adicional que complemente este artigo, deixe um comentário.
Bons investimentos!
Imagem: FreeDigitalPhotos.net