Quero Continuar Ficando Rico – Previsões para 2010 (Parte I)

Final de ano… época de refletirmos sobre tudo o que fizemos durante o ano, nossas perdas e conquistas, e também é a hora perfeita para traçarmos novas metas para o ano seguinte!

Para nós que fazemos parte da blogosfera, é hora também de ajudar vocês neste processo de planejamento. Como? Provendo previsões para 2010, é claro!

O blogueiro Fabio Catamari, do Almanaque do Bem, está liderando uma blogagem coletiva nunca antes vista na história deste país, instigando diversos blogueiros a darem a sua opinião sobre o tema “O que gostaríamos de ver em 2010?“. O blog QueroFicarRico.com foi convidado através do parceiro Beto Veiga a contribuir com a nossa humilde opinião.

Posso afirmar que tarefa de prever fatos econômicos para 2010 é especialmente difícil… isso porque todas as previsões apontam que 2010 será “o ano das incertezas“. Mas resolvi misturar um pouco de conhecimento prático, com notícias, análises, pesquisas científicas, opiniões, palpites, vontades, e até mesmo sonhos, para traçar algumas previsões para o ano de 2010.

Confira neste post o resultado desta mistura!

NO MUNDO

Dois mil e nove foi um ano que não se falou de outra coisa, além da crise financeira internacional. Os fenômenos da “globalização” e do “mundo sem fronteiras”, que até um dia destes eram apenas jargões de aula de geografia, ficaram mais do que comprovados durante este ano que passou. Preços de imóveis caem nos EUA e derrubam com eles as bolsas asiáticas… Mas a crise, que abalou o mundo no final de 2008 e ainda anda arrasando com muitos países mundo afora, continuará sendo assunto por algum tempo.

Os especialistas predizem que haverá um “alívio” no próximo ano, com uma leve recuperação econômica de alguns países, especialmente dos EUA. Porém, o fim da recessão ainda não está no script de 2010.

A China – outra grande fonte de notícias neste ano – deverá continuar expandindo a sua influência. Acredito que ainda veremos mais pressão para a criação de uma moeda para “substituir o dólar” como lastro internacional. No campo prático, espero ver ainda mais parcerias sendo firmadas entre empresas chinesas e empresas brasileiras.

Outro assunto que continuará em voga em todo o mundo são as tecnologias ambientais. Com a maioria dos países (mas nem todos) traçando metas de redução de emissão de gases poluentes, poderemos ver em 2010 uma explosão de negócios relacionados ao tema. Empresas de todos os campos estão estudando e investindo em alternativas “verdes” e grandes motadoras já estão com os seus projetos de “carros super econômicos” pronto e, quem sabe, alguma montadora japonesa ou indiana não adianta o projeto para lançá-lo em 2010? Poderia, inclusive, arriscar na criação de algum índice financeiro específico para empresas ambientalmente responsáveis.

NO BRASIL

O Brasil passou pela crise e se recuperou muito bem. Há quem diga que isso não foi uma crise… foi só uma marolinha. Mas eu prefiro acreditar que a força que a economia vem demonstrando é fruto de decisões econômicas relativamente bem fundamentadas, e que de certa forma estaval planejadas desde a implantação do plano Real. Por outro lado, há quem diga também que esta força da economia brasileira é fruto do excesso de confiança que o mundo está depositando aqui… o que poderia ser um indício de uma nova grande bolha econômica. Por essas e por outras, tudo indica que o ano de 2010 será um ano de grandes incertezas.

A boa notícia é que o ano já começa com o reajuste do salário mínimo, que passará a valer R$510,00. E aumento de salário mínimo sempre é uma boa notícia, pois aumenta o poder de compra das classes mais baixas, por consequência aquecendo o comércio. Segundo a CNI, o aumento de empregos também deverá continuar intenso durante todo o ano que vem. Por isso, A “nova Classe C” será foco de muito novos negócios.

O aumento do salário mínimo só não é tão bom assim para a previdência, que deverá continuar batendo recordes de déficit.

Falando em notícias ruins, o aumento da SELIC é uma das previsões dadas como praticamente certa pelos especialistas. A taxa deve voltar aos 10,5% ao ano após alguns reajustes ao longo do ano que vem. O IPCA (índice que mede a inflação) também deverá fechar o ano que vem num patamar um pouco mais alto (4,5%), com atenção especial ao reajuste dos preços de alimentos – que devem sofrer bastante com as mudanças climáticas.

O aumento do salário mínimo só não é tão bom assim para a previdência, que deverá continuar batendo recordes de déficit.

NO MERCADO FINANCEIRO

O ano de 2009, mesmo em meio à tantas notícias ruins geradas pela crise, foi surpreendente para o mercado financeiro brasileiro. Recordes de negociações diárias, de volume financeiro, de entrada de capital estrangeiro, de IPO’s e – especialmente – de pessoas entrando na bolsa. Pegando este gancho, o meu principal palpite para 2010 é que a quantidade de investidores domésticos deverá continuar batendo recordes. Isso porque – para quem entrou no barco no começo do ano – a Bovespa rendeu mais de 50%, o que representa um rendimento quase histórico. No entanto, não podemos nos esquecer que 2010 é ano de eleições, e mudança de governo sempre implica em desconfiança e incerteza por parte dos investidores.

Não quero arriscar empresas ou papéis que devem sofrer grandes perdas ou grandes ganhos. No entanto, acredito que boas notícias e grandes fatos virão especialmente no campo do Petróleo, do mercado imobiliário e da Tecnologia da Informação. O lento – porém contínuo – processo de amadurecimento e expansão do crédito brasileiro deverá também beneficiar papéis do setor bancário.

Só a título de informação, o Banco Central praticamente dobrou, neste final de ano, a sua expectativa sobre o aporte de capital estrangeiro no Brasil no ano que vem.

VOCÊ

Por fim, as previsões mais difíceis! Independentemente do que acontecerá com a China, com a guerra do Afeganistão, com as eleições brasileiras, ou com as ações da Excelsior Alimentos, o mais difícil é sempre adivinhar o que acontecerá conosco no plano pessoal. Especialmente porque também sei o quão difícil é manter – ou mesmo se lembrar de – aquelas promessas que fazemos na virada do ano.

Mas o meu palpite vai da seguinte forma: 2010 será um ano em que você economizará mais, poupará com inteligência, investirá em grandes projetos. Adicionalmente, aprenderá a diversificar os seus investimento para obter uma relação ótima entre desempenho e risco, e obterá quem sabe os melhores retornos da sua vida! Com certeza, você continuará – mesmo que de pouquinho em pouquinho – ficando cada vez mais rico!

No ano que vem estaremos aqui de prontidão esperando para ouvir a sua opinião sobre quantas destas previsões se realizaram ok?

E caso queiram abrir ainda mais a sua mente para os possíveis cenários de 2010, visitem os outros blogs que estão participando junto conosco da blogagem coletiva. Seguem os links:

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!