Viajar: minha despesa favorita!

Como muitos devem ter percebido, o Quero Ficar Rico não foi atualizado nos últimos dias. E a razão para isso foi uma viagem que fiz aos Estados Unidos durante 15 dias, retornando ontem. Sempre faço uma grande viagem todos os anos e gosto de me “desconectar” das minhas atividades profissionais, até para voltar com fôlego renovado.

Coincidentemente, a Viviane Guerra fez uma pergunta bem interessante: comprar pacotes de viagens é gasto ou investimento? À primeira vista e sendo bem pragmático, não há dúvidas: viajar é um gasto. Claro que existem exceções, como pessoas que trabalham nesse ramo, estão escrevendo livros ou viajam a negócios. Mas estamos discutindo aqui sobre viagens para lazer.

O intuito deste artigo é retomar as atividades do blog e falar um pouco sobre meu gasto preferido: viajar! Independente do destino, conhecer novos lugares é uma experiência muito enriquecedora, culturalmente falando.

Por que viajar é meu gasto preferido?

Sou muito organizado em relação aos meus gastos e investimentos, de forma que separo mensalmente montantes para atender aos meus objetivos financeiros. Entre esses objetivos, está a “conta” para fazer uma grande viagem anualmente.

Sempre programo esta despesa em meu orçamento simplesmente porque adoro viajar. Conhecer lugares novos, culturas e climas bem diferentes, além de novas experiências gastronômicas e (por que não?) oportunidades para fazer compras por ótimos preços.

Acabei de voltar de viagem aos Estados Unidos, onde conheci algumas cidades da costa leste. Sem dúvidas, a cidade que mais me encantou foi New York. E como New York e finanças combinam perfeitamente, afinal se trata de um dos maiores centros financeiros do mundo, aproveito para mostrar algumas fotos que tirei por lá e falar sobre os principais pontos financeiros que visitei.

Wall Street

Início da Wall Street

O nome da rua deriva do fato que durante o século XVII, constituiu o limite norte de Nova Amsterdam. Lá, os holandeses tinham construído uma parede da madeira e lama em 1652. A parede significou uma defesa contra possíveis ataques dos índios de Lenape, de colonizadores da Nova Inglaterra e dos Ingleses, mas de fato foi usada para manter os escravos negros da colônia. A parede foi demolida pelos Ingleses em 1699.

No fim do século XVIII, os intermediários financeiros e especulatórios se encontraram para negociar informalmente junto a um plátano de Wall Street. Esta foi a origem do mercado conservado em estoque do comércio de Nova Iorque.

Wall Street compreende atualmente o mais importante centro comercial e financeiro do mundo. Em suas famosas calçadas circulam diariamente representantes de grandes empresas no mundo inteiro. Até mesmo o comércio local é voltado inteiramente a esses milhares de negociantes e empresários de renome internacional.

Para saber mais, clique aqui.

NYSE – New York Stock Exchange

Bolsa de Valores de Nova Iorque

A New York Stock Exchange (em português: Bolsa de Valores de Nova Iorque), cuja abreviação oficial é NYSE, é a bolsa de valores de Nova Iorque. Está localizada em Manhattan, na Wall Street. É administrada pela NYSE Euronext.

O NYSE foi criado em 1792. A bolsa de valores nova-iorquina está localizada no distrito de Manhattan, na Wall Street, no centro financeiro da cidade. Na bolsa de valores são transacionadas ações das maiores empresas americanas. Em 2006, a NYSE juntou-se à Euronext, formando assim o primeiro mercado de capitais pan-atlântico.

É considerada uma das mais famosas instituições financeiras da Cidade de Nova Iorque. É a maior bolsa de valores dos Estados Unidos, e, juntamente com a NASDAQ e a American Exchange, uma das mais influentes do mundo.

Para saber mais, acesse o site oficial.

NASDAQ

Em frente ao NASDAQ

O NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) é uma Bolsa de valores eletrônica. Esta bolsa lista mais de 3.200 ações de diferentes empresas (este número já superou 5.000 no ano de 2000), em sua maioria de pequena e média capitalização. Caracteriza-se por compreender as empresas de alta tecnologia em eletrônica, informática, telecomunicações, biotecnologia, etc.

Para saber mais, acesse o site oficial da NASDAQ.

E você, o que pensa sobre viajar?

Compartilhe sua opinião conosco sobre o assunto, deixando um comentário. Farei o possível para responder todos os comentários.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!