Você está sendo roubado!

O título deste artigo pode até ser duro, mas se você possui algum produto bancário, tais como títulos de capitalização, fundos de investimento em renda fixa, DI, ações setoriais ou previdência privada, certamente está sendo roubado.

Todos esses produtos têm como principal características taxas de juros muito baixas (em relação a investimentos similares disponíveis no mercado) e altas taxas de administração e carregamento, o que compromete seu retorno.

O intuito deste artigo é mostrar como suas decisões em investir em produtos bancários diminuem seu patrimônio e adiam sua aposentadoria, além de alertá-lo para a importância da educação financeira, algo que os ricos têm de sobra e comemoram por boa parte da população não ter.

Rentabilidade ou prêmio de consolação?

A partir do momento em que temos meios para descobrir a composição de qualquer fundo de investimento, inclusive os de renda fixa, não há justificativa para optar por entregar seu dinheiro para o banco, quando você mesmo pode adquirir títulos públicos, debêntures ou até ações com foco em dividendos.

Existem fundos de investimento que investem quase que a totalidade do patrimônio em apenas um título da dívida pública: Letras Financeiras do Tesouro, ou simplesmente LFT, indexado à Selic. Mesmo sem grandes dificuldades para administrar, os bancos cobram taxas altíssimas de administração. Por que então as pessoas investem através dos bancos?

Comodidade ou acomodação?

Alguns amigos e leitores já relataram que o fazem pela comodidade em investir diretamente pelo banco onde é correntista ou até porque preferem pagar para não ter que se preocupar em aprender a cuidar do próprio dinheiro, por falta de interesse no assunto.

Mas essas mesmas pessoas esquecem que, ao cuidarmos do nosso patrimônio com educação financeira, nos livramos das dívidas, pagamos menos impostos, somos menos atingidos pela inflação e até ficamos mais perto da aposentadoria.

Será que essas não seriam justificativas suficientes para nos educarmos financeiramente? Será que não estamos acomodados demais e não enxergamos que só temos a perder com isso?

Cuide da sua saúde (financeira)!

Do mesmo jeito que nos preocupamos com a nossa saúde física e mental, também devemos cuidar da nossa saúde financeira. Não é porque nunca lhe ensinaram a lidar com o dinheiro na escola ou em casa que você não precisa aprender.

Vejo muita gente criticando os banqueiros e as decisões dos governos que só beneficiam as instituições financeiras, mas percebo que poucos se mobilizam para mudar essa história.

A má notícia é que essa relação de benefício entre governo e bancos dificilmente mudará e, por esse motivo, o próprio governo não tem tanto interesse em educar financeiramente a população.

Aja agora!

Então, já que as políticas financeiras, econômicas e educacionais não mudarão, por que você não muda e faz a sua parte?

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!