Tudo que você precisa saber antes de comprar um imóvel

Tudo que você precisa saber antes de comprar um imóvelCertamente muitos leitores já passaram pela experiência de comprar o primeiro imóvel. É comum que existam diversas dúvidas e, por conta disso, muita insegurança.

Passei recentemente pela minha primeira experiência de compra de um imóvel, onde senti tudo isso na pele. Dúvidas, desconfiança, longas negociações, simulações financeiras… Enfim, tudo aquilo que envolve uma transação de altos valores financeiros.

O importante é que procurei me preparar bastante e quero, através deste artigo, compartilhar os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar um imóvel.

Por onde começar

Certamente a primeira decisão a ser tomada é o tipo de imóvel que você quer comprar.

Geralmente, em grandes cidades, optamos por imóveis que sejam perto do trabalho, da escola dos filhos ou de ambos.

Outros não se incomodam com essa distância, contanto que o imóvel seja exatamente da forma e tamanho que eles desejam.

Há ainda aqueles que preferem uma casa, ao invés de um apartamento.

O fato é que não existe uma resposta correta. Tudo depende de diversos fatores relacionados às necessidades e anseios de cada um.

Além de decidir qual o imóvel a ser comprado, é fundamental saber quando precisará do imóvel e como vai pagar por ele.

Trata-se de um objetivo financeiro que deve ser muito bem planejado.

Como encontrar bons imóveis

Pesquise bastante. Às vezes, a ansiedade e o “papo de corretor” nos leva a tomar uma decisão precipitada.

Por isso, é necessário pesquisar bastante, conhecer as diversas opções no mercado (acredite, são muitas!) e visitar pessoalmente boa parte deles.

Existem diversos sites de busca de imóveis e há também a figura do corretor imobiliário. A maioria das grandes corretoras oferece um canal de atendimento pelo próprio site, onde posteriormente você poderá trocar e-mails com o corretor indicado.

É possível conhecer uma infinidade de opções sem sair de casa. Os corretores enviam todo o material publicitário, planta, unidades disponíveis, tabelas de preços e formas de pagamento. Tudo por e-mail.

Há também os feirões de imóveis, sendo o mais famoso deles o Feirão da Caixa.

Mesmo sem sair de casa, é possível conhecer diversos imóveis e fazer um filtro previamente, já eliminando alguns sem a necessidade de perder tempo fazendo visitas.

Melhor localização

Para escolher a melhor localização do imóvel, avalie quais atributos você mais valoriza e quais têm menos importância.

Existem pessoas que valorizam imóveis em bairros afastados para usufruir da tranquilidade, silêncio, ar puro, não se importando em gastar mais tempo no trânsito ou deslocamento até o trabalho.

Existem outras que se incomodam muito com o trânsito e por isso preferem imóveis em regiões mais centrais, mesmo que isso gere alguns transtornos.

Por isso você precisa fazer uma reflexão. O que é mais importante?

Minha experiência

Até esse ponto, fiz tudo por conta própria. Defini o tipo de imóvel que eu queria comprar, quando pretendia me mudar, como pagar, pesquisei bastante e escolhi a melhor localização, de acordo com o que valorizo.

A partir daqui apareceram minhas primeiras limitações, pois apesar de conhecer boas técnicas de negociação, nunca passei pela experiência de comprar um imóvel ou qualquer bem de alto valor.

Foi quando resolvi conversar com outras pessoas e procurar por materiais de qualidade na internet. Saiba que, nesse momento, o corretor não é necessariamente seu amigo. Apesar dele querer ajudar, quer muito mais receber sua comissão.

Por sinal, para saber como encontrar bons corretores, recomendo que assista aos vídeos da TV CRECI, no YouTube. Tem muita coisa bacana por lá.

Dentre todos os materiais que encontrei na Internet, o que mais gostei foi o eBook Livro Negro dos Imóveis.

Prefiro livros digitais em detrimento a livros impressos pela possibilidade de entrar em contato com o autor para tirar dúvidas, baixar imediatamente, ser atualizado e – principalmente – poder pedir meu dinheiro de volta se não gostar do conteúdo.

O que encontrei no material

O eBook apresenta uma série de ferramentas indispensáveis para qualquer pessoa que pretende comprar um imóvel.

Desde sites de busca de imóveis e de pesquisa de idoneidade das incorporadoras e construtoras, até informações sobre práticas abusivas e simuladores de financiamentos.

Além das ferramentas, há também muitas técnicas e informações fundamentais para quem pretende comprar um imóvel, como por exemplo:

  • Como encontrar bons imóveis;
  • Vantagens e desvantagens de imóveis na planta;
  • Como negociar a compra;
  • Principais golpes e fraudes imobiliárias;
  • Direito do consumidor;
  • Formas de pagamento;
  • Taxas e tributos envolvidos na aquisição;
  • Como vistoriar o imóvel na entrega das chaves.

Por que eu recomendo esse material?

Valorizo bastante a simplicidade, objetividade e praticabilidade durante qualquer leitura.

Gosto de conteúdo escrito com uma linguagem simples, sem termos técnicos e palavras de efeito. Aprecio também de textos objetivos, que não são redundantes e vão direto ao ponto.

Por fim, valorizo conteúdos onde é possível colocar muitas coisas em prática imediatamente após a conclusão da leitura, ou até mesmo durante a leitura.

E encontrei esses três fatores no eBook Livro Negro dos Imóveis.

Por essa razão, para quem está interessado em adquirir um imóvel em breve ou pretende começar a se planejar para fazer essa aquisição, recomendo que visite o site do Livro Negro dos Imóveis e saiba mais sobre o material.

Conclusão

Dentre todos os tópicos abordados no eBook, o principal para mim foram algumas técnicas de negociação.

A ansiedade atrapalha bastante nessas horas e é difícil manter a razão, principalmente por conta das pressões exercidas pelos corretores, tais como “a tabela será atualizada na próxima semana”, “essas condições de pagamento eu só posso segurar até sábado” ou “existem outras duas pessoas interessadas no imóvel, temos que fechar logo”.

É necessário ter sangue frio e negociar sem pressa. Parece um jogo de pôquer, onde você não sabe se o corretor está falando a verdade ou blefando. Mas, na maioria das vezes, é blefe, ou o popular “papo de corretor”.

Outro ponto interessante está relacionado aos imóveis reservados. Muitas vezes os melhores já estão “reservados”, só restando os piores. Essa reserva, em alguns casos, pode até ser verdade, mas em muitos casos é uma técnica para tentar vender logo as opções menos interessantes.

Enfim, há uma série de coisas que precisamos ter em mente antes de negociar, pois a ânsia de garantir a compra nos faz acreditar em qualquer conversa, sem verificar várias informações pertinentes.

Ao concluir a leitura do livro, fiz um checklist para verificar dúvida por dúvida durante a negociação. Isso depois de analisar por mais de uma semana o contrato e demais documentos. Dá muito trabalho, mas vale a pena.

A aquisição de um imóvel é uma operação que envolve centenas de milhares de reais, muitas vezes a poupança de uma vida inteira.

Qualquer investimento para adquirir conhecimento nessa área é financeiramente irrelevante perto dos benefícios que podem ser alcançados.

Até a próxima!

Imagem de shutterstock.com

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!