Você parou para pensar por que trabalha? O principal objetivo para a maioria das pessoas é obter uma renda suficiente para pagar as contas e, se possível, sobrar algum dinheiro para coisas supérfluas ou até mesmo investir esse dinheiro.
Existe, entretanto, uma minoria que trabalha simplesmente no que gosta, onde o objetivo não é gerar renda para se manter. Muitas vezes até ganham um bom dinheiro com esse trabalho, mas essas pessoas acumularam um patrimônio que gera riqueza suficiente para bancar as despesas. Essas pessoas são financeiramente independentes.
O objetivo deste artigo é mostrar a importância de três metas fundamentais na vida de qualquer pessoa: conquistar a independência financeira, trabalhar com prazer e buscar qualidade de vida.
Invista para trabalhar menos e ganhar mais
Quando escrevi o artigo ‘Invista para trabalhar menos e ganhar mais‘, mostrei que devemos trabalhar não apenas para obter uma receita para se manter. Devemos nos preocupar em investir esse dinheiro para gerar riqueza.
Dessa forma, a rentabilidade obtida com esses investimentos diminuirá mensalmente a dependência do salário, a ponto de suprir totalmente a necessidade mensal para manutenção. Nesse ponto, você não dependerá mais do dinheiro advindo do seu trabalho para viver, tendo então liberdade para fazer o que realmente lhe dá prazer
Gastar menos ou ganhar mais?
Existem duas formas de acelerar o processo para alcançar a independência financeira: gastar menos ou ganhar mais. Apesar de não ser fácil fazer essa opção, gastar menos é sem dúvida a alternativa mais rápida. Quanto menos precisamos para viver, menor será a necessidade de rendimentos dos nossos investimentos.
O grande problema é que erroneamente interpretamos aumentos de salário como possibilidade de aumentar o padrão de vida, comprar um carro novo, mudar-se para uma casa maior. E não como uma excelente oportunidade de antecipar a conquista da independência financeira.
Qual o significado da independência financeira?
Enquanto muitas pessoas pensam que independência financeira significa aposentadoria, eu acredito que ser financeiramente independente é ser livre. Ter liberdade para trabalhar exclusivamente com o que gostamos.
Sou formado em Ciência da Computação, tenho muito orgulho da minha profissão (por sinal, ontem foi o dia do profissional de informática) e ainda trabalho na área. Mas descobri que minha grande paixão é a educação financeira, meu objetivo desde então é conquistar minha independência financeira para trabalhar exclusivamente com isso.
Há uma belíssima frase de Confúcio (muitos devem conhecê-la), que resume brilhantemente esse objetivo:
“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” ~ Confúcio
Na minha opinião, essa frase é 100% verdade. Trabalho diariamente pelo menos 12 horas por dia. Nunca trabalhei tanto. E tenho muito prazer nisso. Porque não sinto que trabalho. Sinto que me divirto. E tenho certeza que é nisso que quero trabalhar por um bom tempo, pois ainda tenho muito a fazer.
Não se esqueça da qualidade de vida
Você já parou para pensar quanto tempo dedica ao trabalho? Vamos pensar num horário padrão, de 8:00 às 18:00. De cara já “perdemos” 10 horas do dia por conta do trabalho. Se considerarmos que precisamos de, no mínimo, 30 minutos para ir ao trabalho e mais 30 para retornar para casa (quem mora em cidade grande, sabe que apenas 30 minutos é irreal), dedicamos pelo menos 11 horas diariamente para o trabalho.
Se você considerar que uma boa noite de sono dura 8 horas, sobrariam apenas 5 horas para se dedicar à família, se divertir com os amigos ou praticar um hobby. Isso é muito pouco! E se o trabalho não lhe dá prazer, é ainda pior.
Mesmo quando trabalhamos no que nos dá satisfação, ainda assim temos que nos preocupar com a qualidade de vida.
Ser rico, na minha opinião, é viver com qualidade de vida e acumular paulatinamente um patrimônio que gere rendimentos cada vez maiores para que eu dependa cada vez menos da renda obtida através do meu trabalho.
Conclusão
Todos nós somos livres para fazer escolhas e ter os mais diversos objetivos. Mas, na minha opinião, três objetivos são essenciais:
- Independência financeira. Quanto menos dependermos do dinheiro, mais livres seremos.
- Gostar do trabalho. Quanto mais gostarmos do nosso trabalho, menor será a sensação de perda de tempo.
- Qualidade de vida. Aproveite seu tempo da melhor maneira possível, tentando sempre estar próximo às pessoas que realmente são importantes para você.
Até a próxima!