Mídias sociais, smartphone e pesquisa de preço: saiba como usá-los

Num primeiro momento, alguns podem imaginar que não existe relação alguma entre eles. Outros podem pensar que quero falar sobre pesquisa de preços para comprar smartphones. Mas pretendo discutir, entre outras coisas, algo ainda mais amplo: como fazer pesquisas de preços através do seu smartphone.

Ouvi ontem à noite uma excelente entrevista com Sílvio Meira, no programa Bits da Noite, na rádio CBN. Meira, influente cientista na área de tecnologia da informação, discutia sobre o crescimento das mídias sociais (principalmente Twitter e Facebook) em 2010 e comentava sobre o aumento na quantidade de smartphones entre os brasileiros, que já alcança 10% da população.

O intuito deste artigo é discutir a imensa quantidade de oportunidades que surgem diante desses números e como podemos aproveitá-las para poupar tempo e dinheiro.

A importância das mídias sociais

Apesar de boa parte da população ainda utilizar as mídias sociais como diversão ou para perder tempo, paquerando pelo Orkut, bisbilhotando a vida alheia no Facebook ou acompanhando o que os famosos têm feito pelas tuitadas, existe um mundo de oportunidades por trás dessas ferramentas.

Através das redes sociais é possível saber o que estão falando da sua empresa ou produto, pesquisar a opinião dos proprietários de algum produto que você deseja adquirir, divulgar o seu trabalho através de vídeos e links para sites, participar de promoções, entre muitas outras vantagens.

Não vou me aprofundar muito sobre esse assunto, pois não é o objetivo central desse artigo e tem gente muito mais especializada para tratar do tema, como o próprio Sílvio Meira comentou em sua entrevista.

Smartphones e planos de dados com preços acessíveis

Além do crescimento das mídias sociais, vimos também em 2010 um aumento assustador na quantidade de smartphones e o barateamento dos planos de dados das operadoras.

Atualmente é possível comprar um bom smartphone por 500 reais e contratar um plano de dados gastando apenas R$ 0,50 por dia!

Com esse razoável investimento, é possível ter em mãos uma poderosa ferramenta para otimizar seu tempo (seja por ler e responder e-mails com rapidez ou se ocupar na sala de espera do consultório) e ainda economizar ao comprar, pesquisando o preço do produto em sites como BuscaPé e utilizando o resultado da busca para negociar numa loja física!

Pesquisa de preço e comparação de produtos

O exemplo apresentado pelo Sílvio Meira no programa supracitado da CBN é muito interessante. Existem diversas lojas que possuem estabelecimentos físicos e virtuais ao mesmo tempo. Alguns exemplos são as Americanas, Magazine Luíza e Ricardo Eletro.

Ainda assim, muitas delas cobram preços diferentes pelo mesmo produto, onde geralmente é mais barato comprar pela Internet. Mas nada impede que dentro da loja física você pegue seu smartphone, pesquise o preço do seu produto numa dessas lojas (ou qualquer outra que possua estabelecimento físico e virtual), apresente a diferença para o vendedor e tente negociar um desconto.

Não estou aqui para discutir o motivo da diferença de preços entre os estabelecimentos físicos e virtuais, até porque existem muitos. Logística, gastos com aluguel e funcionários são apenas alguns deles. Mas você não pode deixar de tentar negociar por esse motivo.

Conclusão

Minha intenção com esse texto foi deixar três recados: sempre façam uma boa pesquisa de preços antes de comprar, aproveitem melhor o potencial dessas mídias sociais e procure explorar todo o potencial do seu smartphone juntamente com um plano de dados.

Utilizar com inteligência essas três ferramentas certamente contribuirá para otimizar seu tempo, tomar melhores decisões e até economizar algum dinheiro. Pensem nisso!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!