Por que a minha renda não é tributada como a das empresas?

O título deste artigo poderia muito bem ser “Por que os ricos ficam ricos? (parte 2)”, já que ele é complementar ao artigo “Por que os ricos ficam ricos?“, que escrevi na semana passada.

Muitos, entretanto, podem estar se perguntando: “o que uma coisa tem a ver com a outra?”. A princípio isso não tem muita coisa relacionada com educação financeira, mas veremos ao longo do texto que, na verdade, tem tudo a ver com educação financeira e até, quem sabe, com a conspiração dos ricos e poderosos para que continuemos na classe média.

O intuito deste artigo é mostrar como as empresas (ou os ricos) são tributadas, como nossa renda é tributada e, por fim, mostrar porque é muito mais vantajoso pagar imposto de renda como uma pessoa jurídica.

Antes que apareçam as críticas, o objetivo deste artigo não é dar aula de fundamentos de contabilidade. Então os termos e cálculos aqui utilizados não seguirão fielmente as nomenclaturas contábeis, pois pretendo deixar a linguagem bem simples, estando assim ao alcance da maioria.

Como o lucro das empresas é tributado?

As empresas têm suas receitas brutas (vendas ou prestação de serviços), descontam os alguns impostos (IPI, ICMS, ISS), chegando à receita líquida. Depois, da receita líquida são subtraídas outras despesas (custos fixos e variáveis, por exemplo) e só então chegamos ao lucro (bruto).

O imposto de renda incide apenas sobre esse lucro, e não sobre a receita. Em outras palavras, as empresas recebem, depois gastam e só então pagam o imposto de renda.

E como a minha renda é tributada?

Conosco, pobres mortais, é bem diferente. Primeiro nós recebemos e já pagamos o imposto de renda sobre esse valor. Muitos até nem chegam a receber, pois já são tributados na fonte. Só depois é que gastamos, com o que tiver sobrado.

Ou seja, nós recebemos, pagamos o IR e só então gastamos. Além disso, ainda pagamos mais uma imensidão de tributos sobre nossos gastos, tendo inclusive produtos onde mais de 40% do valor final corresponde a impostos. Basta dar uma olhada no excelente site da Dieta do Impostão.

Ainda preciso explicar porque a tributação do resultado da empresa é mais vantajoso?

Tenho certeza que não, mas faço questão. A resposta mais simples é essa: enquanto as empresas recebem, gastam e só então pagam, nós recebemos, pagamos e só depois gastamos.

Imagine se você recebesse seu salário, pagasse todas as suas despesas e o imposto de renda incidisse apenas sobre o que sobrasse (se sobrasse)? Seria maravilhoso, não é? Pois é assim que acontece com as empresas. E se tiver prejuízo, não paga IR.

Alguns podem dizer: mas as empresas pagam ICMS, IPI, ISS… antes de deduzir as despesas. Com a gente ainda é pior: mesmo descontando o IR sobre nosso rendimento total, ainda temos que pagar todos esses impostos em nossas compras. Na verdade, quem paga o IPI, ISS ou ICMS somos nós. As empresas apenas embutem esses tributos no preço final.

E o que isso tem a ver com os ricos?

Para fazer a primeira relação, basta responder a essa pergunta: quem são os donos das empresas mais rentáveis? Além disso, tem uma coisa importantíssima que poucos sabem: os ricos, como pessoas físicas, são tributados pelo IR apenas sobre o pró-labore (equivalente ao salário por trabalharem em suas empresas). Os dividendos que eles recebem ao longo do ano, como distribuição dos lucros, não sofrem incidência do imposto de renda.

Ou seja, basta colocar um pro-labore bem baixo (o que a grande maioria dos sócios fazem) e receber tudo livre de impostos no final do ano. E percebam que eu só relatei até aqui as vantagens que estão dentro da lei.

Conclusão

Meu objetivo não é condenar os ricos, derrubar o capitalismo ou discutir os problemas de corrupção que enfrentamos em nosso país. Apesar de eu adorar todos esses tópicos, a função do Quero Ficar Rico é promover a educação financeira e também o empreendedorismo.

Percebam que economizar, investir, receber comissões ou royalties, aumento de salário e desenvolver o empreendedorismo são pontos importantes, mas apenas o último (empreendedorismo) realmente gera riqueza. Todos os outros são auxiliares ou dependem de outros fatores.

Vejamos: ninguém fica rico apenas economizando nem ganha fortunas investindo pouco dinheiro. Além disso, receber royalties depende mais de capacidade intelectual do que apenas do nosso esforço e aumento de salário também não depende só da gente.

São exatamente esses pontos que eu sempre ressaltei aqui no Quero Ficar Rico, que fazem da educação financeira algo tão importante e, para minha grata surpresa, são também os pilares do excelente curso de Educação Financeira “A Classe Alta“, que tenho divulgado sempre que tenho oportunidade.

O grande diferencial d’A Classe Alta é que ele não está ligado a corretoras ou qualquer outra instituição que, no fundo, não estão interessados em lhe educar financeiramente, mas em vender seus produtos. Por isso que faço questão de promover uma iniciativa tão bacana e, ao mesmo tempo, super séria, formada por pessoas muito capacitadas.

Invista sobretudo na educação e na aquisição de conhecimento, pois estes são os verdadeiros segredos do sucesso. Ah, não esqueça de deixar seu comentário e apimentar essa discussão!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!