Malha fina: descubra se você caiu nas garras do Leão

48 Flares Facebook 8 Twitter 31 Google+ 2 48 Flares ×

Malha fina: descubra se você caiu nas garras do LeãoPassada a correria para preparar e entregar a declaração do IR 2011, a maioria dos contribuintes estão com sentimento de dever cumprido. Alguns aguardando pela restituição do imposto, outros se organizando para pagar as parcelas devidas.

Entretanto há aqueles que ainda estão apreensivos, provavelmente por ter omitido alguns rendimentos ou por ter passado algumas notas frias para deduções, por exemplo. Independente do motivo, a tensão é grande para saber se caiu ou não na malha fina do Fisco. A boa notícia é que as informações sobre a malha fina já estão disponíveis no site da Receita Federal.

O propósito deste artigo é mostrar como consultar se sua declaração já foi processada pela Receita Federal e dar algumas dicas do que fazer, caso tenha alguma inconsistência e você queira fazer uma declaração retificadora.

Passo a passo para saber se caiu na malha fina

No site da Receita, acesse a seção IRPF 2011, localizado na parte superior da página. Ao clicá-lo, será mostrado um menu, onde você deve clicar em Página Inicial.

Página Inicial

A página vai mostrar uma linha do tempo indicando todas as etapas da declaração. Na linha amarela, chamada de Processamento, há um link para Extrato da DIRPF. Clique nele, conforme figura abaixo:

Extrato do DIRPF

Abrirá outra página com o link para o Extrato da DIRPF e outro “Gere seu código de acesso”, como pode ser visto na imagem abaixo:

Gerar código de acesso

Para ter acesso às informações, você deve gerar o código. Para tanto, basta seguir as orientações fornecidas pela página da Receita (data de nascimento, CPF, números dos recibos das declarações de 2011 e 2010 e senha), como mostrado na figura abaixo:

Orientações para criar código de acesso

Após a criação do código de acesso, há o link “Acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)“. Caso não tenha percebido, basta clicar aqui. Ao clicá-lo, você será direcionado para a tela de Login e-CAC. Para efetuar o login, basta informar seu CPF, código de acesso e senha, e clicar em Avançar.

Login e-CAC

A página do Extrato mostra os serviços do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita. Clique no link Declaração IRPF:

Declaração IRPF

Por fim, será apresentada uma tela com todas as declarações já enviadas para a Receita. Se a última (2011/2010) já estiver com a Situação “Processada”, basta clicar para visualizar o detalhamento da declaração e verificar se há alguma pendência.

Há pendências. O que fazer?

Se houver alguma pendência e você concordar com a inconsistência apontada pela Receita, deve ser enviada uma declaração retificadora. Se não concordar, deve esperar pelo chamado do Fisco para se explicar.

Ainda restam dúvidas?

Tentei ser o mais didático possível, explicando o passo a passo e mostrando tela por tela. Todos esses passos foram efetuados por mim, enquanto gerava o código de acesso e consultava minha declaração. Caso você não tenha conseguido chegar até o fim e tenha ficado com dúvida, ou simplesmente queira fazer uma crítica ou elogio, já sabe: deixe um comentário!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • http://www.myfreecomm.com.br vanessa Kurowski

    Adorei o post, super focado e esclarecedor!

    Show!

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Obrigado, Vanessa.

      Abraço!

  • Tiago Carvalho

    Você é o cara!

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Valeu pela força, Tiago.

      Abraço!

  • Alan Medina

    Rafael,

    eu não sei onde guardei o recibo da minha declaração. Você sabe onde eu posso pegar uma segunda via?

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      No próprio programa para declaração do IR 2011. Do lado esquerdo, há uma seção “Imprimir”. Dentre as opções, está “Recibo”. Acesse e verifique o número. Ele deve estar no formato XX.XX.XX.XX.XX.XX.

      Abraço!

  • andre

    e por acaso vc saberia dizer como eu poderia conseguir numero do meu recibo de 2010, já que eu perdi o recibo?

    • http://jovempreendedor.wordpress.com André Savi

      Estou na msm situação rs

      Vou pedir para o meu contador (esse foi o primeiro ano que fiz uma declacarao por isso estou preocupado).

      Rafael, como se recupera o numero do recibo do IR 2009?

      Abraço.

  • Julia Flávia

    Muito bom mesmo. Imprimi extratos e recibos 2010 e 2011.
    Valeu.

  • Tito

    Olá. A minha já foi processaada. Os únicos links que encontrei foram o “Extrato” e “2 via Recibo”. No extrato, não encontrei nada relacionado a inconsistencias ou algo do tipo. Fui no lugar certo?

  • Patricia Carolina Almeida

    Rafael,
    Gostaria de um esclarecimento. Caí na malha fina na declaração de 2009, mas no site da receita não informa o motivo. Fui pessoalmente à receita e uma funcionária me explicou que seria possível que uma das empresas em que trabalhei não declarou corretamente. E que era para eu juntar todos os documentos da minha declaração de 2009 e protocolizar na RF. Posso ser penalizada pq a ong em que trabalhei não declarou corretamente? Meu CPF vai ficar irregular? Em quanto tempo? Como faço para meu CPF não ficar irregular? Detalhe, hoje moro em outro estado, e tenho dificuldades de recuperar documentos como rendimento, pois minha carteira nessa ong não era assinada.

  • Rosana

    Oi, Rafael

    Gostei do artigo.
    Eu não sabia que dava para acompanhar o andamento da declaração.
    A minha ainda está como ‘em processamento”. Demora muito para essa parte ser finalizada? Entreguei na última semana.
    Abraços e sucesso,

  • Francisco Fernandes

    Rafael, boa tarde,

    Minha esposa fez a declaração normalmente, só que quando enviou teria direito a restituir um certo valor, agora aparece já processada e que inexiste débito a pagar ou a restituir. Queria ter acesso ao Extrato dela, mas pede dois recibos e nos só temos um. O que devo fazer?

    att.

    Francisco Fernandes

  • expedito

    minhas declarações de 2009/2008 e 2010/2009 estão na malha fina, poque ainda não as recebi.
    quando vou consulta – las no atravez do meu código de acesso, a receita informa na situação, que estão em procesamento e não ha nenhuma pendência no extrato que só cita os dependentes, dizendo que não ha débitos e que os cpfs dos dependentes estão sem pendências., onde não é possivel acessar os outros itens da declaração, como por exemplo, dividas e onus reais, pagamento a médicos, escolas, etc….
    Na declaração 2008/2007, que foi processada e paga, há um aviso que ha uma pendência citando estar baseada em uma lei que diz que podera ser revisada.
    Sera que estas declarações não processadas, estão em malha fina por causa da 2008/2007, ja processada?

  • amarante ourives

    fiz uma retificadora em 18/10/11 concordando com os valores que a receita apontou, concordei ate com os centavos, tem alguma chance de sair nos lotes de 11 e 12 deste ano?

    • Gedilson

      nenhuma

  • Fabio Erlon

    MUITO LEGAL O POST. APENAS UM DÚVIDA: MESMO TENTO ENTREGUE MINHA DECLARAÇÃO DESDE 14 DE MARÇO ELA AINDA APARECE COMO “EM PROCESSAMENTO”. POR QUE?
    FABIO ERLON

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Porque sua declaração ainda não foi avaliada pela Receita Federal. Mas foi entregue. Não se preocupe.

      Abraço!

      • Fabio Erlon

        OBRIGADO PELA RESPOSTA. MAIS UMA DÚVIDA: MAS LEMOS NA IMPRENSA QUE TODAS AS DECLARAÇÕES ENTREGUES NO PRAZO JÁ FORAM PROCESSADAS. ESSA INFORMAÇÃO PROCEDE? MUITO OBRIGADO.

  • Albeny_santos

    Bom dia. Na página de pendências não aparece o que está errado e sim que devo revisar tudo! Aparece que eu tenho que comprovar com documentos e tal. Não fui notificado que cai na malha fina. O que devo fazer? Obrigado.

  • Juliana

    E quando não está na malha fina, e não saiu a Restituição? Consta que ainda está em processamento, e o último lote já foi liberado.

  • fernando

    poxa, até hoje minha declaração esta em processamento. ja fui na undiade da receita federal e me disseram pra esperar a intimação… mais nao existem pendencias. só esta em processamento e ninguem fala nada. se trada de uma restituição referente a uma ação trabalhista. alguem pode me ajudar ae?????????

    • Wasrock

      Estou na mesma situação Fernando, vc conseguiu resolver?

    • Elizete

      Olá fernando,
      o seu caso foi resovido??? é que estou com o mesmo problema!!!!

  • SFB

    Muito esclarecedor, Rafael! Obrigado!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Por nada.

      Abraço!

  • kaliandrak@ibest.com.br

    acessei o site da receita, aponta para eu consultar o extrato, o que eh uma indicacao que eu cai na malha, porem quando eu acesso o extrato nao aparece 2012/2011, apenas 2011/2010 processada. o que eh isso?

  • Severino

    Rafael, no meu extrato aparece um sifrão ($) vermelho indicando débitos. Porém quando clico nele, aparece que já paguei minha conta e não existe pendência de pagamento. O que isso pode significar?

  • Charles

    Rafael, boa tarde!!! O que fazer caso consulta no e-CAC não tiver pendências, IRPF2011?

  • Thienetalma

    adorei o post…. muito bom… mas talvez vc pode me informar o que devo fazer…
    apareceu quando consulto a restituição no site da receita

    sua declaração já foi processada saldo inexistente de imposto a pagar ou restituir

    o problema que em minha declaração foi calculado uma restituição a ser paga…

    o que faço???!!!

  • Elizete

    Meu IR de 2011, ainda aparece “em processamento” até agora!!!
    Fui na Receita e eles disseram que tenho que aguardar.
    é assim mesmo??

  • Elizete

    Meu IR de 2011, ainda aparece “em processamento” até agora!!!
    Fui na Receita e eles disseram que tenho que aguardar.
    é assim mesmo??