AUXÍLIO-RECLUSÃO OU BOLSA-BANDIDO?
Publicado em 08.02.2010 por Rafael Seabra em Curiosidades
O governo Lula ficará marcado não apenas pelo grande avanço econômico do nosso país, mas também pela quantidade de benefícios concedidos (ou mantidos) para a população carente (bolsa-escola, bolsa-família, “bolsa-gás”…) e nem tão carente (mensalão, mensalinho, entre outros).
Eis então que me deparo com um e-mail tipo corrente me apresentando o auxílio-reclusão, carinhosamente chamado de bolsa-bandido (depois discutiremos se o nome é pertinente mesmo). Fui pesquisar no site do Ministério da Previdência e vi que o auxílio-reclusão realmente existe, por sinal desde 1991.
O auxílio-reclusão é um benefício devido aos dependentes do segurado recolhido à prisão, durante o período em que estiver preso sob regime fechado ou semi-aberto. Não cabe concessão de auxílio-reclusão aos dependentes do segurado que estiver em livramento condicional ou cumprindo pena em regime aberto.
Todas as informações sobre como requerer o benefício, bem como saber se está apto a recebê-lo, valores a serem recebidos, motivos para a descontinuidade para pagamento e documentação necessária pode ser encontrada no site da Previdência, clicando AQUI. Vou me concentrar apenas em discutir alguns pontos que achei interessante.
O valor do benefício, para quem for preso a partir de 01/01/2010, é de até R$ 798,30. Apenas para efeito de comparação, o salário mínimo para 2010 foi fixado em R$ 510,00. Deixa eu ver se entendi: se um pai de família (quando conseguir um emprego) trabalhar árdua e honestamente todos os dias ele receberá (como a grande maioria do povo brasileiro) um salário-mínimo, ou seja, R$ 510, para bancar todas as despesas da casa. Mas se esse mesmo pai de família for preso, por conta de algo não tão honesto assim, ele será merecedor de um benefício de R$ 798,30. Entendi corretamente?!
Ah, mas alguns podem dizer que para receber este benefício é necessário ser contribuinte do INSS. Interessante. Antes dizia-se com humor para quem se formava que “agora já pode ser preso, pois ficará em cela especial”. Agora teremos que melhorar a frase. Quando a pessoa se formar e estiver contribuindo para o INSS, a brincadeira será “agora já pode ser preso, pois ficará em cela especial e receberá o bolsa-bandido (ops, auxílio-reclusão!)”.
Por sinal, qual o melhor nome para esse benefício? Ah, e qual o benefício concedido aos dependentes da pessoa assaltada, violentada ou até mesmo assassinada por esse beneficiado? É com vocês.
Rafael Seabra
Educador Financeiro e consultor de Tecnologia da Informação, cursa o MBA em Finanças pelo Ibmec e é formado em Ciência da Computação pela UFPE. Autor do blog Quero Ficar Rico, ministra palestras e cursos de Educação Financeira.
Outros textos de Rafael Seabra- Melhores corretoras 2010 (503)
- Qual a melhor estratégia para investir? (489)
- Dicionário das taxas: entenda o significado de cada uma delas (336)
- 5 melhores sites de compras coletivas do Brasil (329)
- Compensa mais investir a curto ou longo prazo? (327)
- 10 franquias mais baratas do Brasil (320)
- Monte seu fundo referenciado DI através do Tesouro Direto (297)
- Quero Ficar Rico 2.0: Blog de cara nova para vocês (262)
- Como é calculada a aposentadoria pelo INSS (261)
- 5 livros mais vendidos de finanças e mercado de capitais (181)
- 137Quer ganhar o livro "Profissão: Investidor"?
- 85Quer ganhar o livro "Pare de viver na corda bamba"?
- 15Comprar casa própria ou alugar imóvel?
- 15Quer ganhar o livro "Investimentos: os Segredos de George Soros e Warren Buffett"?
- 15Monte seu fundo referenciado DI através do Tesouro Direto




COMO FUNCIONA O RESGATE DA POUPANÇA 



DICAS PARA COMPRAR MATERIAL ESCOLAR 



QUANTO O CARRO CUSTA NO ORÇAMENTO? 



MAIS RICOS DO MUNDO 2010 



TESOURO DIRETO: BOA RENTABILIDADE E BAIXO RISCO 



INSS OU PREVIDÊNCIA PRIVADA? 



AUXÍLIO-RECLUSÃO OU BOLSA-BANDIDO? 



CRIANÇAS E DINHEIRO 



ENTENDA O CÁLCULO DA POUPANÇA 



DIFERENÇA ENTRE FUNDO DI E RENDA FIXA













Também recebi o tal email há um tempo atrás e prefiro continuar pensando que o mesmo seja falso… :/
Infelizmente é verdadeiro
Basta acessar o site do MInistério da Previdência, através do link a seguir: http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22
Abraço!
Lamentável…
Eu também recebi o e-mail há uns 15 dias atrás e achei que se tratava de alguma brincadeira.
É eu acho que isso só pode ser brincadeira do Lula, uma vergonha.
Porque tal absurdo não foi vinculado em nenhum jornal.
O que podemos fazer para que tal beneficio seja cancelado.
Se fosse em um país de primeiro mundo a população já teria se mobilizado e alguma coisa iria mudar.
Sinto-me envergonhado diante de tal absurdo, lamentável é pouco.
Pode ter certeza no PT e sua corja de ladrões nunca mais.
Isso se não tiver um monte de político se beneficiando de tal beneficio.
Como podemos fazer com que este beneficio chegue ao conhecimento de todos através de um jornal, sabemos que nem todos tem acesso à internet e através de e-mail nem todos vão ficar sabendo de tal absurdo.
PT nunca mais!!!!!
Pessoal, o auxilio existe desde 1991… vamos ler antes de sair falando… http://jusvi.com/artigos/41334
Abs.
Juvenal,
Agradeço a enriquecedora complementação do artigo, com esse estudo que explica com muito embasamento o auxílio-reclusão.
A crítica existe não apenas em relação à quantidade de benefícios criados e/ou mantidos pelo atual governo, mas também ao valor desse específico benefício ser maior que o salário-mínimo.
Fiquem à vontade para comentar, criticar ou sugerir sempre que quiserem, pois o blog também é feito por vocês.
Abraço!
É vergonhosa a quantidade de bolsas que o governo dá às populações carentes. Muitos deles se aproveitam disso, nem pensam em trabalhar pois sabem que o dinheiro virá.
Eu não conhecia a bolsa-bandido. É lamentável. Enquanto as pessoas são assaltadas e ficam no prejuízo, isso quando não perdem a vida ou a saúde, as famílias daqueles que estragam a sociedade recebem dinheiro do governo?
Infelizmente o governo brasileiro cada vez mais tira dos honestos para dar aos desonestos….
Interessante ler esse post agora … há dus semanas atrás também fiquei chocada ao receber este e-mail e verificar que a tal “bolsa” existe.
É incrivel pensar o quanto cada preso custa para o nosso bolso… e fcar sabendo que ainda pagamos essa bolsa é demais… enquanto milhares de honetos-miseráveis passam fome, os criminosos prejudicam a sociedade e ainda nos sugam o pouco dinheiro que resta para investimentos públicos…
É uma vergonha o que acabo de ler, tenho visto ao longo do tempo as autoridades darem benefícios demais, tais como: pena máxima de 30 anos, sair do presídio nos finais de ano e a maioria não volta de lá e agora uma premiação para quem comete um crime. Ah entendi agora, o Brasil é o país que está no rumo da igualdade social e temos que incluir os monstros que estão presos, já sei que se o assassino do estudante da upe se for preso a família dele não tem com o que se preocupar. A cada dia que passa eu tenho mais vontade de ir para um país pelo menos com os pensamentos civilizados. Isso é uma vergonha
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que o marcola, o beira mar e outros “luminares” do pcc et caterva o digam. Êtcha grupinho de pêso pra uma bôa aliança!!! O chavez devia copiar o modelo de lulalaláladrão, parece ser mais pedagógico e eficiente na manipulação e alienação.
Gente, não divulgar todo o noticiário,é no mínimo querer manipular a opinião pública. Existe deste 1991. Por isso que tem muito orgão de imprensa que detesta ter o mínimo código de ética. Vamos falar, criticar até, mas com seriedade.Só assim se constroi uma sociedade LIVRE.
O artigo é leviano. Recebi o mesmo e-mail relatado e o seu texto contribui para piorar a situação. Você não deve ter lido os links que encaminhou. Pelo menos não totalmente, ou pode não ter entendido.
Vamos aos fatos:
- Copiado do link: “o último salário-de-contribuição do segurado (vigente na data do recolhimento à prisão ou na data do afastamento do trabalho ou cessação das contribuições), tomado em seu valor mensal, deverá ser igual ou inferior ao” valor de R$ 798,30. Ou seja, apenas pessoas que recebiam até este valor vão ter direito ao benefício, o que significa que a pessoa tem baixa-renda.
- Copiado do mesmo link: “O valor do auxílio-reclusão corresponderá ao equivalente a 100% do salário-de-benefício. Na situação acima, o salário-de-benefício corresponderá à média dos 80% maiores salários-de-contribuição do período contributivo, a contar de julho de 1994.” Ou seja, ele receberá no máximo o valor de R$ 798,00, de acordo com o que contribuiu.
- Importante frisar ainda que, de acordo com o tópico “Perda da qualidade de segurado”: “Para ter direito aos benefícios da Previdência Social, o trabalhador precisa estar em dia com suas contribuições mensais, caso contrário, pode perder a qualidade de segurado.” Ou seja, além de ser contribuinte, a pessoa tem que está em dia com suas contribuições.
- O valor do benefício é destinado a família: “Dependentes: Esposo (a) / Companheiro (a); Filhos (as); Filho equiparado (menor tutelado e enteado); Pais; Irmãos (ãs).” Não é destinado ao preso, mas sim para suprir as necessidades deixadas pelo estado em que o cidadão se encontra.
- Agora respondam o que faz mais sentido: prender uma pessoa e garantir o sustento da sua família, evitando assim a criação lógica de novos delinqüentes, ou deixá-los a própria sorte, para que se tornem também criminosos?
- Foi bem dito acima que a lei é de 1991, vamos pensar bem antes de crucificar uma lei e até mesmo os governantes que não são responsáveis por elas. Neste caso, nem a lei é supérflua como falam, nem este ou o governo anterior tem culpa de nada.
- E vamos ler bem antes de escrever um artigo desses! Vamos ter responsabilidade na formação de opinião.
Olá JPMagalhães,
Primeiramente queria agradecer pelo seu comentário. É sempre interessante ter uma opinião contrária, para elevarmos o nível da discussão. Obviamente que ao colocar um link num artigo que escrevo, fica claro que li seu conteúdo. Afinal o link nada mais é que a fonte informação.
Você colocou 7 pontos no seu comentário e vou comentá-los um a um, numerados em ordem crescente. Vamos lá:
1 e 2 – Realmente foi uma falha minha, pois atualizei o valor já referente a 2010 e esqueci de colocar o “até” antes do valor. Corrigido.
3 – Para receber qualquer benefício (não apenas este) do INSS, até onde sei, o contribuinte deve estar em dia com suas obrigações. Achei redundante colocar isso.
4 – Deixei muito claro no texto que o benefício é devido aos dependentes do segurado. Comparei apenas que um trabalhador honesto coloca “pra dentro de casa” um salário-mínimo e um preso coloca o auxílio-reclusão.
5 – Faz mais sentido ser responsável com a sua família e com a sociedade, não cometendo assim o delito que o levou à cadeia.
6 – Como falei na resposta ao Juvenal, critiquei o excesso de benefícios criados E/OU mantidos pelo governo atual.
7 – Li muito bem antes de escrever e agradeço muito a sua contribuição. A principal diferença dos nossos pontos de vista é que você está focado apenas na legislação, e eu levei em consideração a irresponsabilidade do indivíduo preso para com sua família e a sociedade como um todo.
Abraço!
Uma pouca vergonha!E a espousa e filhos de vitimas desses bandidos será q receberá algum beneficio do governo?
Estão lutando para criar um piso salarial para os policiais;será que vão conseguir?
CADÊ A IMPRENSA????
Eita, Brasil brasileiro!!! Este País aguenta tudo, né? Bolsa para filho de bandido? Era só o qque faltava para completar a bagunça!!! Enquanto isso, pessoas pobres, honestas, bom caráter vivem à míngua. Agora, no meu entendimento, só nos ressta pedir a proteção de Deus!!!
E ainda tem gente que escreve querendo defender a tal bolsa bandida.
Queria ver se estas pessoas tivessem sido roubado ou perdido um ente querido em um assalto ou tiver uma filha violentada (estuprada) o que elas iriam dizer sabendo que o tal bandido estaria sendo beneficiado pela bolsa bandido, só para que os lindos filhos do bandido não se torne um bandido também.Implanta a pena de morte e você vai ver se vai ou racha, e pega o nosso lindo dinheirinho que é gasto com bandido e investe na Saúde…
Não tem que entender nada, para quem sabe ler um pingo e letra. A tal lei pode ter sido de 1991 e ou de 1959, o que importa é que só agora tomei conhecimento de tal absurdo e vou criticar sim.
Ora bolas e por que não ?????? Brasil terra de otarios tenho vergonha muita vergonha de ser brasileiro.
- Não recompensamos os vagabundos com tantas bolsa não sei o que ? tem gente que ate para de trabalhar para receber essa aberração.
- Não pagamos um dos maiores impostos do planeta e temos os piores serviços publicos me diz vc ta feliz com o atendimento medico o transporte publico ? ou quem sabe com as enchentes e nossos amados politicos nada fazem ah fazem sim enfiam o dinheiro na cueca e na meia mais tudo bem né eles podem.
- Não temos coisas ridiculas como a inspeção veicular em sp ? que logo sera em todo brasil e se seguir os moldes da de sp não vai ajudar o meio ambiente em nada NADA apenas encher os bolsos de seus amados politicos.
- Oras bolas o povo brasileiro so aceita tudo de boca fechada pois bem levem na cabeça mais essa tambem e votem votem sim nos mesmos palhaços que vao continuar cagando sobre suas cabeças.
- No dia que o povo não puder ser comprado mais com bolsas esmolas quem sabe não se veja o inicio de alguma mudança.
- quem ai lembra da epoca do collor ? o povo fez alguma coisa a respeito foi pra rua o cara levou impecheament. e ai que que deu no povo de hoje ? parece que tomaram “deculpem a expressao” “agua de merda” gente sem iniciativa para nada é incrivel ja organizei alguns protesto e posso dizer metade nao deu certo não entendo as pessoas parece que tem medo de alguma coisa poxa o negocio ta errado e ninguem faz nada a respeito.
-querem mudar alguma coisa tem q ter movimento ir pra rua protestar feio e tinha é q queimar esses politicos corrupto no meio da rua pra dar uma lição nesses caras e eles verem que foram eleitos para ajudar o povo e nao sacanear com ele.
Bolsa bandito por que vou ter algo contra ela com tantos outros motivos
Alias acho que não seria uma má ideia roubar um banco né afinal se der certo eu ganho um legal se der errado eu ainda ganho uma bolsa bandidao que pais é esse !!!!!!!
Quem tá criticando a lei é porque não tem o mínimo de senso de justiça social. E não está querendo contribuir em nada para a diminuição da criminalidade.
O grande problema do governo Lula e dos anteriores que criam essas “bolsas” não é o caráter assistencial, já que nossa constituição obriga o estado a cuidar dos mais necessitados sem distinção, nesse caso o auxilio é a família do “bandido” e não ao bandido, que já custa caro aos contribuintes. A questão dessas bolsas é que hoje o governo assiste ao pai, amanhã será o filho e depois o neto, não há por parte do governo um programa que leva a esses carentes trabalho, programas de trabalho comunitário (cooperativas), o que fica é esse assistencialismo que apenas tem a intenção de ganhar votos, e a maioria não enxerga isso, nossos governantes sabem que o dia que toda a população tiver como se sustentar na alimentação, tiverem saúde e educação eles não serão mais eleitos, independente que ser de esquerda direita ou centro. Seguindo esse rumo o Brasil pode chegar a ser uma Venezuela, onde a falta de água e energia elétrica é culpa de um banho demorado.
Concordo com vc André se continuar como está indo a gente caminha para ser uma venezuela falida e ridicula.
É so deixar o pt no poder e ai é só uma questao de tempo.
É um assunto muito polemico,temos que concordar que não existe lei ou auxilio 100% correto.
Mas acredito que o auxilio deveria ser somente para as vítimas.
Esse “Bolsa-Bandido” é uma “apologia” ao crime, se é que posso dizer isto…
“Se vc trabalha e contribui relaxa! Sua família vai ter auxilio! Fica tranqüilo…”
É bem assim que funciona…
Sabe qual a solução? Botar os bandidos para trabalharem lá dentro, e com a grana que eles recebessem bancar sua família do lado de fora!
Isso é uma vergonha. Nosso povo é ignorante, só quer saber de folia, farra, festa e carnaval e a bandidagem rolando solta por aí nos 4 cantos do país em todos os segmentos da sociedade. Falta só aparecerem os hipócritas aqui defendendo bandido e leis que os beneficiam. Quando perderem algum filho por causa da violência, aí acho que vão mudar de lado.
Meu caro Redator voce falha ao atribuir ao governo Lula a criação do auxilio reclusão, pois o mesmo foi criado pela emenda constitucional nº 20 de 1998, portanto, muito antes do inicio do governo Lula, na vigencia do governo Fernando Henrique.
Podemos discordar do governo Lula, criticar uma série de coisas, inclusive as tais bolsas que voce fala, mas algumas delas foram criadas pelo FHC, ampliadas por Lula, é verdade, mas não vamos dar a ele as suas paternidades.
Um pouco mais de pesquisa é bom.
O AUTOR DO ARTIGO ALÉM DE DESINFORMADO É UM PÉSSIMO REDATOR. DEVERIA PRIMEIRO TER PESQUISADO PARA NÃO ESCREVER TANTA BOBAGEM. SEM UMA BOA FORMAÇÃO NINGUÉM DEVE USAR DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO PARA SAIR ESPALHANDO ESTULTICES.
Nem acredito no que leio.
O Brasil nunca esteve tão bem.
Estamos a ganhar dinheiro como nunca. O país é olhado por todo o mundo com admiração e respeito e mesmo assim vivem falando mal do que foi feito?
Não é num dia que vamos dar a volta a udo o que foi feito mal por tantos anos, mas estamos caminhando com fé para continuar a melhorar.
Força BRASIL!!!!
Amados acabe com essa onda de votar,isto não da em nada.
Eu provo sim.
Nós damos cursso gratis encinando como não votar neste Brasil de
ipunidade total..Aguarde dias o Arruda será solto.
Para ser reeleito com todas as garantias que a lei lhe dar.
Este cursso é otimo.OS quesitos da prova são simples basta lêr
com calma este maravilhoso saite.
Se todos brasileiros conhecesse este maravilhoso
noss so Brasil seria outro.
O POVO BRASILEIRO É BURRO MESMO. Sai falando do que sabe e do que não sabe como se fosse dono da verdade. Recebi esse e-mail e não posso encaminhá-lo para ninguem porque não tenho conhecimento de causa e não sou burra para encaminhar textos de outros como se fossem meus, sem saber se são verdadeiros. Antes preciso me informar, e pelo pouco que li vi que nenhum bandido vai ser preso ganhando um salário de quase R$800,00. Mas o cara que ganha NO MÁXIMO ESSE VALOR(como diz a tabela) e contribui para o INSS, se for preso, pode garantir para seus dependentes financeiros, desde que isso seja provado, um auxílio-reclusão ou bolsa-bandido, como queiram, cujo valor será uma média dos seus ultimos salários. Há uma diferença no que é publicado nesse blog ou no e-mail que tá circulando com a verdade, a intenção é piorar o fato e jogar a responsabilidade para o governo atual. A mesma coisa fazem os politicos em campanha, aumentam suas contribuições ao longo de sua vida política e ignoram ou diminuem os problemas e irregularidades dos seus mandatos. E O BRASIL VIVE ASSIM, DE MENTIRINHAS, “AUMENTA MAIS NÃO INVENTA”. POBRE… E VAI CONTINUAR POBRE.
Muitas pessoas se mostraram contra o auxílio-reclusão, dizendo que não há benefícios para a família da vítima… Ora, se o criminoso é condenado por um crime, é certo que ele precisa restituir o prejuízo que causou (dano material), de acordo com a lei. [Se ele não tem dinheiro para isso é outra história]. Além do mais, se a vítima, num caso extremo, chegar a falecer, se for segurado do INSS deixa para os dependentes uma pensão por morte… Dizer que a família da vítima não está amparada é exagero. Ademais, temos que perceber que as penas são pessoais! família do criminoso não pode ser condenada junto com ele. Eles também não podem ficar desamparados. Afirmar que o auxílio-reclusão é um benefício para o preso é uma leviandade.
como falaram acima, a pena é pessoal, o bandido deve pagar, e não sua família. se você fosse filho de bandido, a culpa é sua dele ser o que é? você é mais uma vítima da irresponsabilidade dele. essa medida é correta sim, pra evitar que o filhoo desse bandido também vire bandido. se a gente for pesquisar a vida desses bandidos, vamos ver que a maioria é gente que não teve pai, ou o pai tava preso durante toda a infância, a mãe, sem indtrução, tinha que trabalhar e deixar os filhos em casa, onde eles se envolvem com o crime. a gente tem que parar pra pensar que a nossa sociedade tá muito longe de ser perfeita, é muito desigual e injusta.
pra mim, pobre não podia ter filho, mas aí me chamam de radical, então tem que remediar a situação.
e essa é uma medida prevista na constituição de 88, é coisa antiga, mas como é polêmico, ninguém quer mexer no assunto.
acho que não é justo a gente falar dos outros de cima do nosso pedestal. a gente tem uma história de vida, essas pessoas tem outras totalmente diferentes. essas pessoas não publicam posts nos blogs, nem comentam posts. nós não compartilhamos a mesma sorte, infelizmente.
e o Estado precisa amparar essas pessoas, sim.
não tô defendendo bandido, a vida é algo precioso demais para ser tirado. mas a desvalorização da vida é proporcional à desumanização das condições de vida da pessoa. e essas pessoas, infelizmente, vivem em condições desumanas. ou sub-humanas, pra não ser tão radical.
quem acha que o brasil é uma merda, que o governo tá errado em querer tornar nossa sociedade mais igualitária e justa, um conselho: vai pra europa. ocidental, europa ocidental.
O “Bolsa Bandido”. Refere-se a uma lei aprovada na Constituição de 1988 e regulamentada pela última vez durante o governo de FHC. Esses fatos são, evidentemente, omitidos. O auxílio aos familiares de apenados é atribuído a Lula.
Infelizmente isto acontece há muito tempo…por que será que estão desenterrando isto só agora?…Investiguem pessoal!
POBRE E BURRO POVO BRASILEIRO. TRISTE SABER QUE OS POLITICOS DESTE PAIS FAZEM E APROVAM LEIS ABSURDAS COMO ESTA (AUXILIO-MARGINAL). SAO LEIS QUE BENEFICIAM A ELES MESMOS. ONDE JA SE VIU DETENTO RECEBER AUXILIO SEM TRABALHAR DENTRO DA CADEIA. NAO TENHO ORGULHO NENHUM DESTE PAIS, POIS SO TEM SAFADO NO PODER E UM POVO IGUINORANTE QUE SO SABE ASSISTIR TV E ENCHER A CARA DE CERVEJA. PERGUNTE A QUALQUER UM SOBRE ESSE ASSUNTO, E ELE IRA DIZER nao to sabendo, E PIOR, fazer oque? TEMOS OQUE MERECEMOS.
Li no Blog do Macho de Verdade uma avaliação impressionante do Bolsa Bandido.
Chama-se: Bolsa bandido: a verdade revelada
http://machoverdadeiro.blogspot.com/2010/03/bolsa-bandido-verdade-revelada.html
Acho que vale a pena ler e divulgar.
Luis
Sebastião Disse:
53 abril, 2010 às 4:26 pm
Sebastião
April 3rd, 2010 – 12:11
Lamento, mas discordo de qualquer comentário que defenda e justifique este auxilio, DA FORMA QUE O Governo e INSS o implantou!!! è realmente um Seguro bandido, é Proteção a Bandido, Traficante, assaltante e tudo de bom que eles acham que podem nos prejudicar…. é incitação ao Crime.. É DEMONSTRAR QUE NÃO VALE APENA SER CIDADÃO HONESTO, se não vejamos!!!
Vejamos: SE Voce trabalha, paga RELIGIOSAMENTE e integralmente a Previdencia Sococial, entende que está pagando uma seguridade social que garanta no mínimo suas necessidades básicas, nem vamos considerar as secundárias!!! quando você precisar!; mas se por um azar do destino de tanto trabalhar contraiu um Cancer, uma doença Renal e etc… e Você precisa fazer uma Cirurugia e vai lá e faz, mas precisa durante este tempo que vai ficar afastado da Seguridade, para manter seus filhos na escola, alimentar sua familia para que esta não se torne bandidos, sua familia não tem nenhuma ajuda do Governo como tem a familia do Bandido, traficante, assaltante e etc..; pra começar sua desgraça!!! o INSS lhe coloca na rua da amargura após os 15 dias e fica você e sua familia aguardando 03 04 05 8 10 12 meses esles te fazer uma perícia!!!! cadê cesta básica para seus filhos, cadê auxilio que uma palavra de quem pede esmola!!! mas você pagou pela seguridade!!! sem dó nenhuma o Governo Federal o Ministério da Previdencia INSS lhe coloca na mais dura realidade de futuro pedinte ou Bandido, se não for Voce, será seus filhos ao ver seu pai ou mãe passar fome… aí vem o Pior!!! se a sua doença o impeça de trabalhar, O INSS orienta os Peritos que doença não dá direito ao Benefício e sim a Imcapacidade de trabalhar… por exemplo se você é um eletricista.. fez uma protastectomia total e fica mijando pelas pernas abaixo durante 1, 2 3 5 anos ou resto da vida.. e se voce for trabalhar de eletricista todo michado e levar um choque você pode morrer!!! tanto que nos estados Unidos quando vão eletrocutar um bandido a primeira coisa que fazem é molhar a Cabeça e os Orgão genitais para o desgraçado morrer logo sem sofrer, pois é o que o Governo o INSS faz, manda este profissional retornar suas funções!!! e aí começa a decadência familiar, para não morrer, vai ser vendedor de sorvete, churaquinho, cai para a informalidade para manter ou tentar manter seu padrão de vida em vão!!!!
Agora vejamos o Auxilio Reclusão!!! É dado a todo dependente de preço que contribui com o INSS de duas formas; com Carteira Assinada, mas como Bandido não tem Carteira o INSS os Proteje como autonomo, ou seja contribuinte autonomo… aí O INSS atravéz dos Peritos deferem logo o pedido do Auxilio que pode chegar a 3.991,32 imediatamente em quanto aquele que contribuiu pagou lhe é negado e quando liberado só 90% da média dos últimos 16 anos!!!… continuando.. os peritos declaram ao INSS que realmente ele não pode trabalhar!!! que trabalho?!! te assaltar, estrupar sua família, Viciar teus filhos/!!! e com o dinheiro do que lhe assalta, ganha vendendo dorga aos seus filhos, eles contribuirão ao INSS como autonomo!!! e este auxilio só é cortado quando ele deixar de ser preso!!! pergunto com tanta mordomia eles vão querer sair de Lá!!! so sairão quando os seus filhos os substituirem lá dentro!!!! e de lá com celulares e conivência de outros ficam comandando o crime aqui fora!!!
me desculpem os que defendem este auxilio!!! se no minimo nós trabalhadores, empresários que contribui que financia esta farra quando precisar tiver o memso tratamento até que da para engolir seco esta faceta do nosso Governo!!!
Hoje a Globo mostrou as crianças que trabalham nos lixões, e a reporte ao entrevistar um jovem de 15 anos fez as seguintes perguntas: Você estuda? Não, jà estudou? sim!! por que parou e está aqui? Respondeu o jovem com o olhar profundo para o horizonte… depois que matarão o meu pai, tive que parar de estudar e vir para aqui para dar comida a minha família!!!! ( Senhores Ministro e Lula e Dilma pedem a Globo esta Fita e reflita!!!
Antes que me criticam, vi um video que a Previdência Garante o auxilio de doença apartir de 01 Junho de 2010 em 15 minutos.. tomara que seja verdade!!! mas acho mais uma Utopia do governo!!! – Garantem que as Agencias apartir de 1 de Junho funcionarão das 7:00 da manhã as 19:00 initerrupitamente111 tomara.. mas acho outr utopia quando o mesmo ministério, coloca que apartir de 01/06/2010 a carga horária dos peritos e funcionários cairão para 06 horas e não como nós que trabalhamos 44Horas!!
Colocaram no vide que o Ministério está aumentando a folha de pagamento dos Funcionários de INSS em 4 Bilhões apartir de 01/06/2010… mas até esta data!!! é triste engolir esta Bolsa Bandido… não que eu não ache que as famílias não merecem, mas é o estado transferir suas responsabilidades a quem não tem nenhuma condição de fazer, e também a forma com que é colocdo o benefício, e além deste Benefício tem o Bolsa Alimentação dos filhos do Bandido que é mais uma cesta básica esclusiva111 e aquele menino que o Pai foi assasinado?!!!
Gente o Governo não está errado não.. quem está errado é nos os Brasileiros!! vamos nos indignar e mandar e-mail diretos a ministros, presidente, deputados Federais, estaduais vereadores e etc… verão que ninguem vai te responder.. aí pegue sua arma!!! o seu Título!!! e não eleja nehum deles que estão lá!!! e tomem muito cuidado com quem vai eleger!!! ver se está dando dentadura, cadeira de roda, se tem ambulância em seu Gabinte.. isto tudo é um mal sinal, não vote isto não é obrigação do politico.
POLÍTICA- è a arte de administrar o que é Público!!!!
POLÌTICO é a quele que Predispôes Fazer Politica pÚblica!!!
O que ocorre é que temos POLITICAGEM… a arte de usar a Política em benefício Prío, ou para grupos econômicos ou interesses escusos…
aí!!! elegemos disfarçados de Políticos estes POLITIQUEIROS que são aqueles que pratica politicagem!!!!
Não se trata de apoiar o suposto criminoso, afinal de contas qualquer um de nós infortuitamente poderá vir a ser preso por crime – ou seria, se fosse conosco: pequeno deslize!? – que por vezes foi um atropelamento, por exemplo. É também um crime da mesma forma, talvez com agravante de se estar embriagado, se for o caso. Será que “todos” os motoristas estão dirigindo sem haver consumido álcool além do índice permitido? Será que existem roubos apenas por delinquentes pobres? Será que o que é proposto pela sociedade – um incentivo ao consumo -, principalmente de supérfluos, está inserido apenas na mente dos menos favorecidos, ou será que existem tantos afortunados em situações vexamentosas, por terem o desejo de possuirem o que não podem, simplesmente pelo fato de terem que seguir um padrão imposto por essa mesma sociedade? Estariam estes, inseridos no que achamos ser “deslize”, por terem cometido muito além das contravenções ou serima também criminosos, porque também causam danos à sociedade da qual fazem parte? Seria o caso, por exemplo, de matar o criminoso – ou isso já é antiquado (olho por olho, dente por dente)? Seríamos nós, enquanto vítimas, legitimados a cometermos outro crime? Temos também o direito de fazermos parte das falcatruas, se formos eleitos, mesmo que sejamos trabalhadores dignos, pelo menos atualmente?
Portanto, todo cidadão deve ter seu sustento e o de sua família, para isso tem que contribuir com trabalho e para a previdência. É o caso, dos vários benefícios: auxílio-reclusão (para a família do preso); pensão por morte (entre outros casos, para a família do morto – pelo que está preso); auxílio-maternidade; auxílio-doença; etc. Todos esses benefícios só serão concedidos para os segurados (quem contribuiu) ou seus dependentes. Nada mais justo.
Porém, o alarde que se alavanca, está a ser visto apenas um lado da questão e ainda, por muitos, sendo deturpado por desconhecer ou não querer ter o trabalho de consultar a legislação pertinente.
Só para se ter uma idéia, o auxílo-reclusão, foi criado em 1960. Diga-se de passagem, quando há época havia uma pior visão em relação ao preso. E, não é para todo preso, existem critérios a serem seguidos e cumpridos para haver esse direito.
Todos os benefícios, de qualquer natureza, realmente numa primeira visão, e logo que passamos a ter direito, SEMPRE nos revela ser insuficiente ao que pretendemos, mas em contra-partida revela que o Estado busca pelo menos minimizar os danos causados pelos fatos ocorridos, muito embora aquém do nosso desejo ou suposta necessidade.
O fato de vir à tona somente agora essa questão, acredito que deveria sim servir de alerta para que as pessoas passem a conhecer as leis e irem atrás de se atualizarem, para que não sejam surpreendidos com outros tantos casos. Mas, devem realmente conhecerem as leis, seguirem seu “links” e outras que lhe deram origem e outras que lhe regulamentarão ou como devem ser tratadas; entre elas: Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, etc.
Então, dentre outros tantos casos, deveremos refletir sobre as questões que se nos apresentam e sermos mais humildes e fraternos, com nossos semelhantes, que insistimos – nós como sociedade – e que nos julgamos vivermos em “sociedade”.
Não sou um entendedor de leis… sou um trabalhador que estava recebendo meu salário de 1300,00 mes e ao cair doente levei 06 meses para passar por perícia, passei forme e cede para manter minha familia e aí comcei a ler o que sai por aí e o que leio como todos, os que nos informam… quanto ao auxilio reclusão o que o Comentário acima do Sr. Sebastião reinvidica é o mesmo tratamento, pois nós que trabalhamos e pagamos INSS não temos direito a 100% da contribuição o enquanto os dependentes de qualquer presidiário tem, e apartir de 2010 o valor por dependente é de 798,00 e fora isto o Deputado Federal Ratinho Junior tramitou e aprovou o que se segue…
PREVIDÊNCIA
Auxílio-reclusão já vale R$ 798,30 por dependente
Estão circulando e-mails falando de auxílio-reclusão para presos no Brasil. É verdade. Como está no site do Ministério da Previdência Social “o auxílio-reclusão é um benefício devido aos dependentes do segurado recolhido à prisão, durante o período em que estiver preso sob regime fechado ou semi-aberto.” O texto explica que “não cabe concessão de auxílio-reclusão aos dependentes do segurado que estiver em livramento condicional ou cumprindo pena em regime aberto”.
Desde primeiro de janeiro deste ano o benefício está valendo R$ 798,30 por dependente. Podem ser classificados como dependentes o esposo (a) ou companheiro (a), filhos, pais ou irmãos (as). O benefício pode ser solicitado até pelo telefone 135.
Outra Informação é que fora o já exposto a PEC 420 do Deputado Ratinho Junior, já tramitada e aprovada, amplia mais este Benefício… o texto que li é …
( PEC retira limite de renda para o pagamento de
auxílio-reclusão
Extraído de: Câmara dos Deputados – 19 de Janeiro de 2010
Ratinho Junior afirma que a seletividade do auxílio-reclusão descaracteriza a natureza de benefício previdenciário e pune os segurados de renda superior, assim como seus dependentes. Para ele, o critério atual também revela preconceito com as pessoas de baixa renda, por induzir que apenas essas cometem crimes e são recolhidas à prisão…. continua…o nobre Deputado…… Ratinho Junior argumenta, ainda, que o princípio do auxílio-reclusão é o mesmo aplicável à pensão por morte: o amparo aos dependentes na falta do segurado. Nos dois casos, são benefícios decorrentes de riscos não previsíveis que implicam a proteção de dependentes, geralmente menores; que independem de carência e correspondem a 100% do salário de contribuição.
Venho atráves desta, deixar minha opnião a respeito do auxílio reclusão “BOLSA CADEIA”.
Como sabemos e lei entrou em vigor no dia 1° de janeiro desse ano, com o intuito de ajudar os presidiários, como por exemplo: Os estupradores, os assacinos, os traficantes, os pedófolis, o xefes de quadrilha, os ladrões… entre outros… (POIS O GOVERNO LULA È O PAI DESSA NAÇÃO…) No entanto, sabemos que ninguém mais ninguém menos do que nós que vamos acabar contribuindo de uma forma ou de outra para o salário de R$:798,30 pra eles continuarem comando o crime de la de dentro, e com direito a médico(geral) E a odontologista.
Sou uma menina de apenas 18 anos, sei que na História da política brasileria, O GOVERNO LULA FOI O PRESIDENTE EM QUE MAIS CONTRIBUIO PARA O PAÌS “CAIR”. Enfim, fiquei muito revoltada quando vi essa matéria, ainda mais quando fiquei sabendo qe a emprensa foi proibida de divulgar isso, então quero que todo cidadão brasileiro fique sabendo que depois do BOLSA alimentação, BOLSA escola,(que até ajuda algumas pessoas) O governo lula criou o BOLSA CADEIA… e queria uma ideía de como faço pra divulvar isso… Algum portal, sei lá, algo em que as pessoas se enteresacem a ver, pois cada salário desse vai faltar na educação , na saude e em muito mais… Desde já agradeço, peço desculpas se estrapolei…! OBG
Venho atráves desta, deixar minha opnião a respeito do auxílio reclusão “BOLSA CADEIA”.
Como sabemos e lei entrou em vigor no dia 1° de janeiro desse ano, com o intuito de ajudar os presidiários, como por exemplo: Os estupradores, os assacinos, os traficantes, os pedófolis, o xefes de quadrilha, os ladrões… entre outros… (POIS O GOVERNO LULA È O PAI DESSA NAÇÃO…) No entanto, sabemos que ninguém mais ninguém menos do que nós que vamos acabar contribuindo de uma forma ou de outra para o salário de R$:798,30 pra eles continuarem comando o crime de la de dentro, e com direito a médico(geral) E a odontologista.
Sou uma menina de apenas 18 anos, sei que na História da política brasileria, O GOVERNO LULA FOI O PRESIDENTE EM QUE MAIS CONTRIBUIO PARA O PAÌS “CAIR”. Enfim, fiquei muito revoltada quando vi essa matéria, ainda mais quando fiquei sabendo qe a emprensa foi proibida de divulgar isso, então quero que todo cidadão brasileiro fique sabendo que depois do BOLSA alimentação, BOLSA escola,(que até ajuda algumas pessoas) O governo lula criou o BOLSA CADEIA… e queria uma ideía de como faço pra divulvar isso… Algum portal, sei lá, algo em que as pessoas se enteresacem a ver, pois cada salário desse vai faltar na educação , na saude e em muito mais… Desde já agradeço, peço desculpas se estrapolei…! OBG
LAMENTÁVEL…………APLAUSOS PARA O LULADRÃO…AJUDANDO SUA LAIA.
O auxílio-reclusão é um benefício existente desde 1960 (fonte: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Cidadania_e_Direitos_Humanos/Trabalho05.htm). Para que o dependente do preso receba o benefício, é necessário que o preso, antes da prisão, fosse trabalhador e contribuinte do INSS e que recebesse no máximo R$ 798,30.
Ou seja, o e-mail apresenta um benefício que é real, mas distorce a realidade dos fatos unicamente para fazer propaganda contra o governo. Promove, na verdade, uma desinformação da sociedade.
Não sou eleitor do Lula, mas considero grande falta de responsabilidade daqueles que repassam esse tipo de informação sem fazer uma mínima pesquisa no Google. Com menos de 5 minutos já descobri que se tratava de um e-mail fraudulento.
É realmente lamentável que esse tipo de prática seja exercida em nosso país, que já é tão mal visto. Mas realmente desta vez o Lula não tem nada haver com a “bolsa sacanagem”,infelizmente esse é o regime constituicional do nosso Brasil!
Acredito eu, não ser o pior de tudo os politicos corruptos, nem os bandidos, ou tal auxílio, o pior mesmo é um POVO difamar o seu prórpio país dentro e fora dele, podemos ai dizer que tudo esta indo por água baixo.. em uma completa perdição.
Isso sim é lamentavél caros amigos.
Vamos celebrar
A estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado que não é nação…
Celebrar a juventude sem escolas
As crianças mortas
Celebrar nossa DESUNIÃO…
Trate tudo aquilo que possuir com amor, que ele se frutificará!
Força, União e esperança sempre!!
só existe uma solução para a humanidade. Deus e somente Deus. tudo que comentaram é válido, mas sem Deus o ser humano nunca sera justo. que Deus tenha misericórdia de nossas almas.
na Biblia diz que no mundo nao há um justo se quer,entao cuidado com as pedras. comente,mas peça para que Deus mude a geração inteira ou estaremos perdidos.
Tambem recebi o email hoje.
E respondi a toda a lista com um desabafo.
Eu simplesmente nao entendo porque um bando de gente desinformada envia tonelada de lixo para nossas caixas, nao entendo.
Esse artigo assim como o email eh tendencioso e imoral.
Esse beneficio eh pago desde 1991, e teve o valor reajustado em detrimento ao valor do recolhimento do INSS.
Agora eu pergunto ao pseudo-autor desse site mediocre e aos seus leitores abobalhados: Quantos contribuintes regulares do INSS voce imagina que estao recebendo esse valor ? E quantos sao os casos em que voce consegue ver a injustica em se receber de volta o investimento que fez durante anos ?
Imbecis como esse autor infelizmente entopem nossas caixas de entrada e nosso mundo !
Apaga esta página, por favor.
É muita gente que escreveu aqui fazendo papel de idiota.
Tá confirmado que esta informação é falsa:
http://www.quatrocantos.com/LENDAS/411_auxilio_reclusao_bolsa_marginal.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aux%C3%ADlio-reclus%C3%A3o
Abraços.
Bom um comentario bem preconceituso ja que quem recebe o auxilio reclusão e o filho do preso,não e pq ele e errado sua familia inteira seja,acho que os filhos dele assim como o de vcs que só comentam merda não tem culpa dos pais que tem…
PARA RECEBER O BENEFICIO A PESSOA TEM QUE SER CONTRIBUINTE E TEM O DIREITO DESDE QUE O VALOR QUE RECEBIA SEJA IGUAL OU INFERIOR O CITADO ACIMA. O VALOR A RECEBER É DE ACORDO COM O VALOR DA CONTRIBUIÇÃO. ACHO UM TREMENDO EQUIVOCO REPASSAR A IDEIA DE QUE É SEMELHANTE AO BOLSA FAMILIA, QUE É UM BENEFICIO ASSISTENCIAL, NÃO CONTRIBUTIVO E QUE IMPÕE CONDICIONALIDADES AO BENEFICIÁRIO. PODE NÃO SER O JUSTO, PORÉM MELHOROU SIGNIFICATIVAMENTE A VIDA DE MUITOS BRASILEIROS QUE NÃO TINHA NENHUMA RENDA FIXA E MESMO NÃO SENDO O MOTIVO CORRETO PARA ASSIDUIDADE ESCOLAR, BEM COMO A MANUTENÇÃO DA CARTEIRA DE VACINA, ACABOU POR OBRIGAR OS PAIS A MANTER ESTES DIREITOS DE SEUS FILHOS. QUANTO AO AUXILIO RECLUSÃO DESEJO QUE NENHUM DOS LEITORES PRECISEM USÁ-LO E CASO SEJA NECESSÁRIO QUE ESTEJA DENTRO DOS CRITERIOS
UM ABSURDOOOOOOOOOOOO. UM VAGABUNDO FAZER O QUE BEM ENTERDER COM A SOCIEDADE E DEPOIS FICAR RECEBENDO ESSE AUXILIO-BANDIDO(É O NOME QUE MAIS SE ENCAIXA. INFELIZMENTE ESSE É O NOSSO BRASIL.
naõ quero mais morar nesse pais de tolos, onde só bandidos tem direitos..
E o coitado do desempregado honesto. Seus dependentes não recebem auxilio nenhum.
Filhos,pais,maes,espososas e qualquer outro familiar de detento na grande maioria das veses nao tem a ver com o crime cometido, e sao eles que recebem o auxilio entao nao generalizem.Agora,se esta tao frustrado,e facil!Cometa um crime,quem sabe assim sua familia receba a “bolsa bandido”e voce nao prescise ficar emplorando para que votem em seus artigos mal informados.Cuidado,pois todo mundo tem telhado de vidro,crimes acontecem em qualquer tipo de classe social.Pague direitinho o seu inss ou nao tera direito ao “bolsa bandido”.
O “auxílio-reclusão” constitui benefício da Previdência Social, regulado pela Lei n.8.213, de 24 de junho de 1991, que visa a proteção dos dependentes carentes do segurado preso, impossibilitado de prover a subsistência dos mesmos em virtude de sua prisão.
Integrante da Seguridade Social, o “auxílio-reclusão” surgiu na Lei Orgânica da Previdência Social, Lei n. 3.807, de 26 de junho de 1960, que ampliou o quadro de benefícios até então existentes.
Possui natureza alimentar, visando garantir o sustento dos dependentes do preso que, de um momento para outro, podem encontrar-se sem perspectivas de subsistência. Trata-se de um benefício destinado exclusivamente aos dependentes do preso, sem caráter indenizatório, não possuindo o preso nenhum direito sobre ele.
Detalhe em 29/06/2010 deixou de ser 798,30 reais e passou para 810,18 reais. Isso Brasil vamos para frente, afinal somos ricos.