CARRO COM JURO ZERO? DESCONFIE!

Muitas vezes somos seduzidos pelas propagandas de veículos. Seja IPI reduzido, muitos meses para pagar ou até mesmo zero de juros, sempre haverá alguma que chamará nossa atenção. E perceba que não são poucas as opções.

Trocar de automóvel é uma coisa que realmente mexe com os brasileiros, mais até do que a casa própria e outros bens ou investimentos. É difícil alguém se comprometer a investir 500 reais mensalmente, mas não pensam duas vezes antes de assumir um financiamento com parcelas nesse valor.

Já escrevi vários artigos sobre compra de automóvel, seja falando dos custos de ter um carro, dando dicas para comprar seu carro e até sobre como quitar dívidas com o automóvel. Além das valiosas informações contidas nesses artigos que acabei de citar, é bom tomar cuidado com algumas promoções divulgadas por aí.

No artigo de hoje, vou tratar da “promoção” carro com juro zero. Segundo uma pesquisa da Associação de Consumidores Pro Teste, as concessionárias não são claras na prestação de informações e induzem o consumidor ao erro, fazendo-o acreditar que o financiamento não tem custo. O primeiro indício é que o valor total não será o mesmo do pagamento à vista.

A pesquisa avaliou sites de nove montadoras, sendo que foram encontrados quatro modelos, de duas montadoras, oferecidos com financiamento sem juros. Nenhuma delas cumpriam a determinação de anunciar o CET (Custo Efetivo Total) dos financiamentos de forma clara e correta, como determina a lei em vigor há mais de um ano.

Propaganda enganosa?

Dos quatro veículos encontrados nessas condições, três eram da Citroën e um da Peugeot. A primeira montadora divulga o valor final do parcelamento, porém, de acordo com a Pro Teste, ela não inclui todos os custos, como a TAC (Taxa de Abertura de Crédito). Além disso, o valor aparece em uma nota de rodapé pequena e de difícil leitura.

Já a Peugeot não informa nem o CET nem a TAC. A entidade lembra que, além da TAC e dos juros, o financiamento também tem a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Ainda considerando as ofertas da Citroën, a Pro Teste fez a simulação da compra financiada de um C4 Pallas Flex, um dos modelos com “zero de juros”, cujo CET de financiamento seria de 9,3% ao ano, segundo informa a montadora. Porém, foi constatado que o CET era de 15,49% ao ano, além da TAC de R$ 888.

A empresa também cometeu a infração da venda casada, já que condiciona a taxa de juro zero ao emplacamento feito na própria loja, com um custo de R$ 690. Mas esse serviço pode ser feito diretamente pelo consumidor no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) pela metade do valor.

O que fazer?

Segundo a Pro Teste, se o produto foi ofertado com um CET de 9,36%, como no caso da Citroën, o consumidor pode exigir que esse seja o real custo do financiamento, mesmo que tenha que acionar a Justiça. Para ajudar na negociação, ele deve guardar todas as propagandas que tiver e imprimir o que está no site da empresa.

Nunca é demais estar atento aos pequenos detalhes (principalmente naquelas letrinhas miúdas), para ter certeza da negociação que está fazendo e exigir seus direitos quando você se sentir lesado.

Contudo, se tiver tudo certo e o carro couber no seu orçamento, faça sua compra. Lembre-se que seus desejos de agora também devem ser levados em consideração no planejamento financeiro.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!