Quero Continuar Ficando Rico – Previsões para 2010 (Parte II)

Toda vez que chegamos ao final do ano, pensamos em tudo que fizemos (ou deixamos de fazer) ao longo do ano, analisamos os resultados e definimos o que faremos (ou, pelo menos, tentaremos fazer) no ano seguinte.

A proposta deste artigo, portanto, é ajudá-los a fazer planos para 2010. Como tratamos apenas de finanças, mas sabemos que uma boa saúde financeira impacta em quase tudo que acontece ao seu redor (família, amigos e trabalho), resolvi escrever sobre o que fazer em 2010 para, ao final do próximo ano, você estar numa situação melhor do que a que se encontra hoje.

Esse artigo faz parte da blogagem coletiva sobre as previsões para 2010, sugestão do Fabio Catamari, do blog Almanaque no Bem, e que contou com a adesão de muitos blogueiros. Todas as previsões podem ser encontradas no final deste artigo. Vamos agora ao que fazer para ficar (mais) rico em 2010!

A primeira atitude a ser tomada é definir seus objetivos financeiros para 2010. Tudo que você quer que aconteça no próximo ano deve ser colocado num papel, pois é necessário transformar seus sonhos (abstrato) em valor monetário (concreto). Entretanto, para que isso dê certo, é importantíssimo que você seja realista, para não chegar ao final do próximo ano frustrado. Como cada um tem objetivos diferentes, não é meu papel interferir na sua escolha, mas a única sugestão que darei a vocês é colocar o pagamento de dívidas (caso você as tenha) entre seus objetivos de maior prioridade. Certamente, se elas existirem, atrapalharão todos os outros objetivos.

O segundo passo é elaborar um orçamento, que consiste em identificar e analisar como você está gastando seu dinheiro atualmente, definir metas de despesa que levem em conta seus objetivos financeiros e, por fim, acompanhar as futuras despesas para assegurar que estejam dentro do planejado. Para elaborá-lo, é de fundamental importância que todos (esposo(a) e filhos) estejam cientes, pois você terá que contar com a colaboração deles. Lembre-se que, muitas vezes, só gastamos a mais simplesmente por falta de organização.

O terceiro ponto é controlar suas dívidas. Apesar de algumas dívidas serem “boas”, ou pelo menos, necessárias, como o financiamento de um imóvel ou negócio, por exemplo, evitá-las ainda é o melhor a ser feito. Quitá-las deve ser prioridade número 1 por um único motivo: não existe investimento que remunere melhor que os juros de uma dívida. Só aqui no blog temos inúmeras dicas sobre cartões de crédito, cheque especial, entre outras dívidas mais corriqueiras. Estejam com elas sempre sob controle.

Se na elaboração do seu orçamento tiver sobrado um dinheirinho extra, não tenha dúvidas: invista-o! Existem várias opções de investimento, e não apenas aplicações financeiras. Investir no seu conhecimento, seja através de uma pós-graduação ou qualquer outro curso, geralmente traz resultados financeiros bem melhores que qualquer aplicação.

Portanto, meu desejo para todos para um 2010 melhor é: invistam no seu aprendizado. Comecem uma especialização numa área de interesse, comprem livros, leiam blogs sobre finanças pessoais (como o Quero Ficar Rico). Isso, sem dúvida alguma, será o que lhe trará mais realização pessoal e profissionalmente, e maior retorno financeiro. Podem ter certeza!

Desejo um feliz 2010 para todos vocês, leitores do Quero Ficar Rico, repletos de realizações pessoais e, obviamente, financeiras. Certamente todos nós estaremos mais ricos no próximo ano!

Abaixo deixo os links de todos que contribuiram até agora com a blogagem coletiva sobre as previsões para 2010. Recomendo a leitura de todos:

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!